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Como simular uma partida de futebol
5 participantes
Página 1 de 1
Como simular uma partida de futebol
Eu quero ter uma ideia de como funciona a simulação de uma partida de futebol no estilo de Elifoot ou Brasfoot. Se alguem fizer ideia por favor me fale
ebertzin- Data de inscrição : 31/08/2014
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Re: Como simular uma partida de futebol
Basicamente você vai decidir o que significa algo para o projeto e o que não. Por exemplo, a estrela num jogador muda algo? É uma variável. O nível de cansaço é importante? É uma variável. O posicionamento é importante? Até que ponto faz diferença? São variáveis. Pegue todas as informações que precisar e crie diversas rotinas com isso, lembrando também de deixar alguma coisa ao acaso que é a emoção do futebol.
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: Como simular uma partida de futebol
realmente vai precisar criar varias e varias variaves,ataque,defesa,cansaço.....para cada jogador,de cada time,vai acabar demorando para programar todas as variaveis,mais acho que ficaria bem legal
divin sphere- Games Ranking :
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- Game Maker Studio 2.0
Re: Como simular uma partida de futebol
Ae, vlw galera
Pois é.. to apanhando aqui pra fazer algo rsrs
Mas vamos ver se consigo...
Pois é.. to apanhando aqui pra fazer algo rsrs
Mas vamos ver se consigo...
ebertzin- Data de inscrição : 31/08/2014
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Re: Como simular uma partida de futebol
Hehe É assim mesmo, cara. Precisando de ajuda, estamos ai
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: Como simular uma partida de futebol
Tranquilo? passei só pra deixar minha opnião... Bom, se vc vai criar um jogo com armazenamento em massa, (muitos times, e muitos status, como ataque, defesa...)
use ds_grid e ini's, é bem simples de trabalhar e tambem é muito funcional.
Já os "jogos" você vai ter que programar na marra mesmo, tipo:
Ps. É UM EXEMPLO, MESMO QUE USE TERÁ QUE EDITAR MUITAS COISAS.
CREATE:
use ds_grid e ini's, é bem simples de trabalhar e tambem é muito funcional.
Já os "jogos" você vai ter que programar na marra mesmo, tipo:
Ps. É UM EXEMPLO, MESMO QUE USE TERÁ QUE EDITAR MUITAS COISAS.
CREATE:
- Código:
ataque=irandom(100)//Define o ataque
velocidade=irandom(100)//define a velocidade
defesa=irandom(100)//define a defesa
tempo_de_jogo=0//tempo do jogo
global.game_runing=false//Nenhum jogo ocorrendo
Time[1]=0//Pontuações
Time[2]=0//Pontuações
- Código:
ataque[1,0]=ataque*velocidade/100//Minimo de ataque
ataque[1,1]=ataque*velocidade//Maximo de ataque
defesa[1,0]=defesa*velocidade/100//Minimo de defesa
defesa[1,1]=defesa*velocidade//Maximo de defesa
if(global.game_runing=true){//CHECA SE O JOGO ESTA ROLANDO
tempo_de_jogo=median(0,tempo_de_jogo+0.1,45)//AUMENTA O TEMPO DE JOGO, MINIMO 0, MAXIMO 45
if(random(100)<5){//RANDOMIZA PARA SABER SE OUVE GOLS
if(irandom_range(ataque[1,0],ataque[1,1])>irandom_range(defesa[1,0],defesa[1,1])){Time[1]+=1}//FAZ UMA CHECAGEM PARA SABER QUEM FAZ GOL
if(irandom_range(ataque[1,0],ataque[1,1])<irandom_range(defesa[1,0],defesa[1,1])){Time[2]+=1}}//FAZ UMA CHECAGEM PARA SABER QUEM FAZ GOL
if(tempo_de_jogo=45){//TERMINA O JOGO, 45...
show_message('O JOGO ACABOU')
global.game_runing=false}
draw_text(5,5,string(Time[1])+' / '+string(tempo_de_jogo)+' / '+string(Time[2]))//DESENHA PONTUAÇÃO E TEMPO DE JOGO
}
if(mouse_check_button_pressed(mb_left) && global.game_runing=false){//INICIA O JOGO
global.game_runing=true//INICIA
tempo_de_jogo=0//ZERA O TEMPO
Time[1]=0//ZERA A PONTUAÇÂO
Time[2]=0//ZERA A PONTUAÇÂO
}
Re: Como simular uma partida de futebol
Acho que você pode fazer uma média aos poucos as variáveis e deixar o resultado final influenciar na chance de ter um gol a cada minuto.
Ex: Jogador Ronaldinho tem 3 variáveis que vão de 0 a 100: habilidade, cansaço e inspiração. A habilidade dele é muito boa, valendo 90, mas ele está cansado, então o cansaço vale 10. E não está muito inspirado também, está com 50 nisso. 90+10+50 = 150, divido por 3 variáveis = 50. A média de influência dele no jogo é de 50%. Se depender dele, há 50% de chance de sair um gol a cada 5 minutos.
Aí você faz a média de todos os jogadores e outras variáveis que você escolher (sei lá, mais o técnico), e é a % de gol a cada 5 minutos, por exemplo.
Ex: Jogador Ronaldinho tem 3 variáveis que vão de 0 a 100: habilidade, cansaço e inspiração. A habilidade dele é muito boa, valendo 90, mas ele está cansado, então o cansaço vale 10. E não está muito inspirado também, está com 50 nisso. 90+10+50 = 150, divido por 3 variáveis = 50. A média de influência dele no jogo é de 50%. Se depender dele, há 50% de chance de sair um gol a cada 5 minutos.
Aí você faz a média de todos os jogadores e outras variáveis que você escolher (sei lá, mais o técnico), e é a % de gol a cada 5 minutos, por exemplo.
felipejoys- Data de inscrição : 29/12/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 56
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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