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Tenho um problema no meu jogo estilo mario
5 participantes
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Tenho um problema no meu jogo estilo mario
Quando eu pulo em cima do monstro ele morre e o meu personagem não perde life(isso está certo), mas o erro é agora, quando eu toco na frente dele, ele também morre, e eu perco life.
Eu queria que ao tocar na frente ou atraz do monstro, o meu personagem perdesse life e ficasse imune por um tempinho, e o monstro continuasse vivo. A quantidade de life que eu perco é 1.
Se for ajudar, aqui está minha engine com o monstro:
NO CREATE:
NO STEP:
AGORA O CODIGO DO MONSTRO
CREATE:
STEP:
COLISÃO COM O PLAYER:
Quando eu pulo em cima do monstro ele muda para o objeto monstro_morrendo:
CREATE:
STEP:
ANIMATION END:
Eu queria que ao tocar na frente ou atraz do monstro, o meu personagem perdesse life e ficasse imune por um tempinho, e o monstro continuasse vivo. A quantidade de life que eu perco é 1.
Se for ajudar, aqui está minha engine com o monstro:
NO CREATE:
- Código:
image_speed=0.20
hsp=0;
vsp=0;
grav=0.5;
saltar=false;
global.matar=false;
global.moeda=false;
NO STEP:
- Código:
vsp += grav;
y += vsp;
x += hsp;
direita = keyboard_check(ord("D"));
esquerda = keyboard_check(ord("A"));
cima = keyboard_check(ord("W"));
if (direita=true) {
hsp=4;
image_xscale=1
sprite_index=sprite6
}
else if (esquerda=true) {
hsp=-4;
image_xscale=-1;
sprite_index=sprite6
}
else {
hsp=0;
sprite_index=sprite0
}
if (place_meeting(x,y+vsp,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
if (place_meeting(x,y-16,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
saltar=false
} else {
saltar=true
}
}
else {
grav=0.5
saltar=false
}
if (cima=true) {
if (saltar=true){
vsp=-6;
}
}
if (place_meeting(x+hsp,y-1,chao)) {
hsp=0
}
if (place_meeting(x,y,slimeLVL1)) {
if (y >= other.y) {
global.matar = true;
vsp=-5;
} else {
global.matar = false;
}
} else {
global.matar = false;
}
AGORA O CODIGO DO MONSTRO
CREATE:
- Código:
hsp=0;
vsp=0;
grav=0.5;
saltar=false;
direcao=true
image_speed=0.3
STEP:
- Código:
vsp += grav;
y += vsp;
x += hsp;
if (direcao=true) {
hsp=choose(-2,2);
direcao=false;
}
if (hsp=2) {
image_xscale=1;
} else {
image_xscale=-1;
}
if (place_meeting(x,y+vsp,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
if (place_meeting(x,y-16,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
}
}
else {
grav=0.5
saltar=false
}
if (saltar=true){
vsp=-5;
}
if (place_meeting(x+hsp,y-1,chao)) {
hsp=0;
direcao=true;
}
COLISÃO COM O PLAYER:
- Código:
if (global.matar=true){
Monstro_morto=instance_create(x,y-1,deadSlimeLVL1);
Monstro_morto.image_xscale=sign(hsp)
hspeed = 0;
vspeed = 0;
x = x;
y = y;
instance_destroy();
} else {
global.Hearts -= 1
}
Quando eu pulo em cima do monstro ele muda para o objeto monstro_morrendo:
CREATE:
- Código:
hsp=0;
vsp=0;
grav=0.5;
saltar=false;
direcao=true
image_speed=0.3
STEP:
- Código:
vsp += grav;
y += vsp;
x += hsp;
if (place_meeting(x,y+vsp,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
if (place_meeting(x,y-16,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
}
}
if (place_meeting(x+hsp,y-1,chao)) {
hsp=0;
direcao=true;
}
ANIMATION END:
- Código:
image_index = 21;
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
Pra ele ficar imune a um tempo, coloca no codigo de CREATE do personagem:
Quando ele colide com o lado do inimigo coloque depois dele perder vida.
e no Evento Step de colisão, checa se o tocar for true, ele vira false.
E adiciona no step também:
- Código:
tocar = true;
Quando ele colide com o lado do inimigo coloque depois dele perder vida.
- Código:
tocar = false;
e no Evento Step de colisão, checa se o tocar for true, ele vira false.
E adiciona no step também:
- Código:
if (tocar == false)
{
image_alpha =0.5
}
else
{
image_alpha = 1
}
caiquerafinha- Data de inscrição : 12/04/2014
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
Fiz essa engine aqui, esta em .GMZ
http://www.4shared.com/file/o57w29Cmce/engine_colisao_com_mob.html?
e arqui está o executável de como ela funciona
http://www.4shared.com/file/WwI7FlMMce/engine_colisao_com_inimigo-100.html?
Espero que possa ser util no seu projeto.
http://www.4shared.com/file/o57w29Cmce/engine_colisao_com_mob.html?
e arqui está o executável de como ela funciona
http://www.4shared.com/file/WwI7FlMMce/engine_colisao_com_inimigo-100.html?
Espero que possa ser util no seu projeto.
aminaro- Games Ranking :
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
Eu também uso este código, vi a mesma video aula no youtube, e sei qual o problema e como solucionar, está nessa parte aqui eu acho
ps: esse if (y >= other.y) { não deveria estar ai cara, você deve ter feito isso e virou uma gambiarra porque que eu me lembre nao tem esse código ai
- Código:
vsp += grav;
y += vsp;
x += hsp;
direita = keyboard_check(ord("D"));
esquerda = keyboard_check(ord("A"));
cima = keyboard_check(ord("W"));
if (direita=true) {
hsp=4;
image_xscale=1
sprite_index=sprite6
}
else if (esquerda=true) {
hsp=-4;
image_xscale=-1;
sprite_index=sprite6
}
else {
hsp=0;
sprite_index=sprite0
}
if (place_meeting(x,y+vsp,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
if (place_meeting(x,y-16,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
saltar=false
} else {
saltar=true
}
}
else {
grav=0.5
saltar=false
}
if (cima=true) {
if (saltar=true){
vsp=-6;
}
}
if (place_meeting(x+hsp,y-1,chao)) {
hsp=0
}
if (place_meeting(x,y-15,slimeLVL1)) { //coloquei -15 do lado do y mas ajuste esse valor até dar certo, se não der com - 15 tente -30 se nao der tente +30 +15 e etc
if (y >= other.y) {
global.matar = true;
vsp=-5;
} else {
global.matar = false;
}
} else {
global.matar = false;
}
ps: esse if (y >= other.y) { não deveria estar ai cara, você deve ter feito isso e virou uma gambiarra porque que eu me lembre nao tem esse código ai
Isquilo_Roedor- Games Ranking :
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
vcs sao feras, esse site é genial, vlw isquilo roedor ajudou pakas e muito obrigado aminaro, os codigos são otimos. O unico que não funcionou foi o seu caiquerafinha, mas vlw pela ajuda. :DDD
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
Que bom que podemos ajudar-lo.
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
Foi muita coincidência mesmo você estar usando o mesmo código que eu, eu também utilizo no meu jogo que estou desenvolvendo.
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
Gente, eu não sei por que isso aconteceu, eu não mudei nada no meu codigo, mas eu fui testar matar o inimigo de uma altura grande, e infelizmente apareceu outro bug, quando eu pulo no inimigo de uma altura normal, eu mato de boa e ocorre tudo como planejado.
Mas quando eu pulo de uma altura um pouco grande, eu levo dano :/ e o inimigo nao morre
Mas quando eu pulo de uma altura um pouco grande, eu levo dano :/ e o inimigo nao morre
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
creio que isso ocorra porque a gravidade fica aumentando enquanto o player cai. E por algum motivo a forca da gravidade acaba colocando o player pra colidir com o inimigo com muita força e acaba não lendo o script.
Tenta colocar assim no step do player.
ver se isso funciona e se não funcionar tenta faze o mesmo com o grav.
Tenta colocar assim no step do player.
- Código:
if(vsp>=10){
vsp = 10;
}
ver se isso funciona e se não funcionar tenta faze o mesmo com o grav.
aminaro- Games Ranking :
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
Funcionou, eu coloquei vsp>=7 ai ficou certinho, vlw de novo maninho :p
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
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Re: Tenho um problema no meu jogo estilo mario
cheque pelo inimigo como você checa pelo chão. ex:
- Código:
place_free(x,y+vsp)//CHECA PELO CHÃO
place_meeting(x,y+vsp+1,inimigo)
//OU
if(other.y-abs(vsp)<=y){}//CHECA PELO INIMIGO.
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