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Criando jogos para Playstation [registro no site]

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Mensagem por CrisMataTuto Qua 21 maio 2014, 11:30

Como se registrar na ps para pegar a liscensa ou serial alguem que tenha feito poderia me explicar, eu estou com muita vontade de criar jogos para o playstation, mais o site é em inglês e o google traduz errado.
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Mensagem por dharrison Qua 21 maio 2014, 12:16

Tópico Movido para Assuntos Diversos
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Mensagem por MatheusReis Qua 21 maio 2014, 12:59

CrisMataTuto escreveu:Como se registrar na ps para pegar a liscensa ou serial alguem que tenha feito poderia me explicar, eu estou com muita vontade de criar jogos para o playstation, mais o site é em inglês e o google traduz errado.

Em verdade, até onde tenho conhecimento, você >compra a licença de desenvolvedor para certa plataforma.
ex: Licença de desenvolvedor para PS4.

E na verdade, essa licença só lhe serve quando você tem um ambiente para criação de jogos para essa plataforma.
ex: Unreal Engine, Unity, etc...

Esse tipo de coisa só vale a pena quando você tem uma equipe compromissada e qualificada para isso. É um investimento, tanto ao comprar a licença do programa quanto a comprar a de desenvolvedor.
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Mensagem por DonutScore Qua 21 maio 2014, 13:30

Você precisa;
Comprar a licença do GameMaker Studio: Master Collection,
Comprar a licença de desenvolvimento do Play Station 4,
Você ganha gratuitamente o modulo de exportação para o PS,
Você faz o jogo,
E divirtam-se
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Mensagem por Gabreel Qua 21 maio 2014, 15:52

E ainda, se não me engano, você não pode ter a licença como pessoa física, apenas como pessoa jurídica (ou seja, com uma empresa regularizada).
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Mensagem por Mr.Rafael Qua 21 maio 2014, 17:54

Bom, existem duas maneiras de criar um jogo para PlayStation. Enquanto uma depende do seu bolso, a outra depende de umas "esquivadas" dos padrões oficiais e de seu conhecimento em programação.

SDK oficial - DevKit:

A escolha primária. Basicamente, você deverá ser um desenvolvedor registrado para obter esse privilégio. As ferramentas de build (para compilar seus jogos) são em C++, mas não significa que você deverá obrigatoriamente aprender esta linguagem para começar a sair fazendo alguma coisa nele: abstrações como o GMS, Unity, UDK e afins estão aí para prestar todo o serviço que for necessário a você.

Além do custo relativamente alto, você precisa de, no mínimo, 2 anos de experiência na indústria de jogos para poder comprá-lo (a Sony exige que você prove isso a eles com documentos ou algo mais). Mesmo que você tente entrar como um indie, seu portifólio deverá ser apresentado e dependendo da qualidade do mesmo, eles te enviarão uma resposta. Saber como se registrar é quase que uma coisa secreta (não pense que vai encontrar tão fácil no site da Sony) e não pense que você conseguirá procurar no Google por coisas como "meu jogo de PS4 não compila": você não obterá resultados, desenvolvimento de jogos com o SDK oficial é feito a 7 chaves.

Nunca vi nem mexi com um DevKit na vida, então não posso te contar em detalhes como é, mas fica aí a informação que tenho. Rolling Eyes
SDK "alternativo" - Homebrew:

Voltado mais ao público hobbista e a quem está mais interessado em "fuçar" o console, o SDK homebrew é feito pela comunidade hacker com o intuito de rodar código não aprovado pelo pessoal da Sony. Enquanto isso acontece em consoles debug usados pelos desenvolvedores, o homebrew permite que você possa executar seus projetos compilados em qualquer console.

No entanto, vale lembrar que isso não é oficial, e travas de segurança impedirão que você rode seu jogo livremente na plataforma. Por causa disso, o destravamento do console é necessário. Outro detalhe é que, enquanto você pode procurar por respostas no Google com esperanças de encontrar resultados, nem sempre eles estarão de forma tão óbvia assim. Um conhecimento médio/avançado em programação é necessário, já que boa parte dos fóruns estarão cheios de hackers e programadores, então não espere que todos sejam calminhos e que vão explicar tudo em detalhes para você. As linguagens que você encontrará serão C/C++ ou linguagens Script (geralmente Lua ou Python). Abstrações são escassas e às vezes se resumem apenas a umas poucas bibliotecas, algumas muito antigas ou com poucos resultados no Google (você pode tentar socorrer a Wayback Machine para recuperar links quebrados também).

Já tentei fuçar para criar jogos de PS2 e já desenvolvi 2 jogos de PSP dessa maneira. Não sei tudo, mas me virei ao máximo e consegui essa proeza. cheers

Fica aí a informação para quem se interessar também. Smile

o/
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Mensagem por CrisMataTuto Sex 23 maio 2014, 08:42

Bom pessoal já esta ressolvido eu encontrei uma ferramenta chamada Psy-Q ela era usada oficialmente para jogos do ps1 e psx (n sei a diferença), mas alguem a disponibilizou na internet e dai já viu. Ela é relativamente simples de se usar usa a linguagem C C++ e vou usa-la por um tempo o unico site que tem informacoes sobre ela é esse: http://www.psxdev.net/help/psyq_hello_world.html é muito boa e se voce quiser tambem pode compilar em exe. Acho que é isso pessoal quando eu poder falo mais da ferramenta tudo de bom para voces, e podem fechar o topico.
CrisMataTuto
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