GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Gui interativo e randomizar

5 participantes

Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Gui interativo e randomizar

Mensagem por Lunion4saken Sáb 25 Out 2014, 08:16

Eu estou a tentar fazer um jogo em que preciso de fazer um gui interativo, como é que faço um? A única solução que achei era meter um montam de botões escondidos e depois quando é necessário eles eram transportados para o local exato mas isso demoraria muito tempo existe alguma maneira mais fácil?

E a outra pergunta é se dá para fazer algo parecido como o terraria em que criava um mundo randomico, eu sei que preciso de criar padrões e depois existe alguma maneira dos fazer repetir de maneiras randomicas ou a única maneira era criar rooms e depois se clicar num botão qualquer randomizar e ir parar numa desses rooms.
Lunion4saken
Lunion4saken

Data de inscrição : 22/09/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por jose rocha Sáb 25 Out 2014, 10:46

Boas, em relação á segunda pergunta:

Gerar terrenos aleatórios tipo terraria é um processo muito complexo, de facto terá de ter imenso conhecimento de programação mas se você entende um pouco de inglês tenho um excelente tutorial para lhe passar que explica esse método e ainda gera terreno infinito.

jose rocha
jose rocha

Data de inscrição : 06/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por douglas444 Sáb 25 Out 2014, 11:01

Não entendi muito bem sua primeira pergunta. Não basta usar uma outra room para tal menu? Ou será que você está falando de um menu que surge com o jogo ainda em processo? Especifique melhor.
douglas444
douglas444

Data de inscrição : 13/02/2012
Reputação : 25
Número de Mensagens : 220
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por Lunion4saken Sáb 25 Out 2014, 13:39

Estava a falar de um menu que surge durante o jogo
Lunion4saken
Lunion4saken

Data de inscrição : 22/09/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por WellingtonBecker Sáb 25 Out 2014, 13:44

Lunion4saken escreveu:Estava a falar de um menu que surge durante o jogo

Para isso você pode usar variáveis booleanas como true e false por exemplo.
WellingtonBecker
WellingtonBecker

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por jose rocha Dom 26 Out 2014, 14:02

Afinal a sua dúvida era bem simples, veja os tutoriais de  variáveis e verá que aquilo que quer é bem simples de fazer. Aqui vai um exemplo bem simples:

Vamos supor quer quer que esse menu apareça quando se carrega na tecla enter, declare uma variável no inicio da sua rom ou onde quiser:

global.meumenu = 0 // Aqui declarou a variável "meumenu" como negativo e contêm "global" para que essa variável seja válida nas outras roms (níveis)


num objecto com o evento "step" escreva:

if keyboard_check_pressed(vk_enter) // Se o jogador pressionou a tecla "enter"
{
global.meumenu = 1 // Carregou a tecla então esta variável se torna positiva.
aqui chame o seu menu (claro que terá de fazer esse menu)
}

// Agora você sabe sempre quando o menu está activo através da variável "global.meumenu", isto serve para seu controle ou seja certas coisas não podem acontecer no jogo enquanto este menu está activo, então elas só acontecem se esta variável estiver a 0 (negativa) mas terá de usa-la nos outros objectos com "if".

Lembre-se que na parte em que o jogador sai do seu menu terá de:

global.meumenu = 0 // agora vira o disco e toca o mesmo, o menu só aparece se carregar novamente em "enter".

Tentei ajudar da maneira que pude espero ter ajudado em vez de ter confundido mais ainda. de qualquer maneira se tiver alguma duvida apenas pergunte.
jose rocha
jose rocha

Data de inscrição : 06/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por Lunion4saken Dom 26 Out 2014, 18:02

Ao andar a fazer o meu jogo, presiso de criar objectos mas atravez de codigos e quando foi procurar so encontrei object_add() que já não existe, eu poderei criar objetos com algum código?

eu quero criar um objecto e não o por dentro do room isso já sei como se faz instance_create(x,y,obj)
Lunion4saken
Lunion4saken

Data de inscrição : 22/09/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por jose rocha Dom 26 Out 2014, 18:44

Lunion4saken escreveu:Ao andar a fazer o meu jogo, presiso de criar objectos mas atravez de codigos e quando foi procurar so encontrei  object_add() que já não existe, eu poderei criar objetos com algum código?

eu quero criar um objecto e não o por dentro do room isso já sei como se faz instance_create(x,y,obj)

Explique melhor aquilo que pretende porque não entendi bem.

Se quer criar um objecto mas não o ter na room então nunca servirá para nada.

Mas se quer chamar código apenas ponha esse código num script e chame o script. Tão simples quanto isso.
jose rocha
jose rocha

Data de inscrição : 06/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por Lunion4saken Seg 27 Out 2014, 14:59

o que quero é criar o objecto so disse aquilo do instance_create para dizer que já sei usar esse codigo eu queria era criar um objecto totalmente novo apartir de codigos
Lunion4saken
Lunion4saken

Data de inscrição : 22/09/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por jose rocha Seg 27 Out 2014, 15:13

não dá para entender mesmo e para ser sincero até fiquei curioso.

Poste aqui um exemplo daquilo que quer fazer mas sem os códigos que não sabe. aí talvez eu entenda.
jose rocha
jose rocha

Data de inscrição : 06/10/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 76
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por Lunion4saken Ter 28 Out 2014, 15:55

o que eu quero fazer é criar um objecto novo, por os eventos, os actions,etc,atravez de codigos porque vou presisar de fazer uns 100 objectos iguais com variaveis diferentes e atravez de codigo se turnaria mais facil.
É extamente igual a como criar um room

varivavel_room = room_add()
room_set_view(variavel_room,0,1,0,0,250,250,0,0,500,500,32,32,2,2,obj_jogador)

queria fazer tipo isto mas para criar um objecto

Lunion4saken
Lunion4saken

Data de inscrição : 22/09/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por Isaque Onix Ter 28 Out 2014, 16:41

impossivel, o game maker requer a criaçao de pelomenos 1 objeto e 1 room para iniciar (de acordo com meus estudos...)

mais, voce pode colocar isso no codigo da primeira room e com um room_goto(varivavel_room)
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por Lunion4saken Ter 28 Out 2014, 17:29

isso eu sei mas depois podes criar os rooms que quiseres atravez de codigos agora objectos é que eu não sei
Lunion4saken
Lunion4saken

Data de inscrição : 22/09/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 19
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por WellingtonBecker Ter 28 Out 2014, 18:35

Não é possível criar objetos sem ser pela própria interface do game maker. Você pode no máximo criar um create para cada objeto na room.
WellingtonBecker
WellingtonBecker

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por Isaque Onix Ter 28 Out 2014, 19:55

WellingtonBecker escreveu:Não é possível criar objetos sem ser pela própria interface do game maker. Você pode no máximo criar um create para cada objeto na room.

pelo game maker 8 tem como com o object_add(), mais pelo gms não.
ex:
Código:
novo_objeto=object_add()
oc=instance_create(0,100,novo_objeto)
with(oc){
sprite_index=sprite0
x+=2
}
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por WellingtonBecker Ter 28 Out 2014, 20:02

Isaque Onix escreveu:
WellingtonBecker escreveu:Não é possível criar objetos sem ser pela própria interface do game maker. Você pode no máximo criar um create para cada objeto na room.

pelo game maker 8 tem como com o object_add(), mais pelo gms não.
ex:
Código:
novo_objeto=object_add()
oc=instance_create(0,100,novo_objeto)
with(oc){
sprite_index=sprite0
x+=2
}

Sim, ele já havia citado esse comando antes, mas ele quer para o GMS.
WellingtonBecker
WellingtonBecker

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por Isaque Onix Ter 28 Out 2014, 20:36

foi mal, nao li, to meio "corrido" aqui, mais se o caso e criar varios objetos, pode criar os objetos mesmo, ou criar instancias configuradas de modos diferentes.

tipo:
EXEMPLO DE JOGO:
e obivio que nao e isso que voce quer, mais e opicional, ja que voce nao pode usar a funçao object_add()
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Gui interativo e randomizar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gui interativo e randomizar Empty Re: Gui interativo e randomizar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos