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Como deve ser o arquivo para Android
2 participantes
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Como deve ser o arquivo para Android
Pessoal uma grande dúvida minha sobre esse novo Game Maker e o Android é, como deve ser o planejamento ideal para o executável? Deve ser um arquivo único ou pode usar arquivos externos em pastas?
Pergunto isso pq sabemos que os jogos que usam arquivos externos podem ficar maiores afinal, jogar 100 megas na memoria de uma vez deixa até o pc lento imagine o smartphone.
Estou com um projeto novo que desejo finalmente tornar comercial então não posso embarcar nessa sem saber um detalhe importante como esse.
Pergunto isso pq sabemos que os jogos que usam arquivos externos podem ficar maiores afinal, jogar 100 megas na memoria de uma vez deixa até o pc lento imagine o smartphone.
Estou com um projeto novo que desejo finalmente tornar comercial então não posso embarcar nessa sem saber um detalhe importante como esse.
Re: Como deve ser o arquivo para Android
Anderson, o GM:S trabalha com algo que se chama SANDBOXING.
É onde ficam os arquivos dos games em cada plataforma. No caso do Android os arquivos vão para:
Para ver os demais locais dependendo da plataforma acesse:
http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/file%20handling/file%20system%20limits.html
Você pode carregar um arquivos de imagem por exemplo de duas formas. Usando Included Files ou Texture Pages.
Included Files: É uma pastinha que está na sua arvore de recursos. Nela tu pode colocar qualquer arquivo (arquivos INI, dlls, imagens e etc).
Todos os arquivos nesta pasta vão para aquele caminho mostrado anteriormente.
Daí fica a sua opção carregá-los ou não. Supondo que seja uma sprite, tu usaria:
Confira a documentação aqui
E sprite_delete pra remove-la da memória caso já tenha terminado de usar.
Texture Pages: Esta apenas para Sprites e Backgrounds. Apenas pra usuários da Versão Professional.
Você faz teu game normalmente, mas separando as sprites e backgrounds em grupos de utilização. Exemplo:
GrupoFloresta:
spr_arvore
tile_grama
back_floresta
GrupoLava:
spr_bola_de_fogo
tile_rochedos
back_vulcao
Assim ele carrega a página de texturas correta para cada nível onde se está.
No básico é isso. Há muito o que explanar sobre, mas vai lendo sobre isso.
FLWS!
É onde ficam os arquivos dos games em cada plataforma. No caso do Android os arquivos vão para:
- Código:
/data/data/<package name>
Para ver os demais locais dependendo da plataforma acesse:
http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/file%20handling/file%20system%20limits.html
Você pode carregar um arquivos de imagem por exemplo de duas formas. Usando Included Files ou Texture Pages.
Included Files: É uma pastinha que está na sua arvore de recursos. Nela tu pode colocar qualquer arquivo (arquivos INI, dlls, imagens e etc).
Todos os arquivos nesta pasta vão para aquele caminho mostrado anteriormente.
Daí fica a sua opção carregá-los ou não. Supondo que seja uma sprite, tu usaria:
- Código:
sprite_add("Nome_sprite.png", 5, 0, 0, 0, 0);
Confira a documentação aqui
E sprite_delete pra remove-la da memória caso já tenha terminado de usar.
Texture Pages: Esta apenas para Sprites e Backgrounds. Apenas pra usuários da Versão Professional.
Você faz teu game normalmente, mas separando as sprites e backgrounds em grupos de utilização. Exemplo:
GrupoFloresta:
spr_arvore
tile_grama
back_floresta
GrupoLava:
spr_bola_de_fogo
tile_rochedos
back_vulcao
Assim ele carrega a página de texturas correta para cada nível onde se está.
No básico é isso. Há muito o que explanar sobre, mas vai lendo sobre isso.
FLWS!
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