GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Posição X e Y

4 participantes

Ir para baixo

Posição X e Y Empty Posição X e Y

Mensagem por Isquilo_Roedor Ter 24 Jun 2014, 14:38

Uma coisa que me estressa é ter que por exemplo ir chutando a posição X e Y para posicionar um objeto atraves de um código,eu queria saber se tem como medir a posição X e Y para não ter que ficar adivinhando através dos códigos,um exemplo é no código da minha arma,por exemplo if keyboard_check(vk_space) = true
instance_create (obj_bala,x+10,y+5)
o codigo acho que nao esta correto é so exemplo
porém eu vou fazendo no chute até a bala sair da melhor posição possivel da arma
tem algum jeito de calcular a posição antes de adicionar ali tipo medir?
Isquilo_Roedor
Isquilo_Roedor

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : E-E-D
Data de inscrição : 22/03/2012
Reputação : 18
Número de Mensagens : 336
Prêmios : Posição X e Y Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Posição X e Y Empty Re: Posição X e Y

Mensagem por Witen Ter 24 Jun 2014, 14:51

Olhe no sprite que você usa como arma, e pegue a posição que você quer que o tiro saia(seja criado)
Código:
instance_create(obj_bala,x+Posição_x,y+Posição_y)
Mas se você esta criando um jogo em que o angulo da arma muda de acordo com a posição do mouse, por exemplo ddtank ou um jogo de tiro top view, você terar que usar a função lengthdir que transforma uma posição do plano cartesiano em cordeada polar(aquela com a direção e o raio), assim o codigo ficaria:
Código:
instance_create(obj_bala,x+lengthdir_x(1,Angulo_do_tiro),y+lengthdir_y(1,Angulo_do_tiro))
Witen
Witen

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 23/05/2012
Reputação : 36
Número de Mensagens : 515
Prêmios : Posição X e Y Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.wibix.webs.com

Ir para o topo Ir para baixo

Posição X e Y Empty Re: Posição X e Y

Mensagem por chicoweb Ter 24 Jun 2014, 15:51

Eu entendi o que vc quiz dizer, também sofria com isso.
A solução que achei reduz bastante a quantidade de chutes da posição.

Vou tentar explicar na teoria to sem tempo:

Exemplo vc tem dois objetos com os sprites: spr_player, spr_arma
Quer posicionar a arma cujo gatilho fique no dedo do player exatamente.

1 - Abre o spr_player pelo editor de sprite do gm mesmo.

2 - Aponte o mouse ali no dedo do player, vai aparecer na barra de status do editor as coordenadas do mouse, ou seja do dedo, dentro do sprite do player, se vc não vir essa barra, maximize o editor que aparecerá.

3 - Ai vc anota essas coordenadas, exemplo 42,48;

4 - Abre o sprite da arma e faça o mesmo aponte o mouse para o gatilho da arma, e pegue as coords, exemplo: 12,16;

5 - Pronto com esses dados fica mole:

Código:
xx = obj_player.x + 42 - 12
yy = obj_player.y + 48 - 16
instance_create(obj_arma,xx,yy)

6 - EDIT: Esqueci de avisar, isso ai em cima serve para os sprites que tem os pontos de origem (Origin) x e y no ponto zero, se o seu sprite tiver outro origin, por exemplo: 8,4, ai tem que colocar assim:

Código:
xx = obj_player.x + 42 - 12 - 8
yy = obj_player.y + 48 - 16 - 4
instance_create(obj_arma,xx,yy)
1

Faça script e armazena os valores em variaveis, melhore essa rotina minha ai que citei, pois foi só uma teoria.
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Posição X e Y Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Posição X e Y Empty Re: Posição X e Y

Mensagem por 7hiagomp Ter 24 Jun 2014, 16:32

Eu uso o debugger antigo e coloco pra mostrar a posição do mouse, ai coloco o mouse onde quero e vejo o x e y do mouse.  Ai vou lá no codigo e coloco os valores certos.

as vezes precisa dar um tapinha pra mais ou pra menos.  Mas é um bom atalho.  ahaha.

O melhor jeito de vc fazer isso é você não colocar valores absolutos, tipo, se for uma arma usa Draw invés de step e coloca sempre a posição em relação posição do player. A arma fica an posição x e y do player + 20 pixels. Assim é bem mais facil de fazer o layout.
7hiagomp
7hiagomp

Data de inscrição : 21/04/2014
Reputação : 24
Número de Mensagens : 124
Prêmios : Posição X e Y Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Posição X e Y Empty Re: Posição X e Y

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos