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Dúvida com jogo Top Down
5 participantes
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Dúvida com jogo Top Down
estou fazendo um jogo top down, no jogo você pode comprar um navio e navegar nele
mas quando o angulo do navio muda ou anda pra frente, o player não acompanha o movimento, como se ficasse parado no ar
*o navio é grande e o player podera se mover livremente dentro dele
alguém pode me ajudar?
mas quando o angulo do navio muda ou anda pra frente, o player não acompanha o movimento, como se ficasse parado no ar
*o navio é grande e o player podera se mover livremente dentro dele
alguém pode me ajudar?
Última edição por OliVroot em Qua 25 Fev 2015, 20:36, editado 1 vez(es)
OliVroot- Data de inscrição : 25/02/2015
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Re: Dúvida com jogo Top Down
como vc está programando isso? Drag and Drop ou GML?
tambem ajudaria se vc colocasse um print e uma parte do codigo
tambem ajudaria se vc colocasse um print e uma parte do codigo
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Re: Dúvida com jogo Top Down
eu estou usando gml
eu consegui arrumar os movimentos horizontal e vertical ...quando o navio se move no eixo Y ou X, eu adiciono o mesmo valor na posição do player, para dar a impressão que o navio esta Carregando player e os outros npcs
mas acho que não vai servir porque o navio também muda de angulo (faz curvas) , eu não consigo fazer nada no game maker quando se trata de angulos
eu consegui arrumar os movimentos horizontal e vertical ...quando o navio se move no eixo Y ou X, eu adiciono o mesmo valor na posição do player, para dar a impressão que o navio esta Carregando player e os outros npcs
mas acho que não vai servir porque o navio também muda de angulo (faz curvas) , eu não consigo fazer nada no game maker quando se trata de angulos
OliVroot- Data de inscrição : 25/02/2015
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Re: Dúvida com jogo Top Down
Olá OliVroot, tudo bem?
bom, a dúvida inicial se tratava da posição do player, com relação ao navio... mas, como já foi resolvida, o modo mais eficaz seria este que você usou(creio eu). entretanto, a dúvida relacionada a ângulos não foi solucionada, certo?... imagino que você não saiba as funções que manipulam ângulos, aliás... uma fusão de uma constante, com uma função. vejamos...
os valor dos eixos "x" e "y", "x2" e "y2"... seria de acordo com o ângulo da cada eixo, e em qual grupo de eixos ficaria o valor do ângulo do navio, seria o grupo 2, "x2", "y2". que no caso, o vetor partiria de "x", "y", ou seja, do seu eixo... para o eixo "x2", "y2" do navio... entretanto, outro método pode ser usado:
neste método acima, o ângulo do player será o mesmo do navio, assim... mudando-se o ângulo do navio, muda-se também o ângulo do player.
ambos os métodos não foram testados, portanto, um erro ou bug pode ocorrer, qualquer dúvida, me informe. espero ter ajudado, até.
bom, a dúvida inicial se tratava da posição do player, com relação ao navio... mas, como já foi resolvida, o modo mais eficaz seria este que você usou(creio eu). entretanto, a dúvida relacionada a ângulos não foi solucionada, certo?... imagino que você não saiba as funções que manipulam ângulos, aliás... uma fusão de uma constante, com uma função. vejamos...
- Código:
image_angle=point_direction(x,y,x2,y2);
os valor dos eixos "x" e "y", "x2" e "y2"... seria de acordo com o ângulo da cada eixo, e em qual grupo de eixos ficaria o valor do ângulo do navio, seria o grupo 2, "x2", "y2". que no caso, o vetor partiria de "x", "y", ou seja, do seu eixo... para o eixo "x2", "y2" do navio... entretanto, outro método pode ser usado:
- Código:
image_angle=oNavio.image_angle;
neste método acima, o ângulo do player será o mesmo do navio, assim... mudando-se o ângulo do navio, muda-se também o ângulo do player.
ambos os métodos não foram testados, portanto, um erro ou bug pode ocorrer, qualquer dúvida, me informe. espero ter ajudado, até.
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
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Re: Dúvida com jogo Top Down
vlw, eu não conhecia o image_angle
agora como eu faço que a posição relativa do player se mantenha sempre a mesma em ralação com o navio?
ex: se o player está parado na ponta da frente do navio e o navio faz uma manobra para virar (pois o navio só anda com a ponta da frente para frente)
como eu mantenho o player na ponta do navio mesmo se o navio fizer manobras desse tipo?
agora como eu faço que a posição relativa do player se mantenha sempre a mesma em ralação com o navio?
ex: se o player está parado na ponta da frente do navio e o navio faz uma manobra para virar (pois o navio só anda com a ponta da frente para frente)
como eu mantenho o player na ponta do navio mesmo se o navio fizer manobras desse tipo?
OliVroot- Data de inscrição : 25/02/2015
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Re: Dúvida com jogo Top Down
se vc adicionar player.x=navio.x e player.y=navio.y não funciona?
Aqui o que está sendo feito é controlar o player atraves do navio (dentro de um evento STEP). Sempre é possível controlar varáveis de outros objetos usando "nomedoobjeto.variavel"
Aqui o que está sendo feito é controlar o player atraves do navio (dentro de um evento STEP). Sempre é possível controlar varáveis de outros objetos usando "nomedoobjeto.variavel"
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Re: Dúvida com jogo Top Down
player.x=navio.x e player.y=navio.y
isso só vai afetar o o centro do obj, se ele mudar de angulo já não funciona mais
e cologar o angulo do player para ser igual do navio tbm não funciona,
tenho quase certeza que tem que usar aqueles negócios de seno e cosseno, mas não sei por onde começar
isso só vai afetar o o centro do obj, se ele mudar de angulo já não funciona mais
e cologar o angulo do player para ser igual do navio tbm não funciona,
tenho quase certeza que tem que usar aqueles negócios de seno e cosseno, mas não sei por onde começar
OliVroot- Data de inscrição : 25/02/2015
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Re: Dúvida com jogo Top Down
Cara uma coisa bem amadora:
No step do player:
No step do player:
- Código:
//Direita
if obj_navio.x+3{x+=3}
//Esquerda
if obj_navio.x-3{x-=3}
//Cima
if obj_navio.y-3{y-=3}
//Baixo
if obj_navio.y+3{y+=3}
image_angle=obj_navio.image_angle;
//Esse 3 é a velocidade do navio, então você altera-a conforme for a do navio.
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Re: Dúvida com jogo Top Down
Black horn, ou eu não soube explicar direito ou vc ta me tirando kk, to tentando procurar uma referencia melhorr pra explicar, mas isso ai horn, até eu sei que spo serve para movimentos "retos", isso nem de longe resolve o problema dos ângulos e a posição relativa o navio
ps. o player tem 32x32 , e o navio tem 150x350..vou procurar alguma referencia para mostrar, pq parece que ngm entendeu o que eu quis dizer
ps. o player tem 32x32 , e o navio tem 150x350..vou procurar alguma referencia para mostrar, pq parece que ngm entendeu o que eu quis dizer
OliVroot- Data de inscrição : 25/02/2015
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Re: Dúvida com jogo Top Down
Bom cara, eu estou tentando ajudar pelo oque eu entendi.
E outra eu não brinco e nem "tiro" com ninguém.
E outra eu não brinco e nem "tiro" com ninguém.
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Re: Dúvida com jogo Top Down
acho que esse exemplo vai explicar melhor:
imagina que vc tem uma tábua de madeira 30cmx60cm
a origem dessa tábua pode ser no centro , tanto faz
ai vc coloca um prego na ponta da tabua....ai você gira a tabua.....
o prego em relação ao mundo, estará se movimentando, mas em relação à tábua o prego vai estar sempre parado....melhor que isso eu não sei explicar....se to falando merda, apaguem logo o tópico
imagina que vc tem uma tábua de madeira 30cmx60cm
a origem dessa tábua pode ser no centro , tanto faz
ai vc coloca um prego na ponta da tabua....ai você gira a tabua.....
o prego em relação ao mundo, estará se movimentando, mas em relação à tábua o prego vai estar sempre parado....melhor que isso eu não sei explicar....se to falando merda, apaguem logo o tópico
OliVroot- Data de inscrição : 25/02/2015
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Re: Dúvida com jogo Top Down
Amigo, isso vai dar um belo trabalho... Acompanhar um objeto que se movimenta livremente e ainda por cima rotaciona 360°...
Creio que terá que medir a distancia entre o x/y do jogador e o x/y do navio (sprite centralizado, creio eu) para obter um raio. Então deve adaptar o x/y do jogador usando radianos baseado no angulo do navio multiplicado pelo raio obtido anteriormente.
Algo parecido isso:
Se for iniciante, recomendo que tente fazer algo mais simples. Até eu me embolo todo com esses malditos angulos... Tive que aprender na marra, já que o meu atual projeto é "totalmente 360".
Boa sorte.
Flws...
Creio que terá que medir a distancia entre o x/y do jogador e o x/y do navio (sprite centralizado, creio eu) para obter um raio. Então deve adaptar o x/y do jogador usando radianos baseado no angulo do navio multiplicado pelo raio obtido anteriormente.
Algo parecido isso:
- Código:
Raio = point_direction(x,y,navio.x,navio.y);
x = navio.x + (cos(degtorad(navio.image_angle))*(Raio));
y = navio.y - (sin(degtorad(navio.image_angle))*(Raio));
Se for iniciante, recomendo que tente fazer algo mais simples. Até eu me embolo todo com esses malditos angulos... Tive que aprender na marra, já que o meu atual projeto é "totalmente 360".
Boa sorte.
Flws...
Última edição por Willy em Qui 26 Fev 2015, 01:00, editado 1 vez(es)
Re: Dúvida com jogo Top Down
vlw, vou tentar...eu não sei muito de gml, mas tenho um conhecimento razoável em C++...vou tentar adaptar o código no meu jogo obrigado
OliVroot- Data de inscrição : 25/02/2015
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