Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Ajuda sistema de pet
4 participantes
Página 1 de 1
Ajuda sistema de pet
Bom dia alguem poderia me ajudar com uma logica para criar um sistema de pet aonde eu possa domesticar um pet no mapa e caso eu consiga ter sucesso na captura ele venha para o meu grupo e eu possa libera-lo no mapa para lutar contra outros monstros do mapa.
Marph- Data de inscrição : 22/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 44
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda sistema de pet
Cara, por favor, isso ai nem é um tópico de verdade, você não está explicando nada, ninguém tem bola de cristal para adivinhar o que você quer fazer e de que forma seu jogo funciona, re formule sua pergunta dando as características necessárias para alguém poder entender seu jogo e formular uma resposta.
Isquilo_Roedor- Games Ranking :
Notas recebidas : E-E-D
Data de inscrição : 22/03/2012
Reputação : 18
Número de Mensagens : 336
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda sistema de pet
Entao o meu jogo e no modo rpg e nele eu controlo o player aonde ele pode atacar e se movimentar livremente.No jogo terao monstros espalhados pelo mapa e algum destes teram uma chance de se domesticar.Entao entra minha duvida caso eu tenha chance na captura de um destes monstros como eu faço para aducionar ele ao meu grupo?
Marph- Data de inscrição : 22/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 44
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda sistema de pet
Agora sim está compreensível, mas antes de tudo, só tire uma ultima duvida, seu jogo é top down, algo tipo a visão do tibia?
Isquilo_Roedor- Games Ranking :
Notas recebidas : E-E-D
Data de inscrição : 22/03/2012
Reputação : 18
Número de Mensagens : 336
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda sistema de pet
voce pode escolher uma porcentagem de chance que cada monstro tem de ser domesticado.
vamos a um exemplo: caso exista 30% de chance do monstro ser domesticado, então voce pode usar o comando:
o sistema vai gerar um numero aleatorio de 0 a 100, caso o numero seja menor que 30 (pois no exemplo ele tem 30% de chance de ser domesticado), voce terá sucesso.
espero ter ajudado.
abraço.
vamos a um exemplo: caso exista 30% de chance do monstro ser domesticado, então voce pode usar o comando:
- Código:
randomize();
if (irandom_range(0,100) < 30){
//domesticou;
}else{
//falhou;
}
o sistema vai gerar um numero aleatorio de 0 a 100, caso o numero seja menor que 30 (pois no exemplo ele tem 30% de chance de ser domesticado), voce terá sucesso.
espero ter ajudado.
abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda sistema de pet
bom você teria que separar as coisas, programação é tudo lógica, nos seus inimigos crie uma variavel tipo 'inimigo=true', e caso o pet seja do seu time coloque 'amigo=true', if (inimigo=true) {açao de inimigo}
if amigo=true {seguir_jogador=true} ou qualquer outra açao
if amigo=true {seguir_jogador=true} ou qualquer outra açao
Isquilo_Roedor- Games Ranking :
Notas recebidas : E-E-D
Data de inscrição : 22/03/2012
Reputação : 18
Número de Mensagens : 336
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda sistema de pet
Entendi a logica para o sistema de domesticação mas ainda não consigo fazer com que o pet fique no meu grupo, e o meu jogo é top-down.
Marph- Data de inscrição : 22/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 44
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda sistema de pet
Você poderia separar os grupos, tipo grupo=1, grupo=2
grupo=1 seria os amigos
grupo=2 os inimigos
mas pode ser qualquer outra variável que apenas diga que é amigo ou inimigo.
Feito isso no code do inimigo atacar você coloca lá, se for inimigo ele ataca, se for amigo ele não ataca, no caso te ajuda a atacar.
grupo=1 seria os amigos
grupo=2 os inimigos
mas pode ser qualquer outra variável que apenas diga que é amigo ou inimigo.
Feito isso no code do inimigo atacar você coloca lá, se for inimigo ele ataca, se for amigo ele não ataca, no caso te ajuda a atacar.
