Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Ontem à(s) 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
[AJUDA] Relative X,Y #GML
3 participantes
Página 1 de 1
[AJUDA] Relative X,Y #GML
oi povão! oia eu denovo aqui! pois é sou da Bahia, n estranha meu sotaque!
eu tava fazendo para meu player atirar, so que.. de boa! ele atira o problema é...
o x,y do instance_create esta na room! e n no obj_player. por exemplo! olha o codigo!
entendi/ o x e y, n tem a opção relative que tem no D&D, e pelo que eu me lembre o relative, faz justamente isso, em vez das posições serem usadas na room, tipo 32x32,
e aparecer la em cima no canto superior esquerdo, eles são criado em torno do obj que esta marcado relative! ou seja obj_player, mais em GML n tem essa oção, então quando atiro, a bala aparece la em cima! em vez de sair do meu boneco...
HELP!
o povo fala, se gosto, clica no botão verde do lado!
eu n acho nenhum botão verde!
eu tava fazendo para meu player atirar, so que.. de boa! ele atira o problema é...
o x,y do instance_create esta na room! e n no obj_player. por exemplo! olha o codigo!
- Código:
//Direita
if
keyboard_check_pressed(vk_space)
and
balas>0
and
pentes>0
{
if
estado="direita"
{
instance_create(10,10,bloco_pequeno) // O x,y <<
}
balas-=1
}
entendi/ o x e y, n tem a opção relative que tem no D&D, e pelo que eu me lembre o relative, faz justamente isso, em vez das posições serem usadas na room, tipo 32x32,
e aparecer la em cima no canto superior esquerdo, eles são criado em torno do obj que esta marcado relative! ou seja obj_player, mais em GML n tem essa oção, então quando atiro, a bala aparece la em cima! em vez de sair do meu boneco...
HELP!
o povo fala, se gosto, clica no botão verde do lado!
eu n acho nenhum botão verde!
Última edição por wicttor.sullivan.2 em Qui 04 Dez 2014, 01:50, editado 1 vez(es)
wicttor.sullivan.2- Data de inscrição : 12/11/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [AJUDA] Relative X,Y #GML
Cara, comece a criar tópicos já com as dúvidas no título.
No seu caso é só usar x (que é a posição do objeto usando a função) + quantos pixels você quiser.
Mesma coisa com Y.
Então vai ser sua posição na sala + a quantidade de pixels.
Dá uma olhada no meu site (na assinatura) que tem bastante tutoriais pra iniciantes, provavelmente vai te ajudar. Tem tutoriais específicos pra projéteis também.
No seu caso é só usar x (que é a posição do objeto usando a função) + quantos pixels você quiser.
Mesma coisa com Y.
Então vai ser sua posição na sala + a quantidade de pixels.
Dá uma olhada no meu site (na assinatura) que tem bastante tutoriais pra iniciantes, provavelmente vai te ajudar. Tem tutoriais específicos pra projéteis também.
Re: [AJUDA] Relative X,Y #GML
Crie a bala na posição do player mais a variação desejada:
Ex: instance_create(x+10,y+10,bloco_pequeno);
ou, para criar sobre o player:
instance_create(x,y,bloco_pequeno);
Ex: instance_create(x+10,y+10,bloco_pequeno);
ou, para criar sobre o player:
instance_create(x,y,bloco_pequeno);
Re: [AJUDA] Relative X,Y #GML
gente! queridos! povão! voces! vizinhos! outros!
caso vcs n repararam... eu usei o x e o y! o problema e que as cordenadas vão pra room, e não pra o player!
caso vcs n repararam... eu usei o x e o y! o problema e que as cordenadas vão pra room, e não pra o player!
wicttor.sullivan.2- Data de inscrição : 12/11/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [AJUDA] Relative X,Y #GML
wicttor.sullivan.2 escreveu:gente! queridos! povão! voces! vizinhos! outros!
caso vcs n repararam... eu usei o x e o y! o problema e que as cordenadas vão pra room, e não pra o player!
Não, você não usou o x e y.
Ao invés disso:
instance_create(10,10,bloco_pequeno)
Faça isso:
instance_create(x + 10,y + 10,bloco_pequeno)
x e y são os valores da coordenada do objeto que tá usando a função.
Re: [AJUDA] Relative X,Y #GML
aaaaaa porque n explico isso logo! kkkkkkkkkk
vlw men, vou testar aqui!
vlw men, vou testar aqui!
wicttor.sullivan.2- Data de inscrição : 12/11/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» O que significa essa bendita opção RELATIVE que aparece em todas as ações?
» [AJUDA]Sobre Botoes Interativos[AJUDA]
» [Ajuda] Escalada [Ajuda]
» [AJUDA]Sobre o Forum[AJUDA]
» [ajuda]ajuda com bala
» [AJUDA]Sobre Botoes Interativos[AJUDA]
» [Ajuda] Escalada [Ajuda]
» [AJUDA]Sobre o Forum[AJUDA]
» [ajuda]ajuda com bala
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos