Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentropor Rukasu777 Ontem à(s) 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
Problema com distance_to_object
5 participantes
Página 1 de 1
Problema com distance_to_object
Eae galera! estava procurando um tutorial sobre IA de plataforma no forum mas não tenho acesso pra visualizar :O por isso que decidi criar o meu code com a minha inteligencia so que to tendo problemas huehue
Bom é o seguinte criei um inimigo, que agora é um quadrado vermelho porque ainda n tenho sprite (é pra ser um zumbi), e quis começar com a animação dele tipo se ele estiver virado pra esquerda o sprite do inimigo vai ser inimigo_pra_esquerda algo do tipo mushahshasha ai depois eu quis colocar que quando o inimigo estiver perto do player ele vai mudar de sprite e vai estar atacando e tirando vida do player mas aconteceu um erro... Vou postar uma imagem
No inimigo1_obj > Create > code
Bom é o seguinte criei um inimigo, que agora é um quadrado vermelho porque ainda n tenho sprite (é pra ser um zumbi), e quis começar com a animação dele tipo se ele estiver virado pra esquerda o sprite do inimigo vai ser inimigo_pra_esquerda algo do tipo mushahshasha ai depois eu quis colocar que quando o inimigo estiver perto do player ele vai mudar de sprite e vai estar atacando e tirando vida do player mas aconteceu um erro... Vou postar uma imagem
- imagem do erro:
- [img][/img]
No inimigo1_obj > Create > code
- Código:
global.vida_inimigo=100
atacando=0
- Código:
if place_free(x,y+1){
gravity = 1;
no_chao = false;}
else{
gravity = 0;
no_chao = true;
}
if inimigo1_obj && no_chao=1 && atacando=0
direction=180
speed=0 {
sprite_index=inimigo1_par_esq
}
if inimigo1_obj && no_chao=1 && atacando=0
direction=0
speed=0 {
sprite_index=inimigo1_par_dir
}
if inimigo1_obj && no_chao=1 && atacando=0
direction=0
speed=4 {
sprite_index=inimigo1_and_dir
}
if inimigo1_obj && no_chao=1 && atacando=0
direction=180
speed=4 {
sprite_index=inimigo1_and_esq
}
- Código:
if distance_to_object(obj_player) = 1
direction=0
{
atacando=1
sprite_index=inimigo1_atk_dir
global.health-=20
if global.health==0
{
game_restart ()
}
}
if distance_to_object(obj_player) = 1
direction=180
{
atacando=1
global.health-=20
if global.health==0
{
game_restart ()
}
}
- Código:
global.vida_inimigo-=15
if global.vida_inimigo==0
instance_destroy ()
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
Reputação : 34
Número de Mensagens : 206
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Problema com distance_to_object
- Código:
if distance_to_object(obj_player) <= 4
direction=0
{
atacando=1
sprite_index=inimigo1_atk_dir
if global.health==0
{
game_restart ()
}
}
if distance_to_object(obj_player) <= 4
direction=180
{
atacando=1
if global.health==0
{
game_restart ()
}
}
if atacando=1
{
global.health-=20
}
if distance_to_object(obj_player) >=3
{
atacando=0
}
LightSpeedy- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/04/2013
Reputação : 40
Número de Mensagens : 354
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Problema com distance_to_object
você pode usar o que o velox falou, e usar o seguinte codigo tambem, só colocar isto no inimigo em step
- code1:
if obj_player.x< x
{
sprite_index=inimigo1_andando_esq
}
//x>x
if obj_player.x>x
{
sprite_index=inimigo1_andando_dir
}
- code2:
- if distance_to_object(obj_player)<=100
{
//xif obj_player.x< x
{
sprite_index=inimigo1_andando_esq
}
//x>x
if obj_player.x>x
{
sprite_index=inimigo1_andando_dir
}
}
Última edição por Susano em Sáb 13 Set 2014, 13:10, editado 1 vez(es)
Re: Problema com distance_to_object
Sinceramente, mesmo com seu código já era pra estar funcionando, não achei nenhum erro que causasse o que você falou. Só achei duas coisas estranhas:
Isso:
if distance_to_object(obj_player) = 1
direction=0
{...
Não deveria estar assim?:
if distance_to_object(obj_player) = 1
{
direction=0
...
Talvez esteja causando o erro, não sei. Outra coisa é que você não colocou uma condição pra variável "atacando" voltar a ser 0. Não sei se essas coisas estão prejudicando algo, mas não notei nada demais além disso.
Isso:
if distance_to_object(obj_player) = 1
direction=0
{...
Não deveria estar assim?:
if distance_to_object(obj_player) = 1
{
direction=0
...
Talvez esteja causando o erro, não sei. Outra coisa é que você não colocou uma condição pra variável "atacando" voltar a ser 0. Não sei se essas coisas estão prejudicando algo, mas não notei nada demais além disso.
Re: Problema com distance_to_object
O distance_to_object tem que usar o sinal < ou > exemplo:
Espero ter ajudado
- Código:
if distance_to_object(obj_player)<300//Se a distancia do obj_player for menor que 300
{
}
Espero ter ajudado
willcraft2- Games Ranking :
Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Problema com distance_to_object
HUEHUE Os 4 n foi, matheus o que vc disse ta certo mas n resolveu o problema kkkk Susano vc falou outra coisa tmb kkk Velox n mudou nada :/ ta mesmo erro, e Willcraft2 eu ja tentei com >, <, =, >=,<= n foram nenhum deles :S
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
Reputação : 34
Número de Mensagens : 206
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Problema com distance_to_object
Por acaso você definiu pra global.vida começar maior que 0? Confere também se você não ta usando "parent" obj_player no monstro. Também da uma olhada na origem dos seus sprites, pra ver se a origem deles não estão próximas (fora do desenho).
Esses códigos que você colocou só tiram sua vida se o monstro estiver perto, então não faz sentido você estar morrendo de longe. Se nada der certo, reescreva o código todo... tem muita coisa errada, igual disse na última postagem, que acredito que possa estar atrapalhando o funcionamento do "if".
Tipo esse:
if inimigo1_obj && no_chao=1 && atacando=0
direction=180
speed=0 {
sprite_index=inimigo1_par_esq
}
E dá uma revisada no código, não vejo porquê ter mais que um código desse:
if global.health==0
{
game_restart ()
}
E nem vejo motivo pra ele estar dentro de outro if.
Esses códigos que você colocou só tiram sua vida se o monstro estiver perto, então não faz sentido você estar morrendo de longe. Se nada der certo, reescreva o código todo... tem muita coisa errada, igual disse na última postagem, que acredito que possa estar atrapalhando o funcionamento do "if".
Tipo esse:
if inimigo1_obj && no_chao=1 && atacando=0
direction=180
speed=0 {
sprite_index=inimigo1_par_esq
}
E dá uma revisada no código, não vejo porquê ter mais que um código desse:
if global.health==0
{
game_restart ()
}
E nem vejo motivo pra ele estar dentro de outro if.
Re: Problema com distance_to_object
Ja fiz isso não mudou nada ... alguem mais pode ajudar?
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
Reputação : 34
Número de Mensagens : 206
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Problema] problema com texto
» [problema]GMS
» Problema no som
» Problema com keyboard_check_pressed
» Problema com gta
» [problema]GMS
» Problema no som
» Problema com keyboard_check_pressed
» Problema com gta
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|