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Como controlar animações

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Como controlar animações Empty Como controlar animações

Mensagem por 7hiagomp Dom 15 Jun 2014, 16:42

galera eu gostaria de saber como faço pra que um sprite que é parado,
mude, realize uma determinada animação (que é uma sequencia de sprites) e então no fim dessa animação ele volte para o sprite parado, ou para um novo sprite.

Isso aconteceria após o player soltar uma tecla, a animação rola 1 vez e para.
Atualmente só consigo mudar do estático para o animado e ele fica loopando.
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Como controlar animações Empty Re: Como controlar animações

Mensagem por manobrother Dom 15 Jun 2014, 16:56

É super fácil, coloca no código de quando clicar para a direita bota o sprite andando e no código de parar coloca o sprite de parado. Para andar para a esquerda por exemplo:

if keyboard_check_pressed(vk_left)){
  hspeed = -5
  sprite_index = (sprite de correndo para esquerda)
}
else{
 speed = 0
 sprite_index = (sprite dele parado virado para a esquerda)
}
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Como controlar animações Empty Re: Como controlar animações

Mensagem por gui.alfaia Dom 15 Jun 2014, 22:47

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left)
{sprite_index=spr_player_andando_esquerda
image_speed=0.4}

if keyboard_check_pressed(vk_right)
{sprite_index=spr_player_andando_direita
image_speed=0.4}

if keyboard_check_released(vk_left)
{sprite_index=spr_player_andando_esquerda
image_speed=0
image_index=0// ou ele parado para esquerda //sprite_index=spr_player_parado_esquerda
}
if keyboard_check_released(vk_right)
{sprite_index=spr_player_andando_direita
image_speed=0
image_index=0// ou ele parado para direita //sprite_index=spr_player_parado_direita
}

Tenta isso
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Como controlar animações Empty Re: Como controlar animações

Mensagem por 7hiagomp Seg 16 Jun 2014, 03:23

não era bem isso. acho que nao me expliquei direito. nao estou fazendo caminhada nem nada disso eu quero apenas que um objeto que tem uma sprite fixa, em determinado momento toque uma animação e ao final dela ele volte para a imagem fixa.
o objeto no caso nem é controlado pelo player. para ficar mais claro vou dar um exemplo. eu animei as palavras "desafio completo" surgindo na tela. eu gostaria de fazer um objeto ser criado. tocar a animacao das palavras surgindo e então ficar parado com as palavras la.

pensei em usar um alarme com o tempo da animaçao mas nao sei, provavelmente existe um jeito mais inteligente te de fazer isso. Tambem nao tenho certeza se o alarme é local (apenas para o objeto) ou é global. (se eu criar um alarme 0 por exemplo eu posso chamar ele de qualquer objeto?)
desculpa tantas duvidas e obrigado a ajuda aew
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Mensagem por wellingtonmr Seg 16 Jun 2014, 07:28

já tentou usar o evento animation end,ele fica em other.
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Mensagem por Neofix Seg 16 Jun 2014, 09:52

Tem 2 jeitos:
1-No Animation End vc deleta o objeto atual e cria no lugar dele outro objeto com apenas 1 sprite ou...
2-No Animation End vc coloca o código image_index=7. Onde "7" é o ultimo quadro da sua animação
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Como controlar animações Empty Re: Como controlar animações

Mensagem por 7hiagomp Seg 16 Jun 2014, 14:51

achei algumas infos sobre animation end que acredito que vai dar certo. valeu a ajuda.
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Como controlar animações Empty Re: Como controlar animações

Mensagem por Camin Seg 16 Jun 2014, 16:01

Cria um evento animation_end no objeto com isso:
Código:
image_speed = 0;
image_index = 0;
espero que dê certo.

Um alarme funciona somente no próprio objeto, quando você dispara um alarme num objeto, e vários outros tiverem um evento alarm_0, o evento só vai funcionar nele mesmo, sem influenciar os outros, a não ser com os "objetos filhos".
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