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[Resolvido]Mini mapa dinâmico!
4 participantes
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[Resolvido]Mini mapa dinâmico!
Seguinte galera,
Tenho 4 rooms no meu game as rooms são grande não cabem na tela, e o player vai andando e a room se movimentando conforme seu movimento.
1) Tem como capturar uma screen da room (Não da tela, da room toda) e transformar em sprite via gml?
2) Se o item anterior for possível, tem como capturar tb a screen de uma room que não está na tela?
A intenção é fazer um mini-mapa do mundo inteiro via codigo, se houver outro meio, agradecido fico pela informação.
Tenho 4 rooms no meu game as rooms são grande não cabem na tela, e o player vai andando e a room se movimentando conforme seu movimento.
1) Tem como capturar uma screen da room (Não da tela, da room toda) e transformar em sprite via gml?
2) Se o item anterior for possível, tem como capturar tb a screen de uma room que não está na tela?
A intenção é fazer um mini-mapa do mundo inteiro via codigo, se houver outro meio, agradecido fico pela informação.
Última edição por chicoweb em Qua 19 Fev 2014, 14:50, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Resolvido)
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Re: [Resolvido]Mini mapa dinâmico!
Chico, tem várias formas de se fazer um minimap.
A mais comum é usando views.
Mas também dá pra fazer usando surface.
Veja alguns exemplos:
https://gmbr.forumeiros.com/t12989-hyper-minimap
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=607587
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=520076
https://www.youtube.com/watch?v=G5PJodjhN2k
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=490018
E assim sucessivamente
=)
A mais comum é usando views.
Mas também dá pra fazer usando surface.
Veja alguns exemplos:
https://gmbr.forumeiros.com/t12989-hyper-minimap
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=607587
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=520076
https://www.youtube.com/watch?v=G5PJodjhN2k
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=490018
E assim sucessivamente
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Re: [Resolvido]Mini mapa dinâmico!
As engines sobre esse assunto aqui eu ja tinha achado, mas estão todas com os links expirados/quebrados.
Esse gmk ai da yoyo, abriu rodou legal, mas na verdade tá mais pra um radar do que minimapa.
Agora so posso testar as do gms em casa mesmo, a noite eu vejo isso.
Vlw pela ajuda qq coisa eu posto o resultado aqui,
Se alguem souber de algum material para fazer minimapa em GMK, agradeço novamente.
Esse gmk ai da yoyo, abriu rodou legal, mas na verdade tá mais pra um radar do que minimapa.
Agora so posso testar as do gms em casa mesmo, a noite eu vejo isso.
Vlw pela ajuda qq coisa eu posto o resultado aqui,
Se alguem souber de algum material para fazer minimapa em GMK, agradeço novamente.
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Re: [Resolvido]Mini mapa dinâmico!
A maneira mais simples e direta de fazer um minimapa é colocar uma view no teu game que seja pequena, fique em cima da view principal e pegue a room inteira (Ou os arredores do personagem principal, se a ideia não for mostrar a tela inteira).
Você faz isso em 5 minutos e funciona razoavelmente bem.
Você faz isso em 5 minutos e funciona razoavelmente bem.
Re: [Resolvido]Mini mapa dinâmico!
shatterhand2 escreveu:A maneira mais simples e direta de fazer um minimapa é colocar uma view no teu game que seja pequena, fique em cima da view principal e pegue a room inteira (Ou os arredores do personagem principal, se a ideia não for mostrar a tela inteira).
Você faz isso em 5 minutos e funciona razoavelmente bem.
Ah shatterhand2 Faz um minituto ai seja bonzinho vai kkkkk
Eu to conseguindo mais ou menos, deu certo mas to perdendo um fps considerável, exemplo:
obj_minimap
Create:
- Código:
fundao = sprite_create_from_screen(0,0,room_width,room_height,1,0,0,0) // Cria o sprite da room atual, peguei a room toda mas poderia pegar so a parte que interessa, sem os hud, por exemplo.
depth = -99999 // Vai na frente de tudo
alarm[0] = 1 // Isso aqui eu vo explica depois
Alarm[0]:
- Código:
sprite_delete(fundao) // Aqui deleto o anterior pra nao sobre carregar memoria
fundao = sprite_create_from_screen(0,0,room_width,room_height,1,0,0,0) // crio um screen atual
alarm[0] = 5 * room_speed // Eu coloquei isso pra atualizar o mapa de 5 em 5 segundos senão a perda de fps e tanta que trava o jogo, mesmo deletando o sprite ali en cima
Draw:
- Código:
draw_sprite_stretched(fundao,0,20,600,200,140) // Exibe a tela pequenininha, o seja o minimapa
Como vcs podem ver o problema e a perda de fps, de 40 ele varia para 34, com o alarma de cinco em cinco segundo melhorou bastante, mas se alguem tiver alguma ideia ´para reduzir essa perda de fps e bem vinda.
shatterhand2 dentro do que comentou ai se eu colocar isso numa view será que melhora?
ah esqueci de avisar eu polui a rooom de objetos, muitos, para ver o que ia acontecer com o fps, tem uns 40 objetos e backgroud pésado, depois quando arruma eu coloco a engine aqui.
Última edição por chicoweb em Ter 18 Fev 2014, 16:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Esqueci de avisar)
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Re: [Resolvido]Mini mapa dinâmico!
Então, você pode tentar fazer assim:
- Uma vez só salvar uma screen de toda a tela, tirando os objetos móveis.
- De tempos em tempos os objetos móveis desenham no mapa sua sprite em miniatura.
Vai precisar de:
with(objeto) / visible / draw_sprite_stretched()sprit / e_create_from_screen()
- Uma vez só salvar uma screen de toda a tela, tirando os objetos móveis.
- De tempos em tempos os objetos móveis desenham no mapa sua sprite em miniatura.
Vai precisar de:
with(objeto) / visible / draw_sprite_stretched()sprit / e_create_from_screen()
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Resolvido]Mini mapa dinâmico!
Cara, você tá tentando pegar a tela inteira e jogar pra memória várias vezes por segundo.
E você pode fazer exatamente o que você está fazendo, usando a estratégia que te sugeri.
Coloca duas views, uma onde o jogo acontece, outra pra ser o mini mapa. Coloca a ViewPort do minimapa pequena e posicionada em cima da view principal. Coloca o tamanho da view a room inteira.
Vai funcionar e é super rápido. Eu já usei isso num jogo meu, funciona direitinho.
Não precisa programar nada, criar objeto nenhum, é só mexer nas views.
Eu não to em casa, to no trabalho. Se você não conseguir, mais tarde ou amanhã te dou um passo a passo pra fazer, mas é bem simples.
E você pode fazer exatamente o que você está fazendo, usando a estratégia que te sugeri.
Coloca duas views, uma onde o jogo acontece, outra pra ser o mini mapa. Coloca a ViewPort do minimapa pequena e posicionada em cima da view principal. Coloca o tamanho da view a room inteira.
Vai funcionar e é super rápido. Eu já usei isso num jogo meu, funciona direitinho.
Não precisa programar nada, criar objeto nenhum, é só mexer nas views.
Eu não to em casa, to no trabalho. Se você não conseguir, mais tarde ou amanhã te dou um passo a passo pra fazer, mas é bem simples.
Re: [Resolvido]Mini mapa dinâmico!
Consegui, deu perda de um fps a cada screen capturada agora, melhorou. Daqui a pouco eu coloco a engine aqui.
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Re: [Resolvido]Mini mapa dinâmico!
Cara, olha só.
Eu fiz exatamente isso num game que produzi ano passado.
Abre a room do game, marca ENABLE THE USE OF VIEWS na aba VIEWS
Marca na VIEW0 e na VIEW1 "Visible when room starts"
Na View0:
VIEW IN ROOM
x: 0 W:800
y:0 H:600
PORT ON SCREEN
X: 0 W:800
Y:0 H:600
Na VIEW 1:
VIEW IN ROOM
X:0 W:2240 <- AQUI VOCÊ COLOCA A LARGURA DA TUA ROOM
Y:0 H:3264 <- AQUI VOCÊ COLOCA A ALTURA DA TUA ROOM
PORT ON SCREEN:
X:640 W:140
Y:390 H:204
Nesse Port on Screen, você coloca o tamanho e a posição do teu mini-mapa
No meu caso, esse foi o resultado:
Eu fiz exatamente isso num game que produzi ano passado.
Abre a room do game, marca ENABLE THE USE OF VIEWS na aba VIEWS
Marca na VIEW0 e na VIEW1 "Visible when room starts"
Na View0:
VIEW IN ROOM
x: 0 W:800
y:0 H:600
PORT ON SCREEN
X: 0 W:800
Y:0 H:600
Na VIEW 1:
VIEW IN ROOM
X:0 W:2240 <- AQUI VOCÊ COLOCA A LARGURA DA TUA ROOM
Y:0 H:3264 <- AQUI VOCÊ COLOCA A ALTURA DA TUA ROOM
PORT ON SCREEN:
X:640 W:140
Y:390 H:204
Nesse Port on Screen, você coloca o tamanho e a posição do teu mini-mapa
No meu caso, esse foi o resultado:
Re: [Resolvido]Mini mapa dinâmico!
Ficou perfeitoooooooo
Obrigado ae shatterhand2 resolvida a situação.
Quem quiser ver ele rodando baixa ae, depois posto como engine, com creditos a vc vlwwwwww.
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Obrigado ae shatterhand2 resolvida a situação.
Quem quiser ver ele rodando baixa ae, depois posto como engine, com creditos a vc vlwwwwww.
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