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[Studio] Criar extensões
2 participantes
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[Studio] Criar extensões
Como criar extensões
Versão do GM: GM:Studio 1.3Nível: Difícil
Tags: Extensões, Criar
É fácil criar uma extensão para Mac, Windows, Tizen, HTML5 e Windows 8. Você clica na pasta Extensions e seleciona "Create Extension". A janela Extension Properties vai aparecer, e você deve preenche os detalhes na aba General:
Para uso pessoal, não é tão importante. Mas para distribuição, até mesmo um arquivo de ajuda é recomendado (PDF é uma ótima opção).
Adicionando um arquivo
Feito isso, feche a janela e adicione os arquivos necessários na estrutura de recursos (botão direito -> "Add File").
*.js - Compatível com HTML5, Tizen e Windows8.
*.dll - Compatível com Windows.
*.dylib - Compatível com Mac.
Adicionar o arquivo na extensão abrirá a janela File Properties.
Aí você pode renomear o arquivo, definir as funções inicial e final. Essas funções servem para inicializar e terminar o uso do arquivo.
A seção final é chamada "Copies To". Selecione com quais plataformas sua extensão funciona. Clique em OK.
Como usar? Você precisa definir as funções e constantes específicas que sua extensão requer.
Criando funções
Clique direito no arquivo desejado e selecione Add Function.
As opções são:
Name - O nome da função, que será usado nos códigos para chamá-la.
External Name - O nome original da função, aquele que a extensão usa.
Help - O que aparecerá no preenchimento automático. Ex: function(argument0, argument1, etc...).
Return Type - string (texto) / double (número).
Type (só para DLLs) - A forma de chamar a função.
Arguments - Liste os argumentos e seus tipos. Limitado a 6. Para 4 ou mais argumentos, todos devem ser números.
Criando constantes
Para definir uma constante, dê-lhe um nome e um valor, e então clique em OK.
Usando a extensão
Agora é só usar nos seus códigos GMLs as funções como se fossem scripts e as constantes como qualquer outra.
Exportando uma extensão
Você pode distribuí-la como nome.gmez (infinitamente recomendado) ou nome.gex.
Para exportar, clique no nome da extensão e selecione Export, então escolha onde salvá-la. Feito isto, você pode usá-la em outros projetos, importando-a (botão direito -> "Import Extension"), ou distribuí-la para o público.
Criando extensões nativas
Agora é possível criar extensões nativas para Android e iOS. Vamos ver como fazer para Android, mas para isso você precisa saber Java.
Vamos começar com um exemplo. Crie uma room, um objeto e um sprite. Use todos em conjunto (room -> objeto -> sprite).
Clique direito na pasta Extensions e selecione "Create Extension". Coloque as informações apenas na aba General e clique em OK.
Gambiarra
Para extensões feitas com JS, GML ou DLLs, você deve adicionar um arquivo com o código. Mas, para Android, o GM:S precisa de um arquivo falso (simplesmente existindo ali) para agrupar as funções e constantes dentro.
Crie um arquivo, com qualquer extensão exceto .js, .gex, e .dll, e adicione-o (chame-o de "AndroidExtension.ext" neste exemplo). Para adicioná-lo, clique direito na nova extensão e selecione "Add File", então procure o arquivo na janela que é aberta, selecione-o e clique em Open.
Adicionando o código nativo
Precisamos adicionar o código Java. Clique duplo na pasta Extension Package, e selecione a aba Android.
Não se preocupe com os detalhes de "manifest" ou permissões, então apenas use o nome "GenericExtension" para a classe, e escolha a pasta onde você vai guardar seu arquivo Java.
No Windows Explorer, abra a pasta que você escolheu para salvar os arquivos da extensão, e crie uma pasta chamada "Java". Crie nela um arquivo ("GenericExtension.java") para seu código. No início dele, coloque:
package ${YYAndroidPackageName};
Agora você pode criar sua definição de classe que inclui a função que você quer chamar. Vamos criar a classe "GenericExtension" com a função "genextestdummy_Function1" que tem os argumentos, respectivamente, de tipo String, Double, String.
O arquivo vai ficar assim:
- Código:
package ${YYAndroidPackageName};
import android.util.Log;
public class GenericExtension{
public void genexttestdummy_Function1(String Arg1, double Arg2, String Arg3){
Log.i("yoyo","Função simples chamada com os argumentos " + Arg1 + " " + Arg2 + " " + Arg3);
return Arg2 + 100;
}
}
Criando a função GML
Para poder chamar a função, precisamo declará-la na extensão. Clique direito em "AndroidExtension.ext", e selecione “Add Function”. Aí você poderá adicionar a função e atribuir seus argumentos e propriedades.
Para combinar com a função Java, defina "Function Name" e "External Name" como "genextestdummy_Function1". Defina os três argumentos (string, double, string) e clique em OK.
Chamando a função
Abra a aba Android da extensão. Devemos definir Source Directory como o diretório onde salvamos o código Java. O caminho não deve incluir "\Java", então remova-lhe essa parte.
Defina o nome da classe para a extensão, que é "GenericExtension".
Abra o objeto criado, e no evento de clique, coloque o código:
- Código:
val = genexttestdummy_Function1("Hello", 100, "World");
Rode o jogo e clique no objeto. Note que no ADB será escrita uma string que contém os argumentos passados, e o valor numérico será adicionado em 100 e retornado para a variável val (no caso, vai ter o valor 200).
NOTA-> Para cada extensão, use uma pasta. Exemplo:
C:\MyExtensions\Extension1\Java\Extension1.java
C:\MyExtensions\Extension2\Java\Extension2.java
C:\MyExtensions\Extension3\Java\Extension3.java
Não use algo como:
C:\MyExtensions\Java\Extension1.java
C:\MyExtensions\Java\Extension2.java
C:\MyExtensions\Java\Extension3.java
Sugestões? Críticas? Não deixe de comentar.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Studio] Criar extensões
como faço para inserir a extensão do AdBuddiz no gamemaker ? é possivel?
evalds10- Data de inscrição : 12/09/2014
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