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por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
Rotação em torno do eixo Z
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Rotação em torno do eixo Z
Olá!
Fiz algo que não é um jogo ainda em 3D, meu tanque de guerra está girando em torno do Z, mas não como eu queria, ele gira como se fosse em uma área muito grande...
Certo: /\ > \/ <
Como o meu está:
./\
. >
. \/
.<
BEM ESTRANHOO!!!
Vou mandar as scripts e a engine
(Ignorem o dinossauro)
tanque
Create
Scan:Clique aqui!
Fiz algo que não é um jogo ainda em 3D, meu tanque de guerra está girando em torno do Z, mas não como eu queria, ele gira como se fosse em uma área muito grande...
Certo: /\ > \/ <
Como o meu está:
./\
. >
. \/
.<
BEM ESTRANHOO!!!
Vou mandar as scripts e a engine
(Ignorem o dinossauro)
tanque
Create
- Código:
z=0
global.tank = d3d_model_create();
d3d_model_load(global.tank,'tank.d3d');
- Código:
friction=0.6
if keyboard_check(vk_f5)
{
speed=2
}
if keyboard_check(vk_f5)
{
speed=2
}
if keyboard_check(vk_f3)
{
direction-=2
}
if keyboard_check(vk_f4)
{
direction+=2
}
- Código:
d3d_transform_set_identity();
d3d_transform_add_rotation_z(direction);
d3d_transform_add_translation(x,y,z);
d3d_model_draw(global.tank,x,y,z,background_get_texture(background3));
d3d_transform_set_identity();
Scan:Clique aqui!
Última edição por icarodantas123 em Qua 29 Jul 2015, 05:57, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionei ícone "Resolvido".)
icarodantas123- Data de inscrição : 24/05/2013
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Re: Rotação em torno do eixo Z
RESOLVIDO!
Estava vendo um tutorial do Kabeção e descobri como fazia
Link do tutorial:GM3D 03 – Usando Transformações
Onde estava o problema:
d3d_draw_model(modelo,0,0,0,textura) – desenha o modelo. Note que os pontos x,y,z são definidos como 0. Por que?
A resposta é simples. Quanto eu usei d3d_transform_add_translation(x,y,z) os argumentos x,y,z dele se tornaram os novos pontos de origem do modelo. Tudo que for desenhado entre os identificadores será relativo a esta nova origem.
Se o modelo fosse desenhado em 10,15,8:
Seria o mesmo que desenhá-lo na posição x+10,y+15,z+8 na room.
Estava vendo um tutorial do Kabeção e descobri como fazia
Link do tutorial:GM3D 03 – Usando Transformações
Onde estava o problema:
- Código:
d3d_transform_set_identity();
d3d_transform_add_translation(x,y,z);
d3d_draw_model(modelo,0,0,0,textura);
d3d_transform_set_identity();
d3d_draw_model(modelo,0,0,0,textura) – desenha o modelo. Note que os pontos x,y,z são definidos como 0. Por que?
A resposta é simples. Quanto eu usei d3d_transform_add_translation(x,y,z) os argumentos x,y,z dele se tornaram os novos pontos de origem do modelo. Tudo que for desenhado entre os identificadores será relativo a esta nova origem.
Se o modelo fosse desenhado em 10,15,8:
Seria o mesmo que desenhá-lo na posição x+10,y+15,z+8 na room.
icarodantas123- Data de inscrição : 24/05/2013
Reputação : 3
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