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É possível criar um editor de mapa?
+2
Isaque Onix
manobrother
6 participantes
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É possível criar um editor de mapa?
Antes que alguém pergunte, não é um editor de mapa para mim, mas sim para a pessoa que joga o jogo. Por exemplo, eu crio um jogo com várias fazes mas eu queria que possibilitasse as outras pessoas criassem as fazes delas para os outros jogassem também, como naquele jogo o BattleBlock Theater.
Alguém tem alguma ideia de como fazer?
Alguém tem alguma ideia de como fazer?
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: É possível criar um editor de mapa?
sempre tem um jeito, estude arrays e/ou ds_list e estará apar do assunto!
@off Pesquisar sempre e a melhor soluçao, eu mesmo tenho um topico antigo sobre isso que explica muita coisa...
@off Pesquisar sempre e a melhor soluçao, eu mesmo tenho um topico antigo sobre isso que explica muita coisa...
Re: É possível criar um editor de mapa?
Isaque Onix escreveu:sempre tem um jeito, estude arrays e/ou ds_list e estará apar do assunto!
@off Pesquisar sempre e a melhor soluçao, eu mesmo tenho um topico antigo sobre isso que explica muita coisa...
blz kk, na verdade eu pesquisei aqui no forum sobre o assunto mas nao achei nada parecido, somente sobre o cara que esta criando o jogo, nao sobre o jogador.
OBS: Como posso achar esse topico que voce explicou?
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: É possível criar um editor de mapa?
Olha, na verdade, sim. ( Pra tudo se tem um jeito ).
No meu jeito, eu faço algumas etapas!
1 - Organizar o meu projeto para receber arquivos de mapas externos, ler, e interpretar cada linha do meu "arquivo de mapa externo".
2 - Crio scripts/funções para facilitar e gastar menos linhas no desenvolvimento.
Após essas regrinhas bases, posso começar a planejar algo.
Por exemplo:
Crie um arquivo chamado " NomeDaFase.ext ".
Troque NomeDaFase pelo nome da faseóbvio, e ext por qualquer extensão (só para não deixar .txt, e os editores de texto conseguir revelar seu code).
Pode usar .map, .mapc, .mcon, tanto faz, é de sua escolha.
Os scripts, seriam para criar as coordenadas e incrementar ao jogo.
Por exemplo :
Um arquivo(mapa.map), que possua essa estrutura de code
Utilizei dois scripts, e no meu projeto, iria criar os scripts
como o mapSet, para definir as propriedades do mapa, tais como nome, e qualquer outros tipos de informações necessárias.
Agora, crie um outro projeto em gm, que interprete tudo o que o seu player clicou e arrastou, ou seja, montou o mapa como ele mesmo queria, e passe à parte de salvar.
para isso, apenas pegue a string, e grave em um arquivo. No caso, o nome do mapa + extensão padrão que seu game irá entender como mapa.
Uma dica, é usar um sistema de "embaralhamento/criptografia", para que se algumsafadxenho tentar abrir, e não se deparar com as funções do seu game, e sim, um monte de nomes do capiroto... Misture numero com letras, letras com sinais, e etc.
Apenas uma passada rápida, e que comigo serve.
Espero ter te dado alguma luz. Flws!
No meu jeito, eu faço algumas etapas!
1 - Organizar o meu projeto para receber arquivos de mapas externos, ler, e interpretar cada linha do meu "arquivo de mapa externo".
2 - Crio scripts/funções para facilitar e gastar menos linhas no desenvolvimento.
Após essas regrinhas bases, posso começar a planejar algo.
Por exemplo:
Crie um arquivo chamado " NomeDaFase.ext ".
Troque NomeDaFase pelo nome da fase
Pode usar .map, .mapc, .mcon, tanto faz, é de sua escolha.
Os scripts, seriam para criar as coordenadas e incrementar ao jogo.
Por exemplo :
Um arquivo(mapa.map), que possua essa estrutura de code
- Código:
mapSet('nomeDoMapa',1,4,false);
mapCreate(16,16,'o_floor');
mapCreate(48,16,'o_wall');
Utilizei dois scripts, e no meu projeto, iria criar os scripts
como o mapSet, para definir as propriedades do mapa, tais como nome, e qualquer outros tipos de informações necessárias.
Agora, crie um outro projeto em gm, que interprete tudo o que o seu player clicou e arrastou, ou seja, montou o mapa como ele mesmo queria, e passe à parte de salvar.
para isso, apenas pegue a string, e grave em um arquivo. No caso, o nome do mapa + extensão padrão que seu game irá entender como mapa.
Uma dica, é usar um sistema de "embaralhamento/criptografia", para que se algum
Apenas uma passada rápida, e que comigo serve.
Espero ter te dado alguma luz. Flws!
UrielAlves- Data de inscrição : 20/07/2014
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Re: É possível criar um editor de mapa?
da uma olhada na minha extensao transform
https://gmbr.forumeiros.com/t26867-extensao-transform?highlight=transform
acho que pode te ajudar, pois ela usa uma imagem para gerar um mapa (varios objetos)...
https://gmbr.forumeiros.com/t26867-extensao-transform?highlight=transform
acho que pode te ajudar, pois ela usa uma imagem para gerar um mapa (varios objetos)...
Re: É possível criar um editor de mapa?
Olá manobrother!
Se você de fato sabe programação, 80% de tudo quanto você quiser, é possível fazer.
Se pensar bem, fazer um sistema como esse, pode parecer complexo, mas é mais simples do que parece, uma boa forma, consiste em disponibilizar ao player alguns botões que terão as respectivas imagens do que será gerado ao ser "posto" em algum lugar do tal mapa, quando o jogador selecionar tal botão, uma variável qualquer (Exemplo: tile) passa a receber o nome de uma imagem, então ficaria mais ou menos: tile = grass.png
Ao clicar na posição que gostaria de deixar o item lá, uma outra variável que seria tal posição, receberia o valor da imagem que automaticamente pegaria tal imagem dos arquivos do jogo o a deixaria ali.
Este é um sistema bem incompleto e com alguns erros, mas eu apenas ilustrei, há muita coisa que eu falei que pode ser substituída (Ex: variável por array), mas acho que você pegou a ideia. Tente fazer um algoritmo que resolva tal problema.
Veja um exemplo:
Novamente repito, apenas ilustrei.
Uma pequena correção: Não se escreve faze, e sim fase!
Se você de fato sabe programação, 80% de tudo quanto você quiser, é possível fazer.
Se pensar bem, fazer um sistema como esse, pode parecer complexo, mas é mais simples do que parece, uma boa forma, consiste em disponibilizar ao player alguns botões que terão as respectivas imagens do que será gerado ao ser "posto" em algum lugar do tal mapa, quando o jogador selecionar tal botão, uma variável qualquer (Exemplo: tile) passa a receber o nome de uma imagem, então ficaria mais ou menos: tile = grass.png
Ao clicar na posição que gostaria de deixar o item lá, uma outra variável que seria tal posição, receberia o valor da imagem que automaticamente pegaria tal imagem dos arquivos do jogo o a deixaria ali.
Este é um sistema bem incompleto e com alguns erros, mas eu apenas ilustrei, há muita coisa que eu falei que pode ser substituída (Ex: variável por array), mas acho que você pegou a ideia. Tente fazer um algoritmo que resolva tal problema.
Veja um exemplo:
- Código:
Repita Processo
Se USER clicou no botão
Verificar qual botão
Transferir valores a variáveis
Switch[01] = ON
FimSe
Até Switch[01] == ON
Novamente repito, apenas ilustrei.
Uma pequena correção: Não se escreve faze, e sim fase!
VanMall- Data de inscrição : 06/03/2014
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Re: É possível criar um editor de mapa?
UrielAlves escreveu:Olha, na verdade, sim. ( Pra tudo se tem um jeito ).
No meu jeito, eu faço algumas etapas!
1 - Organizar o meu projeto para receber arquivos de mapas externos, ler, e interpretar cada linha do meu "arquivo de mapa externo".
2 - Crio scripts/funções para facilitar e gastar menos linhas no desenvolvimento.
Após essas regrinhas bases, posso começar a planejar algo.
Por exemplo:
Crie um arquivo chamado " NomeDaFase.ext ".
Troque NomeDaFase pelo nome da faseóbvio, e ext por qualquer extensão (só para não deixar .txt, e os editores de texto conseguir revelar seu code).
Pode usar .map, .mapc, .mcon, tanto faz, é de sua escolha.
Os scripts, seriam para criar as coordenadas e incrementar ao jogo.
Por exemplo :
Um arquivo(mapa.map), que possua essa estrutura de code
- Código:
mapSet('nomeDoMapa',1,4,false);
mapCreate(16,16,'o_floor');
mapCreate(48,16,'o_wall');
Utilizei dois scripts, e no meu projeto, iria criar os scripts
como o mapSet, para definir as propriedades do mapa, tais como nome, e qualquer outros tipos de informações necessárias.
Agora, crie um outro projeto em gm, que interprete tudo o que o seu player clicou e arrastou, ou seja, montou o mapa como ele mesmo queria, e passe à parte de salvar.
para isso, apenas pegue a string, e grave em um arquivo. No caso, o nome do mapa + extensão padrão que seu game irá entender como mapa.
Uma dica, é usar um sistema de "embaralhamento/criptografia", para que se algumsafadxenhotentar abrir, e não se deparar com as funções do seu game, e sim, um monte de nomes do capiroto... Misture numero com letras, letras com sinais, e etc.
Apenas uma passada rápida, e que comigo serve.
Espero ter te dado alguma luz. Flws!
blz vo tentar aqui
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: É possível criar um editor de mapa?
PedroMatoso escreveu:Olá manobrother!
Se você de fato sabe programação, 80% de tudo quanto você quiser, é possível fazer.
Se pensar bem, fazer um sistema como esse, pode parecer complexo, mas é mais simples do que parece, uma boa forma, consiste em disponibilizar ao player alguns botões que terão as respectivas imagens do que será gerado ao ser "posto" em algum lugar do tal mapa, quando o jogador selecionar tal botão, uma variável qualquer (Exemplo: tile) passa a receber o nome de uma imagem, então ficaria mais ou menos: tile = grass.png
Ao clicar na posição que gostaria de deixar o item lá, uma outra variável que seria tal posição, receberia o valor da imagem que automaticamente pegaria tal imagem dos arquivos do jogo o a deixaria ali.
Este é um sistema bem incompleto e com alguns erros, mas eu apenas ilustrei, há muita coisa que eu falei que pode ser substituída (Ex: variável por array), mas acho que você pegou a ideia. Tente fazer um algoritmo que resolva tal problema.
Veja um exemplo:
- Código:
Repita Processo
Se USER clicou no botão
Verificar qual botão
Transferir valores a variáveis
Switch[01] = ON
FimSe
Até Switch[01] == ON
Novamente repito, apenas ilustrei.
Uma pequena correção: Não se escreve faze, e sim fase!
vlw para tu tambem
OBS: È realmente esqueci de escrever com S kkk
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
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x 0 x 0 x 0
Re: É possível criar um editor de mapa?
Eu trabalhei nisso a pouco tempo, se quiser eu passo a Engine!
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Godot
- Outros
Re: É possível criar um editor de mapa?
superrafao escreveu:Eu trabalhei nisso a pouco tempo, se quiser eu passo a Engine!
se nao te incomodar gostaria sim
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 206
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x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: É possível criar um editor de mapa?
Aqui esta!
Caso não entenda, me avise que eu faço uma versão com explicação, pode editar como quiser. (Desculpe a demora)
Caso não entenda, me avise que eu faço uma versão com explicação, pode editar como quiser. (
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Godot
- Outros
Re: É possível criar um editor de mapa?
Oi! Eu fiz isso no meu jogo Pac-man SelvagemIV, se estiver interesado aki está o "Source Code gmĸ".
Outro jogo que tem esse recurso é o "Super Tux" (Jogo originado de usuários GNU/Linux baseado no super Mário).
Outro jogo que tem esse recurso é o "Super Tux" (Jogo originado de usuários GNU/Linux baseado no super Mário).
Camin- Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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