GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

+6
Markituh
chicoweb
Witen
Willy
LightSpeedy
SoMateus
10 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por SoMateus Qui 26 Jun 2014, 00:30

entao galera, eu percebi que aparentemente eh necessario, mas eu nao uso e nao vejo problema ou diferença, de vez em quando coloco soh pra ficar mais atraente, mas nao sei ao certo se devo usa-lo ou nao, entao se alguem souber me ajudar...
SoMateus
SoMateus

Data de inscrição : 13/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 112
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por LightSpeedy Qui 26 Jun 2014, 00:55

nâo,nunca vi diferença,pelo que eu saiba so se usa ; em codigos que tenha Switch.
LightSpeedy
LightSpeedy

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/04/2013
Reputação : 40
Número de Mensagens : 354
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por Willy Qui 26 Jun 2014, 01:19

O interessante do Game Maker, é que a sintaxe dele foi escrita baseada em uma grande quantidade de linguagens diferentes, justamente para que os que já tenham alguma linguagem de programação no currículo se adaptem facilmente com a sintaxe do GML. Em Java por exemplo, o uso do ; é obrigatório, e se for esquecido, gera um erro. Também existem outras linguagens que dispensam o uso. Além do ponto e vírgula, temos outras coisas opcionais, como por exemplo, o "then".

Conclusão: Não é obrigatório.
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por Witen Qui 26 Jun 2014, 09:30

Não, mas ajuda na própria organização do códigos, por exemplo
Código:
_Variavel = 1000+500; inst = insace_create();
O ponto e virgula chama mais a atenção de quem esta programando...
Witen
Witen

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 23/05/2012
Reputação : 36
Número de Mensagens : 515
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.wibix.webs.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por chicoweb Qui 26 Jun 2014, 10:23

As liguagem C, C++ e Java utilizam ele, então é bom vc ter de costume o uso do ponto e virgula, quem sabe num futuro vc programe nessas liguagens.
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por Markituh Qui 26 Jun 2014, 16:29

Chamar atenção? Hmm... nope. Em linguagens como C/C++ e Java, o ponto e vírgula é usado para determinar que a declaração/chamada de função/whatever acaba ali. Porque diferente de linguagens como Python, por exemplo, onde blocos de código são diferenciados por tabulações e linhas (e não por chaves), esse recurso permite que você formate a declaração da forma que você mais achar conveniente. (e também ajuda nas rotinas de otimização do compilador, etc e tal)

GML segue a mesma coisa de Python (em relação a ponto-vírgula, fora isso é bem diferente): o uso não é obrigatório, mas, pode ser usado para executar mais de uma declaração na mesma linha. Exemplos:
Código:
var foo; foo = 2; // ATENÇÃO: O ponto e vírgula na declaração var é OBRIGATÓRIO, faz parte do design da GML. (e tem isso em Pascal tbm)
a = c; b = c
matar_player(); recolher_cadaver();

E também as outros recursos herdadas de Pascal (a linguagem que o GM foi feita inicialmente, acho que ainda fazem nela):
Código:
if (x < 40) then x = 40  // Condições com apenas uma linha
// Uso de begin e end no lugar de chaves
if (equacao_complicadissima) begin
   // Funções mais complicadas ainda
end;
// Declaração com := (dois pontos + igual)
// Em Pascal se faz condições com "=", e declarações com ":=". GML permite que "=" seja usado para os dois propósitos,
// mas prefira o bom e velho "==" que possui unicamente a função de comparar valores.
variavel_legal := "maneiro!"

Detalhe que em Pascal, o ponto-vírgula é obrigatório. Acho que por GML ser uma linguagem de scripting, ela tenha essa característica de ser opcional, mas nah... é nada mais e nada menos que o design da linguagem. Eu mexo mais com Python, mas de vez em quando dou uma mexidinha com C++ e por ponto-vírgula em tudo se torna um hábito, hehe Razz
Abraços o/
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 26 Jun 2014, 17:47

GML = linguagem super evoluída. Eu me pergunto porque as outras não são assim.

MAS eu sei de um erro.

Se tem uma variável e logo na próxima linha tem algum parentes pode dar erro.

Ex.:
variavel=variavel2
(objeto).direction=5

Deve-se usar ;
ex.:
variavel=variavel2;
(objeto).direction=5

Eu sou usuário compulsivo de ponto e virgula e de parêntese no if.
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por SoMateus Sex 27 Jun 2014, 00:52

vlw ae galera duvida esclarecida
SoMateus
SoMateus

Data de inscrição : 13/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 112
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por Mr.Rafael Sex 27 Jun 2014, 07:20

Só aproveitando para concluir aqui, já faz um tempo que fiz um tutorial de "boas práticas" no GM, e em uma dessas dicas eu falo sobre a organização do GML. Para quem se interessar: https://gmbr.forumeiros.com/t27785-tutorial-como-organizar-seu-projeto

Pelo bem do seu código, use o ponto-e-vírgula. Não é obrigatório, mas vai dar menos dor de cabeça para ser entendido por você ou por mais alguém a quem você pode querer mostrar depois. Aliás, uma coisa: só porque não é obrigatório, não significa que você deveria evitá-lo. Smile

o/
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por Riccardoric Sex 27 Jun 2014, 08:33

Acho que o ; se usa na variável local de evento, para declarar uma variável, Ex:
Código:
var banana;
E se tu for colocar mais de uma Ex
Código:
var banana, cachorro, gato;
tens que colocar "," (vírgula) e no final o ";" (ponto e vírgula) para declarar a variável
Eu sou principiante mas acho que é assim


Última edição por Markituh em Sex 27 Jun 2014, 09:15, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Corrigi umas coisinhas)
Riccardoric
Riccardoric

Data de inscrição : 17/06/2014
Reputação : 34
Número de Mensagens : 206
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por Markituh Sex 27 Jun 2014, 09:17

Rodrigo Santiago escreveu:GML = linguagem super evoluída. Eu me pergunto porque as outras não são assim.
[...] Se tem uma variável e logo na próxima linha tem algum parentes pode dar erro.
Hmm... dessa eu não estava ligado. Parando pra pensar faz até sentido, o lexer parece entender como se fosse uma chamada de função, por isso dá erro de sintaxe pois não existe um função nem script com esse nome. Como sempre procuro programar nas boas maneiras de cada linguagem, só me deparo com pérolas como essa quando estou escrevendo código na velocidade da luz e faço uns errinhos, hehe. E parênteses no if é o que há coll2

GML é uma maravilha no contexto em que é aplicada, mas em outras aplicações seria bastante inviável, como em aplicações nativas que, C/C++ com sua tipagem estática te permitem controlar bem os valores que você armazena por aí.

@Mr. Rafael: Esse tutorial.... quem é iniciante no GM veja esse tutorial. Lembro de tê-lo visto um dia desse, gostei bastante da forma como você abordou o tema Happy De fato, só porque não é obrigatório não quer dizer que você tem que ter medo de usar. É que nem aquele incessante debate entre programadores C x programadores Java: quebrar ou não quebrar a linha para a chave? Eis a questão Razz

@Riccardoric: Exatamente, a construção var é herdada da linguagem Pascal, em que assim como unit e type (em Pascal, isso não tem em GML), var é mais uma seção de código do que uma mera declaração como valor = x, daí a necessidade do ";" pra terminar a linha, como mostrei no meu post anterior. Editei seu post pois tinha um "_" depois var Happy O SoMateus é um membro antigo do fórum, creio que ele conheça bem a função, a dúvida mesmo era sobre a necessidade do uso do ponto e vírgula. Mesmo assim, obrigado por interagir com a comunidade! Very Happy

Como a dúvida do rapaz já foi resolvida,
Tópico trancado.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por PedroX Sex 27 Jun 2014, 09:23

Ao declarar variáveis temporárias, você precisa usá-lo.

var a, b;

Existem outros casos, mas você mesmo descobrirá, porque o Game Maker vai mostrar um erro "Expected symbol..." (ou algo semelhante).

Quando não der erros, você usa se quiser. Mas é uma boa prática. Em JavaScript, que é bem parecida com o GM no estilo, o uso é necessário. Em outras linguagens, como já citaram, acontece o mesmo.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"?? Empty Re: [Resolvido] É mesmo necessario o "ponto e virgula"??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos