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[Studio] Criar extensões

2 participantes

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[Studio] Criar extensões Empty [Studio] Criar extensões

Mensagem por PedroX Seg 02 Jun 2014, 19:43

Como criar extensões
Versão do GM: GM:Studio 1.3
Nível: Difícil
Tags: Extensões, Criar

É fácil criar uma extensão para Mac, Windows, Tizen, HTML5 e Windows 8. Você clica na pasta Extensions e seleciona "Create Extension". A janela Extension Properties vai aparecer, e você deve preenche os detalhes na aba General:
[Studio] Criar extensões ?name=Extension_properties

Para uso pessoal, não é tão importante. Mas para distribuição, até mesmo um arquivo de ajuda é recomendado (PDF é uma ótima opção).

Adicionando um arquivo
Feito isso, feche a janela e adicione os arquivos necessários na estrutura de recursos (botão direito -> "Add File").

*.js - Compatível com HTML5, Tizen e Windows8.
*.dll - Compatível com Windows.
*.dylib - Compatível com Mac.

Adicionar o arquivo na extensão abrirá a janela File Properties.
[Studio] Criar extensões ?name=Extension_File_Properties

Aí você pode renomear o arquivo, definir as funções inicial e final. Essas funções servem para inicializar e terminar o uso do arquivo.

A seção final é chamada "Copies To". Selecione com quais plataformas sua extensão funciona. Clique em OK.

Como usar? Você precisa definir as funções e constantes específicas que sua extensão requer.

Criando funções
Clique direito no arquivo desejado e selecione Add Function.
[Studio] Criar extensões ?name=Empty_Function

As opções são:

Name - O nome da função, que será usado nos códigos para chamá-la.
External Name - O nome original da função, aquele que a extensão usa.
Help - O que aparecerá no preenchimento automático. Ex: function(argument0, argument1, etc...).
Return Type - string (texto) / double (número).
Type (só para DLLs) - A forma de chamar a função.
Arguments - Liste os argumentos e seus tipos. Limitado a 6. Para 4 ou mais argumentos, todos devem ser números.

Criando constantes
Para definir uma constante, dê-lhe um nome e um valor, e então clique em OK.
[Studio] Criar extensões ?name=Constant_Properties

Usando a extensão
Agora é só usar nos seus códigos GMLs as funções como se fossem scripts e as constantes como qualquer outra.

Exportando uma extensão
Você pode distribuí-la como nome.gmez (infinitamente recomendado) ou nome.gex.

Para exportar, clique no nome da extensão e selecione Export, então escolha onde salvá-la. Feito isto, você pode usá-la em outros projetos, importando-a (botão direito -> "Import Extension"), ou distribuí-la para o público.

Criando extensões nativas

Agora é possível criar extensões nativas para Android e iOS. Vamos ver como fazer para Android, mas para isso você precisa saber Java.

Vamos começar com um exemplo. Crie uma room, um objeto e um sprite. Use todos em conjunto (room -> objeto -> sprite).

Clique direito na pasta Extensions e selecione "Create Extension". Coloque as informações apenas na aba General e clique em OK.

Gambiarra
Para extensões feitas com JS, GML ou DLLs, você deve adicionar um arquivo com o código. Mas, para Android, o GM:S precisa de um arquivo falso (simplesmente existindo ali) para agrupar as funções e constantes dentro.

Crie um arquivo, com qualquer extensão exceto .js, .gex, e .dll, e adicione-o (chame-o de "AndroidExtension.ext" neste exemplo). Para adicioná-lo, clique direito na nova extensão e selecione "Add File", então procure o arquivo na janela que é aberta, selecione-o e clique em Open.

Adicionando o código nativo
Precisamos adicionar o código Java. Clique duplo na pasta Extension Package, e selecione a aba Android.

Não se preocupe com os detalhes de "manifest" ou permissões, então apenas use o nome "GenericExtension" para a classe, e escolha a pasta onde você vai guardar seu arquivo Java.

No Windows Explorer, abra a pasta que você escolheu para salvar os arquivos da extensão, e crie uma pasta chamada "Java". Crie nela um arquivo ("GenericExtension.java") para seu código. No início dele, coloque:

package ${YYAndroidPackageName};

Agora você pode criar sua definição de classe que inclui a função que você quer chamar. Vamos criar a classe "GenericExtension" com a função "genextestdummy_Function1" que tem os argumentos, respectivamente, de tipo String, Double, String.

O arquivo vai ficar assim:

Código:
package ${YYAndroidPackageName};

import android.util.Log;

public class GenericExtension{
    public void genexttestdummy_Function1(String Arg1, double Arg2, String Arg3){
        Log.i("yoyo","Função simples chamada com os argumentos " + Arg1 + " " + Arg2 + " " + Arg3);
        return Arg2 + 100;
        }
    }

Criando a função GML
Para poder chamar a função, precisamo declará-la na extensão. Clique direito em "AndroidExtension.ext", e selecione “Add Function”. Aí você poderá adicionar a função e atribuir seus argumentos e propriedades.

Para combinar com a função Java, defina "Function Name" e "External Name" como "genextestdummy_Function1". Defina os três argumentos (string, double, string) e clique em OK.

Chamando a função
Abra a aba Android da extensão. Devemos definir Source Directory como o diretório onde salvamos o código Java. O caminho não deve incluir "\Java", então remova-lhe essa parte.

Defina o nome da classe para a extensão, que é "GenericExtension".

Abra o objeto criado, e no evento de clique, coloque o código:

Código:
val = genexttestdummy_Function1("Hello", 100, "World");

Rode o jogo e clique no objeto. Note que no ADB será escrita uma string que contém os argumentos passados, e o valor numérico será adicionado em 100 e retornado para a variável val (no caso, vai ter o valor 200).

NOTA-> Para cada extensão, use uma pasta. Exemplo:

C:\MyExtensions\Extension1\Java\Extension1.java
C:\MyExtensions\Extension2\Java\Extension2.java
C:\MyExtensions\Extension3\Java\Extension3.java

Não use algo como:

C:\MyExtensions\Java\Extension1.java
C:\MyExtensions\Java\Extension2.java
C:\MyExtensions\Java\Extension3.java

Sugestões? Críticas? Não deixe de comentar.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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[Studio] Criar extensões Empty Re: [Studio] Criar extensões

Mensagem por evalds10 Sáb 13 Set 2014, 14:01

como faço para inserir a extensão do AdBuddiz no gamemaker ? é possivel?
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