Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
3 participantes
Página 1 de 1
duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
olá pessoal, creio que esta duvida esta me matando a tempos, bom uso o GM8.0 e o sistema da camera esta igualmente ao do jogo bomberman, em que se o personagem esta abaixo do bloco, ele fica na frente (do bloco), e se estiver atras, ele sumirá atras daquele bloco.
até ai tudo bem, eu pesquisei engines do forum e encontrei o que realmente estava na minha logica, só que, o personagem tem q ser colocado antes deste bloco, mas quando crio um "spawn" de inimigo durante o jogo ele sempre ficará a frente do bloco (no meu caso uma arvore) , alguem tem alguma outra engine para meus estudo que deixei de passar? ou mesmo a solução deste problema por comentário tbm
desde já agradeço
(observação, acho que engine sera melhor mesmo para meus estudos)
até ai tudo bem, eu pesquisei engines do forum e encontrei o que realmente estava na minha logica, só que, o personagem tem q ser colocado antes deste bloco, mas quando crio um "spawn" de inimigo durante o jogo ele sempre ficará a frente do bloco (no meu caso uma arvore) , alguem tem alguma outra engine para meus estudo que deixei de passar? ou mesmo a solução deste problema por comentário tbm
desde já agradeço
(observação, acho que engine sera melhor mesmo para meus estudos)
raul.alvessilvestre- Data de inscrição : 09/11/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
.O que define a ordem é o depth,o que tiver depth menor vai ficar por cima,tente diminuir o depth do spaw tipo -5 para ficar por cima da arvore,ou aumentar tipo 5 para ficar por baixo.
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
Tente usar isso no step dos objetos que se movem (e no create dos objetos fixos)
depth=y*-1;
Eu usei essa lógica para um jogo "beat n up" e funcionou muito bem.
depth=y*-1;
Eu usei essa lógica para um jogo "beat n up" e funcionou muito bem.
Neofix- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/01/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: duvida sobre ficar atras ou a frente de um objeto
nossa, muito obrigado pessoal,
eu usei o seguinte metodo:
coloquei a arvore como "tile" depth: 1
o personagem depth: 5 (vai que preciso add mais, entao deixei ele logo lá na frente)
criei um block invisivel e no "end step" do personagem coloquei o seguinte
ou seja se o personagem passar acima do bloco ele ficará atras da arvore, pois ela esta com depth superior
senao ele ficará na frente
mas isto, é tbm um solid block para nao passar na parte de baixo da arvore,
há plantas que quero adicionar tbm, entao criei o metodo acima só que ao contrario, pois quero que eu fique a frente da planta.
planta "tile": depth2
e um block2
usei o "end step" novamente
o -2 foi só precaução mesmo :v
Agradeço a voces que me ajudaram
agora, indo dar continuidade no projeto.. mais para frente libero o sistema como engine, quem quiser utilizar este codigo tbm, fiquem a disposição
eu usei o seguinte metodo:
coloquei a arvore como "tile" depth: 1
o personagem depth: 5 (vai que preciso add mais, entao deixei ele logo lá na frente)
criei um block invisivel e no "end step" do personagem coloquei o seguinte
- Código:
if instance_exists(ob_block_1)
{
i=instance_nearest(x,y,ob_block_1)
if (ob_personagem.y>i.y)
{
depth=-1
}
if (ob_personagem.y<i.y)
{
depth=5
}
}
ou seja se o personagem passar acima do bloco ele ficará atras da arvore, pois ela esta com depth superior
senao ele ficará na frente
mas isto, é tbm um solid block para nao passar na parte de baixo da arvore,
há plantas que quero adicionar tbm, entao criei o metodo acima só que ao contrario, pois quero que eu fique a frente da planta.
planta "tile": depth2
e um block2
usei o "end step" novamente
- Código:
if instance_exists(ob_block_2)
{
i=instance_nearest(x,y,ob_block_2)
if (ob_personagem.y>i.y)
{
depth=5
}
if (ob_personagem.y<i.y)
{
depth=-2
}
}
o -2 foi só precaução mesmo :v
Agradeço a voces que me ajudaram
agora, indo dar continuidade no projeto.. mais para frente libero o sistema como engine, quem quiser utilizar este codigo tbm, fiquem a disposição
raul.alvessilvestre- Data de inscrição : 09/11/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos