Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Sugestão] Equipe com Nota?
+4
JoaoVanBlizzard
polosam
Susano
LightSpeedy
8 participantes
GMBR :: GMBR :: Central do Fórum
Página 1 de 1
Oq vc Acha,Quem deveria ganhar a nota?
[Sugestão] Equipe com Nota?
Eae Aquie quem fala é o Velox e eu vim discutir uma ideia que deve valher muito
Você acha que uma equipe inteira se esforçar por um jogo, programadores, sprites (etc) devem receber nota pelo seu jogo?
se 2 pessoas fizessem um jogo, as 2 teriam que receber uma nota, não? se as 2 se esforçassem para criar um jogo deveriam receber nota? ou só o que postou o jogo? se derem um A para um projeto que 2 pessoas fizessem juntas, os 2 programando, e criando ideias, sprites, backgrounds, sons, rooms, e só uma iria receber nota?
um exemplo seria:Eu fiz um jogo com o Fulano e ele tem Ranking E e no Jogo que nos 2 fizemos 50% cada um Eu postasse e ganhace B ele continuaria com o E dele, não?não seria mais Justo ele tb ganhar a nota pelo seu esforço?assim cada um de nos teriamos notas boas e melhor reputação pq como todo mundo sabe aquie no forum quanto melhor a nota mais os Usuarios dão,vamos dizer,BOLA ao outro,bem acho que é quase certeza que um ou outro não vai estar nem ai por que cria jogos sozinho mas pensem na ideio ok.
Você acha que uma equipe inteira se esforçar por um jogo, programadores, sprites (etc) devem receber nota pelo seu jogo?
se 2 pessoas fizessem um jogo, as 2 teriam que receber uma nota, não? se as 2 se esforçassem para criar um jogo deveriam receber nota? ou só o que postou o jogo? se derem um A para um projeto que 2 pessoas fizessem juntas, os 2 programando, e criando ideias, sprites, backgrounds, sons, rooms, e só uma iria receber nota?
um exemplo seria:Eu fiz um jogo com o Fulano e ele tem Ranking E e no Jogo que nos 2 fizemos 50% cada um Eu postasse e ganhace B ele continuaria com o E dele, não?não seria mais Justo ele tb ganhar a nota pelo seu esforço?assim cada um de nos teriamos notas boas e melhor reputação pq como todo mundo sabe aquie no forum quanto melhor a nota mais os Usuarios dão,vamos dizer,BOLA ao outro,bem acho que é quase certeza que um ou outro não vai estar nem ai por que cria jogos sozinho mas pensem na ideio ok.
LightSpeedy- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Reputação : 40
Número de Mensagens : 354
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Sugestão] Equipe com Nota?
é uma boa sugestão, principalmente ao trabalho duro da equipe apenas para uma pessoa ganhar créditos.
O carinha que postou o jogo é quem detém os créditos. Eu acho justa a sua intenção, seria muito legal trabalhar em equipe e receber reconhecimento por igual, mas...
Vai que um cara faz os gráficos, sozinho, e o outro cuida da programação: convenhamos que o artista não conhece o código e o programador não tem responsabilidade sobre a arte. Logo, seria mais justo atribuir a nota de acordo com a competências individuais, né? Se três ninjas fizerem um jogo:
Ninja 1 fez as sprites;
Ninja 2 programou;
Ninja 3 ficou com audio/trilha sonora.
Se a música é excelente, mas as sprites são horríveis e a jogabilidade é um lixo, então só a música ficou boa. Aí o avaliador daria um A para o ninja 3, mas os outros ninjas iam tomar um E ou F, pra ser justo. Daria uma briga interna de ninjas e alguém sairia cortado.
É muito complicado dar uma só nota para uma equipe inteira, pois alguém ia ter que trabalhar mais para cobrir a besteira de quem fez muito pouco, e a equipe venderia a ideia de que todo mundo trabalhou por igual. Isso sempre acontece, até em seminários.
Não me tome por "o cara besta que quer jogar um balde de água fria", é que eu já vi discutirem esse assunto antes, sem progresso. Não tem como provar que todo mundo trabalhou por igual, fora que a equipe com certeza seria à distância e alguém com personalidade mais forte ia acabar atrapalhando o grupo. Para mim, o certo é a equipe ter um cabeça, o dono da ideia principal, uma espécie de diretor independente que pede ajuda. Ele, mesmo que não saiba fazer nada, é quem deveria ficar com a nota, o jogo é dele, ele escolheu fazer daquele jeito. Deve dar créditos ao pessoal que ajudou, por amizade e gratidão, de algum jeito que fique bom pra todo mundo. Afinal de contas, se o cara tiver competência para organizar um projeto, dividindo tarefas e cumprindo metas planejadas, ele é tão herói quanto um bom programador. Equipes comerciais só funcionam por causa desses caras, de bom gosto, determinação e lábia.
Vai que um cara faz os gráficos, sozinho, e o outro cuida da programação: convenhamos que o artista não conhece o código e o programador não tem responsabilidade sobre a arte. Logo, seria mais justo atribuir a nota de acordo com a competências individuais, né? Se três ninjas fizerem um jogo:
Ninja 1 fez as sprites;
Ninja 2 programou;
Ninja 3 ficou com audio/trilha sonora.
Se a música é excelente, mas as sprites são horríveis e a jogabilidade é um lixo, então só a música ficou boa. Aí o avaliador daria um A para o ninja 3, mas os outros ninjas iam tomar um E ou F, pra ser justo. Daria uma briga interna de ninjas e alguém sairia cortado.
É muito complicado dar uma só nota para uma equipe inteira, pois alguém ia ter que trabalhar mais para cobrir a besteira de quem fez muito pouco, e a equipe venderia a ideia de que todo mundo trabalhou por igual. Isso sempre acontece, até em seminários.
Não me tome por "o cara besta que quer jogar um balde de água fria", é que eu já vi discutirem esse assunto antes, sem progresso. Não tem como provar que todo mundo trabalhou por igual, fora que a equipe com certeza seria à distância e alguém com personalidade mais forte ia acabar atrapalhando o grupo. Para mim, o certo é a equipe ter um cabeça, o dono da ideia principal, uma espécie de diretor independente que pede ajuda. Ele, mesmo que não saiba fazer nada, é quem deveria ficar com a nota, o jogo é dele, ele escolheu fazer daquele jeito. Deve dar créditos ao pessoal que ajudou, por amizade e gratidão, de algum jeito que fique bom pra todo mundo. Afinal de contas, se o cara tiver competência para organizar um projeto, dividindo tarefas e cumprindo metas planejadas, ele é tão herói quanto um bom programador. Equipes comerciais só funcionam por causa desses caras, de bom gosto, determinação e lábia.
Última edição por polosam em Sáb 07 Jun 2014, 20:35, editado 1 vez(es)
polosam- Games Ranking :
Notas recebidas : A + B
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
estou dizendo a MESMA nota ou seja a do Jogo inteiro tipo o jogo ganhou C o Elano e o Fulano Ganham o C não o Fulano um B e o Elano um D,entende,tipo eles ganham a nota do JOGO
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Eu entendi o que você quis dizer, Ninja, mas tem que negociar com os avaliadores se quiser botar em prática. Aí eles dão o ponto de vista deles.
polosam- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
Não é uma ideia recomendada, isso geraria muita bagunça, um jogo é avaliado por um todo da obra e não por parte dela, já pensou uma pessoa com mais de um cérebro ? pois bem, a nota é dada ao idealizador da ideia(ou seja, o membro que posta) os outros são apenas integrantes, apenas para resumir: seria como cada jogador da copa querer uma taça quando vencessem. ai não ia dar certo né?
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
apenas receber uma nota, e nao a taça, por exemplo, se a nota das sprites forem B, e a Programação C, os Sons A, apenas dar um A para o criador do son, um C para o programador, e um B para os sprites, pois os criadores do jogo juntos, alem de custarem fazer o jogo, a unica coisa que iriam receber é um parabéns, enquanto o outro criador recebe a nota, dou um exemplo como, eu iderializo um jogo, ai eu e meu pcr acabamos ele, ai eu peço para ele postar, como ELE posou ELE iria receber as notas? nao acharia isto legal, um jogo feito com Esforços de uma pessoa que não valeriam nada?JoaoVanBlizzard escreveu:Não é uma ideia recomendada, isso geraria muita bagunça, um jogo é avaliado por um todo da obra e não por parte dela, já pensou uma pessoa com mais de um cérebro ? pois bem, a nota é dada ao idealizador da ideia(ou seja, o membro que posta) os outros são apenas integrantes, apenas para resumir: seria como cada jogador da copa querer uma taça quando vencessem. ai não ia dar certo né?
Eu é que não daria um jogo meu pra outra pessoa postar e levar os créditos, com todo respeito ao seu comentário. É como eu falei, equipe só funciona se tiver um cabeça. Ele que se vira pra compensar quem o ajudou. São "mercenários" mesmo.
Quem foi o homem mais temido de todos os tempos, responsável por dezenas de milhões de mortes e que pegou para si um quarto da superfície habitada do planeta, no século XIII? Genghis Khan. Ele "usava" seu guerreiros da forma correta, o conjunto deles é que lutava pra alcançar a vitória. Khan tem uma estátua de 50 M de altura perto de Ulan Bator, capital da Mongólia, enquanto nenhum de seus arqueiros poderosos [individualmente] ganhou mais do que uma nota de rodapé num livro de história. No entanto, a cavalaria de Genghis Khan, como conjunto, é reconhecida como a horda de cavaleiros mais destrutiva da idade média, quiçá da história humana. Esse mérito basta, contanto que o chefe os recompense por fora. E o que isso tem a ver com o assunto? O cara que vai montar uma equipe tem que "conquistar" seu espaço, organizar as coisas, ter liberdade de fazer segundo o seu desejo, pois seus subordinados tem de confiar no bom senso dele. Se você chamar um amigo pra cavalgar com você, e prometer a ele que vocês vão dividir as terras que conquistarem, serão dois aspirantes a líder que vão acabar se perdendo. Equipe funcional tem hierarquia, e essa hierarquia se reflete na hora de receber os créditos.
Quem foi o homem mais temido de todos os tempos, responsável por dezenas de milhões de mortes e que pegou para si um quarto da superfície habitada do planeta, no século XIII? Genghis Khan. Ele "usava" seu guerreiros da forma correta, o conjunto deles é que lutava pra alcançar a vitória. Khan tem uma estátua de 50 M de altura perto de Ulan Bator, capital da Mongólia, enquanto nenhum de seus arqueiros poderosos [individualmente] ganhou mais do que uma nota de rodapé num livro de história. No entanto, a cavalaria de Genghis Khan, como conjunto, é reconhecida como a horda de cavaleiros mais destrutiva da idade média, quiçá da história humana. Esse mérito basta, contanto que o chefe os recompense por fora. E o que isso tem a ver com o assunto? O cara que vai montar uma equipe tem que "conquistar" seu espaço, organizar as coisas, ter liberdade de fazer segundo o seu desejo, pois seus subordinados tem de confiar no bom senso dele. Se você chamar um amigo pra cavalgar com você, e prometer a ele que vocês vão dividir as terras que conquistarem, serão dois aspirantes a líder que vão acabar se perdendo. Equipe funcional tem hierarquia, e essa hierarquia se reflete na hora de receber os créditos.
polosam- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
Na minha opinião cada um deve receber a nota adequada pelo que fez quem postou o jogo vai receber a nota mas se não tiver feito mais alguma coisa não deve ganhar muitos créditos ou uma boa nota, mas cada um fez sua parte deve ganhar créditos e uma nota seja ela boa ou ruim.
gui.alfaia- Data de inscrição : 19/03/2014
Reputação : 6
Número de Mensagens : 80
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
A problema em dar a nota a uma equipe sempre foi o grande empecilho para realizarmos um concurso de jogos em equipe.
polosam- Games Ranking :
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
Acho que deveria dar uma nota igual msm q a programação tenha ficado uma droga e o grafico muito bom, pois é uma equipe, no fim são um só. Mesmo que o programador n tenha conhecimento dos graficos (ou vice versa), isso é errado por si só, o programador tem que acompanhar os graficos assim como o enredo e tudo mais, todos tem que estar juntos, acho isso importante. Ja iniciei um projeto em equipe e só funciona assim, todos vendo os trabalhos dos outros e opinando sobre.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Apesar dessa discussão ser válida, nunca vi nenhuma equipe postar projetos finalizados por aqui e ainda que tenham postado, nunca vi nenhum artista exigindo nota, por exemplo.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Bem, se apenas completassem um projeto, criassem um jogo 100% completo, acho que deveriam receber a nota.Gabreel escreveu:Apesar dessa discussão ser válida, nunca vi nenhuma equipe postar projetos finalizados por aqui e ainda que tenham postado, nunca vi nenhum artista exigindo nota, por exemplo.
Gabreel: É verdade, até já foi feito matérias aqui sobre que os jogos em equipes raramente terminava, isso quando conseguem começar. as unicas equipes que vejo criarem jogos são formadas pelo Mestre e Neofix , de resto isso vem em quantia bastante baixa.
Vale lembrar que aqui é um forum de divulgação de games e não de artistas graficos e sonoplastas (as seçoes que tem são de avaliação publica e não necessariamente da staff) as avaliações são feitas ao conteúdo que está sendo usado dentro do jogo e não pela qualidade dele fora do jogo, um jogo pode ser analizado por ter um bom grafico porem não ter sido aproveitado dentro do mesmo, o mesmo pode se dizer ao som e outros recurso, eu até concordo que uma equipe deve ser valorizada em todo, mas ai o valor deve vir por parte dos produtores do jogo e não da staff.
Vale lembrar que aqui é um forum de divulgação de games e não de artistas graficos e sonoplastas (as seçoes que tem são de avaliação publica e não necessariamente da staff) as avaliações são feitas ao conteúdo que está sendo usado dentro do jogo e não pela qualidade dele fora do jogo, um jogo pode ser analizado por ter um bom grafico porem não ter sido aproveitado dentro do mesmo, o mesmo pode se dizer ao som e outros recurso, eu até concordo que uma equipe deve ser valorizada em todo, mas ai o valor deve vir por parte dos produtores do jogo e não da staff.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Para mim eu acho que deveria avaliar o trabalho de cada integrante(da nota para os sprites que o spriter fez, assim vai) para no final da avaliação somar as notas de cada integrante como se fosse uma só
Misa- Data de inscrição : 06/09/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 153
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Eu criei este tópico justamente por causa de umas 'BRIGUINHAS' de equipe quando a gente acabava o jogo a gente ficava brigando para ver quem postava e ganhava a nota do jogo e ficava tipo assim:
ninja1=Eu posto esse porque o outro que postei era ruim
ninja2=EU posto porque eu nunca postei
ninja3=Eu que vou postar porque eu tive a idéia
ninja1=mas nos fizemos mais que voce seu idiota
ninja3=********
e acabava por ninguem postar e ninguem ganhar a nota e ficavamos ate de mal um com o outro so por causa dessa 'BRIGUINHA' eu ja parei de me comunicar com meu amigo por 3 meses,por isso que eu queria que fosse em equipe para cada um ter sua parte
off:alias ele tinha Mandado eu postar porque a net dele não queria entrar na GMBR(sabe como é neh a gmbr é muito pesada)mas nem eu postei tb porque eu tb estava assim e agente nunc amais falou naquele jogo.
ninja1=Eu posto esse porque o outro que postei era ruim
ninja2=EU posto porque eu nunca postei
ninja3=Eu que vou postar porque eu tive a idéia
ninja1=mas nos fizemos mais que voce seu idiota
ninja3=********
e acabava por ninguem postar e ninguem ganhar a nota e ficavamos ate de mal um com o outro so por causa dessa 'BRIGUINHA' eu ja parei de me comunicar com meu amigo por 3 meses,por isso que eu queria que fosse em equipe para cada um ter sua parte
off:alias ele tinha Mandado eu postar porque a net dele não queria entrar na GMBR(sabe como é neh a gmbr é muito pesada)mas nem eu postei tb porque eu tb estava assim e agente nunc amais falou naquele jogo.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
ninja33733: Ninja, é o seguinte: eu tenho uma política que quando mantenho não costumo voltar atrás,contudo, nunca foi falado sobre nota em equipe e todos que faziam jogos em equipe já eram organizados para que os creditos do dono do tópico eram representados por eles também, por exemplo, o Neofix é uma equipe e não uma pessoa só, quando Neofix ganha nota, ela é representada a toda equipe que fez, mas no caso de vocês eu teria que ver com a administração sobre o assunto, é algo a ser muito pensado, eu temo que no futuro isso começe a abrir portas a pseudos-membros de desenvolvedores, o que simplesmente não adiantaria nada um avaliador avaliar o jogo, isso também aumentaria anda mais o trabalho dos avaliadores, pois teriam que jogar o jogo inteiro para ver todas as sprites e animações que o jogo tinha, já que costumamos jogar até termos uma opinião formada sobre o que tal jogo oferece a quem joga.
mas se casualmente essa ideia viesse a ser aprovada algum dia, os desenvolvedores deveriam postar aqui no fórum alguns portfólios que mostrasse o trabalho dele para termos noção sobre o que ele colocou no jogo e o que ele faz. ou criar um making-of do jogo que foi feito.
EDIT: Mas claro que se isso no futuro vier a estimular a criação de jogos em equipe daria para rever esse conceito, pois
vejo muita gente tentando formar equipes e nunca ter jogos prontos, seria uma oportunidade de mudar isso, eu teria que ver isso na pratica para ter uma noção se a ideia daria certa ou nao.
mas se casualmente essa ideia viesse a ser aprovada algum dia, os desenvolvedores deveriam postar aqui no fórum alguns portfólios que mostrasse o trabalho dele para termos noção sobre o que ele colocou no jogo e o que ele faz. ou criar um making-of do jogo que foi feito.
EDIT: Mas claro que se isso no futuro vier a estimular a criação de jogos em equipe daria para rever esse conceito, pois
vejo muita gente tentando formar equipes e nunca ter jogos prontos, seria uma oportunidade de mudar isso, eu teria que ver isso na pratica para ter uma noção se a ideia daria certa ou nao.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
- Game Maker Studio 1.4
- Unity