Entrar
Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?por Super Games Ontem à(s) 01:27
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
[Dúvidas com HUD]botões que geram objetos 3D.
3 participantes
Página 1 de 1
[Dúvidas com HUD]botões que geram objetos 3D.
Seguinte. Em um game 3D, existe uma hud.
Nela, existem alguns botões que, ao serem clicados, geram objetos 3D no universo.
Um game de terceira pessoa, onde existe o menu de compras, e posicionamos a compra 3D no universo. Tendeu?
é mais ou menos um Command Conquer, ou Age of Empires.
A minha lógica, foi o seguinte :
Primeiramente,
defini a câmera perspectiva, seguinte do chão e outros objetos em 3D, finalizando o cenário.
Depois, vem a hud.
Defini a câmera ortográfica para desenhar botões em 2D(objetos x e y), que são apenas botões para criar alguns objetos 3D no cenário.
E fiz uma função para que, quando clicarmos em algum dos botões , reescreva a câmera perspectiva, crie o objeto 3D no mundo, e reescreva a câmera ortográfica(para não bugar a hud). Só que aí que está o problema.
A mascara dos objetos 3D criados pelos botões estão na câmera ortográfica.
Eles criam a como se fosse num game 2D, jogando a mascara/sprite solto na room, só que no lugar errado. Sendo que o objeto 3D em sí, vai para o local certo!
Como faço isso de uma maneira correta? Essa história de reescrever a câmera, não pode deixar o game lento?
Como fazer para a mascara(Sprite do objeto 3D) acompanhar o objeto no seu devido local?
Desde já, agradeço qualquer sugestão.
Nela, existem alguns botões que, ao serem clicados, geram objetos 3D no universo.
Um game de terceira pessoa, onde existe o menu de compras, e posicionamos a compra 3D no universo. Tendeu?
A minha lógica, foi o seguinte :
Primeiramente,
defini a câmera perspectiva, seguinte do chão e outros objetos em 3D, finalizando o cenário.
Depois, vem a hud.
Defini a câmera ortográfica para desenhar botões em 2D(objetos x e y), que são apenas botões para criar alguns objetos 3D no cenário.
E fiz uma função para que, quando clicarmos em algum dos botões , reescreva a câmera perspectiva, crie o objeto 3D no mundo, e reescreva a câmera ortográfica(para não bugar a hud). Só que aí que está o problema.
A mascara dos objetos 3D criados pelos botões estão na câmera ortográfica.
Eles criam a como se fosse num game 2D, jogando a mascara/sprite solto na room, só que no lugar errado. Sendo que o objeto 3D em sí, vai para o local certo!
Como faço isso de uma maneira correta? Essa história de reescrever a câmera, não pode deixar o game lento?
Como fazer para a mascara(Sprite do objeto 3D) acompanhar o objeto no seu devido local?
Desde já, agradeço qualquer sugestão.
Última edição por UrielAlves em Qui 24 Jul 2014, 20:50, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção de pergunta.)
UrielAlves- Data de inscrição : 20/07/2014
Reputação : 19
Número de Mensagens : 35
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Dúvidas com HUD]botões que geram objetos 3D.
Não entendi muito bem, mas:
No objeto a ser criado cria uma sprite de mascara, e logo em seguida defina a sprite da quele objeto como a sprite mascara.
Na sprite da mascara deixe ela marcada no center.
No objeto a ser criado cria uma sprite de mascara, e logo em seguida defina a sprite da quele objeto como a sprite mascara.
Na sprite da mascara deixe ela marcada no center.
willcraft2- Games Ranking :
Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Dúvidas com HUD]botões que geram objetos 3D.
Olá willcraft2, agradeço por sua resposta
Mas observe o print abaixo :
Marquei as setas nos botões da hud ( Que são objetos ), e marquei os objetos criados pelos botões.
Chamei o evento nos objetos 3D, de quando clicar com o mouse em cima(no sprite) ele mandar um show_message('clicou').
Só que se eu clicar, mesmo que próximo, nao me retorna nada..
A não ser que eu clique nas marcas de cor azul(que eu marquei no print e pra descobrir onde que tava, eu saí clicando feito louco na view).
Eu acho que o problema está nessa passagem de perspectiva pra ortográfica.
EDIT
O objeto é sempre criado no meio da tela.
Aí, vou movendo o mouse para aonde eu quero criar, mas sempre no meio da tela.
Mas observe o print abaixo :
Marquei as setas nos botões da hud ( Que são objetos ), e marquei os objetos criados pelos botões.
Chamei o evento nos objetos 3D, de quando clicar com o mouse em cima(no sprite) ele mandar um show_message('clicou').
Só que se eu clicar, mesmo que próximo, nao me retorna nada..
A não ser que eu clique nas marcas de cor azul(que eu marquei no print e pra descobrir onde que tava, eu saí clicando feito louco na view).
Eu acho que o problema está nessa passagem de perspectiva pra ortográfica.
EDIT
O objeto é sempre criado no meio da tela.
Aí, vou movendo o mouse para aonde eu quero criar, mas sempre no meio da tela.
Última edição por UrielAlves em Qui 24 Jul 2014, 23:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Arescentar mais informações)
UrielAlves- Data de inscrição : 20/07/2014
Reputação : 19
Número de Mensagens : 35
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Dúvidas com HUD]botões que geram objetos 3D.
Tu precisar transformar a posição do mouse do 3D pro 2D, tu precisar fazer essa conversão se quiser apontar para o chão do jogo e posicionar um objeto que queira, unica forma que me lembro de fazer isso é pelos scripts do Phantom107, aqui o link.
Os scripts dele transforma as coordenadas 3D para 2D e também converte de 2D para 3D sempre com o mesmo eixo Z, no caso 0.
Os scripts dele transforma as coordenadas 3D para 2D e também converte de 2D para 3D sempre com o mesmo eixo Z, no caso 0.
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: [Dúvidas com HUD]botões que geram objetos 3D.
Gabrielsch!
Muito obrigado, o problema era esse, e foi resolvido.
Vou readaptar a engine com esses scripts.
Muito obrigado!
Muito obrigado, o problema era esse, e foi resolvido.
Vou readaptar a engine com esses scripts.
Muito obrigado!
UrielAlves- Data de inscrição : 20/07/2014
Reputação : 19
Número de Mensagens : 35
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|