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GMBR JAM #02
+3
theguitarmester
dharrison
Zero.
7 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos :: JAMs
Página 1 de 1
GMBR JAM #02
Edital v1.5 - 13/02/15
O termo "Jam" provêm de uma prática musical onde os artistas executam melodias improvisadas, sem uma maior preocupação com o preparo, no intuito de experimentar e/ou descobrir novas possibilidades. Também pode ser realizado com o simples propósito de promover interação social entre os indivíduos.
Portanto, "Game Jams" nada mais são que uma oportunidade para que desenvolvedores, designers e compositores experimentem conceitos e ideias através de uma atividade recreativa, de curta duração (comumente 72h), sem o peso de uma competição convencional voltada ao profissionalismo.
Portanto, "Game Jams" nada mais são que uma oportunidade para que desenvolvedores, designers e compositores experimentem conceitos e ideias através de uma atividade recreativa, de curta duração (comumente 72h), sem o peso de uma competição convencional voltada ao profissionalismo.
O GMBR JAM #02 terá início às 12:00h de Sexta-feira, 13 de Fevereiro e se encerra às 12:00h de Segunda-feira, 16 de Fevereiro.
Para efeito de fuso-horário, será considerada a hora oficial de Brasília: http://www.horariodebrasilia.org.
Para efeito de fuso-horário, será considerada a hora oficial de Brasília: http://www.horariodebrasilia.org.
••• Quem não arrisca não petisca! •••
Crie um contexto onde o jogador obtenha recompensas ao se colocar em situações de perigo e sair bem sucedido das mesmas. Qualquer gênero e/ou estilo são válidos, mas não se limite ao óbvio, exercite a criatividade e busque maneiras inusitadas de representar esta temática em seu gameplay!
Dica: Confira no spoiler abaixo um pequeno guia de sobrevivência em concursos de curta duração.
Dica: Confira no spoiler abaixo um pequeno guia de sobrevivência em concursos de curta duração.
- Spoiler:
- Obs. Este texto é baseado em um artigo feito para o Ludum Dare por Jari Komppa.
1- Antes do Evento
1.1- Organize seu tempo
Se você possui responsabilidades ou compromissos que costuma praticar no final de semana, certifique-se de que pode conciliá-los com sua estadia na competição.
Tenha em mente que o tempo livre necessário ao desenvolvimento está diretamente relacionado ao porte e dependências (audiovisual, etc) de seu projeto.
1.2- Prepare suas ferramentas
Faça um checklist de todos os softwares e periféricos (ou dispositivos) que pretende utilizar.
Confira se todos estão instalados, atualizados e funcionando corretamente. Evite ser surpreendido por aquele programinha chave que resolveu pedir uma reinstalação bem na "hora H".
2- Largada, tema revelado
2.1- Não se afobe
Após conhecer o tema do Jam, reserve algumas horas para refletir. Não saia desenhando ou programando a primeira coisa que vier à mente.
2.2- Enxugue o contexto
Você já tem uma ideia, ótimo, agora seja realista e desconsidere tudo aquilo que não puder realizar no tempo previsto.
Não tenha medo de almejar pouco, o mais importante é entregar algo "jogável" e coerente com o que foi proposto. Havendo algum tempo restante, poderá incrementar aquilo que já está funcional ou mesmo adicionar conteúdo (fases, etc).
2.3- Saiba suas prioridades
Tenha como objetivo uma versão estável e com o mínimo de funcionalidades necessárias. De nada adiantará aquele efeito mais avançado ou o level design complicado se acabar o prazo e não puder entregar.
Vale ressaltar também que boa parte do desenvolvimento está na depuração (debug), então ter como publicar alguma versão preliminar afim de obter feedback pode fazer a diferença.
3- Deadline se aproximando
3.1- Mantenha-se focado
É bastante comum que surjam ideias de última hora, mas é melhor pensar 2x antes de tentar implementar algo que possa acabar gerando mais problemas que benefícios.
3.2- Não deixe para o último instante
Tão importante quanto finalizar seu trabalho é entregá-lo! Evite deixar as tarefas de upload e postagem para a última hora, do contrário ficará à mercê da sorte.
4- Considerações técnicas
4.1- Organize seu trabalho
Faça uso das boas práticas de programação, identifique claramente seus recursos, comente seu código (principalmente quando lidar com scripts de terceiros).
"Gambiarras" até podem ganhar tempo, mas tenha muito bom senso para não acabar se perdendo em meio à retalhos e retrabalho.
5- Dicas gerais
5.1- Durma
Em um evento de 72h pode parecer uma boa "virar a noite" trabalhando no projeto, mas acredite, se você não está acostumado a fazer isso, passará o dia seguinte inteiro se sentindo muito cansado e consequentemente com um rendimento muito menor.
5.2- Faça pausas regulares
Não deixe de se alimentar ou mesmo realizar atividades do dia a dia durante a competição. Não se trata apenas de fazer um jogo divertido, mas também de se divertir no processo.
5.3- Salve seu trabalho e faça backup
Algumas pessoas tem o hábito de passar horas a fim entre um CTRL+S e outro, e isto pode ser desastroso.
Tente se policiar para salvar regularmente o progresso, bem como não se esqueça de salvar os trabalhos abertos em outras ferramentas que ficam em 2° plano.
Igualmente, atenha-se à criação de backups de todo o material, preferencialmente em armazenamento na nuvem (Dropbox, Google Drive, etc).
(clique no spoiler para abrir)
Para participar do GMBR JAM basta criar um tópico na seção Entregas até o prazo limite do evento (descrito no item "Duração"). Não serão tolerados atrasos no envio dos trabalhos, exceto por motivo de divulgação do tema após o horário previsto.
Os tópicos deverão conter a seguinte formatação:
• Título do tópico
-- Tag [GMBR JAM #02] + nome do jogo: ex: [GMBR JAM #02] Super Quebra Blocos;
• Corpo do tópico
-- Nome do jogo;
-- Ferramenta de criação de jogos utilizada;
-- Descrição: Pequeno texto falando à respeito do projeto, bem como informando comandos/controles e quaisquer outro detalhe que julgue relevante;
-- Imagens de gameplay: Mínimo de 01 imagem (não serão consideradas imagens que exibam apenas o menu principal ou tela-título!);
-- Link para download/jogar: Não nos responsabilizaremos por problemas relacionados à arquivos corrompidos e link quebrado, portanto procure enviar mais de uma opção de servidor e dê preferência por serviços renomados como Dropbox, Google Drive, OneDrive e etc. Para jogos oline (HTML5, Flash, etc.), recomendamos o uso de hospedagem própria, quando possível, ou sites renomados como Game Jolt, Kongregate e afins;
[Opcional]
-- Vídeo de gameplay;
Os tópicos deverão conter a seguinte formatação:
• Título do tópico
-- Tag [GMBR JAM #02] + nome do jogo: ex: [GMBR JAM #02] Super Quebra Blocos;
• Corpo do tópico
-- Nome do jogo;
-- Ferramenta de criação de jogos utilizada;
-- Descrição: Pequeno texto falando à respeito do projeto, bem como informando comandos/controles e quaisquer outro detalhe que julgue relevante;
-- Imagens de gameplay: Mínimo de 01 imagem (não serão consideradas imagens que exibam apenas o menu principal ou tela-título!);
-- Link para download/jogar: Não nos responsabilizaremos por problemas relacionados à arquivos corrompidos e link quebrado, portanto procure enviar mais de uma opção de servidor e dê preferência por serviços renomados como Dropbox, Google Drive, OneDrive e etc. Para jogos oline (HTML5, Flash, etc.), recomendamos o uso de hospedagem própria, quando possível, ou sites renomados como Game Jolt, Kongregate e afins;
[Opcional]
-- Vídeo de gameplay;
É permitido:
• Utilizar qualquer software de criação de jogos, não apenas o Game Maker e suas variações;
• Participar em equipe (apenas o líder da equipe receberá premiação oficial);
• Utilizar recursos audiovisuais de terceiros (obrigatório citação de créditos no tópico e no jogo);
• Utilizar scripts, libs ou DLLs, inclusive de terceiros (Obs. scripts são funções com propósito específico, favor não ""confundir"" com engines inteiras);
É proibido:
• Utilizar engines prontas (você pode extrair algum recurso ou mesmo buscar auxílio em uma engine, mas não poderá simplesmente "adaptar" um jogo pré-existente);
• Enviar um trabalho nitidamente incompleto (se não for possível implementar determinada funcionalidade dentro do prazo, cuide para que isto não comprometa o funcionamento geral do restante!)
