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botão de restart level n pega

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Mensagem por MatheusMM Seg 11 Ago 2014, 01:50

eu adicionei o sprite normalmente coloquei o evento left button do mouse e do lado if previous room exits... Quando eu coloco outro tipo "go to previous room" pega, mas como é restart, tem q ir do q ele morreu, mas o "if previous room exits" n pega, alguém tem uma engine aí??? confused


A segunda dúvida é q eu coloquei um projétil chamado bomba que  mata o personagem assim q o acerta, mas eu gostaria de colocar um efeito de explosão quando ele morre, já tenho o sprite e o som, mas n sei como eu adiciono o sprite, pq ele já vai direto pra tela de game over...
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Mensagem por AxeInLine Seg 11 Ago 2014, 09:10

O_O Começa usar gml que fazer isso fica mais fácil... Tem vários tutoriais bons de gml aqui na GMBR, só da uma procuradinha que tu acha.
Bem, não sei muito bem usar as funções D&D (Aquelas caixinhas que tu arrasta e solta), então vou dar em gml. Para a primeira duvida vá no objeto que é para restartar a room, e no evento Left Button usa o "execute code" Action Code  que se localiza na aba control, dentro da caixinha que aparecer coloca isso:
Código:
room_goto("nome_da_room");//esta função faz mudar de room, substitua "nome_da_room" pelo nome da room

Pronto, primeira duvida já saiu né?
Bem, só leia daqui para baixo caso você tiver a sprite da bomba explodindo...
Certo, no objeto da bomba, em seu creat coloca isso (mesmo processo lá de cima):
Código:
global.explosao = false;//aqui eu estou declarando uma variável, não usei ~ porque o gml não "intende" esse tipo de character;

No evento de colisão com o player:
Código:
sprite_index=spr_bomba_explodindo;//mude "spr_bomba_explodindo" pelo nome da sprite, esta função muda a variável "sprite_index" que guarda o valor da sprite do objeto atual;
global.explosao=true;//aqui modifico o valor da variável "explosao".
No evento "animation end"(fica em others):
Código:
if (sprite_index=spr_bomba_explodindo){//se a sprite atual for "spr_bomba_explodindo", substitua esse nome pelo nome da sprite dela explodindo.(aqui estou checando se o valor da variavel sprite_index é igual, se for, então realiza a ação.)
instance_destroy();//o objeto se destroi;
}
Bem, agora no objeto player, no evento step coloca isso:
Código:
room_goto("nome_da_room_aqui");//substitua "nome_da_room_aqui" pelo nome da room de game over.


Acho que tá faltando alguma coisa, mas se tiver depois tu comenta dizendo o que falta, bem, acho que é isso, espero ter ajudado Happy.


Flw!
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Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 14:31

Se entendi bem, o código que você precisa é esse:

if room_previous(room) != -1
{
room_goto(room_previous);
}
else
{
room_restart()
}

Coloca esse código após o código de morte do seu personagem. Exemplo:

if vida < 0
if room_previous(room) != -1
{
room_goto(room_previous);
}
else
{
room_restart()
}

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Mensagem por MatheusMM Seg 11 Ago 2014, 18:34

Agradeço a ajuda de vcs, mas deu mtos erros, na dúvida da explosão, tdas as linhas q tinhas "global.explosao" deu algum tipo de erro, ele n identifica, eu n entendi mto isso, n entendo mto desses comandos de global... e na de matheusco eu n coloquei a morte do personagem em código, , eu coloquei normalmente então no create dele la! la! la! la!
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Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 18:38

MatheusMM escreveu:Agradeço a ajuda de vcs, mas deu mtos erros, na dúvida da explosão, tdas as linhas q tinhas "global.explosao" deu algum tipo de erro, ele n identifica, eu n entendi mto isso, n entendo mto desses comandos de global... e na de matheusco eu n coloquei a morte do personagem em código, , eu coloquei normalmente então no create dele la! la! la! la!

Mas colocando no Create ele só vai fazer a checagem uma vez. Então ele vai voltar na sala que era a anterior de quando o personagem foi criado.

E variáveis globais, assim como qualquer outra, devem ser inicializadas antes de serem usadas. no Crete Event pode colocar: global.explosao = false, e depois usar ela em alguma função.
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Mensagem por MatheusMM Seg 11 Ago 2014, 18:45

ajeitei o gloal, vlw, mas sobre o código dps da morte eu n sei, eu fui no create e botei
if vida < 0
if room_previous(room) != -1
{
room_goto(room_previous);
}
else
{
room_restart()
}

é pra fazer como??? pq deu erro nos "room_previous" do derp e no botão de reiniciar a fase
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Mensagem por AxeInLine Seg 11 Ago 2014, 19:14

O_O No evento create, faz apenas uma checagem, neste caso, quando o objeto é criado, então você teria que colocar no evento step, que faz a checagem a cada step (cada segundo tem 30 steps)...
Acho que o motivo da variável que eu te dei ter dado erro, é porque você deve usar gm:s pirata, ele geralmente dá esse tipo de erro.
Mas já me perdi aqui, o que você queria não era um botão para reiniciar o nível? Porque parece que você na verdade uhufai, nem sei explicar, você quer que quando o personagem toque na bomba o jogo reinicie? Talvez eu consiga te ajudar caso você seja mais detalhado com o que você quer...
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Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 19:18

MatheusMM escreveu:ajeitei o gloal, vlw, mas sobre o código dps da morte eu n sei, eu fui no create e botei
if vida < 0
if room_previous(room) != -1
{
room_goto(room_previous);
}
else
{
room_restart()
}

é pra fazer como??? pq deu erro nos "room_previous" do derp e no botão de reiniciar a fase

Você tem que ter a variável "vida" no seu personagem, e inicializar ela, assim como fez com a global. E tem que ser no Step Event, não no Create, pois o Create só faz a checagem uma vez, que é quando seu personagem é criado, já no Step Event ele checa de acordo com a velocidade da sala (por padrão é 30 vezes por segundo).

if vida < 0
{
if room_previous(room) != -1
{
room_goto(room_previous);
}
else
{
room_restart()
}
}

Lembra, no Create você só inicializa as variáveis, no Step você faz a checagem delas em "tempo real".
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Mensagem por MatheusMM Seg 11 Ago 2014, 19:28

cara, o ponto é que meu personagem n tem barra de health eu uso o lives já, o create do personagem tem o set lives 3, eu quero que só dê game over quando ele perder as 3, quando ele perde uma continua no jogo, exceto na bomba que tira as 3 vidas de vez, eu me embolei no começo...


