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[Resolvido]é possível desativar ESC em mensagens?
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[Resolvido]é possível desativar ESC em mensagens?
Olá pessoal, estou com um problema que não sei se é grave ou não, acontece que fiz um diálogo longo usando apenas "show_message_ext", em um jogo que estou desenvolvendo, porém o jogo é múltipla escolha e além disso, algumas ações da room só acontecem depois de responder certa pergunta completamente dentro do diálogo em message, o problema é que caso a pessoa aperte a tecla ESC na primeira message, simplesmente cancela todas as outras e não acontece mais nada no game, pelo fato de todo o andamento dessa "cena" ocorrer por ações no final do diálogo.
O que venho perguntar é se tem alguma forma de bloquear que o usuário cancele uma mensagem, daquelas padrões do GM8? digo, impedir que ele pule a mensagem, que ela só saia da tela ao clicar em um dos buttons, ah, e que se possível eu não precise mexer diretamente dentro dos códigos do message em si, pois já ta tudo programado e o código ta meio gigante
Peço desculpas caso essa pergunta já tenha sido feita, eu realmente não soube formular um tipo de pesquisa pra isso e todas as pesquisas que eu fiz não encontrei o que queria.
O que venho perguntar é se tem alguma forma de bloquear que o usuário cancele uma mensagem, daquelas padrões do GM8? digo, impedir que ele pule a mensagem, que ela só saia da tela ao clicar em um dos buttons, ah, e que se possível eu não precise mexer diretamente dentro dos códigos do message em si, pois já ta tudo programado e o código ta meio gigante
Peço desculpas caso essa pergunta já tenha sido feita, eu realmente não soube formular um tipo de pesquisa pra isso e todas as pesquisas que eu fiz não encontrei o que queria.
Última edição por Mentos e Coca-cola em Qua 23 maio 2018, 16:22, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]é possível desativar ESC em mensagens?
No GM8 tem uma opção no Global Game Settings onde você desabilita o ESC como atalho pra fechar o jogo, talvez afete também essas popups.
Uma forma mais "técnica" de resolver isso seria checar o retorno da popup (provavelmente retorna null ou algo assim quando fecha sem responder) e então exibir novamente a caixa de mensagem caso detecte esse fechamento incorreto.
Seria algo do tipo:
if retorno_mensagem == null {
exibe_novamente
} else {
processa_resposta
}
Uma forma mais "técnica" de resolver isso seria checar o retorno da popup (provavelmente retorna null ou algo assim quando fecha sem responder) e então exibir novamente a caixa de mensagem caso detecte esse fechamento incorreto.
Seria algo do tipo:
if retorno_mensagem == null {
exibe_novamente
} else {
processa_resposta
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Re: [Resolvido]é possível desativar ESC em mensagens?
Dotted Chaos escreveu:No GM8 tem uma opção no Global Game Settings onde você desabilita o ESC como atalho pra fechar o jogo, talvez afete também essas popups.
Uma forma mais "técnica" de resolver isso seria checar o retorno da popup (provavelmente retorna null ou algo assim quando fecha sem responder) e então exibir novamente a caixa de mensagem caso detecte esse fechamento incorreto.
Seria algo do tipo:
if retorno_mensagem == null {
exibe_novamente
} else {
processa_resposta
}
Eu até pensei que essa opção de desativar o ESC no Global Game Settings funcionaria, mas realmente não funcionou.
Sobre essa segunda opção eu não entendi muito bem como fazer, no caso não entendi onde eu colocaria esse código, e se ao usar esse código eu teria que adicionar uma variável em cada mensagem e checar cada mensagem para ver se foi cancelada?
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Re: [Resolvido]é possível desativar ESC em mensagens?
Acabei de checar lá no help das funções obsoletas do GMS:
Se o jogador fecha a janela com o ESC o valor retornado é 0 (zero), então seria +- assim:
resposta = show_message_blablabla
if resposta == 1 {
// faz o que tem que fazer se respondeu o item 1
} else if resposta == 2 {
// faz o que tem que fazer se respondeu o item 2
} else if resposta == 3 {
// faz o que tem que fazer se respondeu o item 3
} else { // se não respondeu nada
repete o evento
}
Dependendo de como você estruturou essa mecânica no código e seu nível de domínio, vai dar trabalho adaptar essa repetição do evento, mas infelizmente não tem um modo p*** fácil de resolver.
The function returns the number of the button pressed (0 if the user presses the Esc key).
Se o jogador fecha a janela com o ESC o valor retornado é 0 (zero), então seria +- assim:
resposta = show_message_blablabla
if resposta == 1 {
// faz o que tem que fazer se respondeu o item 1
} else if resposta == 2 {
// faz o que tem que fazer se respondeu o item 2
} else if resposta == 3 {
// faz o que tem que fazer se respondeu o item 3
} else { // se não respondeu nada
repete o evento
}
Dependendo de como você estruturou essa mecânica no código e seu nível de domínio, vai dar trabalho adaptar essa repetição do evento, mas infelizmente não tem um modo p*** fácil de resolver.
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Re: [Resolvido]é possível desativar ESC em mensagens?
Obrigado pelas respostas, vou levar em consideração seu método, porém ainda vou dar uma esperada, não sei se considero o tópico resolvido pois gostaria de saber se alguém conhece algum outro método, então peço que não tranquem o tópico, se possível.
obrigado de qualquer forma.
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