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problema com agachar

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problema com agachar  Empty problema com agachar

Mensagem por feyon2.1 Qua 14 maio 2014, 00:45

bom eu bolei um sistema para fazer meu player agachar...
mas percebi que se eu entrar em um buraco e soltar a tecla down ele enfia a cara dentro do teto, onde errei?:

Código:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, se não tem chão.
{gravity=0.5; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }
 

if noar=false
{
if keyboard_check(vk_down)
{

if lado = 1
{
sprite_index= spr_enc_dir
encolhe=true
}
else
{
sprite_index=spr_enc_esq
encolhe=true
}
}
else
{
encolher=false
}
}

if encolhe=true
{
mask_index=spr_mask_enc
}
else
{
mask_index=spr_mask_player
}
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problema com agachar  Empty Re: problema com agachar

Mensagem por dharrison Qua 14 maio 2014, 00:50

aparentemente nao errou em nada
Talvez seja apenas uma questão de lógica:

vc permite que ele "levante" mesmo dentro do buraco (vou entender esse buraco como um tunel)
Esse é o problema, se ele esta agachado dentro do túnel ele nao poderia se levantar
Ae basta vc criar uma variavel que verifique se ele está agachado ou de pé

Ou caso seja um buraco vertical, pode ser um problema na centralização do Sprite
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problema com agachar  Empty Re: problema com agachar

Mensagem por Convidado Qua 14 maio 2014, 09:53

Pelo comportamento que você citou, me vem à mente problemas com a ancoragem (origin) das sprites (ou masks) do personagem levantado e agachado.
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problema com agachar  Empty Re: problema com agachar

Mensagem por feyon2.1 Qua 14 maio 2014, 20:20

scratchware_dev escreveu:Pelo comportamento que você citou, me vem à mente problemas com a ancoragem (origin) das sprites (ou masks) do personagem levantado e agachado.

como assim ancoragem (orgin)? noobise me matando


vc permite que ele "levante" mesmo dentro do buraco (vou entender esse buraco como um tunel)
Esse é o problema, se ele esta agachado dentro do túnel ele nao poderia se levantar
Ae basta vc criar uma variavel que verifique se ele está agachado ou de pé

Ou caso seja um buraco vertical, pode ser um problema na centralização do Sprite

sim é um túnel, mas veja bem, eu já tinha criado uma variável que identifica se o player esta agachado esta no code que postei acima (variável "encolhe"), eu já cheguei a tentar verificar se há um bloco acima do player com este code;

Código:
if ! (place_free(x,y+1))// se tiver bloco acima
{encolhe=true }// continua agachado

mas de nada adianta... desconfio que um sistema anula o outro
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problema com agachar  Empty Re: problema com agachar

Mensagem por willyruduit Qua 14 maio 2014, 20:25

feyon2.1 escreveu:
sim é um túnel, mas veja bem, eu já tinha criado uma variável que identifica se o player esta agachado esta no code que postei acima (variável "encolhe"), eu já cheguei a tentar verificar se há um bloco acima do player com este code;

Código:
if ! (place_free(x,y+1))// se tiver bloco acima
{encolhe=true }// continua agachado

mas de nada adianta... desconfio que um sistema anula o outro


Não seria:


Código:
if ! (place_free(x,y-1))// se tiver bloco acima "-1 acima +1 abaixo"
{encolhe=true }// continua agachado
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problema com agachar  Empty Re: problema com agachar

Mensagem por Convidado Qua 14 maio 2014, 20:28

feyon2.1 escreveu:como assim ancoragem (orgin)? noobise me matando

O ponto pelo qual o GM alinha a sprite em relação às coordenadas x e y (é um textbox que fica no editor de sprites).

Supondo que o alinhamento do seu personagem mude quando ele se agacha, na hora que ele levantar pode ocorrer de a sprite ser forçada a "entrar" no piso/parede/etc (conflito de alinhamentos).

As máscaras também podem gerar esse tipo de erro, visto que a ancoragem delas trabalha juntamente com a ancoragem do objeto em si.
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problema com agachar  Empty Re: problema com agachar

Mensagem por Zero. Qua 14 maio 2014, 23:19

pra um agachamento as sprites  tem que ter msm largura e partir de um ponto centralizado. e o willyrudit concertou seu código, no computador o eixo y é invertido.
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problema com agachar  Empty Re: problema com agachar

Mensagem por feyon2.1 Qui 15 maio 2014, 02:15

o problema não era a centralização dos sprites...
mesmo assim eu consegui me virar

eu criei um objeto qualquer que não foce solido e coloquei no túnel, e coloquei que ao colidir com o player a variável túnel se torna true* (ou seja estou no túnel),e outro objeto como sendo a porta do túnel e na colisão com o player a variável túnel se torna false* (saiu do túnel).

ai só declarei no step que se estivesse no túnel... o player continuaria agachado mesmo não apertando tecla down*.

fim de papo pode fechar o tópico  Happy 
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problema com agachar  Empty Re: problema com agachar

Mensagem por Zero. Qui 15 maio 2014, 06:40

está n é a melhor saída, ficou meio como uma gambiarra. Oque você pode fazer é ver a diferença de tamanho da mascara agachado pra mascara em pé e por uma condição tipo : if place_meeting(x,y-diferença,obj_solido) {agachado = true}. é bom sempre resumir códigos e algoritmos.
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Mensagem por feyon2.1 Qui 15 maio 2014, 13:39

do seu jeito tbm funcionou cara, muito obrigado Very Happy ganho meu like
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