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Problema com conexão

3 participantes

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Problema com conexão Empty Problema com conexão

Mensagem por Witen Dom 26 Jul 2015, 10:35

Estou criando um jogo, tem o Client e o Server, o server consigo abrir sem nenhum erro, já o Client quando abro e conecto com o server só tem sucesso na conexão da primeira vez, se eu fechar o Client e abrir de novo e tentar mais uma vez da erro. Estou usando porta 5111 e ip local, já chequei, nenhum outro programa esta usando esta porta, inclusive já testei com outras portas. Certamente, não é meu projeto, pois tenho o mesmo problema com a engine de network que vem junto com o GMS e a engine do tutorial do frecobain.
Quando executo o Server abre essa porta:
Problema com conexão 2rdc9ll
Quando executo o Client mostra a conexão:
Problema com conexão Zswguw
Quando fecho o Client a conexão ainda permanece só que na cor cinza, demora uns 2 minutos para sumir. Não sei o que isso tem haver, mas acho que será útil.
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por MatheusReis Dom 26 Jul 2015, 13:47

Mesmo após os 2 minutos que levam pro processo do Server sumir você ainda não consegue abrir um novo server e realizar a conexão novamente?
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por Witen Dom 26 Jul 2015, 14:15

Mesmo após 2 minutos, o server eu sempre consigo abrir numa boa, agora, já o Client depois da primeira tentativa não conecta mais...
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por Rodrigo Santiago Dom 26 Jul 2015, 14:19

Witen, isso já aconteceu comigo. Tente fechar a conexão corretamente.

FECHE A CONEXÃO - o programa que está usando é o próprio cliente anterior! Isso me irritava muito, e foi por esse mesmo tutorial.

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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por MatheusReis Dom 26 Jul 2015, 14:20

Quando o cliente desconecta, você tá destruindo o socket que representa o jogador no servidor?

network_destroy(sockcliente);

Edit: Continuando a resp do Rodrigo. hehe
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por Witen Dom 26 Jul 2015, 14:44

Sim, estou usando no evento game_end:
Código:
network_destroy(global.Socket);
Eu já havia notado que isso poderia ser o problema, mas quando vocês comentaram isso novamente me surgiu uma duvida, quando o jogo é abortado por algum erro, esse evento é executado? Se não esse pode ser o problema. Da um erro o network_destroy não é executado e na próxima vez que tento abrir não vai. Vou reiniciar aqui e ver.
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por MatheusReis Dom 26 Jul 2015, 14:49

Isso é o game_end do client, certo? Sim, se houver erro, ele nao será executado. Mas de qualquer forma, justamente por segurança, o ideal é destruir o socket em ambas as partes, cliente e servidor.
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por Witen Dom 26 Jul 2015, 15:00

O network_destroy não esta sendo executado mesmo, a conexão continua a permanecer apos o fechamento do Client. Como se destrói o Socket pelo servidor?
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por MatheusReis Dom 26 Jul 2015, 15:10

Quando o gamemaker nota que um cliente se desconectou ele chama um evento de Networking.

Pra receber, basta criar este evento no objeto que lida com o servidor.
Problema com conexão Lqq0nCj

Este evento de Networking é chamado nas seguintes situações:

Novas conexões.
Desconexões.
Recebimento de dados.
Conexão assíncrona.


No caso, o que queremos é filtrar para Desconexões.
As informações deste evento são embutidas num ds_map gerado pelo proprio Game Maker, e com id async_load. Ds map é um pacote de informações mapeadas por uma chave. Isso vai ficar mais claro logo a seguir.

No pacote contido em async_load, temos informações sobre o evento como o tipo de evento e a id do socket que gerou esse evento.

Código:

tipo_de_evento = ds_map_find_value(async_load,"type");//retorna a constante do tipo de evento
socket_id = ds_map_find_value(async_load,"id");//id do socket que gerou o evento

if (tipo_de_evento == network_type_disconnect){
//se o evento foi uma disconexão
socket_destroy(socket_id);
}
(network_type_disconnect é uma constante do GM para identificar o evento)

No caso, eu leio estas informações do ds_map (tipo de evento e socket), e caso o evento for do tipo desconexão, eu destruo a conexão com aquele socket.


Última edição por MatheusReis em Dom 26 Jul 2015, 15:14, editado 2 vez(es)
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por Rodrigo Santiago Dom 26 Jul 2015, 15:11

Pelo que sei, é o mesmo network_destroy com o id recebido do socket no Async.
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por Witen Dom 26 Jul 2015, 15:55

Ai que droga, odeio quando as coisas perdem a logica. agora, eu abrindo e fechando o Client as vezes ele conecta e as vezes não, será que é a net? mas eu estou usando ip local (127.0.0.1). Se for isso eu posso criar algo pra o Client tentar conectar umas 10 vezes ai depois ai sim mostrar se conectou ou não. Ah e resolvi não por pro Server excluir o Socket, pois só funcionaria se o Server e Client estivessem no mesmo PC.
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por MatheusReis Dom 26 Jul 2015, 16:05

Por que você acha que só funcionaria se estivessem no mesmo pc? O evento que tentei explicar foi feito pra ser chamado independente disso. Tente explicar como vc está estruturando o código, pode ajudar.
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por Witen Dom 26 Jul 2015, 16:48

Server - Create Event:
Código:
///Config Server
CUrl  = '127.0.0.1';
CPort = 5111;
CType = network_socket_tcp;
ServerMaxClientes = 4;

///Create Server
global.ConnectionState = network_create_server(CType,CPort,ServerMaxClientes);

if global.ConnectionState<0
{
    show_message('Erro na conexão!');
    game_end();
}
else
{
    global.Buffer = buffer_create(256,buffer_grow,1);
}

Client - Create Event:
Código:
///Config connection
CUrl  = '127.0.0.1';
CPort = 5111;
CType = network_socket_tcp;

///Create Client
global.Socket = network_create_socket(CType);
global.ConnectionState = network_connect(global.Socket,CUrl,CPort);
if global.ConnectionState<0
{
    show_message('Erro na conexão!');
    game_end();
}
else
{
    global.Buffer = buffer_create(256,buffer_grow,1);
}
Other Event: Game End:

Código:
network_destroy(global.Socket);
buffer_delete(global.Buffer);
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por MatheusReis Dom 26 Jul 2015, 17:08

Bem, agora quem ficou confuso fui eu. Testei o seu código e consegui conectar e desconectar à vontade, sem nem aplicar as mudanças que eu ou o Rodrigo sugerimos, aliás.
Tanto abrindo servidor, conectando um cliente, desconectando e conectando novamente, quanto conectando vários jogadores, até o limite de 4 imposto no servidor.

Ou seja.. eu código parece estar correto, só que deve haver outra coisa interferindo.
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Problema com conexão Empty Re: Problema com conexão

Mensagem por Witen Dom 26 Jul 2015, 23:04

Do jeito que meu PC é fresco o melhor metodo foi esse:
Código:
repeat(10)
{
    if global.ConnectionState<0
    {
        global.ConnectionState = network_connect(global.Socket,CUrl,CPort);
    }
}
Não acho que seja algum problema na programação, como disse antes, deu esse mesmo problema em outros projetos.
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