Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Resolvido] Player Escalar Parede
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Player Escalar Parede
Olá Amigos,estou precisando da ajuda de vocês para fazer um jogo no GM 8 Pro que o jogador controle o player escalando a parede usando a setinha pra cima e para desviar de um inimigo pular e escalar a outra parede, o jogo vai ter 2 Paredes como na imagem abaixo:
O Player vai escalar as duas paredes quando ele escalar a parede direita ou esquerda muda de sprite e quando o player pular muda de Sprite também
Obrigado!
Eu editei o Tópico para vocês entenderem melhor !
O Player vai escalar as duas paredes quando ele escalar a parede direita ou esquerda muda de sprite e quando o player pular muda de Sprite também
Obrigado!
Eu editei o Tópico para vocês entenderem melhor !
Última edição por GeraldRobotnik em Dom 07 Dez 2014, 21:21, editado 6 vez(es)
GeraldRobotnik- Data de inscrição : 14/06/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
Tente assim:
No objeto Player:
No Evento Step
Isso faz ele apenas subir e descer uma parede quado está encostado nela.
No objeto Player:
No Evento Step
- Código:
image_speed = 0
if ! keyboard_check(vk_up) && !keyboard_check(vk_down)
{
image_index = 0
sprite_index = Spr_WalkUp
}
if place_meeting(x-1,y,Obj_Parede)
{
if keyboard_check(vk_up)
{
y-=4
sprite_index = Spr_WalkUp//Sprite do player subindo!
image_speed = 0.5
}
if keyboard_check(vk_down)
{
y+=4
sprite_index = Spr_WalkUp//Sprite do player subindo!
image_index -= 0.5
if (image_index<0)
{
image_index = 7//Aqui o numero correspondente ao último frame(quadro do seu sprite (Spr_WalkUp)
}
}
}
Isso faz ele apenas subir e descer uma parede quado está encostado nela.
Camin- Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
Valeu Camin! Agora como faço o player escalar a parede da direita também ?
Última edição por GeraldRobotnik em Ter 01 Jul 2014, 15:48, editado 2 vez(es)
GeraldRobotnik- Data de inscrição : 14/06/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
Eu tenho que mudar o step ou adicionar colisão com a parede direita ?
GeraldRobotnik- Data de inscrição : 14/06/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
Amigo, já experimentou trocar "x-1" por "x+1" ??
WellingtonBecker- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
WellingtonBecker já mais ñ deu certo
GeraldRobotnik- Data de inscrição : 14/06/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
WellingtonBecker escreveu:Amigo, já experimentou trocar "x-1" por "x+1" ??
Welling se referiu a trocar o valor x-1 para x+1 de place_meeting(x-1,y,Obj_Parede), no caso ficaria place_meeting(x+1,y,Obj_Parede).GeraldRobotnik escreveu:WellingtonBecker já mais ñ deu certo
Use também image_xscale = -1 para inverter a imagem, assim não precisa criar outro sprite.
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
Eu não sei como esta seu projeto, tem como mostrar o código que usou?
WellingtonBecker- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
Eu não sei se vocês entenderam então Atualizei o Tópico
WellingtonBecker estou usando o código que o Camin postou acima
WellingtonBecker estou usando o código que o Camin postou acima
GeraldRobotnik- Data de inscrição : 14/06/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
É como o WellingtonBecker e o Witen falaram acima.
E como o Witen comentou, pra não prescisar criar sprites extras (virado para direita, e outros para esquerda) você pode alterar o valor da variável image_xscale ( 1 é o tamanho real da sprite no objeto, -1 é virada ao contrário, 2 é o dobro do tamanho )
então você pode substituir todo código por este:
Isso se a parede da direita for o memo objeto que a parede da esquerda.
E como o Witen comentou, pra não prescisar criar sprites extras (virado para direita, e outros para esquerda) você pode alterar o valor da variável image_xscale ( 1 é o tamanho real da sprite no objeto, -1 é virada ao contrário, 2 é o dobro do tamanho )
então você pode substituir todo código por este:
- Código:
image_speed = 0
if ! keyboard_check(vk_up) && !keyboard_check(vk_down)
{
image_index = 0
sprite_index = Spr_WalkUp
}
if place_meeting(x-1,y,Obj_Parede)
{
image_xscale = +1
if keyboard_check(vk_up)
{
y-=4
sprite_index = Spr_WalkUp//Sprite do player subindo!
image_speed = 0.5
}
if keyboard_check(vk_down)
{
y+=4
sprite_index = Spr_WalkUp//Sprite do player subindo!
image_index -= 0.5
if (image_index<0)
{
image_index = 7//Aqui o numero correspondente ao último frame(quadro do seu sprite (Spr_WalkUp)
}
}
}
if place_meeting(x+1,y,Obj_Parede)
{
image_xscale = -1
if keyboard_check(vk_up)
{
y-=4
sprite_index = Spr_WalkUp//Sprite do player subindo!
image_speed = 0.5
}
if keyboard_check(vk_down)
{
y+=4
sprite_index = Spr_WalkUp//Sprite do player subindo!
image_index -= 0.5
if (image_index<0)
{
image_index = 7//Aqui o numero correspondente ao último frame(quadro do seu sprite (Spr_WalkUp)
}
}
}
Isso se a parede da direita for o memo objeto que a parede da esquerda.
Camin- Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
Eu coloquei este código no Step do Player, só que ele ficou sempre com o Sprite de pulo e quando eu aperto Espaço ele vai pra direita e cai saindo da tela,então coloquei o player na parede Direita só que ele ficou parado e não escalou,eu acho que fiz algo errado
Os Objetos do Jogo são o Player e duas Paredes
Os Objetos do Jogo são o Player e duas Paredes
GeraldRobotnik- Data de inscrição : 14/06/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Player Escalar Parede
Arara! Testei o código e ví os erros.
Este tenque funcionar:
1º coloque o "hotspot"(cruzinha do ponto de origem) dos sprites do knuckles no meio da sprite (editando as sprite e clicando no botão center)
2º No objeto Player:
No evento Step
No evento de colisão com a pare_DRight
Agora está certo!
Este tenque funcionar:
1º coloque o "hotspot"(cruzinha do ponto de origem) dos sprites do knuckles no meio da sprite (editando as sprite e clicando no botão center)
2º No objeto Player:
No evento Step
- Código:
if (place_meeting (x -1,y,pare_DLeft) or place_meeting (x +1,y,pare_DRight))
{status = 0}else{status = 1}
if status == 0//Trepado numa parede:
{
image_speed = 0
gravity = 0
sprite_index = spr_subindo
if place_meeting (x-1,y,pare_DLeft) image_xscale = +1
if place_meeting (x+1,y,pare_DRight) image_xscale = -1
if (not keyboard_check(vk_up)and not keyboard_check(vk_down))
{
image_index = 0
}
if keyboard_check(vk_up)//Subir:
{
y -= 4
image_speed = 0.5
}
if keyboard_check(vk_down)//Descer:
{
y += 4
image_index -= 0.5
if (image_index<0)image_index = 6
}
if keyboard_check_pressed(vk_space)//Pular:
{
sound_play (som_pulo)
hspeed = image_xscale*10
vspeed = -6
}
}
if status == 1//No ar livre:
{
sprite_index = spr_pulando
gravity = 1
image_speed = 1
if keyboard_check(vk_left) {x-=2}
if keyboard_check(vk_right) {x+=2}
}
No evento de colisão com a pare_DRight
- Código:
move_contact_solid (direction,12)
move_outside_solid (180,12)
hspeed = 0
vspeed = 0
- Código:
move_contact_solid (direction,12)
move_outside_solid (0,12)
hspeed = 0
vspeed = 0
Agora está certo!
Camin- Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [ajuda] erro no code de escalar parede
» player andando na parede
» [ajuda]player gruda na parede.
» [Resolvido]pulo de parede
» como eu faço pra um player agarrar na parede?
» player andando na parede
» [ajuda]player gruda na parede.
» [Resolvido]pulo de parede
» como eu faço pra um player agarrar na parede?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos