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[Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
4 participantes
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[Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Eu sinceramente não consigo entender os tutorias aqui do fórum sobre resolução de celulares e tal, e isso é o que anda me impedindo de entrar na área de criação para android.
Mas eu acho que não preciso de tudo que é mostrado nos tutoriais, pois não quero fazer nada que vá além de calculadoras e jogos cuja room aparece por inteiro na tela.
Por isso eu queria que alguém me dissesse simplesmente os valores necessários para que eu inicie meus projetos.
Tenho dúvidas quanto ao tamanho da room e quanto a posição dos objetos dispostos nela.
Se eu, por exemplo, quiser fazer uma calculadora comum, que rode na maioria dos celulares, que tamanho a room deve ter? Os botões devem se dispor de que forma para que não sejam cortados nem deformados?
Mas eu acho que não preciso de tudo que é mostrado nos tutoriais, pois não quero fazer nada que vá além de calculadoras e jogos cuja room aparece por inteiro na tela.
Por isso eu queria que alguém me dissesse simplesmente os valores necessários para que eu inicie meus projetos.
Tenho dúvidas quanto ao tamanho da room e quanto a posição dos objetos dispostos nela.
Se eu, por exemplo, quiser fazer uma calculadora comum, que rode na maioria dos celulares, que tamanho a room deve ter? Os botões devem se dispor de que forma para que não sejam cortados nem deformados?
douglas444- Data de inscrição : 13/02/2012
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Amigo, você pode usar uma resolução de 800x480, podendo fazer uma room com essa mesma medida também.
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Vlw pela resposta, já dá pra iniciar algo hehe
Mas is objetos serão deformados ou algo será cortado da tela?
Mas is objetos serão deformados ou algo será cortado da tela?
douglas444- Data de inscrição : 13/02/2012
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
douglas444 escreveu:Vlw pela resposta, já dá pra iniciar algo hehe
Mas is objetos serão deformados ou algo será cortado da tela?
A principio nunca tive problemas com essa resolução. Se for usar um Draw, utilize o evento Draw Gui.
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Estava pesquisando e vi que alguns celulares costumam cortar a imagem em no máximo 60px. Se eu deixar a view com 800x480 e a room com 920x600, e sempre colocar os objetos dentro da view, de modo que sobre 60px de room vazia nas laterais, será se evitarei este problema? Sabe algo sobre isso?WellingtonBecker escreveu:douglas444 escreveu:Vlw pela resposta, já dá pra iniciar algo hehe
Mas is objetos serão deformados ou algo será cortado da tela?
A principio nunca tive problemas com essa resolução. Se for usar um Draw, utilize o evento Draw Gui.
douglas444- Data de inscrição : 13/02/2012
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Tem esse tuto do @cascavelo, é muito bom utilizo nos meus projetos.
https://gmbr.forumeiros.com/t23783-android-adaptando-o-jogo-a-resolucoes-diferentes
https://gmbr.forumeiros.com/t23783-android-adaptando-o-jogo-a-resolucoes-diferentes
aminaro- Games Ranking :
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Mas eu não dou conta de entender esse tutorial ;-;
Será se você poderia me passar um engine de uma room criada com base nesse tutorial?
Será se você poderia me passar um engine de uma room criada com base nesse tutorial?
douglas444- Data de inscrição : 13/02/2012
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
https://drive.google.com/file/d/0B0oyyWu59ahKOENrd0JWell4R2s/view?usp=sharing
Qual quer coisa se nao entender me add skype.
wenderson__silva@hotmail.com
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aminaro- Games Ranking :
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Olha baixei essa engine pra conferir, e no primeiro teste notei que na lateral do celular a imagem da tartaruga foi só até a adaga (e observando a spriter a imagem vai um pouco alem da adaga) e tbm na parte inferior, o pé da tartaruga foi cortado.
eu costumo usar resolução de 540x960 e até agora nenhuma reclamação testei em um tablet e em um celular e nada foi cortado, tbm coloco full scale em global game setting
flw
eu costumo usar resolução de 540x960 e até agora nenhuma reclamação testei em um tablet e em um celular e nada foi cortado, tbm coloco full scale em global game setting
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Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Aminaro, assim que eu puder testo sua engine. Enquanto isso deixe eu pegar mais informações hehe
Gonzo, tenho algumas perguntas
1) Esse é o valor que você coloca no View da room, não é?
2) A room tem que ter um tamanho específico para que funcione?
3) Existe algum limite para colocar os objetos na room de forma que nenhum seja cortado?
4) Usa algum código para adaptar a resolução? Qual?
5) As dimensões dos sprites se relacionam de alguma forma com tudo isso?
6) O que diabos eu preciso fazer para criar um jogo/aplicativo que não fique distorcido e que não seja cortado?
Gonzo, tenho algumas perguntas
1) Esse é o valor que você coloca no View da room, não é?
2) A room tem que ter um tamanho específico para que funcione?
3) Existe algum limite para colocar os objetos na room de forma que nenhum seja cortado?
4) Usa algum código para adaptar a resolução? Qual?
5) As dimensões dos sprites se relacionam de alguma forma com tudo isso?
6) O que diabos eu preciso fazer para criar um jogo/aplicativo que não fique distorcido e que não seja cortado?
douglas444- Data de inscrição : 13/02/2012
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
douglas444 escreveu:Estava pesquisando e vi que alguns celulares costumam cortar a imagem em no máximo 60px. Se eu deixar a view com 800x480 e a room com 920x600, e sempre colocar os objetos dentro da view, de modo que sobre 60px de room vazia nas laterais, será se evitarei este problema? Sabe algo sobre isso?WellingtonBecker escreveu:douglas444 escreveu:Vlw pela resposta, já dá pra iniciar algo hehe
Mas is objetos serão deformados ou algo será cortado da tela?
A principio nunca tive problemas com essa resolução. Se for usar um Draw, utilize o evento Draw Gui.
O que posso te dizer é que não existe uma formula mágica para fazer jogos mobiles, você pode tentar, mas uma compatibilidade universal em mobiles é impossível. Temos varias versões de Android e milhares de smartphones e tablets de empresas diferentes.
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Concordo com o brother WellingtonBecker ' não há compatibilidade universal em mobiles'
douglas444 vou achar uma engine aqui e posto ela pra vc é um metodo bem tosco mais funciona hehe
amanha posto aqui mesmo..
douglas444 vou achar uma engine aqui e posto ela pra vc é um metodo bem tosco mais funciona hehe
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Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [Android] Ajuda com resolução e tamanho da room
Esse engine que passei eu coloquei uma altura padrao que nao sofrerar modificacao.
Ja a largura ela sera ajustanda conforme o aspect ratio do android, pois as telas tem resolucoes diferentes e o ideia e fazer o jogo e testar em disposito q tenha resolucao diferente pra que quando usar em um android de resolucao diferente nao desapareça partes do jogo importantes.
Eu uso ela tranquila nos games pra android e funciona de boa.
Vou ver se faco essa engine em dois dispositivos de resolucao diferente pra voce.
Ja a largura ela sera ajustanda conforme o aspect ratio do android, pois as telas tem resolucoes diferentes e o ideia e fazer o jogo e testar em disposito q tenha resolucao diferente pra que quando usar em um android de resolucao diferente nao desapareça partes do jogo importantes.
Eu uso ela tranquila nos games pra android e funciona de boa.
Vou ver se faco essa engine em dois dispositivos de resolucao diferente pra voce.
aminaro- Games Ranking :
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