GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Tutorial]Barra de vida personalizada!

+5
TitaniaLilith
Bruno_13
PedroSilva
RickySigma
Stickman
9 participantes

Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Stickman Sex 04 Out 2013, 22:23

Nome: Barra de Vida Personalizada  
Nível: Iniciante
Descrição: Bom nesse tutorial vou ensinar como criar uma barra personaliza do jeito que você quer de uma maneira bem fácil.

Iniciando, primeiro crie um novo projeto depois vamos criar uma sprite que ira corresponder a nossa barra. Na minha barra de vida vou dividir em 6 parte cada uma correspondendo ha um certo valor da vida, tipo assim vida é igual a 100 então vou fazer uma sub imagem para {0%, 20%, 40%, 60%, 80% e 100%}, veja aqui abaixo com fazer.

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  2

Então 0% sera a imagem limpa, como ficara a sprite.

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  1

Cada sub imagem correspondera aos seguintes valores.
100% sera = image0
80% sera = image1
60% sera = image2
40% sera = image3
20% sera = image4
0% sera = image5

Agora vamos começar a programar primeiro crie um um objeto vou colocar o nome do meu de Obj_Barra e coloque a sprite da barra, agora vamos no evento create e vou colocar o valor da vida, vou usar uma variável global que é: Health e vou colocar o valor 100, mas para imagem não ficar mudando de sub imagens vou colocar a velocidade da imagem igual a 0.

Código:
health = 100
image_speed = 0
Agora no evento step, vamos fazer como que dependendo do valor de health mudara a sub imagem por exemplo,se health for igual a 32 a imagem index sera a  image3, pois image3 fica num valor entre 21 a 40.

Código:
if health = 0 {image_index = 5}
//se health for igual a 0 a imagem index sera igual a 5

if health >0 and health <= 20 {image_index = 4}
// se health for um valor maior que 0 e menor ou igual a 20 a image index sera igual a 4

if health >21 and health <= 40 {image_index = 3}
// se health for um valor maior que 21 e menor ou igual a 40 a image index sera igual a 3

if health >41 and health <= 60 {image_index = 2}
// se health for um valor maior que 41 e menor ou igual a 60 a image index sera igual a 2

if health >61 and health <= 80 {image_index = 1}
// se health for um valor maior que 61 e menor ou igual a 80 a image index sera igual a 1

if health >81 and health <= 100 {image_index = 0}
// se health for um valor maior que 81 e menor ou igual a 100 a image index sera igual a 0
Vamos colocar mais isso só no step para que health não passe de 100 e nem de 0.

Código:
if health = 0 room_restart()// Se health for igual a 0 a room reiniciara
if health > 100 {health = 100} // se health for maior que 100 sera igual a 100
Ja esta tudo pronto, falta só fazer algo para testar se esta funcionado tipo um sistema para aumenta e diminuir a vida então você coloca um "A" para diminuir e "S" para aumentar. Então vou colocar o evento:
press A-key
Código:
health += -10// Sera diminuido 10 de health
press A-key
Código:
health += 10// Sera aumentado 10 de health
Pronto Crie uma room e coloque o Obj_Barra, Veja o resultados que você pode ter.

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Screenshot101

Bom gente esse foi meu tutorial espero que gostem se te ajudei da uma joinha o/
Stickman
Stickman

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + B
Data de inscrição : 15/10/2012
Reputação : 24
Número de Mensagens : 315
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por RickySigma Sáb 05 Out 2013, 06:55

Cara muito bacana o tutorial, simples de entender e muito pratico parabéns Happy
RickySigma
RickySigma

Data de inscrição : 28/05/2013
Reputação : 4
Número de Mensagens : 35
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Stickman Sáb 05 Out 2013, 12:20

Obrigado, é bom saber que alguém gostou.
Flws! :C:
Stickman
Stickman

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + B
Data de inscrição : 15/10/2012
Reputação : 24
Número de Mensagens : 315
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por PedroSilva Sáb 05 Out 2013, 13:01

Muito bom seu tutorial, ficou fácil de entender, alem de ta todos códigos explicado.
PedroSilva
PedroSilva

Data de inscrição : 19/09/2013
Reputação : 22
Número de Mensagens : 190
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Stickman Ter 08 Out 2013, 14:36

Vlw! :C:
Stickman
Stickman

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + B
Data de inscrição : 15/10/2012
Reputação : 24
Número de Mensagens : 315
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Bruno_13 Sáb 19 Out 2013, 10:40

muito bom, mais seria mais faciu com este codigo
draw_sprite(health_sprite,health/10,x,y)
ai, nao precisaria escrever isto tudo, e seria mais faciu
Happy
Bruno_13
Bruno_13

Data de inscrição : 17/11/2012
Reputação : 30
Número de Mensagens : 138
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por TitaniaLilith Qua 13 Nov 2013, 18:26

Vlw cara, ajudou muito Happy
TitaniaLilith
TitaniaLilith

Data de inscrição : 01/04/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Super Games Qua 13 Nov 2013, 18:39

Muito bom o tutorial, ficou muito organizado e explicado.
Só achei que alguns erros podem confundir a cabeça de quem está lendo, como:
Stickman escreveu:então você coloca um "A" para diminuir e "S" para aumentar. Então vou colocar o evento:
press A-key
Código:
health += -10// Sera diminuido 10 de health
press A-key
Código:
health += 10// Sera aumentado 10 de health
Se "A" serve para diminuir e "S" para aumentar, porque está dizendo para também coloca no evento da tecla "A" para diminuir 10 de health, sendo que para diminuir é com a tecla "S"?
Mas emfim, um ótimo tutorial, vai ajudar bastante a quem quer fazer uma barra de vida personalizada. flw
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • Godot
  • Javascript
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Stickman Sáb 16 Nov 2013, 20:09

Vlw sorrindo!
Isso ta meio confuso rs.
Stickman
Stickman

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + B
Data de inscrição : 15/10/2012
Reputação : 24
Número de Mensagens : 315
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Pedrin72 Seg 20 Jan 2014, 01:29

Mais e pra seguir a view?

Ó que burrice a minha pra seguir view é só colocar no evento step da barra

Código:

x = view_xview[0] + 110;
y = view_yview[0] + 20;

Pedrin72
Pedrin72

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 30/01/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 128
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Zero. Seg 20 Jan 2014, 01:57

Eu acho que poderia trocar isso :
Código:
if health = 0 {image_index = 5}
//se health for igual a 0 a imagem index sera igual a 5

if health >0 and health <= 20 {image_index = 4}
// se health for um valor maior que 0 e menor ou igual a 20 a image index sera igual a 4

if health >21 and health <= 40 {image_index = 3}
// se health for um valor maior que 21 e menor ou igual a 40 a image index sera igual a 3

if health >41 and health <= 60 {image_index = 2}
// se health for um valor maior que 41 e menor ou igual a 60 a image index sera igual a 2

if health >61 and health <= 80 {image_index = 1}
// se health for um valor maior que 61 e menor ou igual a 80 a image index sera igual a 1

if health >81 and health <= 100 {image_index = 0}
// se health for um valor maior que 81 e menor ou igual a 100 a image index sera igual a 0

por isso :
Código:
image_index = ceil(health/20)

E inverter as posições das subimagens:
100% = subimagem 5
80% = subimagem 4
60% = subimagem 3
40% = subimagem 2
20% = subimagem 1
0% = subimagem 0

E pra seguir a view pondo o x do obj fica na view, vai haver um delay ao mover a view então o correto seria por em um evento draw o seguinte :
Código:
draw_sprite(sprite_da_barra,ceil(health/20),view_xview+110,view_yview+20)

Espero que ajude ;)
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Yan Sex 20 Jun 2014, 11:31

cara,o meu jogo é de dois player,quando a vida chega a 20 não sai mais,e o outro quando chega a 10 não sai,pq? pale 
avatar
Yan

Data de inscrição : 20/06/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios : [Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Barra de vida personalizada!  Empty Re: [Tutorial]Barra de vida personalizada!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos