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[Resolvido]Barra de vida com transparencia

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Mensagem por chicoweb Sex 31 Jul 2015, 14:14

Galera como que faz essa barra aí?

Eu faço minhas barras com o enchimento de fundo, aí vou subindo ela com o image_xscale, para barras retas é tranquilo.
Só que esse ai e diferente porque tem um formato "irregular", e ainda tem que preservar a transparencia do backgroud.

Alguém tem uma ideia?

Eu pensei em mascaras colocando uma que só fizesse aparecer o que tem dentro do contorno mas não sei como implementar.

barra de vida - [Resolvido]Barra de vida com transparencia Jr5hxt

Se alguem quiser ai ajuda na engine, ta aí o link (Clique na tela para "subir" a life):

Download: Engine barra de vida com mascara


Última edição por chicoweb em Sex 31 Jul 2015, 16:54, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Willy Sex 31 Jul 2015, 14:29

Não é difícil fazer, é apenas trabalhoso para o artista.
Basta fazer um sprite com 100 sub-imagens (entenda que 100 equivale 0% à 100% da barra de vida) e desenhar na tela, sendo que o image_index deverá ser correspondente à % de vida que o objeto possui.
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Mensagem por Isaque Onix Sex 31 Jul 2015, 15:26

creio que também da pra fazer com o draw_sprite_part_ext...
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Mensagem por Mr Alleph Sex 31 Jul 2015, 15:45

Anteriormente na minha antiga conta fiz um tutorial desse estilo, veja só: https://gmbr.forumeiros.com/t28087-tutorialbarra-de-vida-personalizada
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Mensagem por Isaque Onix Sex 31 Jul 2015, 15:49

modifiquei sua engine https://www.dropbox.com/s/dsmza90aboibvyo/barra%20de%20vida%20com%20mascara.gmk?dl=0
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Mensagem por Gonzo Sex 31 Jul 2015, 15:56

Tem essa engine de Healthbar que da pra vc personalizar de varias formas tbm. aqui yes
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Mensagem por Convidado Sex 31 Jul 2015, 16:17

Noooooo. nuu

Uiliiiiiii, não precisa disso ta viajando? scratch

Tudo que precisa fazer é desenhar um retângulo para o life, e em cima um sprite para a barrinha do life.

Só que utilize um outro surface para apagar os arrredores que a barra ultrapassar...Entendeu chico?

Bom, fiz uma engine para facilitar.
init_draw_life(sprite) - inicia o desenho do life, utilize no create e como argumento coloque o sprite desenhado para o life.

draw_life(x, y, porcentagem, cor da barra) - Desenha o life na posição (x,y), porcentagem é a porcentagem de life do player, coloque um valor entre 0 e 100. Cor da barra é cor da barrinha que vai ser desenhada como life.

Download: https://www.dropbox.com/s/200omzc4mjp955n/engine_life.gmk?dl=1

Print resultado:
barra de vida - [Resolvido]Barra de vida com transparencia 5stalZh

Qualquer dúvida, só perguntar. ;)
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 31 Jul 2015, 16:33

Simplesmente:

draw_sprite_part(sprite, subimg, 0, 0, width/100 * life, height, x, y);

Sendo que o width é a largura e height a altura da sprite. Você cria uma sprite transparente do formato do contorno.
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Mensagem por chicoweb Sex 31 Jul 2015, 16:53

Isaque Onix escreveu:modifiquei sua engine https://www.dropbox.com/s/dsmza90aboibvyo/barra%20de%20vida%20com%20mascara.gmk?dl=0

O "draw_sprite_part_ext" que o isak usou é a melhor solução mesmo galera, é a mais facil de programar, obrigado.

SuDo escreveu:Noooooo. nuu

Uiliiiiiii, não precisa disso ta viajando? scratch

Tudo que precisa fazer é desenhar um retângulo para o life, e em cima um sprite para a barrinha do life.

Só que utilize um outro surface para apagar os arrredores que a barra ultrapassar...Entendeu chico?

Bom, fiz uma engine para facilitar.
init_draw_life(sprite) - inicia o desenho do life, utilize no create e como argumento coloque o sprite desenhado para o life.

draw_life(x, y, porcentagem, cor da barra) - Desenha o life na posição (x,y), porcentagem é a porcentagem de life do player, coloque um valor entre 0 e 100. Cor da barra é cor da barrinha que vai ser desenhada como life.

Download: https://www.dropbox.com/s/200omzc4mjp955n/engine_life.gmk?dl=1

Print resultado:
barra de vida - [Resolvido]Barra de vida com transparencia 5stalZh

Qualquer dúvida, só perguntar. ;)

A sua tb é muito boa sudo, é mais avançada e servirá ainda para outras coisas onde agente precise subtrair imagens, essa eu vou estudar o código, e como vc colocou em forma de script o uso dela acabou ficando de facil implementação tb. valeu.


Enfim duas engines perfeitas, Obrigado a todos que ajudaram.
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