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Referências de animação
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Superbomber_MuyMacho
Mateus O de Andrade
manobrother
polosam
8 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
Referências de animação
Olá. Crio este tópico para compartilharmos animation references, que são utilíssimas na hora de brincar de bancar o spriter.
Se alguém tem alguma dúvida de como dispor os frames, pode vir aqui e pedir uma reference. Vou dizer como tenho trabalhado com isso:
1 - Se não acho no google images, baixo um video (de preferência curto) que contenha um movimento legal que eu gostaria que meu personagem fizesse;
2 - Abro o video com virtualdub e ripo todos os frames dele em imagens separadas;
3 - Abro o editor de sprites do GM e adiciono os frames (claro, adiciono um "56" e depois pulo lá pra um "62", dependendo da razão de mudança de movimento.)
O site referencereference oferece clipes excelentes, tais como este de uma mulher caminhando:
http://www.referencereference.com/dvdwomen/walkfwdS.html
Fiz o procedimento citado e obtive este resultado acima (a referência).
Antes de usar essa técnica, fechei uma animação walk com 10 imgs baseado numa jpg que peguei. Por eu não ter gostado muito do resultado, me atrevi a fazer minhas próprias referências.
Cada um tem sua própria técnica, como não sou bom de olhômetro, deixo um frame da reference num layer inferior e desenho a anatomia do meu personagem por cima.
O espaço está aberto para qualquer um postar suas references e petições.
Se alguém tem alguma dúvida de como dispor os frames, pode vir aqui e pedir uma reference. Vou dizer como tenho trabalhado com isso:
1 - Se não acho no google images, baixo um video (de preferência curto) que contenha um movimento legal que eu gostaria que meu personagem fizesse;
2 - Abro o video com virtualdub e ripo todos os frames dele em imagens separadas;
3 - Abro o editor de sprites do GM e adiciono os frames (claro, adiciono um "56" e depois pulo lá pra um "62", dependendo da razão de mudança de movimento.)
O site referencereference oferece clipes excelentes, tais como este de uma mulher caminhando:
http://www.referencereference.com/dvdwomen/walkfwdS.html
Fiz o procedimento citado e obtive este resultado acima (a referência).
Antes de usar essa técnica, fechei uma animação walk com 10 imgs baseado numa jpg que peguei. Por eu não ter gostado muito do resultado, me atrevi a fazer minhas próprias referências.
Cada um tem sua própria técnica, como não sou bom de olhômetro, deixo um frame da reference num layer inferior e desenho a anatomia do meu personagem por cima.
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polosam- Games Ranking :
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Re: Referências de animação
cara tem como me dizer o programa que vc usa para criar seus desenhos? pq vc disse que pode criar layers, e eu preciso muito desenhar por cima kkk
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: Referências de animação
Muito bacana esse site com referencias!
Esse é meu processo de criação de animações.
Primeiro eu crio esqueletos em vetor e vou manipulando as "partes móveis"
Depois sigo gradativamente adicionando partes "fixas" ao esqueleto
Então inicio o processo de retoques que consiste em refinar os traços e cores
E por último adiciono os demais componentes do personagem.
Faço tudo separado para assim poder simplesmente ir montando cada sprite de acordo com minha necessidade. O resultado é o cavaleiro ao lado e no meu avatar bem simples e tosco mas estou melhorando isso.
Esse é meu processo de criação de animações.
Primeiro eu crio esqueletos em vetor e vou manipulando as "partes móveis"
Depois sigo gradativamente adicionando partes "fixas" ao esqueleto
Então inicio o processo de retoques que consiste em refinar os traços e cores
E por último adiciono os demais componentes do personagem.
Faço tudo separado para assim poder simplesmente ir montando cada sprite de acordo com minha necessidade. O resultado é o cavaleiro ao lado e no meu avatar bem simples e tosco mas estou melhorando isso.
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Re: Referências de animação
Manobrother:
Eu uso o Photoshop CS5, mas o mesmo processo também pode ser feito com o levíssimo e gratuito paint tool SAI. Assim que passar minha semana de provas farei um PDF ensinando minha técnica.
