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[Tutorial]Game Maker Server #2 Configurando

2 participantes

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[Tutorial]Game Maker Server #2 Configurando Empty [Tutorial]Game Maker Server #2 Configurando

Mensagem por LightSpeedy Seg 04 Ago 2014, 11:43

Nome:GMS Plus:
Requer Extensions:Game Maker Server Plus
Versão do GM:8.0,8.1 e ela tb funciona em GM:Studio mas nunca usei
Requer Dlls:Não
Tags:Game Maker Server,plus,online,tutorial,mmo,shooter,plataforma online,Login/Register,Conexão,Server

Configuração do jogo

No Primeiro Tutorial aprendemos o basico que não precisava exatamente de uma explicação mas agora vc vai ter de usar alguns pequeninos codigos antes do jogo.

Configurando o Jogo:Esta é a parte mais importante do jogo,ela exige tb 2 objetos que servem para multiplayer,seu jogo tendo ou não multiplayer tera de ter os 2.

crie um objeto persistente e ponha nele o nome server_settings,

no Game Start dele ponha o seguinte codigo

Código:
gms_settings(true,versão,player_obj,other_player_obj)

o TRUE é para ligar o jogo ao site
a VERSÂO serve para fazer auto-updates do jogo que eu ensinarei em breve,ponha o padrão para 1.0
o PLAYER_OBJ é o jogador do jogo,ou seja o objeto que faz as funcões do jogo,andar,pular,correr,atirar
o OTHER_PLAYER_OBJ é o jogador do outro computador,serve para multiplayer,so crie um obj chamado obj_other_player e não ponha nada dentro dele

e no "Game End" ponha

Código:
gms_logout()

este código serve para desligar o jogador do server,por exemplo se tive-se 10 jogadores por dia,porem eles saem e volta varias vezes,o servidor acharia que seriam mais jogadores,até um ponto em que o jogo tive-se milhares de jogadores ao memso tempo com o memso username causando assim um lag para todos os jogadores do jogo,por isso ao fechar o jogo o gms_logout() vai desligar eles do server.

simples não?
2 Linhas para Por o Jogo em pratica

Logando/Registrando:

Esta parte é essencial para o jogo,ela faz um login online do jogo na hora,com ele vc pode salvar save-games e Inis no site para quando entrar em outro computador vc possa continuar do ponto em que parou,

Existem 3 formas de se fazer isso:

1=vc loga o jogador com o nome " " e ele simplesmente ficara assim sem ter de fazer login,é o pior modo pois pode dar erros em jogos online e outras coisas

2=Vc usa o orrivel login do próprio gms,por que ele é orrivel?por que alem de ficar uma cor feia demais fica escrito
"GMS PLUS,CopyRight 2009/2014" sendo que o jogo só precisa dar créditos se quiser ou se vender o jogo

3=esta é para usuarios expert ou que entendem,ela usa uma Input Box para logar,Input Box é uma pequena caixa retangular no qual vc clica e escreve algo sem aquelas janelas do Game Maker.

Bem eu vou usar a 2 e vou tentar explicar a 3 então vamos lah

Segundo Jeito

Crie uma sala chamada rm_login e crie um objeto chamado obj_login:

no create do obj_login ponha o seguinte codigo:

Código:
gms_show_login()

ele vai mostrar a caixa do login que ja vem feita

e agora vc usa-ra 2 Eventos Muito pouco usados

User Definited 14 e User Definited 15

no User Definited 14 ponha o seguinte código

Código:
 /* nada nada nada nadaaaaaa,eu não to fazendo nada */

ele não faz nada,é o Evento de Erro so faz abrir o login denovo dizendo que ouve um erro

e no User Definited 15 ponha:

Código:
room_goto_next()

pula para proxima room

Terceiro Jeito:

Este é expert e vc tera de criar tudo sozinho,eu so vou dizer os códigos que teria de usar para executa-lo

crie qualquer objeto que quiser e ponha isto no evento que quiser:

Código:

gms_login_set_username(variavel do username)
gms_login_set_password(variavel da senha)
gms_login_execute(room_goto_next())

a VARIAVEL DO USERNAME é o nome do usuario,so funciona se ele ja se registrou no jogo(ou no site gamemakerserver.com)
a VARIAVEL DA SENHAé a senha do usuario,so funciona se ele ja se registrou no jogo(ou no site gamemakerserver.com)

o GMS_LOGIN_EXECUTE E ROOM_GOTO_NEXTsão para executar o login,o login_execute executa o login com a senha de nome fornecidos,e o room_goto_next() pula para próxima room se o login funcionar

Registrando no Terceiro Jeito

diferente do segundo jeito,no terceiro jeito vc não se registra ja dentro do login vc tem de criar uma conta por via de um código.

crie um objeto que quiser e no evento que quiser ponha:

Código:
gms_register(username,senha,senhadenovo,email,gms_show_message("Erro"))

em USERNAME é o nome do novo usuario
em SENHA E SENHADENOVO é a senha do novo usuario
em EMAIL é o email do novo usuario
e em SHOW_MESSAGE("Erro")ele escreve uma mensagem de erro no canto superior da tela.

Desculpe so o Terceiro Método foi mal explicado,é que ele é feito por via de variaveis e por isso cabe ao usuario cria-lo eu criei um no DW2 e deu um grande trabalho com draws,sprites,variaveis,e keyboard_strings

flws gente,no próximo tutorial eu ensinarei a criar Achievements Online e explicarei mais sobre o Game Maker Server Plus



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Mensagem por Lauro Seg 18 Ago 2014, 15:57

Tem um exemplo da segunda forma com GM8? Ou talvez a primeira forma?
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Mensagem por LightSpeedy Seg 18 Ago 2014, 18:26

ao baixar a extensão ja vem com alguns exemplos e todos tem esse pq é obrigatorio o jogo ter
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