GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Print screen ignorando view_wport e view_hport

2 participantes

Ir para baixo

Print screen ignorando view_wport e view_hport Empty Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por irlansn Sex 13 Jun 2014, 19:08

Olá pessoal, queria tirar "print screen" da tela, pra isso temos o sprite_create_from_screen, o único problema é que ele pega os pixels desenhados na tela, literalmente. Assim, graças ao port da view a imagem fica "esticada". Queria que ele tirasse esse print ignorando isso...
É possível? Li algo sobre surfaces que me parece ser a solução.. Mas não consegui entender muito bem como esse recurso funciona...


flw
irlansn
irlansn

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 482
Prêmios : Print screen ignorando view_wport e view_hport Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Print screen ignorando view_wport e view_hport Empty Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por Markituh Sex 13 Jun 2014, 22:35

Bom, é meio que óbvio que ele ia pegar os pixels da tela Laughing Surfaces caem bem para o que você quer, não sei se entendi direito o que tu almeja mas, é assim:
Código:
// Crie a surface, isso no create
surface_dahora = surface_create(view_wview, view_hview) // Cria uma surface nas dimensoes da view
surface_legal = surface_create(room_width, room_height) // No tamanho da room

Na hora de tirar o print, você faz o seguinte:
Código:
surface_set_target(surface_legal); // Muda o alvo do desenho da "surface geral" para a surface_legal
screen_redraw(); // Chama os eventos de desenho de todos os objetos
surface_reset_target(); // Devolve o foco pra surface principal

surface_copy_part(surface_dahora, 0, 0, surface_legal, view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0])

A criação de duas surfaces é necessária pois, como consta no manual do GM, devido a possibildade de haver diferenças no formato da surface da tela para a criada manualmente, não existem funções que copiem parte da room diretamente. Agora a surface_dahora vai ter a parte da view que você quer tirar o print, sem se preocupar com aquele chatérrimo do view_port. Daí, você poderia usar um background_create_from_surface (não crie sprites cara, elas usam mais recursos que bkgs).
Código:
bkg = background_create_from_surface(surface_dahora, 0, 0, view_wview, view_hview, false, false)

Dá uma lida no manual do GM sobre essas funçoes para saber um pouco mais. Ah e, lembre-se de dar surface_free no Game End, pra liberar as surfaces da memória. É uma boa prática:
Código:
surface_free(surface_legal)
surface_free(surface_dahora)

Abraços o/
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Print screen ignorando view_wport e view_hport Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Print screen ignorando view_wport e view_hport Empty Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por irlansn Sáb 14 Jun 2014, 14:22

Cara, acho que é exatamente isso... O único problema é que o GMS não lê "screen_redraw" :/
irlansn
irlansn

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 482
Prêmios : Print screen ignorando view_wport e view_hport Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Print screen ignorando view_wport e view_hport Empty Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por Markituh Ter 17 Jun 2014, 14:38

A função foi removida no GMS... muita sacanagem isso :/ Vamos ter que bolar alguma gambiarra pra tirar um print diretamente; tava pensando em usar screen_save_part e depois carregar o arquivo numa sprite/background mas acho que teria o mesmo efeito do sprite_create_from_screen.

Pensei um pouco e fui pesquisar na documentação e achei isso. Estou sem acesso ao GMS no momento, então tenta fazer uns testes com essa surface e vê se ela retorna a tela ou a room
Código:
sprite_create_from_surface(application_surface)
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Print screen ignorando view_wport e view_hport Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Print screen ignorando view_wport e view_hport Empty Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos