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Minha Galeria de trabalhos com Blender Empty Minha Galeria de trabalhos com Blender

Mensagem por Mateus O de Andrade Qui 25 Set 2014, 07:48

Bom dia pessoal, tudo bem?
Depois de literalmente ANOS pensando em trabalhar com modelagem 3D, ontem eu finalmente dei inicio nesse caminho.

Assisti alguns tutoriais de BLENDER para conhecer as ferramentas e dai comecei meu trabalho.
Depois de 3 longas horas finalmente cheguei onde eu queria (não sei se 3 horas é bom ou ruim devido ao resultado).

Aqui está meu trabalho:

Minha Galeria de trabalhos com Blender 2rcxw1e

Minha Galeria de trabalhos com Blender 2qimlpk

A modelagem está "quase como eu quero, tem aquela parte da ponta que tem uma aresta que eu não queria que estivesse ali mas não consegui tirar. Ainda falta fazer o pomo e dar uma trabalhada no cabo.
Como a renderização não ficou boa eu tire um "SS" e postei as imagens.

Esse é o resultado da renderização em tempo real (que foi o que melhor ficou):

Minha Galeria de trabalhos com Blender Ju7rxd

A sombra está muito forte ainda e eu não consegui fazer o efeito de reflexo que eu queria na lâmina.

Pessoal peço sua opinião e principalmente DICAS, pois nunca havia mexido em BLENDER ou qualquer outro modelador. Gostaria de saber onde consigo texturas e materiais para aplicação nos trabalhos (se é que estes últimos são possíveis baixar).

Bom pessoal, minha ideia é de, no futuro, fazer itens para jogos e power ups e talvez personagens.

Assim que eu tiver mais material eu pretendo postar aqui.

Abração galera.


Última edição por Mateus O de Andrade em Sex 09 Jan 2015, 16:52, editado 1 vez(es)
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Mensagem por DieBoy Qui 25 Set 2014, 11:46

Muito bom.
Mas você não precisa fazer um efeito de reflexo na textura.
Na aba material, você pode aplicar um efeito de espelho na lâmina. Modificando as propriedades do reflexo, creio que você conseguirá o efeito de uma lâmina.

Minha Galeria de trabalhos com Blender KkZh1Oc

Ficou bem legal sua espada. Mas em parte de modelagem da pra melhorar ;)
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Mensagem por Mateus O de Andrade Qui 25 Set 2014, 15:02

Boa tarde Dieboy,
Obrigado cara, eu estava pensando em usar os materiais mas não me atrevi pois ainda não tenho um controle nem um conhecimento amplo das ferramentas.
Realmente a parte de modelagem tem que melhorar bastante, eu quero ver se hoje a noite eu dou ema lapidada no trabalho.
Vou tentar a plicar o efeito de espelho como você sugeriu.

Mais uma vez muito obrigado.
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Mensagem por All-x Qui 25 Set 2014, 17:23

Muito bacana, Smile

Tu não complicou muito modelo por estar iniciando. Isso é um bom sinal. Saber medir suas capacidades sem "por o carro na frente dos bois".

O Blender é ótimo, continue assim.

FLWS!
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Mensagem por Lighter Qui 25 Set 2014, 17:31

Nnão entendo nada de modelagem 3d, mas ficou bem trabalhado o modelo. E o que mais me agradou nesse projeto foi a semelhança que tive com os jogos rpg medievais quando olhei a espada. Entretanto, só uma dica (nada que tire a beleza do objeto), você poderia melhorar o cabo dela aumentando o diâmetro...

Ótimo trabalho!
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Mensagem por Mateus O de Andrade Qui 25 Set 2014, 17:48

@ Alex FC fiquei com receio de tentar fazer algo trabalhado e acabar fazendo M#$%&, acho que dá para dar uma trabalhada mas vou pensar antes de meter os pés pelas mãos.

@ Lighter Verdade, eu estou tentando fazer uma espada mais realista possível ao contrario de digamos...certas obras de arte Cloud'd buster sword...
O cabo ainda não está anatômico, tenho que fazer ele com um diâmetro maior.

Valeu pessoal pelos comentários, amanhã vou tentar trazer algumas alterações.

Até pessoal,

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Mensagem por Crhysthiano Qui 25 Set 2014, 19:26

Nossa para o 1° trabalho ficou ótimo, tem gente que nem consegue fazer na nada. \o\
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Mensagem por AxeInLine Qui 25 Set 2014, 19:30

Asuashuahsusah, lembro-me do meu primeiro modelo, fiz um boneco nada bonito no blender. Laughing
Bem, tenho que dizer que ficara bom seu modelo, simples, mais bom. Admito que se eu tivesse feito essa espada de primeira, acho que não teria chegado esse resultado.
Acredito que se você treinar bastante, conseguira melhorar também, mas, demorará.

Boa Sorte!
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Mensagem por Limalokão Qui 25 Set 2014, 20:11

Isso aí cara. Continue sempre buscando algo novo no blender. Eu também comecei com uma espada, mas não guardei. Guarde essa, e veja daqui um tempo a comparação Smile Flw
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Mensagem por The Legend Of Atari Qui 25 Set 2014, 21:32

Cara ta bom D+ pro 1°.
Eu lembro que na primeira vez que mexi no blender, eu achei que tinha bugado tudo, era uma versão antiga... tirei tudo as janelas...
O meu primeiro foi um... '-' uma carinha '-' mas eu animei ela, parecia um ete na real (na real nem sei escreve ete '-')...
Ficou legal, com o tempo você vai ver que é facil usar o programa, e vai melhorar. Eu tive um monte de problema porque eu ficava trocando sempre, do blender para um Maya, Autodesk 3ds e asim vai Razz
Ficou bem bacana a espada. Aposto que se eu começar a usar de novo o blender não vou nem saber como mexer um objeto la Razz. Flw!
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Minha Galeria de trabalhos com Blender Empty Agradecimentos e atualização

Mensagem por Mateus O de Andrade Sex 26 Set 2014, 07:46

Bom dia pessoal,
Muito obrigado a todos os comentários e incentivos.
Ontem a noite cheguei tarde e não tive muito tempo disponível para trabalho mas mesmo assim mexi um pouco mais e aqui estão os resultados.

Minha Galeria de trabalhos com Blender Jjpnjm

Minha Galeria de trabalhos com Blender 4j041l

Minha Galeria de trabalhos com Blender 2uzuie1

Ainda estão meio "quadradinhas" mas infelizmente acho que, por hora, é o máximo qie minhas habilidades conseguem.
Vou tentar aprender mais sobre o programa e quem sabe volto nesse trabalho e dou mais uma tentativa de melhora-lo.

Obrigado galera e espero estar trazendo mais modelos para apresentar em breve.

Abração pessoal!
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Mensagem por theguitarmester Sex 26 Set 2014, 08:17

Ficou bem boa, ainda mais para primeiro modelo.

Eu que venho tentando fazer alguns modelos a algum tempo, demoraria um tempo para fazer o modelo como o seu(mas também eu sou terrível com o 3D).

Acredito que sua espada já está quase pronta para colocar em um jogo para o GM, mas percebi que o cabo está um pouco fino demais(acho), com isso, ela deverá ser meio ruim de segurar!



Continue aprendendo, esse é o caminho para o sucesso!


Última edição por theguitarmester em Sex 26 Set 2014, 08:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : solução, trocado por caminho)
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Mensagem por DieBoy Sex 26 Set 2014, 10:59

Agora sim, achei ótima a modelagem(Um elogio?...estou bêbado, ou ta muito bom mesmo? Razz )

Mais uma dica para facilitar sua vida:

Mateus O de Andrade escreveu:
Ainda estão meio "quadradinhas" mas infelizmente acho que, por hora, é o máximo qie minhas habilidades conseguem.

Dica: Você não precisa fazer algo suave...Nunca!
Não há necessidade de deixar as arestas, redondinhas.
Eu faço assim: Faço um modelo básico, quadradão mesmo. E depois uso as ferramentes subdividir e suavizar vértices.
subdividir - Faz divisões nas faces selecionadas.
suavizar vértices - Suaviza as arestas das faces. Deixando tudo "redondinho".

Se deseja melhorar sua espada, basta fazer algumas subdivisões nela, e depois suavizar tudo(Se você tem pouca memória de vídeo(VRAM), não exagera nas subdivisões).

Minha Galeria de trabalhos com Blender PWw1GwS

PS: Faça as subdivisões que deseja, depois você suaviza. Se você subdividir - suavizar - subdividir...Vai ter um efeito diferente.

Ficou muito bom cara. Até mais flw
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 26 Set 2014, 12:41

Eu mecho muito com blender e aprendi muitas coisas e quando devo usa-las.
Eu vou falar algumas que vão lhe ajudar(pra você também DieBoy).
Como dieboy falou:
Subdivide - Divide as faces selecionadas.
Smoth Vertex - Suaviza as faces.

Porém estas funções aumentam os números de vértices e comprometem qualquer modelação simples. Como é o seu caso.
Esta função na verdade é usada para que você adicione novos detalhes em alguns tipos de modelos, como pessoas, animais, líquidos.
Evite usar ela em objeto retos como cadeiras, mesas ou espadas. Na maioria das vezes a forma fica estranha.

Uma coisa boa que você pode fazer é usar Shade Smooth, que altera a reflexão da luz para ficar suave, esta sim é uma função incrível, que faz seu modelo ficar suave sem aumentar nenhuma vértice, ou seja, não muda a forma. Mas se você quer demonstrar uma 'dureza' , como a lamina da espada, deixe ele em Shade Flat.
Para alterar isso coloque em modo de edição - selecione as faces - Control+F - Shade Smooth ou Shade Flat. O padrão é Flat.

Obs: eu uso blender em inglês, já que a maioria dos tutoriais até mesmo os em português usam as funções do blender em inglês. E também porque na maioria dos casos mesmo traduzindo o nome das funções ainda não da pra saber exatamente o que ele vai fazer, até você usa-la.
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Minha Galeria de trabalhos com Blender Empty Agradecimento.

Mensagem por Mateus O de Andrade Sex 26 Set 2014, 13:04

Boa tarde pessoal,

@theguitarmestre Cara, valeu mesmo.
Como eu já tinha lhe falado pelo chat, agora o cabo esta proporcional a lâmina e também tentei faze-lo o mais anatômico possivel, com base nas espadas do século 15 ou 16.....não lembro mesmo  scratch !!! Sem contar que ele está oval agora (e não cilíndrico como estava antes.

Aqui tem uns exemplos para você conferir.

Minha Galeria de trabalhos com Blender 2jtftj

Minha Galeria de trabalhos com Blender Rsslk0


@ Dieboy

Opá! Muito obrigado Dieboy (embora você esteja sobre o efeito de alucinógenos por ter me elogiado Razz )...Brincadeira cara, valeu mesmo.

Bom, memória acho que não vai ser o problema, tenho 1Gb. Até costumo trabalhar visualizando texturas ou até mesmo visualizando renderização em tempo real.
Eu bem que tentei suavizar, mas o problema é que a base do cabo acabou ficando arredondada demais, tirando a sincronia com as demais partes (mas provavelmente eu não  tenha feito direito. Mas a dica de aumentar as subdivisões eu vou com certeza aplicar.

P.S.: A dica do espelho funcionou muito bem!!

@ Rodrigo

É muito bom saber disso cara, eu ainda não sei NADA dos recursos que o software dispõe. Vou tentar dar uma olhada nisso que você me apresentou. Muito obrigado Rodrigo.


Espero ter novidades para mostrar logo, meu próximo projeto vai ser um escudo e uma Zweihander!!!

Abraços galera!!!
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Minha Galeria de trabalhos com Blender Empty Atualização de Trabalhos

Mensagem por Mateus O de Andrade Seg 29 Set 2014, 08:23

Bom dia pessoal,
Bem, como eu havia dito, estou trazendo mais uma amostra da minha evolução da arte 3D.
Desta vez eu trouce uma Zweihander, uma espada de duas mãos de origem alemã do século XIV (14). A escala não está correta mas, para conhecimento, está espada tem normalmente 1,8 m e pode pesar de 2 a 3,2 Kg. Existem também versões cerimoniais que podem pesar até 6,5 Kg!!

Desta vez eu resolvi fazer uma versão 3D de uma imagem, pois a outra foi inteiramente minha criação. Ainda existem algumas imperfeições mas pretendo conserta-las.

Está é a imagem de referência:

Minha Galeria de trabalhos com Blender 2rdhox1

Esta é a minha versão:

Minha Galeria de trabalhos com Blender 28m2phl

Minha Galeria de trabalhos com Blender Smalqf

Minha Galeria de trabalhos com Blender 205rr7d

Ainda não me sinto seguro de fazer uma modelagem mais avançada, pois ainda não domino o básico mas vamos ver daqui a alguns meses.

Espero que gostem galera.

Abraços!!


Última edição por Mateus O de Andrade em Seg 06 Out 2014, 07:53, editado 1 vez(es)
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Mensagem por AxeInLine Seg 29 Set 2014, 10:38

Baita de evolução!
Desculpe a informalidade, boa dia. Bem, mas acho que se você tivesse feito assim da primeira vez (com imagem base) terias chega a um resultado PARECIDO. Mas mesmo assim, este ficou bem melhor!

Estou fascinado com o como ficou parecido a imagem com o modelo, estão praticamente iguais Laughing.
Mas, não sei se foi só eu que notei, mas ali naquela parte onde é o encontro entre a lâmina e o cabo, tem aquele negócio que parece um bumerangue (retardado eu ein?) acho que você deveria puxar ele um pouco, ou pra os lados, afastando-o da lâmina, ou para trás/baixo, deixando ele mais perto do cabo. Pois na minha opinião, não ficou "exatamente" proporcional ao resto.
Mas, pode ser só eu mesmo, então verifique por si mesmo, e modifique caso eu tenha razão.

Bem, continue treinando na modelagem, e desse jeito, acho que em semanas você estará fazendo modelagem avançada (não em meses Laughing). Boa sorte meu caro.
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Mensagem por theguitarmester Seg 29 Set 2014, 11:16

Ficou muito boa essa espada, a melhor parte é o cabo dela, você já esta modelando bem esses objetos simples, ou ao menos espadas!
O meu nível não sei se permitiria fazer uma espada assim, de modo a não demorar muito tempo, até porque a maioria das coisas que modelei/tentei, foram coisas que vieram da minha cabeça, nada olhando um exemplo(sem contar os tutos de rigging[ossos IK]).
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Mensagem por Mateus O de Andrade Ter 30 Set 2014, 08:00

Bom dia pessoal,
Muito obrigado pelos comentários!!

@AxeInLine Realmente  essa parte está fora de proporção, é uma daquelas imperfeições a que me referi. Realmente espero estar fazendo um trabalho melhor em breve

@theguitarmester É, estas formas simples eu já tenho um melhor controle. Vou começar a treinar curvas hoje e infelizmente vou ficar um tempinho sem atualizar os trabalhos...eu acho...

Pessoal, isso foi um trabalho que tive a ideia em quando conversava com o Ninja_PHcno chat ontem.

É(são) um Kunai(s), uma arma ninja usada como arma de arremesso com ou sem uma corda amarrada em uma das extremidades (acho que não preciso dizer em qual né?). Também era utilizada em escaladas.

A única coisa que falta nelas é o revestimento do "cabo", que infelizmente não sei fazer ainda Sad.

Minha Galeria de trabalhos com Blender Winh2x

Minha Galeria de trabalhos com Blender 533fgg

Minha Galeria de trabalhos com Blender 6s4ec0

Por enquanto vai ser isso, já que agora pretendo iniciar a pratica com objetos arredondados e a modelar personagens.

Abraços galera!!!
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Mensagem por Mateus O de Andrade Seg 06 Out 2014, 07:53

Bom dia Galera!!
Hoje venho trazendo algumas novidades para minha agora galeria de trabalhos hehehe...
Depois de algum tempo fora eu decidi expor duas cenas renderizadas que estava trabalhando.

Esta primeira é uma sala de jantar ainda bem simplificada, com apenas alguns itens e uma iluminação natural.

Minha Galeria de trabalhos com Blender 169nh1d


Esta é uma sala de estar ainda incompleta, pois não consegui terminar o rack para por a televisão em cima Sad....até estava pronto mas eu não gostei!! Está vem em duas versões:

Iluminação artificial(proveniente dos abajures)+Natural

Minha Galeria de trabalhos com Blender F9p0fq

Iluminação natural.

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Infelizmente a renderização da primeira sala tem aqueles pontinhos mais claros que ainda não consegui tirar pois não sei como. Espero melhorar da próxima vez.
Faltou também uma só com a luz artificial.

Por agora é isso. Espero ter algumas construções em breve.
Um abração galera, espero que gostem.
Quando eu tiver um acervo maior eu farei cenas para jogos.
Mateus O de Andrade
Mateus O de Andrade

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