Isquilo_Roedor- Games Ranking :
Notas recebidas : E-E-D
Data de inscrição : 22/03/2012
Reputação : 18
Número de Mensagens : 336
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda sistema de pet
Olá, não querendo desfazer das respostas anteriores, mais eu acho que a melhor ideia para isso é criar um id para cada pet...
assim, quando você quiser capturar-lo, você só precisa pegar o id e adicionar a uma lista, de forma, que, sempre que você chamar o id, vai chamar o pet correspondente. exemplo: (usando o code do itarodrigo)
se você for usar a distancia para domesticar o pet, pode usar o point_distance e o instance_nearest.
Ps: quando vai deixar uma duvida, seja bem especifico, por exemplo, nesse caso, você poderia ter deixado o código pra capturar, ou explicado como acontece a captura.
assim, quando você quiser capturar-lo, você só precisa pegar o id e adicionar a uma lista, de forma, que, sempre que você chamar o id, vai chamar o pet correspondente. exemplo: (usando o code do itarodrigo)
- Código:
randomize();
if (irandom_range(0,100) < 30){//domesticou;
CONTADOR+=1//almenta a contagem, para evitar erros
Meus_Pets[CONTADOR]=id//armazena o id do pet (é só um exemplo aqui, a variável usada para o id do pet não pode ser "id" pois essa é a identificadora de instancia)
}else{
show_message('falha ao domesticar')//falhou;
}
se você for usar a distancia para domesticar o pet, pode usar o point_distance e o instance_nearest.
Ps: quando vai deixar uma duvida, seja bem especifico, por exemplo, nesse caso, você poderia ter deixado o código pra capturar, ou explicado como acontece a captura.
Re: Ajuda sistema de pet
Entendi muito obrigado! Em relação a cada pet ser um objeto essa tmb é uma das minhas duvidas pois tenho medo de ter que criar 30 objetos para pets e o jogo ficar pesado.
Marph- Data de inscrição : 22/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 44
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda sistema de pet
para isso, você pode randomizar a id em um único objeto.
por exemplo, se cada pet tem ataque, velocidade, defesa e inteligencia, você pode armazenar as informações em arrays globais, assim, manipulado de qualquer outro objeto (não só o proprío pet)
ex: no create de um objeto controle
daí, no create do objeto pet (se for randomizado) você coloca:
acho que assim fica bem, falows
por exemplo, se cada pet tem ataque, velocidade, defesa e inteligencia, você pode armazenar as informações em arrays globais, assim, manipulado de qualquer outro objeto (não só o proprío pet)
ex: no create de um objeto controle
- Código:
global.max_pet_id=0//aqui definimos o maximo de pets possivel, deixe em 0 para ir almentando conforme as configurações.
global.pet[global.max_pet_id,0]='cachorro'//Nome do pet
global.pet[global.max_pet_id,1]=30//ataque
global.pet[global.max_pet_id,2]=4//velocidade
global.pet[global.max_pet_id,3]=10//defesa
global.pet[global.max_pet_id,4]=100//inteligencia
global.max_pet_id+=1//ALMENTAMOS 1 PARA TER +1 PET NAS CONFIGURAÇÕES, repita isso antes de configurar um novo pet
global.pet[global.max_pet_id,0]='gato'//Nome do pet
global.pet[global.max_pet_id,1]=50//ataque
global.pet[global.max_pet_id,2]=100//velocidade
global.pet[global.max_pet_id,3]=50//defesa
global.pet[global.max_pet_id,4]=60//inteligencia
daí, no create do objeto pet (se for randomizado) você coloca:
- Código:
pet_id=irandom(global.max_pet_id)
pet_name=global.pet[pet_id,0]
pet_ataque=global.pet[pet_id,1]
pet_defesa=global.pet[pet_id,3]
pet_velocidade=global.pet[pet_id,2]
pet_inteligencia=global.pet[pet_id,4]
acho que assim fica bem, falows
Tópicos semelhantes
» [AJUDA]Sobre Botoes Interativos[AJUDA]
» {Pedido De Ajuda} Ajuda em Sowftware
» [AJUDA]Sobre o Forum[AJUDA]
» [AJUDA] jogo 3D [AJUDA]
» [AJUDA]Drawn[AJUDA]
» {Pedido De Ajuda} Ajuda em Sowftware
» [AJUDA]Sobre o Forum[AJUDA]
» [AJUDA] jogo 3D [AJUDA]
» [AJUDA]Drawn[AJUDA]
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos