Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
4 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Discussões
Página 1 de 1
[Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Boa tarde galera, blza?
Gostaria de saber o que vocês consideram importante ser abordado durante a criação de um jogo que imite o Super Mario Bros.
Estou tendo que preparar umas aulas de Game Maker pro curso de games da escola que dou aula, e queria saber um pouco sobre a opinião de vocês.
Tipo, se você fosse fazer um curso onde seria criado um game como esse, quais pontos você gostaria de maior foco?
Level Design, Programação, Drag and Drop, Construção da Engine, Correção de Bugs...?
Sei que tudo isso é importante, mas as aulas de GM no curso terão uma carga horária bem pequena.
Então, o que vocês acham?
Gostaria de saber o que vocês consideram importante ser abordado durante a criação de um jogo que imite o Super Mario Bros.
Estou tendo que preparar umas aulas de Game Maker pro curso de games da escola que dou aula, e queria saber um pouco sobre a opinião de vocês.
Tipo, se você fosse fazer um curso onde seria criado um game como esse, quais pontos você gostaria de maior foco?
Level Design, Programação, Drag and Drop, Construção da Engine, Correção de Bugs...?
Sei que tudo isso é importante, mas as aulas de GM no curso terão uma carga horária bem pequena.
Então, o que vocês acham?
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Boa tarde Colega,
Não sou expert mas vou dar meu pitaco.
Vamos dar uma olhada no seu roteiro de aula:
Level Design-Isso é uma coisa que poderia ser ensinada em nivel básico para que o jogo fique "jogavel"
Programação-haja visto que o GM dispõe do sistema D&D, acho melhor deixar para um nivel de aula mais avançado
Drag and Drop- Isso deve ser um ponto bem trabalhado, já que sem isso fica difícil dar inicio aos ensinamentos
Construção da Engine-Acho que essa parte poderia ser junto da programação não acha?
Correção de Bugs- Essa sim deveria ser junto do D&D com certeza! Isso é tão importante quanto a programação creio eu.
Mas isso é o que eu acho cara, espero ter te dado alguma luz!!
Abração!
Não sou expert mas vou dar meu pitaco.
Vamos dar uma olhada no seu roteiro de aula:
Level Design-Isso é uma coisa que poderia ser ensinada em nivel básico para que o jogo fique "jogavel"
Programação-haja visto que o GM dispõe do sistema D&D, acho melhor deixar para um nivel de aula mais avançado
Drag and Drop- Isso deve ser um ponto bem trabalhado, já que sem isso fica difícil dar inicio aos ensinamentos
Construção da Engine-Acho que essa parte poderia ser junto da programação não acha?
Correção de Bugs- Essa sim deveria ser junto do D&D com certeza! Isso é tão importante quanto a programação creio eu.
Mas isso é o que eu acho cara, espero ter te dado alguma luz!!
Abração!
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Eu já fiz muito isso, fiz vários mini-cursos de GM com 6 ou 9 horas de carga horária.
Em qualquer curso do tipo, o ideal é abrir jogando um balde de água-fria e colocando o pezinho de todo mundo no chão: Explica que games profissionais são feitos por equipes grandes, dedicadas, que recebem salário, formadas por gente profissional, que eles NÃO VÃO fazer o próximo GTA ou o próximo Call of Duty. Mas que eles podem fazer coisas do tipo...... dai você mostra alguns projetos legais que você tenha desenvolvido.
Depois o foco tem que ser todo em programação...explica coisas simples e os conceitos por trás. Como fazer algo se mover? (Dai você pode explicar:
A) Eventos
B) A tela como um plano Cartesiano
C) Propriedades dos objetos
O importante mesmo é que não seja uma aula de "Como criar um jogo tipo Super Mario Bros", mas sim uma aula de introdução ao GameMaker, onde criar o Super Mario Bros seja o meio, onde o fim seja "Entender conceitos básicos do GameMaker"
Eu só sugiro que se a carga for realmente bem pequena, talvez seja mais simples fazer um game estilo Shoot'em up do que um Super Mario Bros.
Em qualquer curso do tipo, o ideal é abrir jogando um balde de água-fria e colocando o pezinho de todo mundo no chão: Explica que games profissionais são feitos por equipes grandes, dedicadas, que recebem salário, formadas por gente profissional, que eles NÃO VÃO fazer o próximo GTA ou o próximo Call of Duty. Mas que eles podem fazer coisas do tipo...... dai você mostra alguns projetos legais que você tenha desenvolvido.
Depois o foco tem que ser todo em programação...explica coisas simples e os conceitos por trás. Como fazer algo se mover? (Dai você pode explicar:
A) Eventos
B) A tela como um plano Cartesiano
C) Propriedades dos objetos
O importante mesmo é que não seja uma aula de "Como criar um jogo tipo Super Mario Bros", mas sim uma aula de introdução ao GameMaker, onde criar o Super Mario Bros seja o meio, onde o fim seja "Entender conceitos básicos do GameMaker"
Eu só sugiro que se a carga for realmente bem pequena, talvez seja mais simples fazer um game estilo Shoot'em up do que um Super Mario Bros.
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
[size=12.800000190734863] Bem, eu mostraria de cara na primeira aula como mover o player na tela pra todos os lados, afinal a maioria que está ali quer ver isto. Faria isto junto com os alunos, porque é bem simples usando D&D.[/size]
[size=12.800000190734863] Depois eu iria seguiria um plano de aula mostrando sprites, tiles, backgrounds e controles. Dedicaria um bom tempo a colisões também.[/size]
[size=12.800000190734863]Acho pra quem está começando tem que ser em D&D, códigos são introduzidos aos poucos conforme a curiosidade por coisas mais avançadas vão surgindo.[/size]
[size=12.800000190734863] Depois eu iria seguiria um plano de aula mostrando sprites, tiles, backgrounds e controles. Dedicaria um bom tempo a colisões também.[/size]
[size=12.800000190734863]Acho pra quem está começando tem que ser em D&D, códigos são introduzidos aos poucos conforme a curiosidade por coisas mais avançadas vão surgindo.[/size]
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Bom, dica de pedagogo:
a *primeira* coisa que você tem que pensar é "qual é o meu objetivo?". Seus alunos vão entrar na sala de uma forma, e você vai causar alguma mudança neles. Qual mudança você quer alcançar? Quando eles saírem do seu curso, como eles devem estar?
Isso é o primeiro ponto que você tem que pensar. A partir disso, você pensa "Qual conteúdo eu devo utilizar para alcançar meu objetivo?"
E depois você pensa "Que estratégias eu utilizo com esse conteúdo?"
E por fim "Como eu avalio se alcancei meu objetivo ou não?"
E ai encaixa tudo isso no tempo que você tem disponível.
a *primeira* coisa que você tem que pensar é "qual é o meu objetivo?". Seus alunos vão entrar na sala de uma forma, e você vai causar alguma mudança neles. Qual mudança você quer alcançar? Quando eles saírem do seu curso, como eles devem estar?
Isso é o primeiro ponto que você tem que pensar. A partir disso, você pensa "Qual conteúdo eu devo utilizar para alcançar meu objetivo?"
E depois você pensa "Que estratégias eu utilizo com esse conteúdo?"
E por fim "Como eu avalio se alcancei meu objetivo ou não?"
E ai encaixa tudo isso no tempo que você tem disponível.
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Entendi
Pensando por esse lado acho que o interessante mesmo é focar no uso da ferramenta mesmo, como vocês disseram
Mas eu gostaria que nesse tempo desse para concluir um jogo, mas que não fosse uma Maze Game (que o próprio GM ja tem como tutorial)
Assim sendo, que tipo de game vcs recomendariam? Um plataforma? Um de naves (shoot'em up)? Um side scroller de tiro?
Pensando por esse lado acho que o interessante mesmo é focar no uso da ferramenta mesmo, como vocês disseram
Mas eu gostaria que nesse tempo desse para concluir um jogo, mas que não fosse uma Maze Game (que o próprio GM ja tem como tutorial)
Assim sendo, que tipo de game vcs recomendariam? Um plataforma? Um de naves (shoot'em up)? Um side scroller de tiro?
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Pegue os pontos principais de cada estilo e avalie qual demoraria mais ou que se encaixaria em seu tempo.
Tipo: Plataforma tem uma quantidade de Sprites e colisões bem grande.
Naves tem uma quantidade maior de criação de objetos e alarmes.
Side scroller de tiro tem os dois!!
Bom ache um que balanceie o uso dos recursos que você pretende ensinar, molde seu jogo à sua aula e não o contrário (afinal você está tentando ensinar a fazer JOGOS e não UM JOGO em especial ;) )
E infelizmente acho que um maze game seria perfeito (colisões simples e recursos basicos). Por isso mesmo ele é usado no tutorial. Você só tem que tornar esse tipo de jogo atrativo aos alunos.
Tipo: Plataforma tem uma quantidade de Sprites e colisões bem grande.
Naves tem uma quantidade maior de criação de objetos e alarmes.
Side scroller de tiro tem os dois!!
Bom ache um que balanceie o uso dos recursos que você pretende ensinar, molde seu jogo à sua aula e não o contrário (afinal você está tentando ensinar a fazer JOGOS e não UM JOGO em especial ;) )
E infelizmente acho que um maze game seria perfeito (colisões simples e recursos basicos). Por isso mesmo ele é usado no tutorial. Você só tem que tornar esse tipo de jogo atrativo aos alunos.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Um shoot'em up é simples e explica um bocado de conceitos legais.
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Mateus O de Andrade escreveu:E infelizmente acho que um maze game seria perfeito (colisões simples e recursos basicos). Por isso mesmo ele é usado no tutorial. Você só tem que tornar esse tipo de jogo atrativo aos alunos.
Concordo, e para deixar um maze game mais interessante é necessário usar IA e algumas coisas mais.
Por exemplo, o Pac Man possui uma IA um tanto complexa, assim como Bomberman (além das explosões).
Já testei com aluno, um maze game pode ser criado em 1 hora.
shatterhand2 escreveu:Um shoot'em up é simples e explica um bocado de conceitos legais.
Conceitos como Colisão, Vidas, IA Básica, Power UPs, Animação de Background, Tiro (e provavelmente um FOR para configurá-los)... certo?
Ou há outros conceitos além destes?
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Esqueceu a transição entre rooms....
Quem sabe um jogo maze sem inimigos? Você poderia começar usando somente armadilhas e outros obstáculos. Já salva um pouco de seu tempo.
Quem sabe um jogo maze sem inimigos? Você poderia começar usando somente armadilhas e outros obstáculos. Já salva um pouco de seu tempo.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
Data de inscrição : 25/03/2014
Reputação : 37
Número de Mensagens : 410
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Timeline pra criação dos inimigos num padrão selecionado pelo programador.
passar de fase ao alcançar um objetivo especifico
Placar , vidas extras, tabela de recordes...
Dá pra fazer padroes e movimentos bem complexos, dá pra falar bastante disso.
Eu acho que os conceitos mais básicos que você tem que se assegurar que eles entendam sejam:
a) Fluxo de um game
b) Input do jogador
c) Variáveis
d) Sprites e Colisões
e) Estruturas Condicionais (IF-THEN-ELSE)
g) Como funciona a tela do jogo
h) Movimentação de sprites/objetos
i) Máquina de Estados Finitos (O aluno não precisa saber o nome, nem precisa saber o que é, mas se ele usar o conceito mesmo sem saber o nome, é útil pra cacete pra desenvolver games)
É extremamente importante que você sempre explique as coisas como conceitos, não como artifícios pontuais.
Um exemplo desconexo:
A nave pisca enquanto está invisível. Você usa a propriedade visible pra isso
Não dá pra eles acharem que a propriedade visible é pra fazer algo piscar, eles tem que entender exatamente pra que serve a propriedade visible.
Eles tem que entender que não existe mágica por trás dos códigos ou fluxos de D'n'D que você utiliza... você não decorou um monte de coisas ali, existe LÓGICA por trás daquilo.
Vai ajudar muito se você não vier com um projeto fechado, mas sim permitir que eles criem junto com você. Parte de uma proposta inicial, mas faz ELES pensarem como as coisas devem funcionar (Nesse caso, é até útil que colocar em prática alguma sugestão que você já percebe que NÃO vai dar certo, para eles verem o resultado e pensarem no motivo de não dar certo).
O grande desafio de ensinar a programar tá meio nisso... fazer os caras entenderem que não tem mágica, não tem decoreba... tem que pensar, construir, usar lógica. É muito dificil pq a escola, num geral, não faz isso. A escola é pura decoreba. Eles tem que entender que aqui o importante não é decorar nada, mas entender, processar e desenvolver.
passar de fase ao alcançar um objetivo especifico
Placar , vidas extras, tabela de recordes...
Dá pra fazer padroes e movimentos bem complexos, dá pra falar bastante disso.
Eu acho que os conceitos mais básicos que você tem que se assegurar que eles entendam sejam:
a) Fluxo de um game
b) Input do jogador
c) Variáveis
d) Sprites e Colisões
e) Estruturas Condicionais (IF-THEN-ELSE)
g) Como funciona a tela do jogo
h) Movimentação de sprites/objetos
i) Máquina de Estados Finitos (O aluno não precisa saber o nome, nem precisa saber o que é, mas se ele usar o conceito mesmo sem saber o nome, é útil pra cacete pra desenvolver games)
É extremamente importante que você sempre explique as coisas como conceitos, não como artifícios pontuais.
Um exemplo desconexo:
A nave pisca enquanto está invisível. Você usa a propriedade visible pra isso
Não dá pra eles acharem que a propriedade visible é pra fazer algo piscar, eles tem que entender exatamente pra que serve a propriedade visible.
Eles tem que entender que não existe mágica por trás dos códigos ou fluxos de D'n'D que você utiliza... você não decorou um monte de coisas ali, existe LÓGICA por trás daquilo.
Vai ajudar muito se você não vier com um projeto fechado, mas sim permitir que eles criem junto com você. Parte de uma proposta inicial, mas faz ELES pensarem como as coisas devem funcionar (Nesse caso, é até útil que colocar em prática alguma sugestão que você já percebe que NÃO vai dar certo, para eles verem o resultado e pensarem no motivo de não dar certo).
O grande desafio de ensinar a programar tá meio nisso... fazer os caras entenderem que não tem mágica, não tem decoreba... tem que pensar, construir, usar lógica. É muito dificil pq a escola, num geral, não faz isso. A escola é pura decoreba. Eles tem que entender que aqui o importante não é decorar nada, mas entender, processar e desenvolver.
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
hmm
É realmente da pra trabalhar bastante coisa
Só o caso da Máquina de Estados Finitos que tenho que estudar então, estou familiarizado com a idéia (e talvez até use boa parte dela sem saber), mas não estudei quando foi disponibilizado aqui no fórum.
Vou deixar o tópico aberto para outras opiniões que possam surgir, mas acredito que o shatterhand2, o cascavelo e o Mateus O de Andrade já mataram minhas dúvidas. Muito obrigado a vocês
É realmente da pra trabalhar bastante coisa
Só o caso da Máquina de Estados Finitos que tenho que estudar então, estou familiarizado com a idéia (e talvez até use boa parte dela sem saber), mas não estudei quando foi disponibilizado aqui no fórum.
Vou deixar o tópico aberto para outras opiniões que possam surgir, mas acredito que o shatterhand2, o cascavelo e o Mateus O de Andrade já mataram minhas dúvidas. Muito obrigado a vocês
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
Se você programa games, você provavelmente já usou isso, só não sabe o nome.
É só a ideia que um objeto tem uma variável que "reina" o comportamento dele.
if status=="idle"
{
}
if status=="walking"
{
}
if status=="running"
{
}
etc etc.
Se precisar mais ajuda, pode falar. Eu dou aula de programação desde 2008 , e sempre usei o GameMaker nas minhas aulas, dentre outras coisas.
É só a ideia que um objeto tem uma variável que "reina" o comportamento dele.
if status=="idle"
{
}
if status=="walking"
{
}
if status=="running"
{
}
etc etc.
Se precisar mais ajuda, pode falar. Eu dou aula de programação desde 2008 , e sempre usei o GameMaker nas minhas aulas, dentre outras coisas.
Re: [Dúvida]Processo de Criação: Super Mario Bros
shatterhand2 escreveu:Se você programa games, você provavelmente já usou isso, só não sabe o nome.
É só a ideia que um objeto tem uma variável que "reina" o comportamento dele.
Se precisar mais ajuda, pode falar. Eu dou aula de programação desde 2008 , e sempre usei o GameMaker nas minhas aulas, dentre outras coisas.
Então de fato eu uso, uso muito na verdade uhassahuhsu
Agradeço pela força, se precisar pedirei sua ajuda sim
Eu dou aula de criação de games a pouco tempo, e é a primeira vez que vamos usar o Game Maker em aula oficialmente.
dharrison- Games Ranking :
Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios :
x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Tópicos semelhantes
» Minha melhoria do Mario (Super Mario Bros)
» Super Mário Bros.
» Super Mario Bros 4
» Super Mario bros. Remix
» super mario bros. travel
» Super Mário Bros.
» Super Mario Bros 4
» Super Mario bros. Remix
» super mario bros. travel
GMBR :: Outros assuntos :: Discussões
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos