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Gui interativo e randomizar

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Mensagem por Lunion4saken Sáb 25 Out 2014, 08:16

Eu estou a tentar fazer um jogo em que preciso de fazer um gui interativo, como é que faço um? A única solução que achei era meter um montam de botões escondidos e depois quando é necessário eles eram transportados para o local exato mas isso demoraria muito tempo existe alguma maneira mais fácil?

E a outra pergunta é se dá para fazer algo parecido como o terraria em que criava um mundo randomico, eu sei que preciso de criar padrões e depois existe alguma maneira dos fazer repetir de maneiras randomicas ou a única maneira era criar rooms e depois se clicar num botão qualquer randomizar e ir parar numa desses rooms.
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Mensagem por jose rocha Sáb 25 Out 2014, 10:46

Boas, em relação á segunda pergunta:

Gerar terrenos aleatórios tipo terraria é um processo muito complexo, de facto terá de ter imenso conhecimento de programação mas se você entende um pouco de inglês tenho um excelente tutorial para lhe passar que explica esse método e ainda gera terreno infinito.

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Mensagem por douglas444 Sáb 25 Out 2014, 11:01

Não entendi muito bem sua primeira pergunta. Não basta usar uma outra room para tal menu? Ou será que você está falando de um menu que surge com o jogo ainda em processo? Especifique melhor.
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Mensagem por Lunion4saken Sáb 25 Out 2014, 13:39

Estava a falar de um menu que surge durante o jogo
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Mensagem por WellingtonBecker Sáb 25 Out 2014, 13:44

Lunion4saken escreveu:Estava a falar de um menu que surge durante o jogo

Para isso você pode usar variáveis booleanas como true e false por exemplo.
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Mensagem por jose rocha Dom 26 Out 2014, 14:02

Afinal a sua dúvida era bem simples, veja os tutoriais de  variáveis e verá que aquilo que quer é bem simples de fazer. Aqui vai um exemplo bem simples:

Vamos supor quer quer que esse menu apareça quando se carrega na tecla enter, declare uma variável no inicio da sua rom ou onde quiser:

global.meumenu = 0 // Aqui declarou a variável "meumenu" como negativo e contêm "global" para que essa variável seja válida nas outras roms (níveis)


num objecto com o evento "step" escreva:

if keyboard_check_pressed(vk_enter) // Se o jogador pressionou a tecla "enter"
{
global.meumenu = 1 // Carregou a tecla então esta variável se torna positiva.
aqui chame o seu menu (claro que terá de fazer esse menu)
}

// Agora você sabe sempre quando o menu está activo através da variável "global.meumenu", isto serve para seu controle ou seja certas coisas não podem acontecer no jogo enquanto este menu está activo, então elas só acontecem se esta variável estiver a 0 (negativa) mas terá de usa-la nos outros objectos com "if".

Lembre-se que na parte em que o jogador sai do seu menu terá de:

global.meumenu = 0 // agora vira o disco e toca o mesmo, o menu só aparece se carregar novamente em "enter".

Tentei ajudar da maneira que pude espero ter ajudado em vez de ter confundido mais ainda. de qualquer maneira se tiver alguma duvida apenas pergunte.
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Mensagem por Lunion4saken Dom 26 Out 2014, 18:02

Ao andar a fazer o meu jogo, presiso de criar objectos mas atravez de codigos e quando foi procurar so encontrei object_add() que já não existe, eu poderei criar objetos com algum código?

eu quero criar um objecto e não o por dentro do room isso já sei como se faz instance_create(x,y,obj)
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Mensagem por jose rocha Dom 26 Out 2014, 18:44

Lunion4saken escreveu:Ao andar a fazer o meu jogo, presiso de criar objectos mas atravez de codigos e quando foi procurar so encontrei  object_add() que já não existe, eu poderei criar objetos com algum código?

eu quero criar um objecto e não o por dentro do room isso já sei como se faz instance_create(x,y,obj)

Explique melhor aquilo que pretende porque não entendi bem.

Se quer criar um objecto mas não o ter na room então nunca servirá para nada.

Mas se quer chamar código apenas ponha esse código num script e chame o script. Tão simples quanto isso.
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Mensagem por Lunion4saken Seg 27 Out 2014, 14:59

o que quero é criar o objecto so disse aquilo do instance_create para dizer que já sei usar esse codigo eu queria era criar um objecto totalmente novo apartir de codigos
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Mensagem por jose rocha Seg 27 Out 2014, 15:13

não dá para entender mesmo e para ser sincero até fiquei curioso.

Poste aqui um exemplo daquilo que quer fazer mas sem os códigos que não sabe. aí talvez eu entenda.
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Mensagem por Lunion4saken Ter 28 Out 2014, 15:55

o que eu quero fazer é criar um objecto novo, por os eventos, os actions,etc,atravez de codigos porque vou presisar de fazer uns 100 objectos iguais com variaveis diferentes e atravez de codigo se turnaria mais facil.
É extamente igual a como criar um room

varivavel_room = room_add()
room_set_view(variavel_room,0,1,0,0,250,250,0,0,500,500,32,32,2,2,obj_jogador)

queria fazer tipo isto mas para criar um objecto

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Mensagem por Isaque Onix Ter 28 Out 2014, 16:41

impossivel, o game maker requer a criaçao de pelomenos 1 objeto e 1 room para iniciar (de acordo com meus estudos...)

mais, voce pode colocar isso no codigo da primeira room e com um room_goto(varivavel_room)
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Mensagem por Lunion4saken Ter 28 Out 2014, 17:29

isso eu sei mas depois podes criar os rooms que quiseres atravez de codigos agora objectos é que eu não sei
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Mensagem por WellingtonBecker Ter 28 Out 2014, 18:35

Não é possível criar objetos sem ser pela própria interface do game maker. Você pode no máximo criar um create para cada objeto na room.
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Mensagem por Isaque Onix Ter 28 Out 2014, 19:55

WellingtonBecker escreveu:Não é possível criar objetos sem ser pela própria interface do game maker. Você pode no máximo criar um create para cada objeto na room.

pelo game maker 8 tem como com o object_add(), mais pelo gms não.
ex:
Código:
novo_objeto=object_add()
oc=instance_create(0,100,novo_objeto)
with(oc){
sprite_index=sprite0
x+=2
}
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Mensagem por WellingtonBecker Ter 28 Out 2014, 20:02

Isaque Onix escreveu:
WellingtonBecker escreveu:Não é possível criar objetos sem ser pela própria interface do game maker. Você pode no máximo criar um create para cada objeto na room.

pelo game maker 8 tem como com o object_add(), mais pelo gms não.
ex:
Código:
novo_objeto=object_add()
oc=instance_create(0,100,novo_objeto)
with(oc){
sprite_index=sprite0
x+=2
}

Sim, ele já havia citado esse comando antes, mas ele quer para o GMS.
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Mensagem por Isaque Onix Ter 28 Out 2014, 20:36

foi mal, nao li, to meio "corrido" aqui, mais se o caso e criar varios objetos, pode criar os objetos mesmo, ou criar instancias configuradas de modos diferentes.

tipo:
EXEMPLO DE JOGO:
e obivio que nao e isso que voce quer, mais e opicional, ja que voce nao pode usar a funçao object_add()
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