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Print screen ignorando view_wport e view_hport
2 participantes
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Print screen ignorando view_wport e view_hport
Olá pessoal, queria tirar "print screen" da tela, pra isso temos o sprite_create_from_screen, o único problema é que ele pega os pixels desenhados na tela, literalmente. Assim, graças ao port da view a imagem fica "esticada". Queria que ele tirasse esse print ignorando isso...
É possível? Li algo sobre surfaces que me parece ser a solução.. Mas não consegui entender muito bem como esse recurso funciona...
É possível? Li algo sobre surfaces que me parece ser a solução.. Mas não consegui entender muito bem como esse recurso funciona...
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Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport
Bom, é meio que óbvio que ele ia pegar os pixels da tela Surfaces caem bem para o que você quer, não sei se entendi direito o que tu almeja mas, é assim:
Na hora de tirar o print, você faz o seguinte:
A criação de duas surfaces é necessária pois, como consta no manual do GM, devido a possibildade de haver diferenças no formato da surface da tela para a criada manualmente, não existem funções que copiem parte da room diretamente. Agora a surface_dahora vai ter a parte da view que você quer tirar o print, sem se preocupar com aquele chatérrimo do view_port. Daí, você poderia usar um background_create_from_surface (não crie sprites cara, elas usam mais recursos que bkgs).
Dá uma lida no manual do GM sobre essas funçoes para saber um pouco mais. Ah e, lembre-se de dar surface_free no Game End, pra liberar as surfaces da memória. É uma boa prática:
Abraços o/
- Código:
// Crie a surface, isso no create
surface_dahora = surface_create(view_wview, view_hview) // Cria uma surface nas dimensoes da view
surface_legal = surface_create(room_width, room_height) // No tamanho da room
Na hora de tirar o print, você faz o seguinte:
- Código:
surface_set_target(surface_legal); // Muda o alvo do desenho da "surface geral" para a surface_legal
screen_redraw(); // Chama os eventos de desenho de todos os objetos
surface_reset_target(); // Devolve o foco pra surface principal
surface_copy_part(surface_dahora, 0, 0, surface_legal, view_xview[0], view_yview[0], view_wview[0], view_hview[0])
A criação de duas surfaces é necessária pois, como consta no manual do GM, devido a possibildade de haver diferenças no formato da surface da tela para a criada manualmente, não existem funções que copiem parte da room diretamente. Agora a surface_dahora vai ter a parte da view que você quer tirar o print, sem se preocupar com aquele chatérrimo do view_port. Daí, você poderia usar um background_create_from_surface (não crie sprites cara, elas usam mais recursos que bkgs).
- Código:
bkg = background_create_from_surface(surface_dahora, 0, 0, view_wview, view_hview, false, false)
Dá uma lida no manual do GM sobre essas funçoes para saber um pouco mais. Ah e, lembre-se de dar surface_free no Game End, pra liberar as surfaces da memória. É uma boa prática:
- Código:
surface_free(surface_legal)
surface_free(surface_dahora)
Abraços o/
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Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport
Cara, acho que é exatamente isso... O único problema é que o GMS não lê "screen_redraw" :/
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Re: Print screen ignorando view_wport e view_hport
A função foi removida no GMS... muita sacanagem isso :/ Vamos ter que bolar alguma gambiarra pra tirar um print diretamente; tava pensando em usar screen_save_part e depois carregar o arquivo numa sprite/background mas acho que teria o mesmo efeito do sprite_create_from_screen.
Pensei um pouco e fui pesquisar na documentação e achei isso. Estou sem acesso ao GMS no momento, então tenta fazer uns testes com essa surface e vê se ela retorna a tela ou a room
Pensei um pouco e fui pesquisar na documentação e achei isso. Estou sem acesso ao GMS no momento, então tenta fazer uns testes com essa surface e vê se ela retorna a tela ou a room
- Código:
sprite_create_from_surface(application_surface)
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