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[RESOLVIDO] Descer rampas

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Mensagem por fernando.munizerthal Dom 12 Abr 2015, 03:13

Antes de mais nada, Sim! Eu sei que existem milhares de posts e engines aqui de como fazer a movimentação em diversos ângulos.. Porém eu olhei todos já, e nenhum deles é a maneira que eu preciso, não quero uma engine com 50 scripts e um milhão de variáveis que eu preciso de uma semana pra entender..

A movimentação do meu personagem é feita com MEFs (Máquina de estado finito)..

Nos meus estados andando direita/esquerda eu movo o meu personagem com x + 7..

No step do meu personagem tenho o seguinte código para subir as rampas:
Código:
   while(place_meeting(Player_Obj.x, Player_Obj.y, diagonal2_obj))
    {
        Player_Obj.y -= 1;
    }

Esse código funciona perfeitamente para fazer o personagem subir a rampa, e como pode ser visto é um código extremamente simples, com uma lógica completamente básica, que qualquer um entende..

O que estou procurando é algo similar para descer a rampa, pois com o código apenas "ao contrário" o personagem vai descendo a rampa dando pequenos pulos.. (Acredito que isso ocorra por que na subida ele colide de frente com a rampa, enquanto na descida ele não esta pechando com nada.. Então ele anda mais e precisa descer menos vezes.. Algo assim).

O código que uso e que existe o problema dos pulos é o seguinte:
Código:
   while(place_meeting(Player_Obj.x, Player_Obj.y, diagonal2_obj))
    {
        Player_Obj.y += 1;
    }

Obs.: Os códigos colocados anteriormente são referentes a movimentação para a direita, a cada estado da MEF é somado 7 ao x.
Os objetos "diagonal1_obj" e "diagonal2_obj" representam respectivamente as rampas assim: /| e |\

Não relacionado com a dúvida:


Última edição por fernando.munizerthal em Qua 15 Abr 2015, 10:00, editado 3 vez(es)
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[RESOLVIDO] Descer rampas Empty Re: [RESOLVIDO] Descer rampas

Mensagem por gabrielsch Dom 12 Abr 2015, 04:30

Visto o teu problema acredito que a solução seria verificar se existe esses objetos apenas quando for se movimentar para esquerda ou direita, algo como:
Código:

if keyboard_check_direct(vk_right)
{
 if place_meeting(Player_Obj.x + 4, Player_Obj.y, diagonal1_obj)
 {
  player_Obj.y += 1;
 }
}
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Mensagem por fernando.munizerthal Dom 12 Abr 2015, 11:26

Amigo, ja é dessa forma que eu faço.. Apenas quando esta no estado andando direta/esquerda.. Porém dessa forma ocorre meu problema, até se tu ver o código que tu postou é igual ao meu ;)
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Mensagem por Sewer Crawler Dom 12 Abr 2015, 21:43

Ao descer a rampa, a colisão se dá abaixo do player. E se vc colocasse na colisão : Player_Obj.y +1?
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Mensagem por fernando.munizerthal Seg 13 Abr 2015, 01:23

Já tentei isso também, faz sentido.. Mas não funcionou..

Uma coisa que observei é que a cada 7 somado no x para andar a para a direita >>, ele fica acima da rampa muito mais que 1.. Certo?  Então talvez seja por isso que ele esteja dando os pulos, ele não colide com a rampa, ele simplesmente anda sete para a frente e cai.. Não está colando com a rampa como deveria..

Não sei o que fazer :X

-----EDITADO-----

Agradeço aos poucos que me deram alguma ajuda..
Consegui solucionar o problema, quem estiver interessado na solução me manda uma MP ;)
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