Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Efeito Especial: Coord. Esféricas - Cartesiano 3D
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Efeito Especial: Coord. Esféricas - Cartesiano 3D
Fiz um pequeno efeito usando conversão de coordenadas esféricas para pontos cartesianos 3D no GMS.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/60691076/gm_examples/SphericalCoords.gmz
Considerando latitude e longitude uma forma de representar x e y, essa conversão poderia ser usada para mapear um jogo 2D em uma esfera, movimentação de camera TPS, e aqueles jogos tipo Mario Galaxy.
Aumentando o raio de cada ponto da pra fazer esse efeito de extrusão (as linhas saindo em direção contrária a esfera).
Isso causa até uma ilusão de ótica e faz parecer que tem algum tipo de física nas linhas mas são apenas pontos se movimento com interpolação.
Com matemática da pra fazer muitos efeitos rápidos tanto em processamento quanto em quantidade de código.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/60691076/gm_examples/SphericalCoords.gmz
Considerando latitude e longitude uma forma de representar x e y, essa conversão poderia ser usada para mapear um jogo 2D em uma esfera, movimentação de camera TPS, e aqueles jogos tipo Mario Galaxy.
Aumentando o raio de cada ponto da pra fazer esse efeito de extrusão (as linhas saindo em direção contrária a esfera).
Isso causa até uma ilusão de ótica e faz parecer que tem algum tipo de física nas linhas mas são apenas pontos se movimento com interpolação.
Com matemática da pra fazer muitos efeitos rápidos tanto em processamento quanto em quantidade de código.
Re: Efeito Especial: Coord. Esféricas - Cartesiano 3D
Muito ótimo! Tinha baixado ontem, só que acabei esquecendo de comentar.
Cálculos bem práticos. Eu baixei pensando que iria ser um grupo enorme de scripts. kkkk
Bem tranquilo, gostei. Até porque dá pra tirar proveito de muita coisa dai. E seria uma boa pra tu continuar aqueles tutus de 3D. Né não?
FLWS!
Cálculos bem práticos. Eu baixei pensando que iria ser um grupo enorme de scripts. kkkk
Bem tranquilo, gostei. Até porque dá pra tirar proveito de muita coisa dai. E seria uma boa pra tu continuar aqueles tutus de 3D. Né não?
FLWS!
Normalmente se pensa que esse tipo de coisa tem haver com formulas monstruosas e milhares de linhas de código.Alex FC escreveu:Cálculos bem práticos. Eu baixei pensando que iria ser um grupo enorme de scripts. kkkk
E é impressionante o quanto isso é flexível, reusável e instável.
Se você colocar o tempo negativo o efeito vai rodar ao contrário sem nem um problema.
De fato só com a variável tempo você poderia fazer o mesmo que um player de video e com tempo de reprodução praticamente infinito.
E por usar multiplicação com número primos como 0.71, 0.83 e etc, o padrão de movimento demora horas para se repetir.
Eu preferiria ensinar os conceitos matemáticos que é universal, servindo para todo tipo de jogos, 2D, 3D, otimizações, shaders e afins.Bem tranquilo, gostei. Até porque dá pra tirar proveito de muita coisa dai. E seria uma boa pra tu continuar aqueles tutus de 3D. Né não?
Usar o modo 3D seria apenas um bom meio de demonstrar as coisas na prática, até mesmo porque, a falta de visualização interativa é o principal motivo das pessoas não aprenderem e terem medo dela desde a escola.
Mas, não tem muita gente interessada nisso então não tenho muita motivação...
É bem interessante mesmo. Ainda não pude baixar porque estou sem o GM:Studio aqui. Tão logo quanto puder, vou baixar. A imagem chamou minha atenção porque me interesso por matemática aplicada ao 3D.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos