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Mensagem por wicttor.sullivan.2 Qua 03 Dez 2014, 23:17

Oi pessoal Smile, meu nome é Wictor Sullivan, moro em SP-SP, e estou iniciando no Game Maker 8.1, Tava usando D&D, mais ultimamente cerca de uma semana, percebi que o GML, tem lá suas "VANTAGENS", e é ai que bato minha cabeça na parede, o GML é ate fácil de se aprender, mais quem ta iniciando só de ver que é em English, já olha tipo... --\' computador

Eu estou ( na minha opinião ) bem adiantado, pois já consigo fazer jogos de plataforma e Top Down (simples, mais eu que faço <3 ) com bastante facilidade, mais estava lendo um tutorial (Desculpe, era em outro Fórum) sobre como definir o estado do PLAYER.

é bem simples, basta em cada peça de código sobre as teclas cima,baixo,esquerda<,direita>, criar uma variável.

EX:
Código:

if
keyboard_check_pressed(vk_right)
and
!
(place_free(x+0,y+1))
{
x=x+5
y=y+0
estado="direita"  //essa aqui é a variável, eu acho!
}
Esse é o código que eu usei, e funciona perfeitamente ( se encontrar erro acima, cala a boca!, o importante é que funciona!), mais esse código ele não é o problema, ele só faz ativar ou alterar o estado.

Agora sim chegamos!

eu queria que quando o player pula-se, ai colidir com o chão, ou qualquer objeto solido, ele mudasse a sprite para o lado que estivesse ativado, por exemplo, antes de eu pular, o player esta virado para direita, quando ele pulasse mudasse a sprite normalmente, mais ao colidir com o chão ele mudasse de sprite, para a correspondente:

p_direita //parado para direita, esse é o nome da minha sprite...

a peça de código que eu usei foi:


Código:

Tecla -NOKEY- = Nenhuma
if
keyboard_check(vk_nokey)
and
(place_free(x+1,y+0))
{
if estado="direita"
{
sprite_index=p_direita
}
}

Resumo:
Quero que o player ao colidir com o chão, ou quando x=x+1 e y=y+0, mudasse a sprite pra o estado anterior, o ultimo que ele se encontrava.....


Última edição por wicttor.sullivan.2 em Qui 04 Dez 2014, 01:49, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : melhora ortográfica, e alteração do Titulo, para melhor identificação.)
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Mensagem por wicttor.sullivan.2 Qua 03 Dez 2014, 23:18

gente, futucando aqui, descobrir como por codigo no post:

[code][code]

que d+! Smile

ainda esperando um HELP!


Última edição por wicttor.sullivan.2 em Qua 03 Dez 2014, 23:34, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção ortográfica)
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Mensagem por Isaque Onix Qua 03 Dez 2014, 23:57

wicttor.sullivan.2 escreveu:Quero que o player ao colidir com o chão, ou quando x=x+1 e y=y+0, mudasse a sprite pra o estado anterior, o ultimo que ele se encontrava.....
ei cara, ao invés de usar
Código:
x=x+1
y=y+1
x=x-1
y=y-1
voce pode usar
Código:
x+=1
y+=1
x-=1
y-=1

se intendi, ao sair do chão ele muda de sprite e voce quer que quando ele voltar ao chão fique com este sprite de antes de pular...
para fazer isso, voce pode fazer o seguinte:
no create voce coloca:
Código:
preview_sprite=-1
ao pular voce coloca:(vk_up, tecla pra cima...)
Código:
preview_sprite=sprite_index
e na colisão com o chão voce coloca:
Código:
sprite_index=preview_sprite
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Mensagem por wicttor.sullivan.2 Qui 04 Dez 2014, 00:12

Men vlw! kkkkkk
não imaginei que fosse tão fácil!
nossa! kkkkkk

Muito Obrigado Pela Atenção!
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Mensagem por Isaque Onix Qui 04 Dez 2014, 01:06

wicttor.sullivan.2 escreveu:Men vlw! kkkkkk
não imaginei que fosse tão fácil!
nossa! kkkkkk

Muito Obrigado Pela Atenção!

por nada cara, to aki pra tentar ajudar kk
mereço um joinha?
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Mensagem por wicttor.sullivan.2 Qui 04 Dez 2014, 01:15

Achei o gostei! kkkk eu n sabia que era branco, pra min era verde, por isso que nuca achei!

e...

Mereçe Sim! kkkkkkk
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