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Lista dos novos recursos do Game Maker 8
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Lista dos novos recursos do Game Maker 8
Foi anunciado no blog da Yoyo Games uma lista com algumas coisas do que vira de novo no GM8 quando ele for ternimado.
Farei uma tradução no mesmo estilo do anuncio original.
PNG/alfa transparencia/Imagem editor
Game Maker suporta agora sprites e backgrounds com canais alfa. Um canal alfa permite que pixels sejam parcialmente transparente. Com a utilização de canais alfa seus gráficos poderam ter um olhar mais agradável. O formato de arquivo mais usavado para canais alfa é o PNG. Agora arquivos PNG são o padrão para imagens e sprites no Game Maker mas ainda poderá ler todos os outros fotmatos de arquivos. Os editores de sprites e imagens foram reescritos para trabalhar com transparência alfa. Em particular, o editor de imagem foi completamente reescrito, incluindo muitas novas opções de imagem e filtros/efeitos especiais.
Opção de checagem de colisão
As opções de checagem de colisão de sprites mudaram. Você pode agora, por exemplo, indicar se as sub-imagens devem ter todos a mesma ou diferentes máscaras de colisão. Você também pode aumentar e diminuir a máscara e usar um disco como uma máscara.
Importação e exportação de recursos
Agora você pode importar e exportar diversos recursos dos seus jogos. Por exemplo, você pode exportar todos os sprites e importá-los em outro jogo. Ou você pode dar uma cópia do seu gmk para alguém que faça mais algumas rooms e você então pode importar no seu jogo original. Torna-se muito mais fácil para outra pessoa colaborar com seus jogos.
Splash screens que mostram web sites e documentos HTML
(Nota: splash screens são aquelas telas (normalmente imagens) que aparecem antes do programa iniciar)
Agora você pode mostrar splash telas no jogo que visualizam um site ou um arquivo HTML local. Desta forma você pode incorporar, por exemplo, páginas de ajuda em seu jogo de um jeito mais atraente. Existem novas funções de apoio para isso. Também tem algumas opções adicionais para as splash screens.
Time lines
As time lines foram aperfeiçoadas. Elas podem, por exemplo, ser interrompidas e até executar de trás para frente.
Eventos Trigger
(Nota: trigger significa acionador)
Trata-se de um novo tipo de evento que você pode definir e usar em seus objetos. Por exemplo, você pode definir eventos que acontecem quando um objeto chega próximo a um outro objeto, ou quando você pressionar uma combinação de teclas, ou quando você chegar a uma determinada pontuação, etc.
Um novo script/code editor
O editor de script/code embutido foi totalmente reescrito, tornando muito mais fácil de escrever código. Por exemplo, esta pop-up para completamento do nome da função (se refere a imagem a baixo), ajuda para argumentos, correspondência entre parênteses, melhoria da cor de codificação, números de linha, janela flutuante de verificação de erro, e um sistema sofisticado de localização e substituição de funcionalidades.
Novo editor de script
Pequenas alterações
Algumas pequenas alterações incluem: notícias sobre Game Maker mostradas no programa, carregamento muito mais rápido (também quando se inicia jogos), melhor encriptação de executáveis, definição constante em um formulário separado, e algumas melhorias visuais. Uma série de bugs também foram corrigidos.
Pacote de recursos
Game Maker 8.0 vira com um novo conjunto completo de recursos de alta qualidade (sprites, plano de fundo, efeitos sonoros) que você pode usar gratuitamente em seus jogos.
Farei uma tradução no mesmo estilo do anuncio original.
PNG/alfa transparencia/Imagem editor
Game Maker suporta agora sprites e backgrounds com canais alfa. Um canal alfa permite que pixels sejam parcialmente transparente. Com a utilização de canais alfa seus gráficos poderam ter um olhar mais agradável. O formato de arquivo mais usavado para canais alfa é o PNG. Agora arquivos PNG são o padrão para imagens e sprites no Game Maker mas ainda poderá ler todos os outros fotmatos de arquivos. Os editores de sprites e imagens foram reescritos para trabalhar com transparência alfa. Em particular, o editor de imagem foi completamente reescrito, incluindo muitas novas opções de imagem e filtros/efeitos especiais.
Opção de checagem de colisão
As opções de checagem de colisão de sprites mudaram. Você pode agora, por exemplo, indicar se as sub-imagens devem ter todos a mesma ou diferentes máscaras de colisão. Você também pode aumentar e diminuir a máscara e usar um disco como uma máscara.
Importação e exportação de recursos
Agora você pode importar e exportar diversos recursos dos seus jogos. Por exemplo, você pode exportar todos os sprites e importá-los em outro jogo. Ou você pode dar uma cópia do seu gmk para alguém que faça mais algumas rooms e você então pode importar no seu jogo original. Torna-se muito mais fácil para outra pessoa colaborar com seus jogos.
Splash screens que mostram web sites e documentos HTML
(Nota: splash screens são aquelas telas (normalmente imagens) que aparecem antes do programa iniciar)
Agora você pode mostrar splash telas no jogo que visualizam um site ou um arquivo HTML local. Desta forma você pode incorporar, por exemplo, páginas de ajuda em seu jogo de um jeito mais atraente. Existem novas funções de apoio para isso. Também tem algumas opções adicionais para as splash screens.
Time lines
As time lines foram aperfeiçoadas. Elas podem, por exemplo, ser interrompidas e até executar de trás para frente.
Eventos Trigger
(Nota: trigger significa acionador)
Trata-se de um novo tipo de evento que você pode definir e usar em seus objetos. Por exemplo, você pode definir eventos que acontecem quando um objeto chega próximo a um outro objeto, ou quando você pressionar uma combinação de teclas, ou quando você chegar a uma determinada pontuação, etc.
Um novo script/code editor
O editor de script/code embutido foi totalmente reescrito, tornando muito mais fácil de escrever código. Por exemplo, esta pop-up para completamento do nome da função (se refere a imagem a baixo), ajuda para argumentos, correspondência entre parênteses, melhoria da cor de codificação, números de linha, janela flutuante de verificação de erro, e um sistema sofisticado de localização e substituição de funcionalidades.
Novo editor de script
Pequenas alterações
Algumas pequenas alterações incluem: notícias sobre Game Maker mostradas no programa, carregamento muito mais rápido (também quando se inicia jogos), melhor encriptação de executáveis, definição constante em um formulário separado, e algumas melhorias visuais. Uma série de bugs também foram corrigidos.
Pacote de recursos
Game Maker 8.0 vira com um novo conjunto completo de recursos de alta qualidade (sprites, plano de fundo, efeitos sonoros) que você pode usar gratuitamente em seus jogos.
Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
vc vai traduzir o GMK 8.0 todo O.o?
o GMK 8.0 não vai ter negocio de pagar?
(a espera da resposta)
EBA! recursos renovados, e e novos
essa versão vai arrebentar! VLWS pela noticia Kabeção
Até mais
o GMK 8.0 não vai ter negocio de pagar?
(a espera da resposta)
EBA! recursos renovados, e e novos
essa versão vai arrebentar! VLWS pela noticia Kabeção
Até mais
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
Aew,vai ser muito loko =D
kezosh,kreio q tera ke pagar sim!
kezosh,kreio q tera ke pagar sim!
doidobr- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
não né velho.kezosh escreveu:vc vai traduzir o GMK 8.0 todo O.o?
o GMK 8.0 não vai ter negocio de pagar?
(a espera da resposta)
EBA! recursos renovados, e e novos
essa versão vai arrebentar! VLWS pela noticia Kabeção
Até mais
Ele disse que os Resourses do GM 8 serão gratuitos.
E ele não vai traduzir o GM 8 e sim o link que ele mandou
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
ah O.o! pensei malz O.o
vou continuar com a versão gratuita...
(eu lizo,lezo e loko )
um dia eu compro a versão PRO-fissional
Até mais
vou continuar com a versão gratuita...
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Até mais
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
As opções de checagem de colisão de sprites mudaram. Você pode agora, por exemplo, indicar se as sub-imagens devem ter todos a mesma ou diferentes máscaras de colisão. Você também pode aumentar e diminuir a máscara e usar um disco como uma máscara.
Isso foi lindo.
Mas como nem tudo são flores... Pro Game Maker ser quase perfeito, bastava dar suporte à múltiplas paletas de cores (ia ser uma mão na roda pra texturas) e principalmente o uso de mais de uma bounding box para cada sprite.
Esqueci os bugs... Tomara que a versão 8 venha com os bugs corrigidos, de preferência, aqueles mais ridículos tipo a confusão que a b*sta do compilador faz quando se escreve um código errado nos scripts de execução das rooms (o imbecil acusa como erro de objeto).
Se corrigirem isso, talvez eu pague pelo Game Maker.
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
pods crer, eu pensei em procurar o cracker do GMK...
mas é mais fáciu comprar, principalmente q se baixar uma versão pirata
pode vir com vários bugs
Até mais
mas é mais fáciu comprar, principalmente q se baixar uma versão pirata
pode vir com vários bugs
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VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
valeu pela tradu, quando chegar eu vou comprar pois crack nao é legal com a equipe que se mata para produxir o criador, e nao devera custar mais de 60 pila
Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
quanto custa 20 Dolares?
(me interessei geral em comprar o GMK)
vou economisar Dinhero pá comprar
Até mais
(me interessei geral em comprar o GMK)
vou economisar Dinhero pá comprar
Até mais
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
pelo que eu saiba 40 reaiskezosh escreveu:quanto custa 20 Dolares?
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Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
O.o vo começar a economizar agora mesmo!
daqui a uns meses eu posso ter este dinheiro
VLWS!
Até mais
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VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
Pra mim so isso já bastava numa nova versão.M.A.S. escreveu:Mas como nem tudo são flores... Pro Game Maker ser quase perfeito, bastava dar suporte à múltiplas paletas de cores (ia ser uma mão na roda pra texturas).
Economia de espaço com gráficos e sem falar que dava para fazer efeitos muito mais elaborados como uma parte so da roupa dos personagens mudando de cor para fazer um tipo de brilho.
A unica coisa que faz um jogo 2D ter alguma qualidade gráfica hoje em dia são os efeitos.
Com multi-paletas não pediria mais nada (talvez) em questão de efeitos.
Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
MUITO BOM MESMO!tblima123 escreveu:Está aí o link, lembrando, é BETA, más taí:
Link
aceita jogos que só roda no PRO!!!
muito bom! =D
Hélio- Data de inscrição : 02/06/2008
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
Outra coisa...
Tomara que a versão nova venha mais segura do que as atuais. É banal a segurança do projeto. O pior é que tem um bocado de moleques que ficam se achando depois de decompilar um gmkzinho de nada.... kkkkkkkkkkkk Tomara que essa empolgação deles dure um pouco mais que o normal hauhuahuaahu... E olha quem nem é preciso decompilar um exe pra extrair o fonte ¬¬
A única coisa que me deixa realmente p*to é que o Game Maker tá virando praticamente um Flash. Não que seja ruim, pelo contrário, mas é cada vez mais surgem maneiras diferentes pra burlar a segurança do código fonte. ¬¬ sh*t!
Tomara que a versão nova venha mais segura do que as atuais. É banal a segurança do projeto. O pior é que tem um bocado de moleques que ficam se achando depois de decompilar um gmkzinho de nada.... kkkkkkkkkkkk Tomara que essa empolgação deles dure um pouco mais que o normal hauhuahuaahu... E olha quem nem é preciso decompilar um exe pra extrair o fonte ¬¬
A única coisa que me deixa realmente p*to é que o Game Maker tá virando praticamente um Flash. Não que seja ruim, pelo contrário, mas é cada vez mais surgem maneiras diferentes pra burlar a segurança do código fonte. ¬¬ sh*t!
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
Boas…
Sabem me dizer se o GM8 vai ser multi-plataforma? Que da no Linux e Mac?
Sabem me dizer se o GM8 vai ser multi-plataforma? Que da no Linux e Mac?
Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
Hey,kade a lista?
Sobre sua pergunta...eu não sei.
Sobre sua pergunta...eu não sei.
doidobr- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
Hey,kade a lista?
Sobre sua pergunta...eu não sei.
@doidobr
Esse tópico começou a segunda pagina agora, o post do Natch esta no topo, creio que você pensou que era um tópico novo...
@Natch
Ele ainda é BETA, vamos esperar e ver a versão completa, acho que vai sair uma versão pro Linux sim! vlw?
FLWS!
Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
Alex FC escreveu:Hey,kade a lista?
Sobre sua pergunta...eu não sei.
@doidobr
Esse tópico começou a segunda pagina agora, o post do Natch esta no topo, creio que você pensou que era um tópico novo...
@Natch
Ele ainda é BETA, vamos esperar e ver a versão completa, acho que vai sair uma versão pro Linux sim! vlw?
FLWS!
É nem tinha percebido kra,flw por me avisar =D
doidobr- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Lista dos novos recursos do Game Maker 8
GM8 tem que ser mais robusto na parte de Imagem e Audio.
O GM ainda ta em desenvolvimento, daqui um tempo ele tera recursos muito mais completos, e para todas as areas de desenvolvimento de um game.
Sou designer e não programador, pra mim seria util eles melhorarem mais os recursos de IMAGEM e AUDIO.
O GM ainda ta em desenvolvimento, daqui um tempo ele tera recursos muito mais completos, e para todas as areas de desenvolvimento de um game.
Sou designer e não programador, pra mim seria util eles melhorarem mais os recursos de IMAGEM e AUDIO.
STRK999- Data de inscrição : 13/01/2009
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