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Como trocar de objeto?
4 participantes
Página 1 de 1
Como trocar de objeto?
Oi,
Eu estou fazendo uma configuração na room Opções do meu jogo,
e queria dar a opção do jogador escolher se o valor do arquivo .ini será igual a true, ou a false.
Para isso, fiz duas sprites, uma com uma caixa de seleção não selecionada, e outra com a caixa de seleção selecionada.
A idéia:
A caixa se inicia não selecionada, caso o jogador clique nela com o botão esquerdo do mouse, ela fica selecionada, e o valor do arquivo .ini se torna = true.
A caixa pode ser des_selecionada, e assim o valor de .ini se torna = false.
Como tentei fazer:
Como eu queria que tivesse como a caixa ser des_selecionada, achei que não daria certo tentar usar apenas um objeto, afinal, quando ela for des_selecionada o valor da .ini deverá ser igualado a false, e não a true.
Então criei esses dois objetos, com os seguintes Eventos/Ações:
________________________________________________________________
obj_nãoselecionada
Evento: Left Button
Ação1: Execute code:
Ação3: Create instance of object obj_selecionada at position (40,40)
(Fiz as ações 2 e 3 em Drag and Drop mesmo, porque quando faço em código fico em dúvida se está certo ou não)
obj_selecionada
Evento: Left Button
Ação1: Execute code:
Ação3: Create instance of object obj_nãoselecionada at position (40,40)
________________________________________________________________________
Mas por algum motivo quando clico com o botão esquerdo do Mouse em cima do objeto, não acontece nada..
O que eu fiz de errado?
Como eu posso concretizar minha idéia?
Eu estou fazendo uma configuração na room Opções do meu jogo,
e queria dar a opção do jogador escolher se o valor do arquivo .ini será igual a true, ou a false.
Para isso, fiz duas sprites, uma com uma caixa de seleção não selecionada, e outra com a caixa de seleção selecionada.
A idéia:
A caixa se inicia não selecionada, caso o jogador clique nela com o botão esquerdo do mouse, ela fica selecionada, e o valor do arquivo .ini se torna = true.
A caixa pode ser des_selecionada, e assim o valor de .ini se torna = false.
Como tentei fazer:
Como eu queria que tivesse como a caixa ser des_selecionada, achei que não daria certo tentar usar apenas um objeto, afinal, quando ela for des_selecionada o valor da .ini deverá ser igualado a false, e não a true.
Então criei esses dois objetos, com os seguintes Eventos/Ações:
________________________________________________________________
obj_nãoselecionada
Evento: Left Button
Ação1: Execute code:
- Código:
ini_open("savegame.ini")
ini_write_real("Section","Key",true);
Ação3: Create instance of object obj_selecionada at position (40,40)
(Fiz as ações 2 e 3 em Drag and Drop mesmo, porque quando faço em código fico em dúvida se está certo ou não)
obj_selecionada
Evento: Left Button
Ação1: Execute code:
- Código:
ini_open("savegame.ini")
ini_write_real("Section","Key",false);
Ação3: Create instance of object obj_nãoselecionada at position (40,40)
________________________________________________________________________
Mas por algum motivo quando clico com o botão esquerdo do Mouse em cima do objeto, não acontece nada..
O que eu fiz de errado?
Como eu posso concretizar minha idéia?
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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Re: Como trocar de objeto?
voce destruiu o objeto antes de criar a instance, se ele não tá mais lá como vai criar algo?
XD
instance destroy é a ultima coisa
cara, se o codigo já esta funcionando pra fazer true ou false não e melhor voce so trocar a subimagem do objeto? coloca uma sprite com 2 frames e se estiver ligada usa o frame 0 se estiver desliga usa o frame 1. mais simples do que fazer 2 objetos com 2 sprites diferentes, não?
XD
instance destroy é a ultima coisa
cara, se o codigo já esta funcionando pra fazer true ou false não e melhor voce so trocar a subimagem do objeto? coloca uma sprite com 2 frames e se estiver ligada usa o frame 0 se estiver desliga usa o frame 1. mais simples do que fazer 2 objetos com 2 sprites diferentes, não?
7hiagomp- Data de inscrição : 21/04/2014
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Re: Como trocar de objeto?
Mas a questão é que o objeto não está nem desaparecendo da tela, então ele não está nem sendo destruído.. Será que é um bug?7hiagomp escreveu:voce destruiu o objeto antes de criar a instance, se ele não tá mais lá como vai criar algo?
XD
instance destroy é a ultima coisa
cara, se o codigo já esta funcionando pra fazer true ou false não e melhor voce so trocar a subimagem do objeto? coloca uma sprite com 2 frames e se estiver ligada usa o frame 0 se estiver desliga usa o frame 1. mais simples do que fazer 2 objetos com 2 sprites diferentes, não?
Sobre a sua sugestão, o problema é que em um objeto está o código para para true, e no outro está código para false.. como vou fazer para um só objeto conter os dois códigos?
obs: quero que seja necessário usar apenas o botão esquerdo
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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Re: Como trocar de objeto?
gambit escreveu:tente instance_change
Também não consegui.. Eu testei colocar a keyboard
Será que o meu objeto está não selecionável?
Como faço para ele virar selecionável novamente?
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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Re: Como trocar de objeto?
