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Arte Gráfica
+2
Kabeção
bootzin
6 participantes
Página 1 de 1
Arte Gráfica
Então galera, eu estava pensando esses dias sobre os gráficos de jogos e me veio uma dúvida: Eu sei que não existe um estilo gráfico certo pra cada jogo, mas eu queria saber da opinião de vocês, o que vcs acham de pixel art? É tão mais difícil assim fazer arte vetorial ou 3D? Tem que saber desenhar? E algum tem um bom tutorial (não de pixel art) pra recomendar? Quão difícil é implementar gráficos 3D num jogo sidescroller?
Enfim, sei que são muitas dúvidas, mas agradeceria se vocês pudessem me ajudar (:
Enfim, sei que são muitas dúvidas, mas agradeceria se vocês pudessem me ajudar (:
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Arte Gráfica
A pior coisa que você pode fazer é achar que existe um estilo mais fácil que outro, que não precisa saber desenhar para faze-los ou ainda que eles não si misturam.
Por exemplo esses jogos de luta 2D da Arc System como BlazBlue e Persona 4 Arena.
Eles desenham os personagens e rascunho da animação, fazem um modelo 3D e animação com ele e depois passam tudo para pixel art adicionando efeitos e melhorias.
E o resultado é um 2D top de linha com animação consistente e relativa rápida produção graças a base em 3D:
http://www.brokenjoysticks.net/wp-content/uploads/2012/06/p4a_screens_chie_01.jpg
Um exemplo de um jogo independente chamado Valdis Story Abyssal City feito no GameMaker: http://endlessfluff.wordpress.com/2011/06/17/wyatt-sprite-creation-process-for-valdis-story-a-c/
Por exemplo esses jogos de luta 2D da Arc System como BlazBlue e Persona 4 Arena.
Eles desenham os personagens e rascunho da animação, fazem um modelo 3D e animação com ele e depois passam tudo para pixel art adicionando efeitos e melhorias.
E o resultado é um 2D top de linha com animação consistente e relativa rápida produção graças a base em 3D:
http://www.brokenjoysticks.net/wp-content/uploads/2012/06/p4a_screens_chie_01.jpg
Um exemplo de um jogo independente chamado Valdis Story Abyssal City feito no GameMaker: http://endlessfluff.wordpress.com/2011/06/17/wyatt-sprite-creation-process-for-valdis-story-a-c/
Re: Arte Gráfica
Kabeção escreveu:A pior coisa que você pode fazer é achar que existe um estilo mais fácil que outro, que não precisa saber desenhar para faze-los ou ainda que eles não si misturam.
Por exemplo esses jogos de luta 2D da Arc System como BlazBlue e Persona 4 Arena.
Eles desenham os personagens e rascunho da animação, fazem um modelo 3D e animação com ele e depois passam tudo para pixel art adicionando efeitos e melhorias.
E o resultado é um 2D top de linha com animação consistente e relativa rápida produção graças a base em 3D:
http://www.brokenjoysticks.net/wp-content/uploads/2012/06/p4a_screens_chie_01.jpg
Um exemplo de um jogo independente chamado Valdis Story Abyssal City feito no GameMaker: http://endlessfluff.wordpress.com/2011/06/17/wyatt-sprite-creation-process-for-valdis-story-a-c/
Não entendi direito Kabeção, tipo se eles projetam o modelo 3d dos personagens e ambiente.. Porque eles não optam em tornar a base do game em 3d ao invés do 2d
-O publico 3d não é maior? Ou é tradição da Arc System em produzir franquias somente em 2d?
Re: Arte Gráfica
Pois então, isso ai vai de escolha de estúdio a estúdio e tem muitos motivos.
Primeiro que modelos 3D gastam muito processamento e antigamente com console de menor potencia ou você fazia em 2D com todos os efeitos e definição possível ou um boneco inflável tipo aquela Lara Croft do PS1 com poligonos amostra...
Detalhes ou cabelo e roupa de mexendo, nem pensar.
Além disso, ou por causa disso, eles se firmaram nesse estilo.
The King of Fighters e a maioria dos jogos de luta 2D japoneses eram e são feitos assim.
No caso de Valdis Story é a mesma coisa, o GM não foi feito pra 3D então eles tinham que trabalhar em 2D mas tinha muita animação pra fazer pois o jogo era complexo e era um projeto independente então usaram bases 3D para acelerar o processo.
Me lembro de um post no blog deles falando que um personagem jogável com diversos ataques e movimento foi possível terminar em 2 semanas o que é absurdamente rápido pra qualidade do resultado final.
Enfim, juntar as duas coisas da muitas vantagens.
Até Skullgirls que é um jogo animado de forma mais tradicional usa 3D de vez em quando em objetos para manter a aparência consistente com qualquer posição.
http://atrox-c.deviantart.com/art/Eliza-Snapback-461150498
http://skullgirls.com/forums/index.php?attachments/bigband3-gif.880/
Primeiro que modelos 3D gastam muito processamento e antigamente com console de menor potencia ou você fazia em 2D com todos os efeitos e definição possível ou um boneco inflável tipo aquela Lara Croft do PS1 com poligonos amostra...
Detalhes ou cabelo e roupa de mexendo, nem pensar.
Além disso, ou por causa disso, eles se firmaram nesse estilo.
The King of Fighters e a maioria dos jogos de luta 2D japoneses eram e são feitos assim.
No caso de Valdis Story é a mesma coisa, o GM não foi feito pra 3D então eles tinham que trabalhar em 2D mas tinha muita animação pra fazer pois o jogo era complexo e era um projeto independente então usaram bases 3D para acelerar o processo.
Me lembro de um post no blog deles falando que um personagem jogável com diversos ataques e movimento foi possível terminar em 2 semanas o que é absurdamente rápido pra qualidade do resultado final.
Enfim, juntar as duas coisas da muitas vantagens.
Até Skullgirls que é um jogo animado de forma mais tradicional usa 3D de vez em quando em objetos para manter a aparência consistente com qualquer posição.
http://atrox-c.deviantart.com/art/Eliza-Snapback-461150498
http://skullgirls.com/forums/index.php?attachments/bigband3-gif.880/
Re: Arte Gráfica
Concordo com o Kabeção que não tem estilo fácil realmente.
Apenas para constar '-' nada muito relevante ao tópico
Mais Valdis Story:Abyssal City arrecadou a Bagatela de $49,574 no kickstarter e hoje é vendido na Steam por R$ 24,99 *-*
O projeto inicial agradou tanto que de 8mil Dolares que pediram de Doações arrecadaram 41mil a mais, ou seja o projeto em si agradou muito. (Visual/Ideia)
Só estou destacando esse caso aqui no tópico porque fala de parte gráfica e ainda vejo algumas pessoas com "talento" deixando de lado o que pra mim é uma coisa muito importante. pois pelo menos pra mim um jogo muito bem Desenhado é mais facil de agradar que um jogo ultra mega programado, porem só quero deixa claro que não adianta fazer uma bela parte grafica sem uma boa programação também.
Apenas para constar '-' nada muito relevante ao tópico
Mais Valdis Story:Abyssal City arrecadou a Bagatela de $49,574 no kickstarter e hoje é vendido na Steam por R$ 24,99 *-*
O projeto inicial agradou tanto que de 8mil Dolares que pediram de Doações arrecadaram 41mil a mais, ou seja o projeto em si agradou muito. (Visual/Ideia)
Só estou destacando esse caso aqui no tópico porque fala de parte gráfica e ainda vejo algumas pessoas com "talento" deixando de lado o que pra mim é uma coisa muito importante. pois pelo menos pra mim um jogo muito bem Desenhado é mais facil de agradar que um jogo ultra mega programado, porem só quero deixa claro que não adianta fazer uma bela parte grafica sem uma boa programação também.
Re: Arte Gráfica
Eu tenho ele no Steam e parte gráfica é realmente interessante.
Ele do tipo Castlevânia e os tiles misturam pixel art e pintura, os backgrounds são pintados alguns parecem ter base em 3D e outros a mão livre sem falar a parte da animação que comentei que é bem fluida em todos os personagens e monstros.
Mesmo com tanta mistura a aparência do jogo é consistente e muito bonita.
Do mesmo desenvolvedor tem esse aqui: http://www.platformnation.com/wp-content/uploads/2011/03/Pan-Battle.jpg
Com animação em pixel art e cenário pintado.
Só prova que visar qualidade e tão importante quando estilo é tem muitas técnicas e métodos misturando 2D, 3D e pixel art pra isso.
Ele do tipo Castlevânia e os tiles misturam pixel art e pintura, os backgrounds são pintados alguns parecem ter base em 3D e outros a mão livre sem falar a parte da animação que comentei que é bem fluida em todos os personagens e monstros.
Mesmo com tanta mistura a aparência do jogo é consistente e muito bonita.
Do mesmo desenvolvedor tem esse aqui: http://www.platformnation.com/wp-content/uploads/2011/03/Pan-Battle.jpg
Com animação em pixel art e cenário pintado.
Só prova que visar qualidade e tão importante quando estilo é tem muitas técnicas e métodos misturando 2D, 3D e pixel art pra isso.
Re: Arte Gráfica
Não conhecia e realmente muito bom, de fato misturar é legal porem tem que ser um trabalho muito bem pensado.
Re: Arte Gráfica
Kabeção, você conhece como é feito o progresso dessa passagem de modelagem 3d pra pixel art ?
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Re: Arte Gráfica
obrigado pelas respostas, pessoal.. Eu sou um total iniciante na questão de arte gráfica e sempre foi uma dificuldade ENORME pra mim desenhar.. Tenho mais facilidade pra fazer arte no computador, mas ainda assim não é nada de mais...
Eu quero começar a estudar mais a respeito porque quero muito superar isso e começar a fazer meus próprios gráficos..
A única coisa que vocês não falaram é se vocês conhecem algum bom tutorial.. Eu já dei uma pesquisada, mas existem tantos, e eu não faço nem ideia de por onde começar
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Arte Gráfica
FlyAway escreveu:Kabeção, você conhece como é feito o progresso dessa passagem de modelagem 3d pra pixel art ?
Não é nada imaginável e muito menos automático.
Renderizam o modelo no tamanho e ângulo do jogo e desenham a sprite final por cima.
http://www.siliconera.com/wordpress/wp-content/uploads/2012/02/image4_thumb.jpg
Nessa imagem ai parece que o processo é desenho > modelo 3D > renderização > clean up e camada de sombra em pixel > cor.
Tem um tutorialbootzin escreveu:
obrigado pelas respostas, pessoal.. Eu sou um total iniciante na questão de arte gráfica e sempre foi uma dificuldade ENORME pra mim desenhar.. Tenho mais facilidade pra fazer arte no computador, mas ainda assim não é nada de mais...
Eu quero começar a estudar mais a respeito porque quero muito superar isso e começar a fazer meus próprios gráficos..
A única coisa que vocês não falaram é se vocês conhecem algum bom tutorial.. Eu já dei uma pesquisada, mas existem tantos, e eu não faço nem ideia de por onde começar
E recomendo a fazer ele em folha e papel porque desenho livre no computador é muito mais difícil de controlar mesmo com uma tablet
Re: Arte Gráfica
A escolha do estilo gráfico não se dá só por fator estético: modelos 3D podem até ser mais econômicos pro estúdio, visto que uma animação quadro-a-quadro 2D, até pixel art, dá muito mais trabalho. Um exemplo disto é o novo The King of Fighter que saiu há uns anos, com animações em 2D. Encheu meus olhos, e que provavelmente deu um fula trabalho pra produzir.
E visto pela tendência do momento também, mais nerd/ retrô, eu arrisco dizer que pixel art está em alta.
E visto pela tendência do momento também, mais nerd/ retrô, eu arrisco dizer que pixel art está em alta.
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