Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Direitos autorais?
+3
Mateus O de Andrade
WellingtonBecker
GabrielXavier
7 participantes
Página 1 de 1
Direitos autorais?
Há bastante tempo tenho uma duvida relacionada aos direitos autorais.
É o seguinte, por exemplo o bomberman caos eu fizer um jogo do Bomber Man e colocar na Google Play, se eu vender o jogo ou vender itens dentro do jogo, creio que estarei violando os direitos, mas se eu colocar propagandas dentro do jogo eu estarei violando os direitos autorais do jogo?
É o seguinte, por exemplo o bomberman caos eu fizer um jogo do Bomber Man e colocar na Google Play, se eu vender o jogo ou vender itens dentro do jogo, creio que estarei violando os direitos, mas se eu colocar propagandas dentro do jogo eu estarei violando os direitos autorais do jogo?
GabrielXavier- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Reputação : 45
Número de Mensagens : 403
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 1 x 1
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: Direitos autorais?
Qualquer forma de ganho sobre própriedade sem autorização prévia é crime.
WellingtonBecker- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Bom dia Gabriel,
Você está usando uma marca registrada logo, qualquer forma de ganho financeiro (mesmo que indiretamente) pode levar a violação de direitos e possível processo.
"O § 1º, do art. 184, do Código Penal, define a primeira figura qualificada do crime de violação de direito do autor ou conexos, quando o agente tem o intuito de lucro direto ou indireto, alterando o mínimo e máximo das penas previstas em abstrato. Assim, enquanto o tipo básico (caput) tem pena de detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa, essa figura qualificada em razão das circunstâncias específicas tem pena de reclusão de 2 a 4 anos, e multa. A conduta típica consiste em violar o direito autoral reproduzindo (ou copiando) total ou parcialmente: (1) obra intelectual (qualquer produto inédito advindo da criação mental de alguém)[5]; (2) interpretação (forma particular de expressar sobre determinada obra)[6]; (3) execução (forma particular de executar determinada criação intelectual); ou (4) fonograma (registro sonoro contido em mídias, como disco, fita magnética, compact disc ou arquivos eletrônicos)[7]. Embora o dispositivo não faça expressa menção, entendemos que se pune também a reprodução não autorizada do videofonograma (registro simultâneo de som e imagem), contido em mídias como nas fitas de videocassete, digital video disc (DVD), blue ray disc etc. "
http://vicentemaggio.jusbrasil.com.br/artigos/121942477/consideracoes-sobre-a-violacao-de-direito-autoral
Por isso que é muito mais seguro criar seus próprios sprites, sons e marcas para evitar dores de cabeça futuras.
Espero ter ajudado.
Você está usando uma marca registrada logo, qualquer forma de ganho financeiro (mesmo que indiretamente) pode levar a violação de direitos e possível processo.
"O § 1º, do art. 184, do Código Penal, define a primeira figura qualificada do crime de violação de direito do autor ou conexos, quando o agente tem o intuito de lucro direto ou indireto, alterando o mínimo e máximo das penas previstas em abstrato. Assim, enquanto o tipo básico (caput) tem pena de detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa, essa figura qualificada em razão das circunstâncias específicas tem pena de reclusão de 2 a 4 anos, e multa. A conduta típica consiste em violar o direito autoral reproduzindo (ou copiando) total ou parcialmente: (1) obra intelectual (qualquer produto inédito advindo da criação mental de alguém)[5]; (2) interpretação (forma particular de expressar sobre determinada obra)[6]; (3) execução (forma particular de executar determinada criação intelectual); ou (4) fonograma (registro sonoro contido em mídias, como disco, fita magnética, compact disc ou arquivos eletrônicos)[7]. Embora o dispositivo não faça expressa menção, entendemos que se pune também a reprodução não autorizada do videofonograma (registro simultâneo de som e imagem), contido em mídias como nas fitas de videocassete, digital video disc (DVD), blue ray disc etc. "
http://vicentemaggio.jusbrasil.com.br/artigos/121942477/consideracoes-sobre-a-violacao-de-direito-autoral
Por isso que é muito mais seguro criar seus próprios sprites, sons e marcas para evitar dores de cabeça futuras.
Espero ter ajudado.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Mesmo sem lucros, só em utilizar um nome registrado(Bomberman), você já está cometendo um crime! E caso esteja utilizando efeitos sonoros, ou sprites. Pior ainda!
Mesmo sem lucros, é ilegal o uso não autorizado.
Se deseja fazer um jogo assim, faça algo parecido com um nome diferente. Tenha como exemplo o Bomb It.
Mesmo sem lucros, é ilegal o uso não autorizado.
Se deseja fazer um jogo assim, faça algo parecido com um nome diferente. Tenha como exemplo o Bomb It.
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
Reputação : 49
Número de Mensagens : 91
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
DieBoy escreveu:Se deseja fazer um jogo assim, faça algo parecido com um nome diferente. Tenha como exemplo o Bomb It.
E mesmo assim Gabriel, você AINDA pode ter problemas com plágio!!
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Mateus O de Andrade escreveu:DieBoy escreveu:Se deseja fazer um jogo assim, faça algo parecido com um nome diferente. Tenha como exemplo o Bomb It.
E mesmo assim Gabriel, você AINDA pode ter problemas com plágio!!
Se for assim, podemos denunciar Resident Evil por plágio do Sweet Home...rsrrs. o The Walking Dead, por plágio do filme Resident Evil.
Jogos no mesmo estilo não é crime, a não ser que tivessem patenteado aquele estilo(Oque não acho que seja possível).
Se você imita uma animação do player, ou sprite, ou efeito sonoro. Ai sim é plágio!
Mas, se você faz um jogo de arena, que usam bombas como armas, não é plágio! Pois eles são donos do nome Bomberman, dos sprites, efeitos sonoros, etc. Mas não donos desses "estilo de jogo".
Por isso disse, para ter o Bomb It como exemplo, eles usam bombas e etc. Mas são robôs, e efeitos sonoros nada a ver como Bomberman.
(Também podemos denunciar PES e FIFA por plagiar os jogos da Nintendo... Podemos denunciar Need For Speed por plagiar Top Gear. )
Ta, já me entendeu né?
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Nova 2
Starfront
Gangster
Eternal Legacy
Aqui estão 4 exemplos de plágio descarado de uma empresa(gameloft)
Conseguem identifica-los?
Usar um gênero em comum não é plágio....fazer jogos "parecidos" sim.
MaxPlosion da Capcom e um jogo Índie Splosion Man
Detalhe....o plagiador é a Capcom!!
Não sei os quesitos para qualificar um plágio mas, semelhança pode vir a ser plágio.
Tudo vai depender do tamanho da semelhança.
Quer exemplos de plágio? é só comparar a Marvel com a DC!
Embora eu não seja fã da DC...quase tudo da Marvel vem de idéias da DC...(francamente Marvel!!).
Starfront
Gangster
Eternal Legacy
Aqui estão 4 exemplos de plágio descarado de uma empresa
Conseguem identifica-los?
Usar um gênero em comum não é plágio....fazer jogos "parecidos" sim.
MaxPlosion da Capcom e um jogo Índie Splosion Man
Detalhe....o plagiador é a Capcom!!
Não sei os quesitos para qualificar um plágio mas, semelhança pode vir a ser plágio.
Quer exemplos de plágio? é só comparar a Marvel com a DC!
Embora eu não seja fã da DC...quase tudo da Marvel vem de idéias da DC...(francamente Marvel!!).
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Euuuuu escreveu:
Mas, se você faz um jogo de arena, que usam bombas como armas, não é plágio! Pois eles são donos do nome Bomberman, dos sprites, efeitos sonoros, etc. Mas não donos desses "estilo de jogo".
Por isso disse, para ter o Bomb It como exemplo, eles usam bombas e etc. Mas são robôs, e efeitos sonoros nada a ver como Bomberman.
Minha resposta ao seu comentário, está nas duas outras mensagens.
Só pra explicar melhor pro GabrielXavier.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Mateus O de Andrade escreveu:Não sei os quesitos para qualificar um plágio mas, semelhança pode vir a ser plágio.
A verdade é que na prática depende de quem tem mais $$ e o melhor advogado ahusauhsahusa
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
O willyrudit uma vez tentou postar um jogo do pokemon e a google play simplesmente tirou do site o jogo dele, parece que existem sites que se você tiver feito um jogo de outra pessoa e lucrar, os lucros irao para a produtora do jogo original , mas a maioria simplesmente tira do ar mesmo quando um produtor é de pequeno porte, mas pode correr o risco de processos dependendo da ocasião, seja criativo e crie uma paródia, um jogo com ideias suas em cima da obra original, afinal é o que mais temos no mercado é disputa de empresas com cópias de generos de sucesso.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Pelo que li nas respostas do pessoal acho que oque rola é fazer algo baseado no estilo dos jogos que ja temos como citou o DieBoy "um jogo de arena, que usam bombas como armas" creio que isso não deve violar os tas direitos autorais por que os jogos criados hoje em dia são todos baseados em generos que ja existem, fiquei contente com a discussão no topico, foi bem esclarecedor.
Obrigado a todos que me responderam.
~Pensando em um novo projeto que não viole direitos autorais.
Obrigado a todos que me responderam.
~Pensando em um novo projeto que não viole direitos autorais.
GabrielXavier- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Reputação : 45
Número de Mensagens : 403
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 1 x 1
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Funciona da seguinte forma:
a marca "Bomberman" é registrada pela Nintendo. Você não pode ganhar dinheiro em cima de um produto feito pra dar dinheiro para outra pessoa, no caso, a Nintendo, sem consentimento da mesma.
Caso você crie um jogo que se utilize de bombas em um labirinto jogadas por homens bombas, não é plágio pq "bomba" e "homem bomba" não pertencem a uma marca.
Agora se você criar personagens como os de "Bomberman" em um mapa como o de "Bomberman", a Nintendo tendo conhecimento do mesmo, pode processar você por se apropriar da formula do jogo dela SE TAL FORMULA DE JOGO FOR PATENTEADA. Eu não tenho conhecimento se eles registraram essa formula. Acredite, se pode registrar até gameplay de um jogo se estiver disposto e tiver dinheiro. A Microsoft, por exemplo, patenteou os "dois cliques" do mouse para executar programas. A Apple patenteou o movimento de fechar programas "fechando os dedos" na tela touch e assim vai...
E se você utilizou sprites do jogo, sons do jogo... aí é claro que vc sabe que se trata de um plágio, né?! Mesmo que não seja de forma comercial, antes você deve verificar junto as normas de registro da empresa se a marca pode ser utilizada de forma não comercial, o que se tratando de marcas comerciais, é quase impossível.
Dá uma olhada em sites de patentes para se informar melhor: no site do INPI e no site da Biblioteca Nacional do Rio (registro de personagens, livros, etc.).
a marca "Bomberman" é registrada pela Nintendo. Você não pode ganhar dinheiro em cima de um produto feito pra dar dinheiro para outra pessoa, no caso, a Nintendo, sem consentimento da mesma.
Caso você crie um jogo que se utilize de bombas em um labirinto jogadas por homens bombas, não é plágio pq "bomba" e "homem bomba" não pertencem a uma marca.
Agora se você criar personagens como os de "Bomberman" em um mapa como o de "Bomberman", a Nintendo tendo conhecimento do mesmo, pode processar você por se apropriar da formula do jogo dela SE TAL FORMULA DE JOGO FOR PATENTEADA. Eu não tenho conhecimento se eles registraram essa formula. Acredite, se pode registrar até gameplay de um jogo se estiver disposto e tiver dinheiro. A Microsoft, por exemplo, patenteou os "dois cliques" do mouse para executar programas. A Apple patenteou o movimento de fechar programas "fechando os dedos" na tela touch e assim vai...
E se você utilizou sprites do jogo, sons do jogo... aí é claro que vc sabe que se trata de um plágio, né?! Mesmo que não seja de forma comercial, antes você deve verificar junto as normas de registro da empresa se a marca pode ser utilizada de forma não comercial, o que se tratando de marcas comerciais, é quase impossível.
Dá uma olhada em sites de patentes para se informar melhor: no site do INPI e no site da Biblioteca Nacional do Rio (registro de personagens, livros, etc.).
Bom dia Pessoal,
Lamento ter que bater nessa tecla novamente mas, como isso é um assunto que afeta a todos os usuários, como desenvolvedores de jogos que somos, devo insistir em deixar claro para evitar os diversos problemas que esse mercado traz.
NÃO TEM COMO PLAGIAR OU VIOLAR UM GÊNERO!!!
Gênero: Plataforma 2D, Tiro em primeira pessoa, survivor horror etc...
Violação de direitos: É usar parte ou toda uma propriedade de outro para lucro próprio (Sprites, sons, nomes etc...)
Plágio: Fazer um Jogo "parecido" com outro jogo que já exista. Mas novamente eu não sei os limites para isso.
Como disse o dharrison:
Vocês sabiam que o CANDY CRUSH é um PLÁGIO!?!?!
E que agora eles querem "tirar" a licença da empresa plagiada?
O pior de tudo? eles correm o risco de ganhar...como já fizeram antes.
Aqui tem um link com a noticia (em inglês, desculpe )
https://www.plagiarismtoday.com/2014/02/17/saga-candy-crush-saga/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PlagiarismToday+Plagiarism+Today
PESSOAL!!! Direitos autorais e Plágio são coisas sérias!! Só insisto nesse assunto por que não quero ver auguem se matando para fazer um jogo super legal e depois não poder divulgar por esses problemas.
Desde já prometo aos administradores NÃO POSTAR MAIS SOBRE O ASSUNTO!! Para evitar discussões desnecessárias.
Sempre pesquisem sobre esse tipo de problema pessoal e se estão MESMO interessados na indústria dos games, aprendam noções de ADMINISTRAÇÃO, vai ajudar bastante nas questões legais.
É Difícil ser processado por plágio? É...Tem como fazer grana plagiando? SE TEM!!!
"there are two courts every company has to worry about: The court of law and the court of public opinion."
"Tem duas cortes que toda companhia tem que se preocupar: A corte da Justiça e a corte da opinião pública."
Eu poderia citar a corte da sua consciência...mas se você é tão podre para tentar fazer dinheiro com o que é dos outros....acho que essa corte você pode ignorar
Um abraço pessoal, meu último post nesse tópico!!
Lamento ter que bater nessa tecla novamente mas, como isso é um assunto que afeta a todos os usuários, como desenvolvedores de jogos que somos, devo insistir em deixar claro para evitar os diversos problemas que esse mercado traz.
NÃO TEM COMO PLAGIAR OU VIOLAR UM GÊNERO!!!
Gênero: Plataforma 2D, Tiro em primeira pessoa, survivor horror etc...
Violação de direitos: É usar parte ou toda uma propriedade de outro para lucro próprio (Sprites, sons, nomes etc...)
Plágio: Fazer um Jogo "parecido" com outro jogo que já exista. Mas novamente eu não sei os limites para isso.
Como disse o dharrison:
dharrison escreveu:A verdade é que na prática depende de quem tem mais $$ e o melhor advogado ahusauhsahusa
Vocês sabiam que o CANDY CRUSH é um PLÁGIO!?!?!
E que agora eles querem "tirar" a licença da empresa plagiada?
O pior de tudo? eles correm o risco de ganhar...como já fizeram antes.
Aqui tem um link com a noticia (em inglês, desculpe )
https://www.plagiarismtoday.com/2014/02/17/saga-candy-crush-saga/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PlagiarismToday+Plagiarism+Today
PESSOAL!!! Direitos autorais e Plágio são coisas sérias!! Só insisto nesse assunto por que não quero ver auguem se matando para fazer um jogo super legal e depois não poder divulgar por esses problemas.
Desde já prometo aos administradores NÃO POSTAR MAIS SOBRE O ASSUNTO!! Para evitar discussões desnecessárias.
Sempre pesquisem sobre esse tipo de problema pessoal e se estão MESMO interessados na indústria dos games, aprendam noções de ADMINISTRAÇÃO, vai ajudar bastante nas questões legais.
É Difícil ser processado por plágio? É...Tem como fazer grana plagiando? SE TEM!!!
"there are two courts every company has to worry about: The court of law and the court of public opinion."
"Tem duas cortes que toda companhia tem que se preocupar: A corte da Justiça e a corte da opinião pública."
Eu poderia citar a corte da sua consciência...mas se você é tão podre para tentar fazer dinheiro com o que é dos outros....acho que essa corte você pode ignorar
Um abraço pessoal, meu último post nesse tópico!!
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
@Mateus
Relaxe cara, ninguém aqui ta criando flamewar nem nada, é até bastante esclarecedor.
Justamente por isso é importante esse tipo de discussão.
No fim das contas, para ter certeza que seus jogo poderão ser vendidos e se tornarem famosos, criem gráficos e sons do zero e invistam em uma jogabilidade inovadora, essa é a receita do sucesso
Relaxe cara, ninguém aqui ta criando flamewar nem nada, é até bastante esclarecedor.
Mateus O de Andrade escreveu:PESSOAL!!! Direitos autorais e Plágio são coisas sérias!! Só insisto nesse assunto por que não quero ver auguem se matando para fazer um jogo super legal e depois não poder divulgar por esses problemas.
Justamente por isso é importante esse tipo de discussão.
No fim das contas, para ter certeza que seus jogo poderão ser vendidos e se tornarem famosos, criem gráficos e sons do zero e invistam em uma jogabilidade inovadora, essa é a receita do sucesso
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Ao contrário, esse tipo de assunto deve ser bem discutido até para quem está começando no ramo de games ficarem mais consentes na hora de criar um jogo e saber o que pode-se publicar, cobrar , propagandear ,sem ter grandes problemas com leis e direitos autorais.
Eu sinceramente sou contra a criação de jogos de terceiros, eu acho que o povo brasileiro tem que aprender a soltar mais a imaginação e criar coisas que façam a diferença, até por que ,a maioria dos jogos baseados em franquias famosas (ou não tao famosas) quase sempre é genéricos capados, uma coisa legal, é que tem vindo bastante jogos(principalmente em concursos) com títulos originais, são poucos os plágios que tem vindo ultimamente com relação ao que vinha antigamente.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
- Unity