DUDU951 escreveu:Sobre a sua sugestão, o problema é que em um objeto está o código para para true, e no outro está código para false.. como vou fazer para um só objeto conter os dois códigos?
obs: quero que seja necessário usar apenas o botão esquerdo
Cria uma sprite e põe os dois frames nela, um com a caixa marcada e desmarcada.
Cria um obj_caixa e coloca a sprite dele pro nome que você deu.
Considere frame 0 = desmarcado, frame 1 = marcado
no create vc digita
- Código:
image_index = 0
image_speed = 0
box_check = false
no step vc põe
- Código:
image_index = box_check
if mouse_check_button_pressed(mb_left) && distance_to_point(mouse_x, mouse_y) == 0
{
if box_check == false
{
box_check = true
ini_open("savegame.ini")
ini_write_real("Section","Key",true);
}
else
{
box_check = false
ini_open("savegame.ini")
ini_write_real("Section","Key",false);
}
}
tenta aew.
Última edição por 7hiagomp em Ter 01 Jul 2014, 19:29, editado 1 vez(es)
7hiagomp- Data de inscrição : 21/04/2014
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Re: Como trocar de objeto?
Valeu cara!
Pegou perfeitamente
Só mais uma coisa, assim,
Se for false, Opção = false
Se Opção = true, eu queria que a caixa já iniciasse marcada, daí como fica o código?
Eu até tentei fazer isso sozinho, mas não entendi 100% seu código
Pegou perfeitamente
Só mais uma coisa, assim,
- Código:
Opção = ini_read_real("Section","Key","Default"
Se for false, Opção = false
Se Opção = true, eu queria que a caixa já iniciasse marcada, daí como fica o código?
Eu até tentei fazer isso sozinho, mas não entendi 100% seu código
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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Re: Como trocar de objeto?
Vc vai ter que ir no create desse objeto e checar se no seu INI está salvo o valor "true" ou "false".
Se for true, atribua o sprite da caixa marcada, caso contrário, atribua o sprite da caixa desmarcada.
Se for true, atribua o sprite da caixa marcada, caso contrário, atribua o sprite da caixa desmarcada.
fredcobain- Games Ranking :
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Re: Como trocar de objeto?
fredcobain escreveu:Vc vai ter que ir no create desse objeto e checar se no seu INI está salvo o valor "true" ou "false".
Se for true, atribua o sprite da caixa marcada, caso contrário, atribua o sprite da caixa desmarcada.
Mas eu não sei como atribuir a imagem..
A imagem da caixa desmarcada é a 0
E a da caixa marcada é a 1
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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Re: Como trocar de objeto?
Não está dando certo não..
A idéia:
A caixa se inicia não selecionada caso Opção != true
A caixa se inicia selecionada caso Opção = true
Caso o jogador clique na caixa enquanto ela está não selecionada com o botão esquerdo do mouse, ela fica selecionada, e o valor do arquivo .ini se torna = true.
Caso o jogado clique nela enquanto ela está selecionada com o botão esquerdo do do mouse, ela fica selecionada, e o valor de .ini se torna = false.
Informações:
Edit:
Desisto, tá muito complicado, vou criar um objeto com a função de ativar, e embaixo dele vou colocar outro objeto, com a função de desativar.
Obrigado a todos!
A idéia:
A caixa se inicia não selecionada caso Opção != true
A caixa se inicia selecionada caso Opção = true
Caso o jogador clique na caixa enquanto ela está não selecionada com o botão esquerdo do mouse, ela fica selecionada, e o valor do arquivo .ini se torna = true.
Caso o jogado clique nela enquanto ela está selecionada com o botão esquerdo do do mouse, ela fica selecionada, e o valor de .ini se torna = false.
Informações:
- Código:
image_index = 0 //imagem caixa não selecionada
image_index = 1 // imagem caixa selecionada
Opção = ini_read_real("Section","Key","Default")
Edit:
Desisto, tá muito complicado, vou criar um objeto com a função de ativar, e embaixo dele vou colocar outro objeto, com a função de desativar.
Obrigado a todos!
DUDU951- Data de inscrição : 24/06/2014
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Re: Como trocar de objeto?
Cara olha só, vamos lá. Eu vi esse topic ontem mas nao deu p te responder. O que tem de errado é o seguinte;
se você copiou o codigo que eu te passei ali encima e ele funcionou e depois vc adicionou uma variavel chamada opcao então vc pos uma variavel pra contradizer outra; no caso > "opçao" ta contrariando "box_check".
o que vc tem que fazer é o seguinte, esse é o seu create antigo
você tem que trocar ele para
se vc quiser vc pode trocar o nome da variavel "box_check" por "opção", mas não deixe duas variaveis fazendo a mesma coisa.
se você copiou o codigo que eu te passei ali encima e ele funcionou e depois vc adicionou uma variavel chamada opcao então vc pos uma variavel pra contradizer outra; no caso > "opçao" ta contrariando "box_check".
o que vc tem que fazer é o seguinte, esse é o seu create antigo
- Código:
image_index = 0
image_speed = 0
box_check = false
você tem que trocar ele para
- Código:
box_check = ini_read_real("Section","Key","Default")
image_index = box_check
image_speed = 0
se vc quiser vc pode trocar o nome da variavel "box_check" por "opção", mas não deixe duas variaveis fazendo a mesma coisa.
7hiagomp- Data de inscrição : 21/04/2014
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