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[AJUDA] Velocidade em plataforma

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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por KuramaYouko Sex 05 Jun 2015, 15:07

Boa tarde, gostaria de saber como posso fazer o meu player ficar mais rapido ao passar em cima de um objeto, por exemplo, no chão está normal, ele anda normal, agora se estiver com gelo, ele corre mais rápido. Já tentei fazer uma var dizendo que era false, e quando fosse true ela ganhava mais velocidade, porém não deu certo. Obrigado pela atenção.
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por matheusco Sex 05 Jun 2015, 16:55

antes do código de movimento

var floor = instance_position(x, bbox_bottom + 1, obj_floor); (verifica se são esses os argumentos)

if floor != noone && floor.object_index = obj_gelo
{
  velocidade = rapido
}
else
{
  velocidade = normal
}

Você pode fazer essa checagem sempre que o personagem se mover,  ao invés de todo step, pra não gastar tanta memória.
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por RenanRP Sex 05 Jun 2015, 17:40

Pode tentar:
if place_meeting(x, y+2, obj_bloco_gelo)
{
if keyboard_check(vk_left)
{
hspeed += 0.7
}

if keyboard_check(vk_right)
{
hspeed -= 0.7
}
}

N sei se vai dar certo pq to pelo cel.
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por KuramaYouko Sáb 06 Jun 2015, 11:10

Fala galera, beleza? Então, eu estava tentando fazer ele passar por cima do chão, e ganhar um speed, como se tivesse um objeto por baixo do chão que o daria velocidade, porem tentei de diversas formas que eu conheço e não deu, então acabei criando um objeto invisivel e coloquei por cima, e quando colide ele ganha speed , será que futuramente vai bugar ou travar o jogo?
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por matheusco Sáb 06 Jun 2015, 11:28

Você pelo menos tentou minha solução?

É só você checar se o chão é de gelo, e se for, mudar a velocidade pra rápido. Se não, deixa ela normal.
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por KuramaYouko Sáb 06 Jun 2015, 12:45

matheusco escreveu:Você pelo menos tentou minha solução?

É só você checar se o chão é de gelo, e se for, mudar a velocidade pra rápido. Se não, deixa ela normal.


Então, eu tentei, porém ele deu um bug dizendo que eu não posso usar o floor

"cannot use function/script name for variable, using "floor"
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por matheusco Sáb 06 Jun 2015, 12:52

Ah, isso porque já existe uma função chamada floor, havia me esquecido disso. Ali é pra ser a variável que vai armazenar a id da instância.
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por KuramaYouko Sáb 06 Jun 2015, 13:10

matheusco escreveu:Ah, isso porque já existe uma função chamada floor, havia me esquecido disso. Ali é pra ser a variável que vai armazenar a id da instância.
Entendi, alterei aqui, fiz a var piso. Porém na hora de compilar ele buga novamente
" if piso != noone && piso.object_index = obj_gelo"
até mesmo colocando "floor.object_index = obj_gelo" ou tirando o "floor"
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por matheusco Sáb 06 Jun 2015, 14:37

Posta o erro. Só uma nota:

A checagem eu fiz contra obj_floor como se ela fosse parent do obj_gelo. Se você só tem um objeto gelo, sem parent, então a checagem tem que ser usando obj_gelo.

Ficaria assim:

if position_meeting(x, bbox_bottom + 1, obj_gelo)
{
velocidade = rapido
}
else
{
velocidade = normal
}
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por Superbomber Sáb 06 Jun 2015, 14:51

Você pode fazer assim(O código a seguir é apenas um exemplo):
Código:

if (place_meeting(x, y+5, chao_gelo)){
    vel_inicial = 4;
} else {
    vel_inicial = 2;
}

//exemplo de movimento de velocidade variada
if(keyboard_check(vk_right)){
    x += vel_inicial + aceleracao;
    if(aceleracao < 3){
        aceleracao += 0.2;
    }
}
if(keyboard_check(vk_left)){
    x -= vel_inicial + aceleracao;
    if(aceleracao < 3){
        aceleracao += 0.2;
    }
}

aceleracao -= 0.1;
if(aceleracao < 0){
    aceleracao = 0;
}

Um exemplo básico, até mais.

EDIT:
Para facilitar sua vida, fiz uma engine bem básica como exemplo. Até +
https://www.dropbox.com/s/vd82qkrwz9yki3f/Engine_andar_gelo.gmk?dl=1


Última edição por Superbomber em Sáb 06 Jun 2015, 15:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar Engine.)
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[AJUDA] Velocidade em plataforma Empty Re: [AJUDA] Velocidade em plataforma

Mensagem por KuramaYouko Sáb 06 Jun 2015, 16:32

Superbomber escreveu:Você pode fazer assim(O código a seguir é apenas um exemplo):
Código:

if (place_meeting(x, y+5, chao_gelo)){
    vel_inicial = 4;
} else {
    vel_inicial = 2;
}

//exemplo de movimento de velocidade variada
if(keyboard_check(vk_right)){
    x += vel_inicial + aceleracao;
    if(aceleracao < 3){
        aceleracao += 0.2;
    }
}
if(keyboard_check(vk_left)){
    x -= vel_inicial + aceleracao;
    if(aceleracao < 3){
        aceleracao += 0.2;
    }
}

aceleracao -= 0.1;
if(aceleracao < 0){
    aceleracao = 0;
}

Um exemplo básico, até mais.

EDIT:
Para facilitar sua vida, fiz uma engine bem básica como exemplo. Até +

O Código funcionou perfeitamente, muito obrigado pela ajuda, e pela atenção de todos! Usei a função do place_meeting e foi perfeitamente!!
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