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move analogico
4 participantes
Página 1 de 1
move analogico
Olá de novo.
Baixei uma engine de move analógico e estou com dificuldade pra mudar as sprites na movimentação.
https://gmbr.forumeiros.com/t29826-controle-analogico?highlight=move+anal%F3gico
Fiz assim:
Baixei uma engine de move analógico e estou com dificuldade pra mudar as sprites na movimentação.
https://gmbr.forumeiros.com/t29826-controle-analogico?highlight=move+anal%F3gico
Fiz assim:
- Código:
if direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
- Código:
if direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
if direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else {sprite_index = spr_bloco};
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
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Re: move analogico
Amigo, tente assim :
- Código:
if obj_player.direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else {sprite_index = spr_bloco};
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: move analogico
Não deu. Continua mudando só a primeira sprite e as outras nada. Coloquei no step do player:
Alguma outra sugestão?
- Código:
if obj_player.direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 135 {sprite_index=spr_135}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 45 {sprite_index = spr_45}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 315 {sprite_index=spr_315}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 90 {sprite_index = spr_90}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 0 {sprite_index=spr_0}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 180 {sprite_index = spr_180}
else {sprite_index = spr_bloco};
Alguma outra sugestão?
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
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Re: move analogico
'-', cara usando esses "else's". Teria que a direção fosse 225 e 45 ao mesmo tempo pra funcionar.
Tente assim:
Tente assim:
- Código:
switch (obj_player.direction){
case 270: sprite_index = spr_270; break;
case 225: sprite_index = spr_225; break;
default: sprite_index = spr_bloco;
}
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
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Re: move analogico
Cara, deu certinho a movimentação, mas agora é o spr_bloco q não vai. Ele sempre fica na animação da ultima direção.
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
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Re: move analogico
Você pode fazer a animação parar, modificando a variável image_speed para 0
Se deseja fazer isso no switch, faça assim:
- Código:
image_speed = 0;
Se deseja fazer isso no switch, faça assim:
- Código:
switch (obj_player.direction){
case 270: sprite_index = spr_270; image_speed = 0.3; break;
case 225: sprite_index = spr_225; image_speed = 0.3; break;
default: sprite_index = spr_bloco; image_speed = 0;
}
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
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Re: move analogico
Seria isso aqui?
Não deu. Acho que tá encantado... Devorei os tutoriais sobre switch e if e não acho o erro...
- Código:
switch (obj_player.direction){
case 270: sprite_index = spr_270; image_speed = 0.3; break;
case 225: sprite_index = spr_225; image_speed = 0.3; break;
case 135: sprite_index = spr_135; image_speed = 0.3; break;
case 45: sprite_index = spr_45; image_speed = 0.3; break;
case 315: sprite_index = spr_315; image_speed = 0.3; break;
case 90: sprite_index = spr_90; image_speed = 0.3; break;
case 0: sprite_index = spr_0; image_speed = 0.3; break;
case 180: sprite_index = spr_180; image_speed = 0.3; break;
default: sprite_index = spr_bloco; image_speed = 0;
}
Não deu. Acho que tá encantado... Devorei os tutoriais sobre switch e if e não acho o erro...
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
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Re: move analogico
Oque acontece exatamente com o spr_bloco?
E como assim ele "fica na animação da ultima direção"?
E como assim ele "fica na animação da ultima direção"?
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
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Re: move analogico
Assim, se a última direção clicada for direita, ele fica na sprite 0 ao invés de mudar pro spr_bloco. E o problema no spr_bloco é exatamente esse: quando solta o direcional ele mantém a última sprite e não muda pro spr_bloco.
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
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Re: move analogico
Vizage escreveu:Assim, se a última direção clicada for direita, ele fica na sprite 0 ao invés de mudar pro spr_bloco. E o problema no spr_bloco é exatamente esse: quando solta o direcional ele mantém a última sprite e não muda pro spr_bloco.
No STEP do obj_joystick, adicione essa ultima linha de script como esta abaixo:
- Código:
obj_player.speed=0
x=xstart;
y=ystart;
obj_player.sprite_index=spr_bloco //adicione essa linha no script do obj_joystick
WellingtonBecker- Games Ranking :
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Re: move analogico
Erros lógicos. Somente isso.
Vou explicar o erro do if/else e do switch.
Veja :
Corrigindo, o código seria :
Pense nisso, quando nenhuma direção é selecionada a ultima direção continua
Por isso nunca será possível a execução do else. Isso explica o erro do switch. Default nunca será executado porque ,como eu disse, a ultima direção continua.
O que você tem que fazer é criar uma condição : movendo-não movendo;
tente este script :
Vou explicar o erro do if/else e do switch.
Veja :
- Código:
if obj_player.direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 135 {sprite_index=spr_135}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 45 {sprite_index = spr_45}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 315 {sprite_index=spr_315}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 90 {sprite_index = spr_90}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 0 {sprite_index=spr_0}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 180 {sprite_index = spr_180}
else {sprite_index = spr_bloco};
Corrigindo, o código seria :
- Código:
if obj_player.direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else if obj_player.direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else if obj_player.direction = 135 {sprite_index=spr_135}
else if obj_player.direction = 45 {sprite_index = spr_45}
else if obj_player.direction = 315 {sprite_index=spr_315}
else if obj_player.direction = 90 {sprite_index = spr_90}
else if obj_player.direction = 0 {sprite_index=spr_0}
else if obj_player.direction = 180 {sprite_index = spr_180}
else {sprite_index = spr_bloco};
Pense nisso, quando nenhuma direção é selecionada a ultima direção continua
Por isso nunca será possível a execução do else. Isso explica o erro do switch. Default nunca será executado porque ,como eu disse, a ultima direção continua.
O que você tem que fazer é criar uma condição : movendo-não movendo;
tente este script :
- Código:
if (speed>0){
switch (obj_player.direction){
case 270: sprite_index = spr_270; break;
case 225: sprite_index = spr_225; break;
case 135: sprite_index = spr_135; break;
case 45: sprite_index = spr_45; break;
case 315: sprite_index = spr_315; break;
case 90: sprite_index = spr_90; break;
case 0: sprite_index = spr_0; break;
case 180: sprite_index = spr_180; break;
}
image_speed = 0.3;
}else {
sprite_index = spr_bloco;
image_speed = 0;
}
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: move analogico
kkkk! Batata! Deu certinho Rodrigo Santiago, valeu pela explicação. Apesar de ler e reler tutos sobre if e else sempre tem alguma coisa que escapa do iniciante. Muito agradecido pela ajuda Rodrigo Santiago,WellingtonBecker, DieBoy. Tranca o tópico aí...
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
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x 0 x 0 x 0
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