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Arte Gráfica

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Arte Gráfica Empty Arte Gráfica

Mensagem por bootzin Qui 24 Jul 2014, 13:28

Então galera, eu estava pensando esses dias sobre os gráficos de jogos e me veio uma dúvida: Eu sei que não existe um estilo gráfico certo pra cada jogo, mas eu queria saber da opinião de vocês, o que vcs acham de pixel art? É tão mais difícil assim fazer arte vetorial ou 3D? Tem que saber desenhar? E algum tem um bom tutorial (não de pixel art) pra recomendar? Quão difícil é implementar gráficos 3D num jogo sidescroller?
Enfim, sei que são muitas dúvidas, mas agradeceria se vocês pudessem me ajudar (:
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Arte Gráfica Empty Re: Arte Gráfica

Mensagem por Kabeção Qui 24 Jul 2014, 16:03

A pior coisa que você pode fazer é achar que existe um estilo mais fácil que outro, que não precisa saber desenhar para faze-los ou ainda que eles não si misturam.

Por exemplo esses jogos de luta 2D da Arc System como BlazBlue e Persona 4 Arena.
Eles desenham os personagens e rascunho da animação, fazem um modelo 3D e animação com ele e depois passam tudo para pixel art adicionando efeitos e melhorias.
E o resultado é um 2D top de linha com animação consistente e relativa rápida produção graças a base em 3D:
http://www.brokenjoysticks.net/wp-content/uploads/2012/06/p4a_screens_chie_01.jpg

Um exemplo de um jogo independente chamado Valdis Story Abyssal City feito no GameMaker: http://endlessfluff.wordpress.com/2011/06/17/wyatt-sprite-creation-process-for-valdis-story-a-c/
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Mensagem por Lighter Qui 24 Jul 2014, 16:29

Kabeção escreveu:A pior coisa que você pode fazer é achar que existe um estilo mais fácil que outro, que não precisa saber desenhar para faze-los ou ainda que eles não si misturam.

Por exemplo esses jogos de luta 2D da Arc System como BlazBlue e Persona 4 Arena.
Eles desenham os personagens e rascunho da animação, fazem um modelo 3D e animação com ele e depois passam tudo para pixel art adicionando efeitos e melhorias.
E o resultado é um 2D top de linha com animação consistente e relativa rápida produção graças a base em 3D:
http://www.brokenjoysticks.net/wp-content/uploads/2012/06/p4a_screens_chie_01.jpg

Um exemplo de um jogo independente chamado Valdis Story Abyssal City feito no GameMaker: http://endlessfluff.wordpress.com/2011/06/17/wyatt-sprite-creation-process-for-valdis-story-a-c/

Não entendi direito Kabeção, tipo se eles projetam o modelo 3d dos personagens e ambiente.. Porque eles não optam em tornar a base do game em 3d ao invés do 2d  bounce 
-O publico 3d não é maior? Ou é tradição da Arc System em produzir franquias somente em 2d?
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Mensagem por Kabeção Qui 24 Jul 2014, 17:00

Pois então, isso ai vai de escolha de estúdio a estúdio e tem muitos motivos.

Primeiro que modelos 3D gastam muito processamento e antigamente com console de menor potencia ou você fazia em 2D com todos os efeitos e definição possível ou um boneco inflável tipo aquela Lara Croft do PS1 com poligonos amostra...
Detalhes ou cabelo e roupa de mexendo, nem pensar.
Além disso, ou por causa disso, eles se firmaram nesse estilo.
The King of Fighters e a maioria dos jogos de luta 2D japoneses eram e são feitos assim.

No caso de Valdis Story é a mesma coisa, o GM não foi feito pra 3D então eles tinham que trabalhar em 2D mas tinha muita animação pra fazer pois o jogo era complexo e era um projeto independente então usaram bases 3D para acelerar o processo.
Me lembro de um post no blog deles falando que um personagem jogável com diversos ataques e movimento foi possível terminar em 2 semanas o que é absurdamente rápido pra qualidade do resultado final.

Enfim, juntar as duas coisas da muitas vantagens.
Até Skullgirls que é um jogo animado de forma mais tradicional usa 3D de vez em quando em objetos para manter a aparência consistente com qualquer posição.

http://atrox-c.deviantart.com/art/Eliza-Snapback-461150498
http://skullgirls.com/forums/index.php?attachments/bigband3-gif.880/
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Mensagem por DNilo Qui 24 Jul 2014, 17:38

Concordo com o Kabeção que não tem estilo fácil realmente.

Apenas para constar '-' nada muito relevante ao tópico

Mais Valdis Story:Abyssal City arrecadou a Bagatela de $49,574 no kickstarter e hoje é vendido na Steam por R$ 24,99 *-*
O projeto inicial agradou tanto que de 8mil Dolares que pediram de Doações arrecadaram 41mil a mais, ou seja o projeto em si agradou muito. (Visual/Ideia)

Só estou destacando esse caso aqui no tópico porque fala de parte gráfica e ainda vejo algumas pessoas com "talento" deixando de lado o que pra mim é uma coisa muito importante. pois pelo menos pra mim um jogo muito bem Desenhado é mais facil de agradar que um jogo ultra mega programado, porem só quero deixa claro que não adianta fazer uma bela parte grafica sem uma boa programação também.
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Arte Gráfica Empty Re: Arte Gráfica

Mensagem por Kabeção Qui 24 Jul 2014, 18:50

Eu tenho ele no Steam e parte gráfica é realmente interessante.
Ele do tipo Castlevânia e os tiles misturam pixel art e pintura, os backgrounds são pintados alguns parecem ter base em 3D e outros a mão livre sem falar a parte da animação que comentei que é bem fluida em todos os personagens e monstros.

Mesmo com tanta mistura a aparência do jogo é consistente e muito bonita.

Do mesmo desenvolvedor tem esse aqui: http://www.platformnation.com/wp-content/uploads/2011/03/Pan-Battle.jpg
Com animação em pixel art e cenário pintado.

Só prova que visar qualidade e tão importante quando estilo é tem muitas técnicas e métodos misturando 2D, 3D e pixel art pra isso.
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Mensagem por DNilo Qui 24 Jul 2014, 20:23

Não conhecia e realmente muito bom, de fato misturar é legal porem tem que ser um trabalho muito bem pensado.
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Mensagem por Zero. Sex 25 Jul 2014, 04:10

Kabeção, você conhece como é feito o progresso dessa passagem de modelagem 3d pra pixel art ?
Zero.
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Mensagem por bootzin Sex 25 Jul 2014, 11:13


obrigado pelas respostas, pessoal.. Eu sou um total iniciante na questão de arte gráfica e sempre foi uma dificuldade ENORME pra mim desenhar.. Tenho mais facilidade pra fazer arte no computador, mas ainda assim não é nada de mais...
Eu quero começar a estudar mais a respeito porque quero muito superar isso e começar a fazer meus próprios gráficos..
A única coisa que vocês não falaram é se vocês conhecem algum bom tutorial.. Eu já dei uma pesquisada, mas existem tantos, e eu não faço nem ideia de por onde começar  assustado 
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Mensagem por Kabeção Sex 25 Jul 2014, 14:05

FlyAway escreveu:Kabeção, você conhece como é feito o progresso dessa passagem de modelagem 3d pra pixel art ?

Não é nada imaginável e muito menos automático.
Renderizam o modelo no tamanho e ângulo do jogo e desenham a sprite final por cima.
http://www.siliconera.com/wordpress/wp-content/uploads/2012/02/image4_thumb.jpg
Nessa imagem ai parece que o processo é desenho > modelo 3D > renderização > clean up e camada de sombra em pixel > cor.

bootzin escreveu:
obrigado pelas respostas, pessoal.. Eu sou um total iniciante na questão de arte gráfica e sempre foi uma dificuldade ENORME pra mim desenhar.. Tenho mais facilidade pra fazer arte no computador, mas ainda assim não é nada de mais...
Eu quero começar a estudar mais a respeito porque quero muito superar isso e começar a fazer meus próprios gráficos..
A única coisa que vocês não falaram é se vocês conhecem algum bom tutorial.. Eu já dei uma pesquisada, mas existem tantos, e eu não faço nem ideia de por onde começar  assustado 
Tem um tutorial mal desenhado contando alguns fatos legais bem aqui no fórum: https://gmbr.forumeiros.com/t30381-desenho-para-iniciantes-movimento-proporcao
E recomendo a fazer ele em folha e papel porque desenho livre no computador é muito mais difícil de controlar mesmo com uma tablet assim como mostra o próprio tutorial já que o autor esta atualmente sem scanner...
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Mensagem por SIGILOSO Sex 25 Jul 2014, 15:09

A escolha do estilo gráfico não se dá só por fator estético: modelos 3D podem até ser mais econômicos pro estúdio, visto que uma animação quadro-a-quadro 2D, até pixel art, dá muito mais trabalho. Um exemplo disto é o novo The King of Fighter que saiu há uns anos, com animações em 2D. Encheu meus olhos, e que provavelmente deu um fula trabalho pra produzir.
E visto pela tendência do momento também, mais nerd/ retrô, eu arrisco dizer que pixel art está em alta.
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