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Como programar um tiro especifico
2 participantes
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Como programar um tiro especifico
Gostaria que me ajudassem na criação do meu jogo, estou tendo problemas para desenvolver o jogo, já que não sei como criar tal "barra de força" para o tiro, para que ele (dependendo do quanto a tecla de tiro foi segurada) possa voar mais perto ou mais longe. aguardando dicas e afins
Luis Henrique Romero- Games Ranking :
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Re: Como programar um tiro especifico
Bom, o que você faria é aumentar o valor da variável de força enquanto a tecla estiver sendo pressionada, até um determinado limite. Quando soltar a tecla, só é criar o objeto do tiro com a velocidade medida nessa var. Mas conte-me um pouco mais sobre como funciona esse seu tiro: ele é reto, ou escolhe-se o ângulo para atirar?
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Re: Como programar um tiro especifico
Markituh escreveu:Bom, o que você faria é aumentar o valor da variável de força enquanto a tecla estiver sendo pressionada, até um determinado limite. Quando soltar a tecla, só é criar o objeto do tiro com a velocidade medida nessa var. Mas conte-me um pouco mais sobre como funciona esse seu tiro: ele é reto, ou escolhe-se o ângulo para atirar?
Então, o tiro seria reto, apenas com o intuito de voar mais, e valeu pela ajuda
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Re: Como programar um tiro especifico
Como você esta fazendo para criar o tiro? Nao sei se você tem experiencia com GML, mas ficaria assim:
Evento Create:
Evento Keyboard: Space (ou qualquer outra tecla de tiro que você esteja usando). Enquanto estiver segurando tecla, aumenta a força até um determinado valor. É o keyboard normal, não o Pressed:
Evento Keyboard Released: Space. Quando soltar a tecla.
Isso no objeto do player. Para atirar para os dois lados só é adicionar um if com sua variavel que representa o lado e definir o hspeed do tiro negativo (-other.forca):
Se não deu pra entender algo, por favor, dê mais informações para que eu possa te ajudar melhor. Abraços.
Evento Create:
- Código:
forca = 0
// Outras variaveis...
Evento Keyboard: Space (ou qualquer outra tecla de tiro que você esteja usando). Enquanto estiver segurando tecla, aumenta a força até um determinado valor. É o keyboard normal, não o Pressed:
- Código:
if forca < 8 { forca += 0.2 }
Evento Keyboard Released: Space. Quando soltar a tecla.
- Código:
with(instance_create(x,y,obj_tiro)) {
hspeed = other.forca
}
forca = 0
Isso no objeto do player. Para atirar para os dois lados só é adicionar um if com sua variavel que representa o lado e definir o hspeed do tiro negativo (-other.forca):
- Código:
// .....
If (other.lado == 0) { // Esquerda
hspeed = -other.forca
} else {// direita (lado = 1)
hspeed = other.forca
}
Se não deu pra entender algo, por favor, dê mais informações para que eu possa te ajudar melhor. Abraços.
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Re: Como programar um tiro especifico
Markituh escreveu:Como você esta fazendo para criar o tiro? Nao sei se você tem experiencia com GML, mas ficaria assim:
Evento Create:
- Código:
forca = 0
// Outras variaveis...
Evento Keyboard: Space (ou qualquer outra tecla de tiro que você esteja usando). Enquanto estiver segurando tecla, aumenta a força até um determinado valor. É o keyboard normal, não o Pressed:
- Código:
if forca < 8 { forca += 0.2 }
Evento Keyboard Released: Space. Quando soltar a tecla.
- Código:
with(instance_create(x,y,obj_tiro)) {
hspeed = other.forca
}
forca = 0
Isso no objeto do player. Para atirar para os dois lados só é adicionar um if com sua variavel que representa o lado e definir o hspeed do tiro negativo (-other.forca):O hspeed positivo vai para a direita e o negativo pra esquerda! O other dentro do with é para se referir ao objeto do player.
- Código:
// .....
If (other.lado == 0) { // Esquerda
hspeed = -other.forca
} else {// direita (lado = 1)
hspeed = other.forca
}
Se não deu pra entender algo, por favor, dê mais informações para que eu possa te ajudar melhor. Abraços.
então, valeu ai, eu consegui fazer, mas tem como fazer para o tiro ir para o lugar onde meu sprite está olhando?
Luis Henrique Romero- Games Ranking :
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Re: Como programar um tiro especifico
Foi o que eu mostrei no meu ultimo código, mas acho que você não entendeu... Como voce faz pra determinar que lado a sprite esta virada? Poderia até verificar a sprite atual, e então setar a velocidade horizontal da bala. Assim (no codigo de atirar):
Vê se consegue aí. Abraços.
- Código:
with(instance_create(x,y,obj_tiro)) {
if (other.sprite_index == spr_player_direita) {
hspeed = other.forca
} else if (sprite_index == spr_player_esquerda) {
hspeed = -other.forca
}
forca = 0
Vê se consegue aí. Abraços.
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