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É possível criar um editor de mapa?

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Isaque Onix
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É possível criar um editor de mapa? Empty É possível criar um editor de mapa?

Mensagem por manobrother Qua 27 Ago 2014, 21:55

Antes que alguém pergunte, não é um editor de mapa para mim, mas sim para a pessoa que joga o jogo. Por exemplo, eu crio um jogo com várias fazes mas eu queria que possibilitasse as outras pessoas criassem as fazes delas para os outros jogassem também, como naquele jogo o BattleBlock Theater.
Alguém tem alguma ideia de como fazer?
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Mensagem por Isaque Onix Qua 27 Ago 2014, 22:03

sempre tem um jeito, estude arrays e/ou ds_list e estará apar do assunto!

@off Pesquisar sempre e a melhor soluçao, eu mesmo tenho um topico antigo sobre isso que explica muita coisa...
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É possível criar um editor de mapa? Empty Re: É possível criar um editor de mapa?

Mensagem por manobrother Qua 27 Ago 2014, 22:16

Isaque Onix escreveu:sempre tem um jeito, estude arrays e/ou ds_list e estará apar do assunto!

@off  Pesquisar sempre e a melhor soluçao, eu mesmo tenho um topico antigo sobre isso que explica muita coisa...

blz kk, na verdade eu pesquisei aqui no forum sobre o assunto mas nao achei nada parecido, somente sobre o cara que esta criando o jogo, nao sobre o jogador.

OBS: Como posso achar esse topico que voce explicou?
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É possível criar um editor de mapa? Empty Re: É possível criar um editor de mapa?

Mensagem por Isaque Onix Qua 27 Ago 2014, 22:28

caraca, e bem antigo, num lembro nem o titulo cara... geek geek
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É possível criar um editor de mapa? Empty Re: É possível criar um editor de mapa?

Mensagem por UrielAlves Qua 27 Ago 2014, 23:06

Olha, na verdade, sim. ( Pra tudo se tem um jeito ).

No meu jeito, eu faço algumas etapas!  Rolling Eyes

1 - Organizar o meu projeto para receber arquivos de mapas externos, ler, e interpretar cada linha do meu "arquivo de mapa externo".

2 - Crio scripts/funções para facilitar e gastar menos linhas no desenvolvimento.

Após essas regrinhas bases, posso começar a planejar algo.
Por exemplo:

Crie um arquivo chamado " NomeDaFase.ext ".
Troque NomeDaFase pelo nome da fase óbvio, e ext por qualquer extensão (só para não deixar .txt, e os editores de texto conseguir revelar seu code).
Pode usar .map, .mapc, .mcon, tanto faz, é de sua escolha.

Os scripts, seriam para criar as coordenadas e incrementar ao jogo.
Por exemplo :

Um arquivo(mapa.map), que possua essa estrutura de code
Código:
mapSet('nomeDoMapa',1,4,false);
mapCreate(16,16,'o_floor');
mapCreate(48,16,'o_wall');

Utilizei dois scripts, e no meu projeto, iria criar os scripts
como o mapSet, para definir as propriedades do mapa, tais como nome, e qualquer outros tipos de informações necessárias. Laughing

Agora, crie um outro projeto em gm, que interprete tudo o que o seu player clicou e arrastou, ou seja, montou o mapa como ele mesmo queria, e passe à parte de salvar.
para isso, apenas pegue a string, e grave em um arquivo. No caso, o nome do mapa + extensão padrão que seu game irá entender como mapa.

Uma dica, é usar um sistema de "embaralhamento/criptografia", para que se algum safadxenho tentar abrir, e não se deparar com as funções do seu game, e sim, um monte de nomes do capiroto... Misture numero com letras, letras com sinais, e etc.

Apenas uma passada rápida, e que comigo serve.
Espero ter te dado alguma luz. Flws!
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Mensagem por Isaque Onix Qua 27 Ago 2014, 23:19

da uma olhada na minha extensao transform
https://gmbr.forumeiros.com/t26867-extensao-transform?highlight=transform

acho que pode te ajudar, pois ela usa uma imagem para gerar um mapa (varios objetos)...
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Mensagem por VanMall Qua 27 Ago 2014, 23:40

Olá manobrother!

Se você de fato sabe programação, 80% de tudo quanto você quiser, é possível fazer.
Se pensar bem, fazer um sistema como esse, pode parecer complexo, mas é mais simples do que parece, uma boa forma, consiste em disponibilizar ao player alguns botões que terão as respectivas imagens do que será gerado ao ser "posto" em algum lugar do tal mapa, quando o jogador selecionar tal botão, uma variável qualquer (Exemplo: tile) passa a receber o nome de uma imagem, então ficaria mais ou menos: tile = grass.png
Ao clicar na posição que gostaria de deixar o item lá, uma outra variável que seria tal posição, receberia o valor da imagem que automaticamente pegaria tal imagem dos arquivos do jogo o a deixaria ali.

Este é um sistema bem incompleto e com alguns erros, mas eu apenas ilustrei, há muita coisa que eu falei que pode ser substituída (Ex: variável por array), mas acho que você pegou a ideia. Tente fazer um algoritmo que resolva tal problema.
Veja um exemplo:

Código:
Repita Processo
    Se USER clicou no botão
        Verificar qual botão
        Transferir valores a variáveis
        Switch[01] = ON
    FimSe
Até  Switch[01] == ON

Novamente repito, apenas ilustrei.

Uma pequena correção: Não se escreve faze, e sim fase!
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Mensagem por manobrother Qui 28 Ago 2014, 12:52

UrielAlves escreveu:Olha, na verdade, sim. ( Pra tudo se tem um jeito ).

No meu jeito, eu faço algumas etapas!  Rolling Eyes

1 - Organizar o meu projeto para receber arquivos de mapas externos, ler, e interpretar cada linha do meu "arquivo de mapa externo".

2 - Crio scripts/funções para facilitar e gastar menos linhas no desenvolvimento.

Após essas regrinhas bases, posso começar a planejar algo.
Por exemplo:

Crie um arquivo chamado " NomeDaFase.ext ".
Troque NomeDaFase pelo nome da fase óbvio, e ext por qualquer extensão (só para não deixar .txt, e os editores de texto conseguir revelar seu code).
Pode usar .map, .mapc, .mcon, tanto faz, é de sua escolha.

Os scripts, seriam para criar as coordenadas e incrementar ao jogo.
Por exemplo :

Um arquivo(mapa.map), que possua essa estrutura de code
Código:
mapSet('nomeDoMapa',1,4,false);
mapCreate(16,16,'o_floor');
mapCreate(48,16,'o_wall');

Utilizei dois scripts, e no meu projeto, iria criar os scripts
como o mapSet, para definir as propriedades do mapa, tais como nome, e qualquer outros tipos de informações necessárias. Laughing

Agora, crie um outro projeto em gm, que interprete tudo o que o seu player clicou e arrastou, ou seja, montou o mapa como ele mesmo queria, e passe à parte de salvar.
para isso, apenas pegue a string, e grave em um arquivo. No caso, o nome do mapa + extensão padrão que seu game irá entender como mapa.

Uma dica, é usar um sistema de "embaralhamento/criptografia", para que se algum safadxenho tentar abrir, e não se deparar com as funções do seu game, e sim, um monte de nomes do capiroto... Misture numero com letras, letras com sinais, e etc.

Apenas uma passada rápida, e que comigo serve.
Espero ter te dado alguma luz. Flws!


blz vo tentar aqui
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Mensagem por manobrother Qui 28 Ago 2014, 12:53

PedroMatoso escreveu:Olá manobrother!

Se você de fato sabe programação, 80% de tudo quanto você quiser, é possível fazer.
Se pensar bem, fazer um sistema como esse, pode parecer complexo, mas é mais simples do que parece, uma boa forma, consiste em disponibilizar ao player alguns botões que terão as respectivas imagens do que será gerado ao ser "posto" em algum lugar do tal mapa, quando o jogador selecionar tal botão, uma variável qualquer (Exemplo: tile) passa a receber o nome de uma imagem, então ficaria mais ou menos: tile = grass.png
Ao clicar na posição que gostaria de deixar o item lá, uma outra variável que seria tal posição, receberia o valor da imagem que automaticamente pegaria tal imagem dos arquivos do jogo o a deixaria ali.

Este é um sistema bem incompleto e com alguns erros, mas eu apenas ilustrei, há muita coisa que eu falei que pode ser substituída (Ex: variável por array), mas acho que você pegou a ideia. Tente fazer um algoritmo que resolva tal problema.
Veja um exemplo:

Código:
Repita Processo
    Se USER clicou no botão
        Verificar qual botão
        Transferir valores a variáveis
        Switch[01] = ON
    FimSe
Até  Switch[01] == ON

Novamente repito, apenas ilustrei.

Uma pequena correção: Não se escreve faze, e sim fase!



vlw para tu tambem

OBS: È realmente esqueci de escrever com S kkk
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Mensagem por Ralphed Qui 28 Ago 2014, 13:53

Eu trabalhei nisso a pouco tempo, se quiser eu passo a Engine!
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É possível criar um editor de mapa? Empty Re: É possível criar um editor de mapa?

Mensagem por manobrother Qui 28 Ago 2014, 16:10

superrafao escreveu:Eu trabalhei nisso a pouco tempo, se quiser eu passo a Engine!

se nao te incomodar gostaria sim
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Mensagem por Ralphed Sáb 30 Ago 2014, 14:36

Aqui esta!
Caso não entenda, me avise que eu faço uma versão com explicação, pode editar como quiser. (Desculpe a demora)
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É possível criar um editor de mapa? Empty Re: É possível criar um editor de mapa?

Mensagem por Camin Sáb 30 Ago 2014, 23:56

Oi! Eu fiz isso no meu jogo Pac-man SelvagemIV, se estiver interesado aki está o "Source Code gmĸ".

Outro jogo que tem esse recurso é o "Super Tux" (Jogo originado de usuários GNU/Linux baseado no super Mário).
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