Última edição por MatheusMM em Seg 11 Ago 2014, 19:50, editado 2 vez(es)
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Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 19:47

Então é só colocar no Step Event:

if lives <= 0
{
if room_previous(room) != -1
{
room_goto(room_previous);
}
else
{
room_restart()
}
}

Explicando: Se a vida for menor ou igual a 0 e se room_previous existir, então ele volta pra room_previous, caso ela não exista, então ele só reinicia o level.
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Mensagem por MatheusMM Seg 11 Ago 2014, 19:51

aparece isso: cannot use function/script name for a variable, using "room_previous" aparece essa mensagem no botão de reiniciar o lvl tb...
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Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 20:06

troca o room_goto(room_previous) por room_goto(room_previous(room))

Acredito ser esse o problema, se não for eu faço um código pra você. Esse que te mandei é do site da YoYo Games.
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Mensagem por MatheusMM Seg 11 Ago 2014, 20:12

cara, muito obg pela ajuda q vc ta me dando mesmo eu perguntando algo tda hr, o jgo pego agr, mas quando a bomba acerta eu vou pra tela inicial... mesmo eu botando room_goto("game_over"); na colisão derp> bomba, ai eu coloquei pros ícones e deu certo véi!! vlw!!! feliz2 só q o botão tente novamente vai pra room anterior na lista n sei pq, o código q ta é esse:

if room_previous(room) != -1
room_goto(room_previous(room))
else
{
room_restart()
}
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Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 20:42

MatheusMM escreveu:cara, muito obg pela ajuda q vc ta me dando mesmo eu perguntando algo tda hr, o jgo pego agr, mas quando a bomba acerta eu vou pra tela inicial... mesmo eu botando room_goto("game_over"); na colisão derp> bomba, ai eu coloquei pros ícones e deu certo véi!! vlw!!! feliz2 só q o botão tente novamente vai pra room anterior na lista n sei pq, o código q ta é esse:

if room_previous(room) != -1
room_goto(room_previous(room))
else
{
room_restart()
}

Isso é porquê esse código realmente vai de acordo com a lista. Pra ser da última sala visitada faz o seguinte, antes do código que manda o personagem de volta pra sala anterior, faz tipo

global.checkpoint = room

Isso vai gravar o nome da room na variável global.checkpoint, então você faz room_goto(global.checkpoint).

E de nada Smile

Sem problemas perguntar, às vezes é algo que eu nunca tinha pensado antes e acabo aprendendo tirando as dúvidas.
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Mensagem por MatheusMM Seg 11 Ago 2014, 20:51

cara, me da o código completo pra botar q eu to editando aki e ta dando mto erro, sei botar esse trem n...
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Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 20:56

MatheusMM escreveu:cara, me da o código completo pra botar q eu to editando aki e ta dando mto erro, sei botar esse trem n...

Primeiro me explica exatamente o que você quer, e como é a opção de 'tentar de novo', se é clicável ou tem que apertar algum botão.
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Mensagem por MatheusMM Seg 11 Ago 2014, 21:05

ela esta no game over, quando o personagem perde as 3 vidas ele morre (ele n morre até perder os 3 corações) aí quando ele morre vai pra game over, aí botei a opção tentar novamente, aí quero q ele repita a fase q morreu
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Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 21:11

MatheusMM escreveu:ela esta no game over, quando o personagem perde as 3 vidas ele morre (ele n morre até perder os 3 corações) aí quando ele morre vai pra game over, aí botei a opção tentar novamente, aí quero q ele repita a fase q morreu

no obj_player:

Create Event:

global.checkpoint = 0

Step Event:

if lives <= 0
{
global.checkpoint = room
room_goto(game_over)
}

eu pedi pra saber se o 'tente de novo' era clicável ou tinha que apertar algum botão porque poderia já te dar o código completo, maaas, seja qual for o objeto/código que você está usando pra acionar o 'tente de novo', coloca isso nele:

room_goto(global.checkpoint)
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Mensagem por MatheusMM Seg 11 Ago 2014, 21:14

cara, pioro kkkkkkk, cada vez q o cara morre aparece a tela game over eu clico em tente novamente reseta o jogo inteiro e a vida do personagem aumenta +2
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Mensagem por matheusco Seg 11 Ago 2014, 21:29

MatheusMM escreveu:cara, pioro kkkkkkk, cada vez q o cara morre aparece a tela game over eu clico em tente novamente reseta o jogo inteiro e a vida do personagem aumenta +2

Tenta pegar a ideia e modificar pro seu jogo, porque depende muito de como suas coisas estão configuradas. Se você tem objetos criados na room game_over, então tenta deixar ela pertinente (na configuração da room tem isso), porque desse jeito ela não vai ser recriada quando você voltar lá.

Fica difícil criar um código pois não sei como estão seus outros códigos, mas a ideia é armazenar a sala em que você morreu em uma variável global e depois resgatar essa variável no room_goto.
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