• Fazer apologia, dentro do jogo, à qualquer tipo de prática discriminatória e/ou ilícita;
Será desclassificado o jogo que:
• Não possuir relação alguma com o tema proposto;
• Desrespeitar qualquer regra aqui estipulada;
• For entregue após o prazo limite (salvo prorrogação devidamente informada no tópico);
• Apresentar problemas no download/carregamento online ou falha crítica na execução;
• Utilizar qualquer software de criação de jogos, não apenas o Game Maker e suas variações;
• Participar em equipe (apenas o líder da equipe receberá premiação oficial);
• Utilizar recursos audiovisuais de terceiros (obrigatório citação de créditos no tópico e no jogo);
• Utilizar scripts, libs ou DLLs, inclusive de terceiros (Obs. scripts são funções com propósito específico, favor não ""confundir"" com engines inteiras);
É proibido:
• Utilizar engines prontas (você pode extrair algum recurso ou mesmo buscar auxílio em uma engine, mas não poderá simplesmente "adaptar" um jogo pré-existente);
• Enviar um trabalho nitidamente incompleto (se não for possível implementar determinada funcionalidade dentro do prazo, cuide para que isto não comprometa o funcionamento geral do restante!)
• Fazer apologia, dentro do jogo, à qualquer tipo de prática discriminatória e/ou ilícita;
Será desclassificado o jogo que:
• Não possuir relação alguma com o tema proposto;
• Desrespeitar qualquer regra aqui estipulada;
• For entregue após o prazo limite (salvo prorrogação devidamente informada no tópico);
• Apresentar problemas no download/carregamento online ou falha crítica na execução;
A partir desta edição, o Jam escolherá os jogos vencedores através de votação pública por meio de postagem dos usuários em tópico apropriado. Esta medida visa descomplicar o processo de promoção e gerenciamento do evento, uma vez que a comunidade não conta mais com uma equipe formal de avaliação.
Todavia, isto não significa "redução" na qualidade da seleção, já que uma série de diretrizes (listadas abaixo) irão qualificar quais usuários e quais votos serão computados. Da mesma forma, os projetos não ficarão sem uma avaliação e conceito (notas A, B, C, etc.), pois serão eventualmente avaliados como qualquer outro projeto completo publicado aqui na comunidade.
Serão considerados os votos que:
• O autor tiver data de cadastro no fórum maior ou igual a 1 (um) mês, contado a partir da data de abertura do tópico de votação (necessário para evitar a prática de contas falsas, vulgo "fake");
• O autor justificar a sua escolha por meio de comentários relevantes (não será aceito como justificativa dizer que votou em determinado jogo porque "gostou mais dele" ou algo semelhante);
ALERTA:
Competidores que forem flagrados pedindo votos (dentro ou fora da comunidade) em troca de favores, "por amizade" ou quaisquer outros métodos de indução à escolha, serão EXPULSOS do evento por 3 edições. Em caso de reincidência a expulsão será permanente!
Todavia, isto não significa "redução" na qualidade da seleção, já que uma série de diretrizes (listadas abaixo) irão qualificar quais usuários e quais votos serão computados. Da mesma forma, os projetos não ficarão sem uma avaliação e conceito (notas A, B, C, etc.), pois serão eventualmente avaliados como qualquer outro projeto completo publicado aqui na comunidade.
Serão considerados os votos que:
• O autor tiver data de cadastro no fórum maior ou igual a 1 (um) mês, contado a partir da data de abertura do tópico de votação (necessário para evitar a prática de contas falsas, vulgo "fake");
• O autor justificar a sua escolha por meio de comentários relevantes (não será aceito como justificativa dizer que votou em determinado jogo porque "gostou mais dele" ou algo semelhante);
ALERTA:
Competidores que forem flagrados pedindo votos (dentro ou fora da comunidade) em troca de favores, "por amizade" ou quaisquer outros métodos de indução à escolha, serão EXPULSOS do evento por 3 edições. Em caso de reincidência a expulsão será permanente!
Em função da nova metodologia de seleção dos vencedores, uma nova forma de premiação foi criada. Ao invés de receber a medalha padrão no perfil, os 3 (três) primeiros colocados receberão "insígnias" do Jam:
• 1° colocado
• 2° colocado
• 3° colocado
Além disto, há ainda o destaque dos jogos no portal, nas redes sociais da GMBR e o destaque dos vencedores no grupo "Vencedores", conforme comunicado da Administração: https://gmbr.forumeiros.com/t31768-news-titulo-de-vencedor
O intuito desta nova premiação é evitar que a premiação de medalhas nos demais eventos seja depreciada, dado que neles continuará havendo avaliação por meio de jurados.
• 1° colocado
• 2° colocado
• 3° colocado
Além disto, há ainda o destaque dos jogos no portal, nas redes sociais da GMBR e o destaque dos vencedores no grupo "Vencedores", conforme comunicado da Administração: https://gmbr.forumeiros.com/t31768-news-titulo-de-vencedor
O intuito desta nova premiação é evitar que a premiação de medalhas nos demais eventos seja depreciada, dado que neles continuará havendo avaliação por meio de jurados.
- Spoiler:
- Sem perguntas frequentes no momento
(clique no spoiler para abrir)
Última edição por Dotted Chaos em Sex 13 Fev 2015, 11:58, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: GMBR JAM #02
Essa insígnia ficará onde?
Como tô com tempo mesmo, vamos tentar participar mais uma vez
Como tô com tempo mesmo, vamos tentar participar mais uma vez
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: GMBR JAM #02
Logo abaixo das medalhas Zero.
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: GMBR JAM #02
Acho que ficou muito grande o espaço das medalhas do jam no perfil.
Deveriam comprimir mais, ficando menos espaço entre elas, ou, alinhar elas na horizontal:
(1°) (2°) (3°) - ícone das medalhas
0 0 -1 - numero de medalhas
Deveriam comprimir mais, ficando menos espaço entre elas, ou, alinhar elas na horizontal:
(1°) (2°) (3°) - ícone das medalhas
0 0 -1 - numero de medalhas
Re: GMBR JAM #02
Mas é assim esmo que ficará, como o Dotted sugeriu. Mas calma filho estou mexendo nisso agora, tá tudo torto ainda. Vai ficar assim:
FLWS!
FLWS!
Re: GMBR JAM #02
Se tivessem o mesmo empenho pra participar que tem pra reclamar...
Convidado- Convidado
Re: GMBR JAM #02
Alex: Vai ficar bem bom então
Dotted Chaos, Reclamar é mais fácil
Além disso, requer empenho também de quem faz um concurso escolher um bom tema, que estimule o fórum de acordo com o momento dele, ou tente o imprevisto(com grande risco de dar errado).
Dotted Chaos, Reclamar é mais fácil
Além disso, requer empenho também de quem faz um concurso escolher um bom tema, que estimule o fórum de acordo com o momento dele, ou tente o imprevisto(com grande risco de dar errado).
Re: GMBR JAM #02
É como diz aquele ditado, pra quem é ruim de bater falta até o saco atrapalha.Além disso, requer empenho também de quem faz um concurso escolher um bom tema
Convidado- Convidado
Re: GMBR JAM #02
Sei que não tem nada a ver com o JAM, mas o novo perfil ficou show com as pedrinhas do JAM e o itálico
Quero uma verdinha dessa no meu
Quero uma verdinha dessa no meu
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: GMBR JAM #02
Bom, já que temos as novas "medalhas", poderiam atualizar para os vencedores do primeiro JAM neh?
Lukbebalduke- Games Ranking :
Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 2
x 1 x 0 x 0
Re: GMBR JAM #02
Atualizado Pimpi
Vou atualizar para os demais também
Vou atualizar para os demais também
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: GMBR JAM #02
Show de bola esse novo perfil, agora esperando o tema pra levar a primeira verdinha kkkkkk Mas cm um perfil desses da vontade de ter pelomenos uma de cada o.O
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: GMBR JAM #02
Show de bola as Gem, do Jam.
Espero um tema bem abrangente pra poder participar com algo interessante.
E mais itens para incluir na resolução deste ano.
Off
Porque o Dotted Chaos não tem as medalhas no perfil?
Espero um tema bem abrangente pra poder participar com algo interessante.
E mais itens para incluir na resolução deste ano.
Off
Porque o Dotted Chaos não tem as medalhas no perfil?
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: GMBR JAM #02
As medalhas usam o sistema de RPG do Forumeiros e se o usuário não gerar a ficha de personagem (nas preferências do perfil) não irá exibir.
Pessoalmente, preferia que no meu perfil não constasse nenhum desses ícones, mas a única forma que o AlexFC encontrou para mostrar as insígnias do Jam foi usando campos custom (semelhante ao da versão do GM e especialidade).
Pessoalmente, preferia que no meu perfil não constasse nenhum desses ícones, mas a única forma que o AlexFC encontrou para mostrar as insígnias do Jam foi usando campos custom (semelhante ao da versão do GM e especialidade).
Convidado- Convidado
Re: GMBR JAM #02
TEMA TEMA TEMA!!!
To esperando aqui também.
Marcam 12 horas no meu relógio...
EDITADO:
Já refletindo sobre o tema...
To esperando aqui também.
Marcam 12 horas no meu relógio...
EDITADO:
Já refletindo sobre o tema...
Re: GMBR JAM #02
Já estou abrindo o Word pra escrever o roteiro do meu jogo(Já tive uma ideia).
Brenno557- Data de inscrição : 25/10/2014
Reputação : 3
Número de Mensagens : 105
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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