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falta algo no meu código?

+2
Sewer Crawler
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falta algo no meu código? Empty falta algo no meu código?

Mensagem por Edvaldo 007 Qua 10 Dez 2014, 20:42

Eu estou fazendo um jogo de plataforma, fiz o sistema de andar trocando sprites e tal e fiz a gravidade, mas estou tendo alguns problemas.
falta algo no meu código? Ab57pg
Quando ando para os lados, ele anda na plataforma sem problema. Quando encosto na caixa da direita da imagem, o char bate nela e para de andar. Até aí tudo certo.
Porém quando eu vou para a esquerda e caio na plataforma de baixo ele simplesmente passa por dentro e cai para fora da room. Existe algum código adicional pra checagem de colisão com a plataforma?

Códigos do char:
Spoiler:

Além disso, aproveito para perguntar como eu posso desacelerar a animação do char. os frames passam muito rápido. Tento usar o Image_speed mas não funciona, em que lugar do código exatamente devo colocar ele?


Última edição por Edvaldo 007 em Qua 10 Dez 2014, 21:33, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Sewer Crawler Qua 10 Dez 2014, 20:51

Cola o código que vc tá usando na colisão com a caixa que "vaza".
Ah, e parabéns por postar imagens, no seu pedido de ajuda. "Certas" pessoas daqui, além de postar imagens, deveriam  aprender a usar a vírgula corretamente.
Iria poupar um bocado de tempo.


Última edição por Sewer Crawler em Qua 10 Dez 2014, 21:16, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Edvaldo 007 Qua 10 Dez 2014, 21:04

Qual parte do código? A do "pulo''?
Código:
if place_free (x,y+1)
 {noar=true}
else
 {noar=false}

if noar==true {gravity=0.1}
else {gravity=0}
Eu fiz e a gravidade parou de funcionar (por que só funciona quando entra em colisão com a plataforma).

E mesmo assim, estou usando apenas dois obj, o obj_player e o obj_plataforma (esse chão é uma caixa esticada), não entendo porque não funciona se eu caio de cima para baixo.
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Mensagem por WellingtonBecker Qua 10 Dez 2014, 21:06

Mostre o código de colisão do player com o bloco. A image_speed deve ser colocada no create do player.
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Mensagem por Isaque Onix Qua 10 Dez 2014, 21:11

Código:
//MOVIMENTOS......................................................................
image_speed=0
if keyboard_check(vk_right)
{

if place_free(x+4,y)
 {x=x+4
 sprite_index=spr_dir
 image_index+=1
}
}

if keyboard_check(vk_left)
{

if place_free(x-4,y)
 {x=x-4
 sprite_index=spr_esq
 image_index+=1
}
}

if keyboard_check_released(vk_right)
{sprite_index=spr_par}
if keyboard_check_released(vk_left)
{sprite_index=spr_par2}

//Pulo............................................................................

if place_free (x,y+1)
{noar=true}
else
{noar=false}

if noar==true {gravity=0.1}
else {gravity=0}
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Mensagem por Edvaldo 007 Qua 10 Dez 2014, 21:17

Eu não uso código algum para a colisão, apenas o place_free (x,y+1).
E Isaque, mesmo usando seu código o Bug ainda acontece.


Última edição por Edvaldo 007 em Qua 10 Dez 2014, 21:30, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Isaque Onix Qua 10 Dez 2014, 21:21

infelizmente não posso baixar. mais tente substituir seu codigo de gravidade por esse:

Código:
if place_free (x,y+1)
{noar=true gravity=0.1}
else
{noar=false gravity=0}

mais se quiser, tenho um codigo de gravidade tambem. só olhar nos ultimos assuntos gravidade e movimento em rampas


Última edição por Isaque Onix em Qua 10 Dez 2014, 21:21, editado 1 vez(es)
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Mensagem por WellingtonBecker Qua 10 Dez 2014, 21:21

No evento de colisão do player com o bloco
Código:
move_contact_solid(direction,12) // Impede que o personagem atravesse o chão e as paredes (...)
speed=0 // (...) colocando 0 na velocidade vertical
Marque solid no bloco.
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Mensagem por Edvaldo 007 Qua 10 Dez 2014, 21:29

O Bug ainda acontece, mesmo substituindo o que você disse. Mas valeu por tentar.
Eu dei uma olhada em alguns por aqui, mas eu não queria simplesmente pegar algum já pronto sabe, queria que me dissessem o que está errado no meu, acho que seria melhor pra mim.

Hey, funcionou Wellington, valeu mesmo.
Quanto a velocidade da animação, basta colocar o image_speed no create certo.
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Mensagem por WellingtonBecker Qua 10 Dez 2014, 21:30

Coloque no create image_speed=0.5

De nada, abraços.
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Mensagem por theguitarmester Qui 11 Dez 2014, 10:06

Postei todo um texto explicativo, mas parece que não apareceu. que m3rd pena. bom, vou postar então só o essencial.



O código do Wellington parou a gravidade por ele definiu a variavel speed como zero, parando assim a vspeed(velocidade vertical) que estava levando o jogador para baixo.


O ideal é para só a velocidade vertical, para isso, troque o speed=0 por vspeed=0.
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Mensagem por Fuzenrad Sáb 14 Mar 2015, 12:13

Campeão, sei que o tópico é um pouco antigo, mas não sei se já foi resolvida a sua dúvida, em todo caso fica aqui para consulta de outros usuários:

Esse é o script mais simples de movimentação em plataforma, basta jogar no step do objeto e ele já interage com qualquer objeto sólido presente na tela. É um script de minha autoria mesmo, deixei ele já comentado.

Código:
gravity = 0.3 //atribui gravidade

if !place_free(x,y + vspeed + 1) { //verifica abaixo do objeto
 gravity=0 //seta a gravidade para zero
 vspeed=0 //interrompe a queda
 move_contact_solid(270, vspeed + 1) //move na direção do colisor sólido (para baixo)
 }
 
/* note que o x-3 deve ser igual ao deslocamento do x, no caso 3 */
if keyboard_check(vk_left) { //Pressionar esquerda
   if place_free(x-3,y) x-=3
}

if keyboard_check(vk_right) { //Pressionar direita
   if place_free(x+3,y) x+=3
}

if keyboard_check_pressed(vk_up) {
   vspeed=-8 //dispara verticalmente o jogador (para cima)
}

Lembrando que não tem restrição de pulo no ar, para impedir o "pulo duplo" é só verificar o deslocamento vertical junto do key...pressed(vk_up), assim:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up) and vspeed=0
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