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Game tipo manager
3 participantes
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Game tipo manager
Olá galera,
Estou aprendendo a desenvolver games através do GM e ultimamente tenho assistido a diversas videoaulas e lendo as postagens do fórum.
Pois bem, deparei-me com um problema e gostaria da ajuda de vcs para solucioná-lo. Em meu jogo preciso ordenar os times de um mesmo grupo por pontuação(cada time abaixo tá num objeto e a variável ponto deles vão aumentar, assim como no campeonato brasileiro) antes de jogar para o DRAW:
var a=obj_palmeiras.pontos;
var b=obj_santos.pontos;
var c=obj_corinthians.pontos;
var d=obj_saopaulo.pontos;
Porém, não consegui pensar em uma maneira que não gere dezenas de linhas de código. Isso pq atualmente tenho apenas quatro times, mas minha intenção é criar vinte times onde todos jogam contra todos.
Desde já agradeço pela atenção!
Estou aprendendo a desenvolver games através do GM e ultimamente tenho assistido a diversas videoaulas e lendo as postagens do fórum.
Pois bem, deparei-me com um problema e gostaria da ajuda de vcs para solucioná-lo. Em meu jogo preciso ordenar os times de um mesmo grupo por pontuação(cada time abaixo tá num objeto e a variável ponto deles vão aumentar, assim como no campeonato brasileiro) antes de jogar para o DRAW:
var a=obj_palmeiras.pontos;
var b=obj_santos.pontos;
var c=obj_corinthians.pontos;
var d=obj_saopaulo.pontos;
Porém, não consegui pensar em uma maneira que não gere dezenas de linhas de código. Isso pq atualmente tenho apenas quatro times, mas minha intenção é criar vinte times onde todos jogam contra todos.
Desde já agradeço pela atenção!
gluglu- Data de inscrição : 21/02/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
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Re: Game tipo manager
Olá gluglu, tudo bem?
bom não compreendi sua dúvida muito bem... creio que deseje economizar memória com algum outro método, certo? bom, caso isto seja o caso, array's são uma boa escolha para isto. que no caso, ficaria assim:
isto te ajudará a economizar memória, sendo que não usa um método com várias variáveis, e sim... um array com vários índices, podendo neles ser armazenado algo. espero ter ajudado, até.
bom não compreendi sua dúvida muito bem... creio que deseje economizar memória com algum outro método, certo? bom, caso isto seja o caso, array's são uma boa escolha para isto. que no caso, ficaria assim:
- Código:
aTime[0]=obj_palmeiras.pontos;
aTime[1]=obj_santos.pontos;
aTime[2]=obj_corinthians.pontos;
aTime[3]=obj_saopaulo.pontos;
isto te ajudará a economizar memória, sendo que não usa um método com várias variáveis, e sim... um array com vários índices, podendo neles ser armazenado algo. espero ter ajudado, até.
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 12
Número de Mensagens : 141
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Re: Game tipo manager
Olá, AC games.
Não seria bem isso. Não me expressei corretamente. Cada objeto(time) do meu jogo tem um variável (pontos) que eu gostaria de exibir no draw em ordem decrescente. Mas, eu não consegui pensar em nenhum código que comparasse e deixasse em ordem decrescente essas quatro variáveis mencionadas (obj_palmeiras.pontos, obj_saopaulo.pontos, obj_santos.pontos, obj_corinthians.pontos).
Isso pq são apenas quatro variáveis (quatro times), mas estou prevendo que meu jogo terá ao menos vinte times, ou seja, vinte variáveis pontos para serem comparadas e ordenadas.
Se puderem me ajudar com dicas de como programar isso ficaria muito grato!
Não seria bem isso. Não me expressei corretamente. Cada objeto(time) do meu jogo tem um variável (pontos) que eu gostaria de exibir no draw em ordem decrescente. Mas, eu não consegui pensar em nenhum código que comparasse e deixasse em ordem decrescente essas quatro variáveis mencionadas (obj_palmeiras.pontos, obj_saopaulo.pontos, obj_santos.pontos, obj_corinthians.pontos).
Isso pq são apenas quatro variáveis (quatro times), mas estou prevendo que meu jogo terá ao menos vinte times, ou seja, vinte variáveis pontos para serem comparadas e ordenadas.
Se puderem me ajudar com dicas de como programar isso ficaria muito grato!
gluglu- Data de inscrição : 21/02/2015
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Re: Game tipo manager
Bom com arrays você vai ter que trabalhar sim;
Crie um obj_tabela, no create dele coloque:
Depois no draw coloque:
Importante: toda vez que quiser chamar a tabela crie ela em tempo real porque ele coleta os dados dos times no create, assim:
Dica: Ao criar o time crie uma variavel dentro dele chamada "nome", ai vc coloca tipo "São Paulo", e na hora do draw, substitui o:
por
Crie um obj_tabela, no create dele coloque:
- Código:
// Pelo seu codigo ai tem que setar o vetor de times assim:
aTime[0] = obj_palmeiras
aTime[1] = obj_santos
aTime[2] = obj_corinthians
aTime[3] = obj_saopaulo
tam = 4 // Quantidade de times
// Esse codigo ordena o vetor pelos pontos
for (i = 1 ; i < tam ; i += 1){
if (aTime[i].pontos > aTime[i - 1].pontos) {
obj_temp = aTime[i]
aTime[i] = aTime[i - 1]
aTime[i - 1] = obj_temp
}
}
Depois no draw coloque:
- Código:
for (i = 0 ; i < tam ; i += 1){
nome = object_get_name(aTime)
pontos = aTime[i].pontos
draw_text(x,y+(22*i),nome + " - " + string(pontos))
}
Importante: toda vez que quiser chamar a tabela crie ela em tempo real porque ele coleta os dados dos times no create, assim:
- Código:
instance_create(100,100,obj_tabela)
Dica: Ao criar o time crie uma variavel dentro dele chamada "nome", ai vc coloca tipo "São Paulo", e na hora do draw, substitui o:
- Código:
nome = object_get_name(aTime)
por
- Código:
nome = aTime.nome
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