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[Resolvido]Dúvida com sign
3 participantes
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[Resolvido]Dúvida com sign
Galera eu esforço para entender o sign nesse sentido mas não consigo :/ eu sei que ele pega uma variavel por exemplo Hsp = 20 ou Hsp = -20 e retorna como 1 ou -1 mas quando vou lê-lo em um codigo não consigo entender alguém consegue me explicar:
- Código:
if place_meeting(x+Hspeed,y,obj_block)
{
while(!place_meeting(x+sign(Hspeed),y,obj_block))
{
x += sign(Hspeed);
}
Hspeed = 0;
}
Última edição por AlexBosquin em Qua 13 Ago 2014, 20:04, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido]Dúvida com sign
O sign é uma função muito útil quando se aprende a usar. Com ela conseguimos poupar linhas de código quando for fazer a movimentação de algum objeto que depende de condições distintas, um IA, por exemplo.
Por baixo dos panos, a função sign retorna para você se o valor informado é menor, igual, ou maior que zero. Portanto:
Menor que zero: -1
Igual a zero: 0
Maior que zero: 1
Ou seja, não importa o valor inserido, sign retornará apenas um desses três números. Na matemática, mais precisamente na multiplicação, estes três valores alteram completamente um resultado. Temos como exemplo, o número 42. Se:
Multiplicarmos por -1 = -42
Multiplicarmos por 0 = 0;
Multiplicarmos por 1 = 42.
Nada de mais até ai, aparentemente uma função inútil. Vejamos como ficaria aplicando em código. Para exemplo, vamos programar uma IA que vai em direção ao jogador. Se a IA estiver à esquerda do jogador, ela se moverá para a direita, se a IA estiver à direita do jogador, ela se moverá para a esquerda, se estiver no mesmo lugar, ela ficará parada. Ou seja:
Poderíamos ter o mesmo efeito usando sign, veja:
Para sign retornar -1, o x do jogador deve ser maior que o x da IA, suponhamos que:
Temos: IA.X = 100; Jogador.X = 200;
No código, temos: IA.X - IA.X
Ou seja: 100 - 200 = -100.
Aplicando o resultado (-100) em sign, retornamos -1.
Portanto, x+=1*Valor é isso:
x+=1 * -1 = -1, ou seja, o código vai mover 1px para a esquerda.
Agora, se o x do IA for maior que o do jogador, teremos o seguinte.
IA.X = 200; Jogador.x = 100;
IA.X - Jogador.X = 200 - 100 = 100.
Aplicando o resultado em sign, retornamos 1, logo, a IA se moverá para a frente porque 1 * 1 = 1.
Entende? É pura matemática!
O código que você deu simplesmente pega o valor de hspeed, aplica em sign, e com o resultado, descobre se o objeto está se movendo para a direita (1), para a esquerda (-1) ou se está parado (0).
Por baixo dos panos, a função sign retorna para você se o valor informado é menor, igual, ou maior que zero. Portanto:
Menor que zero: -1
Igual a zero: 0
Maior que zero: 1
Ou seja, não importa o valor inserido, sign retornará apenas um desses três números. Na matemática, mais precisamente na multiplicação, estes três valores alteram completamente um resultado. Temos como exemplo, o número 42. Se:
Multiplicarmos por -1 = -42
Multiplicarmos por 0 = 0;
Multiplicarmos por 1 = 42.
Nada de mais até ai, aparentemente uma função inútil. Vejamos como ficaria aplicando em código. Para exemplo, vamos programar uma IA que vai em direção ao jogador. Se a IA estiver à esquerda do jogador, ela se moverá para a direita, se a IA estiver à direita do jogador, ela se moverá para a esquerda, se estiver no mesmo lugar, ela ficará parada. Ou seja:
- Código:
Alvo = obj_player;
if (x < Alvo.x){
x+=1;
}else if (x > Alvo.x){
x-=1;
}
Poderíamos ter o mesmo efeito usando sign, veja:
- Código:
Valor = sign(x - obj_jogador.x);
x+=1*Valor;
Para sign retornar -1, o x do jogador deve ser maior que o x da IA, suponhamos que:
Temos: IA.X = 100; Jogador.X = 200;
No código, temos: IA.X - IA.X
Ou seja: 100 - 200 = -100.
Aplicando o resultado (-100) em sign, retornamos -1.
Portanto, x+=1*Valor é isso:
x+=1 * -1 = -1, ou seja, o código vai mover 1px para a esquerda.
Agora, se o x do IA for maior que o do jogador, teremos o seguinte.
IA.X = 200; Jogador.x = 100;
IA.X - Jogador.X = 200 - 100 = 100.
Aplicando o resultado em sign, retornamos 1, logo, a IA se moverá para a frente porque 1 * 1 = 1.
Entende? É pura matemática!
O código que você deu simplesmente pega o valor de hspeed, aplica em sign, e com o resultado, descobre se o objeto está se movendo para a direita (1), para a esquerda (-1) ou se está parado (0).
Re: [Resolvido]Dúvida com sign
AlexBosquin escreveu:Galera eu esforço para entender o sign nesse sentido mas não consigo :/ eu sei que ele pega uma variavel por exemplo Hsp = 20 ou Hsp = -20 e retorna como 1 ou -1 mas quando vou lê-lo em um codigo não consigo entender alguém consegue me explicar:
- Código:
if place_meeting(x+Hspeed,y,obj_block)
{
while(!place_meeting(x+sign(Hspeed),y,obj_block))
{
x += sign(Hspeed);
}
Hspeed = 0;
}
Nesse código o sign conferir se o jogador vai encostar na parede e vai adicionar ou retirar 1 pixel dependendo da direção que o personagem estiver se movendo. Basicamente ele retorna se vocêe stá se movendo pra direita, pra esquerda ou se está parado.
Re: [Resolvido]Dúvida com sign
@Willy Denovo brigadão cara, eu sabia a função sign mas com sua explicação ficou mais claro ainda matemática basica até kkk vlw mesmo cara ;D
@matheusco dae mano vlw pela resposta ae, agradeço pela ajuda ;D
@matheusco dae mano vlw pela resposta ae, agradeço pela ajuda ;D
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