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[Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
+2
JoaoVanBlizzard
polosam
6 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Discussões
Página 1 de 1
[Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Boa noite, ou madrugada, está tarde mesmo enquanto escrevo isto. Naquelas fuçadas saudosistas dentro do youtube, me lembrei de dois desenhos icônicos da minha infância: Beast Wars e Donkey Kong Country. E qual é a relevância disso para o fórum?
Proponho que vocês analisem os dois vídeos, e se possível, deixem comentários com a impressão que tiveram deles. Ambos eram transmitidos pela Record, não lembro em que ano foi isso, mas tenho como referência temporal o apogeu do Playstation. O legal é que, hoje em dia, qualquer moleque moderno fica perplexo com o quanto esses gráficos eram primitivos e feios, pois hoje temos recursos para fazer algo bem melhor nos nossos micros mesmo. Minha geração ficava inversamente perplexa, deslumbrada com essas coias "de computador".
Chicoweb, dharrison, JoaoVanBlizzard, Flyaway e tantos outros: o que vocês pensam dessa evolução gráfica? Sobre a animação 3d cinemática, será que o que temos hoje será visto como primitivo daqui a 10 ou 15 anos, do mesmo jeito que vemos esses desenhos agora?
Os usuários que não pegaram esse tempo não sabem o que perderam.
Proponho que vocês analisem os dois vídeos, e se possível, deixem comentários com a impressão que tiveram deles. Ambos eram transmitidos pela Record, não lembro em que ano foi isso, mas tenho como referência temporal o apogeu do Playstation. O legal é que, hoje em dia, qualquer moleque moderno fica perplexo com o quanto esses gráficos eram primitivos e feios, pois hoje temos recursos para fazer algo bem melhor nos nossos micros mesmo. Minha geração ficava inversamente perplexa, deslumbrada com essas coias "de computador".
Chicoweb, dharrison, JoaoVanBlizzard, Flyaway e tantos outros: o que vocês pensam dessa evolução gráfica? Sobre a animação 3d cinemática, será que o que temos hoje será visto como primitivo daqui a 10 ou 15 anos, do mesmo jeito que vemos esses desenhos agora?
Os usuários que não pegaram esse tempo não sabem o que perderam.
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Olha, eu não vejo que esses jogos do passado e nem os futuros virão a ser visto como algo primitivo ou ultrapassado algum dia, mas sim como saudosistas ou
nostálgicos, isso sem falar que muitos jogos antigos eu só pude jogar nesses últimos tempo, pois na época tais jogos eram bastante caros. não só para quem jogava mas como para quem fazia, era interessante ver as maneira que os autores arrumavam para ver seus jogos lançados no mercado dentro de aparelhos que eram extremamente limitado de recursos.
quanto a evolução gráfica, eu acho que isso vem se coincidindo, não existe mais tanto(ou nunca existiu na cabeça de todos) aquela coisa de por que os jogos evoluem que não pode mais existir jogos com visuais similares a jogos feitos no passado, lógico que ja teve empresas como a Konami que comentou sobre que criar um castlevania em 2d para um playstation 2 na época deixaria duvidas sobre sua rentabilidade sendo que o recuso da maquina faria muito mais que aquilo que o jogo viria a ter, eu pessoalmente acho que a evolução gráfica nos consoles preocupa mais pelo preço que é vendido e não por que alguém não jogaria um certo jogo, pelo menos em seu lançamento, um grande exemplo é o GTA san andreas , ele possuía um gráfico bem inferior aos outros GTAs do mesmo console e ainda assim vendeu muito mais que seus antecessores devido ao seu game play muito mais atrativo e variado.
Contudo eu acho que jogos são que nem moda, quando começa todo mundo quer usar, depois que passa ninguém da mais tanta bola, no mundo do entretenimento as pessoas tão mais interessadas nas novidades, até por que cada vez mais os joysticks vem deixando de ser a unica forma de se jogar ,ja temos touch scremm, kinects, e outros sensores de movimentos , tudo cada mais diferente, não mais apenas visualmente, mas na maneira de se jogar também.
nostálgicos, isso sem falar que muitos jogos antigos eu só pude jogar nesses últimos tempo, pois na época tais jogos eram bastante caros. não só para quem jogava mas como para quem fazia, era interessante ver as maneira que os autores arrumavam para ver seus jogos lançados no mercado dentro de aparelhos que eram extremamente limitado de recursos.
quanto a evolução gráfica, eu acho que isso vem se coincidindo, não existe mais tanto(ou nunca existiu na cabeça de todos) aquela coisa de por que os jogos evoluem que não pode mais existir jogos com visuais similares a jogos feitos no passado, lógico que ja teve empresas como a Konami que comentou sobre que criar um castlevania em 2d para um playstation 2 na época deixaria duvidas sobre sua rentabilidade sendo que o recuso da maquina faria muito mais que aquilo que o jogo viria a ter, eu pessoalmente acho que a evolução gráfica nos consoles preocupa mais pelo preço que é vendido e não por que alguém não jogaria um certo jogo, pelo menos em seu lançamento, um grande exemplo é o GTA san andreas , ele possuía um gráfico bem inferior aos outros GTAs do mesmo console e ainda assim vendeu muito mais que seus antecessores devido ao seu game play muito mais atrativo e variado.
Contudo eu acho que jogos são que nem moda, quando começa todo mundo quer usar, depois que passa ninguém da mais tanta bola, no mundo do entretenimento as pessoas tão mais interessadas nas novidades, até por que cada vez mais os joysticks vem deixando de ser a unica forma de se jogar ,ja temos touch scremm, kinects, e outros sensores de movimentos , tudo cada mais diferente, não mais apenas visualmente, mas na maneira de se jogar também.
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Eu acho que antigamente tinha uma corrida pelo realismo. Hoje, com gráficos quase perfeitos, acaba que todo jogo tem quase o mesmo gráfico. Considerando que os simuladores de física também estão cada vez mais fidedignos à realidade, então consideremos que as jogabilidades de hoje também são muito parecidas entre si. Para mim, isso "uniformiza" os jogos, que a princípio eram só eram inevitavelmente parecidos graças as limitações (pixels).
Não hoje, não nessa geração, pois ainda gostamos de fazer comparações entre um título e outro, mas creio que num futuro próximo, todo jogo terá um gráfico realista perfeito, o que porá um fim na corrida para ter o melhor visual. E tem mais: jogos, no passado, eram brinquedos altamente desejáveis. Hoje muitos deles são só mídias descartáveis, com exceção aos que ainda não foram lançados! XD
Não hoje, não nessa geração, pois ainda gostamos de fazer comparações entre um título e outro, mas creio que num futuro próximo, todo jogo terá um gráfico realista perfeito, o que porá um fim na corrida para ter o melhor visual. E tem mais: jogos, no passado, eram brinquedos altamente desejáveis. Hoje muitos deles são só mídias descartáveis, com exceção aos que ainda não foram lançados! XD
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Hum...nem tanto, ainda temos usuários saudosistas como muitos aqui no forum que preferem criar seu próprio estilo e chamar a atenção assim mesmo acho que pelo game maker ser uma engine mais pratica para o 2d, desafia os usuários a soltar sua imaginação na hora de criar um jogo devido algumas limitações tanto da ferramenta como do conhecimento de cada autor, outro detalhe é que mesmo sem limitações com o tempo ficaria monotono ter games industriais realisticos ao ponto de ser tudo igual, pelo menos existe o mercado alternativo que cria jogos sem ligar tanto para a evolução atual e sim emcriar um bom jogo.
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Eu adorava essa animação do Donkey Kong Country.
Não acho que seja algo ruim buscar cada vez mais realismo. Isso só quer dizer que quem quer produzir jogos realísticos terá meios para isso e quem quer fazer jogos estilizados (e estilo é distorção da realidade) terá ainda mais performance disponível.
Por falar nisso aquela época em que as cutscenes de jogos japoneses no ps1 e ps2 eram super produções 3D era bem interessante.
Você saia da aparência normal do jogo e ai para um filme normalmente nas partes principais da história.
Essas cgs acrescentavam muito aos bonitos jrpg de fantasia.
Mesmo sendo um grande fã dos gráficos super limitados, não da pra desmerecer belos trabalhos como Valkyrie Profile 2: que tentou puxar os limites do PS2 ou Ryse: Son of Rome (XboxOne) onde você praticamente joga um filme.
Toda a séria de God of War também é bom exemplo de como o aumento de realidade deixa a experiência e imersão muito melhor.
Pra mim o único ponto triste é em como a jogabilidade vem se tornando cada vez mais casual e/ou simplória ou as toscas microtransações em jogos mesmo depois de já ter pagado pelo mesmo, ou seja, a culpa é do setor financeiro deles e não do diretor de arte...
Não acho que seja algo ruim buscar cada vez mais realismo. Isso só quer dizer que quem quer produzir jogos realísticos terá meios para isso e quem quer fazer jogos estilizados (e estilo é distorção da realidade) terá ainda mais performance disponível.
Por falar nisso aquela época em que as cutscenes de jogos japoneses no ps1 e ps2 eram super produções 3D era bem interessante.
Você saia da aparência normal do jogo e ai para um filme normalmente nas partes principais da história.
Essas cgs acrescentavam muito aos bonitos jrpg de fantasia.
Mesmo sendo um grande fã dos gráficos super limitados, não da pra desmerecer belos trabalhos como Valkyrie Profile 2: que tentou puxar os limites do PS2 ou Ryse: Son of Rome (XboxOne) onde você praticamente joga um filme.
Toda a séria de God of War também é bom exemplo de como o aumento de realidade deixa a experiência e imersão muito melhor.
Pra mim o único ponto triste é em como a jogabilidade vem se tornando cada vez mais casual e/ou simplória ou as toscas microtransações em jogos mesmo depois de já ter pagado pelo mesmo, ou seja, a culpa é do setor financeiro deles e não do diretor de arte...
Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Fora que, já que a juventude elétrica de hoje se aborrece fácil, os jogos precisam ter um conceito anti-frustração, onde os criadores são cautelosos principalmente nos 'continues'. Se o carinha perde vidas e dá game over, tendo que começar tudo de novo, ele vai largar o jogo pra mexer em outra coisa. Antes, os gameplays eram mais desafiadores, tínhamos que explorar mais o jogo. Hoje, os gameplays são gigantescos e relativamente exibicionistas, sem muitos empecilhos para o avanço do jogo, o que torna qualquer pessoa um gamer. É bom o conceito de imersão, eu adoro. É o novo mundo dos games. Sou saudosista e gosto de game maker, e acho que aqueles jogos vetoriais de Android são uma reação ao realismo competitivo. Lembremos que, em seus primóridos, os video games simulavam devaneios divertidos, longe de um mundo físico-inteligente.
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
A evolução gráfica é algo comum, mas que realmente divide gerações.
Eu assistia Donkey Kong e achava o máximo, assim como achava que o gráfico de GTA SA era perfeito e não dava pra melhorar.
Porém em se tratando de games eu acho que isso não deve ser levado a ferro e fogo, pois existem muitos jogos de belos gráficos e jogabilidade sem graça, enquanto outros jogos simples mas muito divertidos.
Tenho certo preconceito contra aquelas pessoas que avaliam um jogo por gráfico e tento quebrar essa visão dos meus alunos de games, gráfico é só mais um recurso para o trabalho final do jogo.
E além disso, na minha opinião, um grafico ou jogo muito realista não tem graça. Se é pra ver a vida real eu vejo novela e filme, em jogos desejo a fantasia, o lúdico, o psicodélico. Por isso acho a franquia Metal Gear muito mais genial que Splinter Cell
Splinter Cell é legal, mas é muito realista, ao pé da letra. Metal Gear tem uns lances realistas e outros mais humoristicos/fantasiosos (como a clássica caixa) que tornam as coisas mais divertidas.
Para finalizar, se vcs acham que isso é gráficos pobre, vejam esses clipe dos anos 60:
isso era considerado Techno
Eu assistia Donkey Kong e achava o máximo, assim como achava que o gráfico de GTA SA era perfeito e não dava pra melhorar.
Porém em se tratando de games eu acho que isso não deve ser levado a ferro e fogo, pois existem muitos jogos de belos gráficos e jogabilidade sem graça, enquanto outros jogos simples mas muito divertidos.
Tenho certo preconceito contra aquelas pessoas que avaliam um jogo por gráfico e tento quebrar essa visão dos meus alunos de games, gráfico é só mais um recurso para o trabalho final do jogo.
E além disso, na minha opinião, um grafico ou jogo muito realista não tem graça. Se é pra ver a vida real eu vejo novela e filme, em jogos desejo a fantasia, o lúdico, o psicodélico. Por isso acho a franquia Metal Gear muito mais genial que Splinter Cell
Splinter Cell é legal, mas é muito realista, ao pé da letra. Metal Gear tem uns lances realistas e outros mais humoristicos/fantasiosos (como a clássica caixa) que tornam as coisas mais divertidas.
Para finalizar, se vcs acham que isso é gráficos pobre, vejam esses clipe dos anos 60:
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Dharrison: Eu acho que eu sou uma das poucas pessoas que gosta mais do" Splinter Cell" do que do "Metal gear Solid" , mas não por causa do gráfico e sim do game play mesmo, o Splinter cell tem uma furtividade mais fechada forçando a stratégia de quem joga, e o Metal gear nunca conseguiu me agradar com aqueles videos mais compridos que longa-metragens e um desafio de baixo raciocínio, o que quero dizer com isso é que jogos mesmo com bons gráficos não significam que tenham jogabilidade tosca, mas com certeza jogos retrô tinham mais dedicação no game play, até meio forçada, como já foi dito, os jogos antigos precisavam ou ser dificeis ou repetitivos , do contrario teriam um game play muito rapido, hoje em dia os jogos podem ser bem extensos, então o game play as vezes acaba podendo ficar mais simples por causa disso, apesar de que se eu for jogar um jogo muito fácil eu fico entediado e nem jogo mais.
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
dharrison escreveu:E além disso, na minha opinião, um grafico ou jogo muito realista não tem graça. Se é pra ver a vida real eu vejo novela e filme, em jogos desejo a fantasia, o lúdico, o psicodélico. Por isso acho a franquia Metal Gear muito mais genial que Splinter Cell
Eu concordo com isso, esse gráfico de hoje estão ficando tão realista que uma dia não vai ter concorrência nessa área, vai chegar num "limite".
Acho que gráficos 3d são show de bola mas quando se fala de games eu gosto deles mais limitado, isso faz lembrar que agente está jogando um game e não dentro de um mundo virtual parecido com real.
O que importa hoje em dia é a diversão, ve ai essa febre de minecraft por exemplo, eu ainda estou para ver um jogo mais divertido do que bombermam 2 jogando quatro player no supernintendo, com um adaptador multiplayer hehe.
Hoje os jogos com esse gráfico fodão real são mais focados em violencia e estrategia, vc fica duas horas pra andar 1% do game acho apelação.
A sensação da galera na época em que esse gráficos começaram era uma coisa louca eu lembro, graças á Deus eu vivi isso na pele, mas hoje não existe mais essa sensação.
"Quem comeu comeu quem não comeu não come mais." (Letra ai de um samba ai de enredo)
E pro dharrison que também gosta de musica como o "põe puntchá", isso aqui tb arrebentou na época kkk:
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Esse aqui é velho pra burro!
Em 1935, os irmãos Fleischer botaram a estrela deles (em 2D) em cima de um background animado realístico. Adiantem pra 0:32.
Eu adoro esses desenhos inocentes da Betty Boop, porque banaliza a violência. Pra terem uma ideia, Betty é de 10 anos antes de Segunda Guerra Mundial, uma época de efervescência artística do cinema, um tempo em que ninguém estava horrorizado/traumatizado com o rumo do mundo.
Agora, meu ponto é: eu não faço ideia de como eles fizeram esse plano de fundo 3D no ano de 1935. Uma maquete filmada em paralax? Deixem teorias.
Em 1935, os irmãos Fleischer botaram a estrela deles (em 2D) em cima de um background animado realístico. Adiantem pra 0:32.
Eu adoro esses desenhos inocentes da Betty Boop, porque banaliza a violência. Pra terem uma ideia, Betty é de 10 anos antes de Segunda Guerra Mundial, uma época de efervescência artística do cinema, um tempo em que ninguém estava horrorizado/traumatizado com o rumo do mundo.
Agora, meu ponto é: eu não faço ideia de como eles fizeram esse plano de fundo 3D no ano de 1935. Uma maquete filmada em paralax? Deixem teorias.
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Isso com certeza é uma maquete.
E o estúdio que animou inventou diversas tecnologias para seus trabalhos.
Na biografia de Betty Boop que li dizia que eles tinham desenvolvido um sistema de câmeras para fotografar os personagem diante de fundos tridimensionais.
Provavelmente animavam os personagens andando parados e faziam a maquete ou as câmeras se mexerem.
Edit:
Achei um documentário mostrando isso: https://youtu.be/RxJOw5O0h8o?t=3m47s
E o estúdio que animou inventou diversas tecnologias para seus trabalhos.
Na biografia de Betty Boop que li dizia que eles tinham desenvolvido um sistema de câmeras para fotografar os personagem diante de fundos tridimensionais.
Provavelmente animavam os personagens andando parados e faziam a maquete ou as câmeras se mexerem.
Edit:
Achei um documentário mostrando isso: https://youtu.be/RxJOw5O0h8o?t=3m47s
Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Show!
Descontextualizei geral regressando para os velhos anos 30, mas felizmente sanei uma curiosidade 'antiga' minha. Obrigado mesmo pelo video, Kabeção!
Descontextualizei geral regressando para os velhos anos 30, mas felizmente sanei uma curiosidade 'antiga' minha. Obrigado mesmo pelo video, Kabeção!
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
Essa discussão automaticamente me faz lembrar disso:
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Re: [Discussão] Gráficos 3D dos anos 90
JoaoVanBlizzard
Metal Gear não é antigo, e tem um foco no Stealth tbm, mas como dissemos é bastante um lance de gosto
Chicoweb
Cara essa entrada da MTV era mítica, eu lembro sauasuhsauhuhs
Pois é, as coisas mudaram!
Metal Gear não é antigo, e tem um foco no Stealth tbm, mas como dissemos é bastante um lance de gosto
Chicoweb
Cara essa entrada da MTV era mítica, eu lembro sauasuhsauhuhs
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