Mateus O de Andrade:
Muito legal! Vejo agora que no background que você expôs no seu tópico a sprite do seu player ainda estava crua, tal como na penúltima linha da imagem acima .
Já que o assunto é animation reference e o Mateus está usando tema de cavalaria, deixo aqui uma imagem paintificada que pode ser útil para qualquer um que queira espraitizar um corte vertical.
Eu uso o Photoshop CS5, mas o mesmo processo também pode ser feito com o levíssimo e gratuito paint tool SAI. Assim que passar minha semana de provas farei um PDF ensinando minha técnica.
Mateus O de Andrade:
Muito legal! Vejo agora que no background que você expôs no seu tópico a sprite do seu player ainda estava crua, tal como na penúltima linha da imagem acima .
Já que o assunto é animation reference e o Mateus está usando tema de cavalaria, deixo aqui uma imagem paintificada que pode ser útil para qualquer um que queira espraitizar um corte vertical.
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Re: Referências de animação
Nossa, que programinha bacana esse SAI. Eu estou meio atarefado no meu trabalho agora e não posso mexer nele.
Me diga uma coisa, ele faz desenhos em vetor?
Me diga uma coisa, ele faz desenhos em vetor?
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
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Re: Referências de animação
Tem muitos tutoriais no google. Nunca usei esse estilo, mas garanto que o SAI trabalha com isso sim.
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Re: Referências de animação
Nossa muito bom o SAI ele faz coisas muito profissionais, e tem uma vasta possibilidades de ferramentas, e efeitos impressionantes...Realmente bom.
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Re: Referências de animação
Muito bom, Gabreel! Esse cachorro trotando vai servir até pra mim agora!
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Re: Referências de animação
Bom dia pessoal,
CARAMBA POLO SAM!!!
Você terminou com meu projeto cara!! Agora que você me apresentou o SAI eu vou refazer todos meus sprites de terreno e cenário!!!
Muito bom mesmo esse programa, achei um misto de Paint e as ferramentas mais uteis do PS. PERFEITO para pixel art. Fiz vários desenhos a mão livre no PC que nunca imaginei consegui.
Mais uma dica bacana cara, muito obrigado mesmo.
CARAMBA POLO SAM!!!
Você terminou com meu projeto cara!! Agora que você me apresentou o SAI eu vou refazer todos meus sprites de terreno e cenário!!!
Muito bom mesmo esse programa, achei um misto de Paint e as ferramentas mais uteis do PS. PERFEITO para pixel art. Fiz vários desenhos a mão livre no PC que nunca imaginei consegui.
Mais uma dica bacana cara, muito obrigado mesmo.
Mateus O de Andrade- Games Ranking :
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Re: Referências de animação
É muito interessante fazer isso. As sprites ficam concerteza(*) impecáveis, mas também lembrem-se, que, a parte mais difícil é fazer a animação não ficar estática(quando você só copia e rotaciona), e não deixar ela tremula(quando você desenha sem base).
Porém, o mais importante, o que vai garantir as suas sprites é saber fazer seus próprios esboços no papel, porque você não vai encontrar todos os movimentos que você quer e do jeito que quer.
Então mão na massa.
Porém, o mais importante, o que vai garantir as suas sprites é saber fazer seus próprios esboços no papel, porque você não vai encontrar todos os movimentos que você quer e do jeito que quer.
Então mão na massa.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
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Re: Referências de animação
Que topico show, sempre tive dificuldade de achar isso no google, valeu ae todos e queria aproveitar para fazer um pedido:
Alguem tem uma referencia dessa ai pra esse tipo de personagem?
Procurei e não achei.
As referencias que vcs mandaram não serve pra ele, ele não tem joelho se repararem direito então como que poderia fazer ele andando, ja tentei por minha conta mas fica feio esquisito.
A se não for pedir muito com menos frames, no maximo 5,
Se alguem puder ajudar por favor agradeço.
Alguem tem uma referencia dessa ai pra esse tipo de personagem?
Procurei e não achei.
As referencias que vcs mandaram não serve pra ele, ele não tem joelho se repararem direito então como que poderia fazer ele andando, ja tentei por minha conta mas fica feio esquisito.
A se não for pedir muito com menos frames, no maximo 5,
Se alguem puder ajudar por favor agradeço.
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Re: Referências de animação
Chico, pra esse tipo de personagem usa no máximo 4 frames.
1 frame com as pernas formando 90 entre elas, assim: /\ , outra formando 0º assim: ||, aí /\ e ||. A perna vermelha é a que está a frente, ou seja, a mais clara.
1 frame com as pernas formando 90 entre elas, assim: /\ , outra formando 0º assim: ||, aí /\ e ||. A perna vermelha é a que está a frente, ou seja, a mais clara.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: Referências de animação
A Mágica dos Desenhos Animados
Sempre uso este livro como referência, ele está online para leitura no site e possui informações muito detalhadas sobre animação, perspectiva, linha de ação e movimento, etc
Realmente um prato cheio para quem está interessado em ser um bom animador ou spriter
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Re: Referências de animação
chicoweb você acaba de confirmar exatamente o que eu disse.
Tenta imagina ele andando, como se você fosse ele. defina se ele tem dobras de joelho, ou não.
Pega um papel e tenta rabiscar, se você não tentar nunca vai conseguir.
Eu acho meio difícil achar o que você quer mas o Gabreel deu um bom exemplo.
Tenta imagina ele andando, como se você fosse ele. defina se ele tem dobras de joelho, ou não.
Pega um papel e tenta rabiscar, se você não tentar nunca vai conseguir.
Eu acho meio difícil achar o que você quer mas o Gabreel deu um bom exemplo.
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Re: Referências de animação
Gabreel escreveu:Chico, pra esse tipo de personagem usa no máximo 4 frames.
1 frame com as pernas formando 90 entre elas, assim: /\ , outra formando 0º assim: ||, aí /\ e ||. A perna vermelha é a que está a frente, ou seja, a mais clara.
Só tive que mudar um frame, um dos que o pé fica reto, tem que levanter ele.
Rodrigo Santiago escreveu:chicoweb você acaba de confirmar exatamente o que eu disse.
Tenta imagina ele andando, como se você fosse ele. defina se ele tem dobras de joelho, ou não.
Pega um papel e tenta rabiscar, se você não tentar nunca vai conseguir.
Eu acho meio difícil achar o que você quer mas o Gabreel deu um bom exemplo.
Foi assim rabiscando que consegui descobrir que tinha que levantar o pé dele.
Valeu ae galera com essas dicas ai de vcs eu consegui um progresso aqui acho que ficou legal olhem ai as imagens, se tiver esquisito ou errado, podem criticar por favor.:
Resultado:
Referência:
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Re: Referências de animação
Na realidade, assim ele parece que está marchando, sua animação tá com 4 frames, mas parece que deveriam ter 8 (está incompleta).
Tenta assim:
Achei 45º muito, então usei 26,6º.
Tenta assim:
Achei 45º muito, então usei 26,6º.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: Referências de animação
Gabreel escreveu:Na realidade, assim ele parece que está marchando, sua animação tá com 4 frames, mas parece que deveriam ter 8 (está incompleta).
Tenta assim:
Achei 45º muito, então usei 26,6º.
Vc chegou a nimar isso?
ficou ruim demais
ve ai no teste que eu fiz
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Re: Referências de animação
Bem, achei um tutorial legal e resolvi compartilhar:
http://www.wikihow.com/Draw-a-Female-Body
"Como desenhar um corpo feminino"
São conceitos de anatomia, útil para os makers que, como eu, prezam pelo realismo 'científico'. Há muitos outros tutoriais nesse site.
http://www.wikihow.com/Draw-a-Female-Body
"Como desenhar um corpo feminino"
São conceitos de anatomia, útil para os makers que, como eu, prezam pelo realismo 'científico'. Há muitos outros tutoriais nesse site.
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