GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


MapGen - Pt.1

4 participantes

Ir para baixo

MapGen - Pt.1 Empty MapGen - Pt.1

Mensagem por Gonçalves Sáb 25 Out 2014, 20:12

O objetivo do tutorial é ajudar a entender como construir um mapgen num jogo 2D top-down e os conhecimentos podem até servir para outros tipos de generators de estilos de jogos diferentes, espero que consiga ser claro com a explicação.

ARRAYS

Para fazer um mapgen, precisamos criar uma array 2d e "populá-la" com valores, que depois serão usadas como referência para a colocação de tiles. Para quem não conhece como as arrays funcionam, tentarei uma breve explicação: as arrays são variáveis que têm diversos índices (0 a 32000), nesses indíces, podem ser colocados quaisquer valores normais de uma variável. Uma ilustração de array[] de 3 índices (0 a 2):

MapGen - Pt.1 KBlCdc3

Nesses índices, como dito antes, podemos inserir valores como em variáveis, tendo como nome da nossa array array[] mesmo, poderíamos manipulá-la assim:

Código:
array[0]=1
array[1]="casa"
array[2]=5.8861

Assim, teríamos como resultado:

MapGen - Pt.1 KTG86DA

Já nas array 2D, não temos só uma linha com várias colunas, passamos a ter 0-32000 linhas e 0-32000 colunas, uma array 2D com 3 linhas e três colunas seria representada, ilustrativamente, dessa forma:

MapGen - Pt.1 MrhGa81

Podendo, da mesma forma, manipular como na 1D, portando devemos especificar a [linha,coluna] que queremos editar:

Código:
array[2,0]=32
array[1,1]="casa"
array[0,2]="axasdw"
array[2,2]=4.8

Podemos representar isso com:

MapGen - Pt.1 7TsYvUO

Para fazer um mapgen usaremos exatamente o mesmo conceito, só que numa array bem maior.

FOR


Para fazer também precisaremos do pesadelo da maior parte da galera aqui: o FOR. pale

Para explicar o FOR, antes vou explicar o REPEAT, já que o FOR é um REPEAT mais complexo. O tal REPEAT faz com que um certo código ocorra X vezes diretamente (no mesmo frame de jogo), travando o mesmo se necessário (caso de algoritmos muitos pesados). Um exemplo:

[Create]
Código:
repeat(5)
{
     show_message("REPEAT")
}

Isso faria essa mensagem aparecer 5 vezes seguidas. Agora, um exemplo mais complexo:

Código:
var Repeats=0;

//Antes do repeat, nossa var ainda é 0

repeat(5)
{
     show_message("Repeats: "+string(Repeats))
     Repeats+=1
}

Agora mostraremos uma mensagem onde na primeiro teríamos Repeats: 0, na próxima Repeats: 1, e depois Repeats:2, assim por diante...

Agora, se quisessemos criar e preencher uma array 1D de 5 índices, poderiamos fazer o seguinte:

Código:
var I=0; //var que usaremos da mesma forma que Repeats acima

//Antes do repeat, nossa var ainda é 0

repeat(5)
{
     Array[I]=5
     I+=1
}

Nisso teremos preenchido nossa array até o indíce 4 (ou seja, 5 índices - 0 a 5) com o valor 5:

MapGen - Pt.1 KpzuBMD

Agora, se fazemos isso, por exemplo:

Código:
var I=0; //var que usaremos da mesma forma que Repeats acima

//Antes do repeat, nossa var ainda é 0

repeat(5)
{
     Array[I]=I*5
     I+=1
}

Resultado seria:

MapGen - Pt.1 BJs2W4b

Já que o primeiro slot foi preenchido quando I era 0, e 0*5=0. No segundo slot, I era 1, e 1*5=5. No terceiro slot era 2, e 2*5=10, assim por diante...

Agora o FOR, ele é a simplificação desse sistema aí de cima que fizemos, "traduzindo" pro FOR, teriamos isso:

Código:
for(I=0;I<5;I+=1)
{
     Array[I]=I*5
}

A primeira parte do for (I=0) nós criamos uma variável, como fizemos antes do repeat acima. Na segunda parte (do meio) nós defnimos a condição pro repeat continuar "rodando": ao invés de definir o número de repeats, no FOR nós definimos a condição pra ele não parar, só isso. No caso acima colocamos I<5, ou seja, enquanto I for menor que 5, o loop continua, logo, começando de 0, teremos nosso repeat acontecendo 5x. A terceira parte é a variável que será acrescido no fim do final, como acima, simplesmente colocamos o I pra aumentar em 1.

Para a gente definir a array 1D, usamos um for, tranquilo, mas para uma 2D, teremos que usar dois FOR casados. Como assim? Um FOR dentro do outro, isso mesmo, assim faremos ele passar por todas as linhas e colunas da array:

Código:
for(I=0;I<10;I+=1)
     for(J=0;J<10;J+=1)
          Array[I,J]=8

Você pode estranhar de cara isso, sem problema, aconteceu comigo também. Só bem depois de muito usar que fui entender. O resultado é uma array de 10 linhas e 10 colunas, com TODAS as slots preenchidas com o valor 8.

Como aplicar isso tudo num mapgen? Simples. Se criarmos uma array de 10 colunas e 8 linhas (10x8):

MapGen - Pt.1 NvRfhvW

Na geração, iriamos preencher as slots com valores que definiriam se seria, por exemplo: grama, água, terra ou árvore.

Podemos dar a cada elemento desse um valor:

0: Grama (vou mostrar com a cor base que usei nas demonstrações acima)
1: Água (usarei azul para mostrar as slots de valores 1, de água)
2: Terra (usarei marrom para mostrar as slots de valores 2, de terra)
3: Árvore (usarei azul para mostrar as slots de valores 3, de árvore)

Começariamos criando a array e definindo tudo como grama:

Código:
for(I=0;I<10;I+=1)
     for(J=0;J<8;J+=1)
          Map[I,J]=0

Usando irandom() num repeat já poderiamos começar a mudar alguns valores por ali, correto? Exemplo:

Código:
repeat(5)
{
     var Rx=irandom(9) //pegamos um valor de 0 a 9 para usar
     var Ry=irandom(7) //pegamos um valor de 0 a 7 para usar
    
     //Dessa forma, teremos (0-9,0-7), e assim podemos mudar na array

     Map[Rx,Ry]=1
}

Isso de pegar uma linha e coluna e preencher num slot da array vai acontecer 5x, o resultado seria mais ou menos esse:

MapGen - Pt.1 RVy1D8b

Claro, esse é só um de milhares de possíveis resultados. Com mais um pouco de complexidade já poderiamos transformar nossa array e algo do tipo:

MapGen - Pt.1 PYoz3HW

Fazendo o que só passei acima dificilmente teriamos um resultado assim com "blocos" de água e terra, mas vou passar uma forma de fazer isso a seguir.

Ficou bem grande já, na próxima parte vou entrar mais com a parte de códigos.

Flw! Smile
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : MapGen - Pt.1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

MapGen - Pt.1 Empty Re: MapGen - Pt.1

Mensagem por fredcobain Ter 18 Nov 2014, 23:41

Gonçalves, mais uma vez foi muito feliz nessa grande contribuição.

O assunto é de grande valia e interesse.
O tutorial está impecável (ilustração, explicação, identação e clareza).

Está aprovadíssimo (com louvor).

E digo mais, essa série tem tudo pra entrar no Staff Choice!

=)
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : MapGen - Pt.1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

MapGen - Pt.1 Empty Re: MapGen - Pt.1

Mensagem por Lauro Qui 20 Nov 2014, 13:25

Legal, eu já até pensei em fazer um gerador de objetos em um side scroller parecido com o que temos em terraria.
Usando seu método dá pra fazer isso, o único problema é verificar se o jogador consegue caminhar livremente.
Lauro
Lauro

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios : MapGen - Pt.1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

MapGen - Pt.1 Empty Re: MapGen - Pt.1

Mensagem por jose rocha Qui 11 Dez 2014, 18:40

Caro amigo, isto sim é um tutorial 5 estrelas.

Obrigado por teres enriquecido a minha mente. santa
jose rocha
jose rocha

Data de inscrição : 06/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 76
Prêmios : MapGen - Pt.1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

MapGen - Pt.1 Empty Re: MapGen - Pt.1

Mensagem por Gonçalves Qui 11 Dez 2014, 21:47

Opa, vlw galere! s2

Como ninguém tinha postado no tópico (quase um mês pro Fred fazer uma caridade) eu deixei de lado e acho que perdi a segunda parte do tutorial, que estava fazendo. Vou ver se refaço nos próximo dias. ;)
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : MapGen - Pt.1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

MapGen - Pt.1 Empty Re: MapGen - Pt.1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos