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Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list

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Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list Empty Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list

Mensagem por RickySigma Ter 28 Jan 2014, 11:26

Seguinte galera to fazendo um TCG(Jogo de Cartas tipo Yu-Gi-Oh!), porém existem 3 tipos de baralho o baralho com todas as cartas disponíveis*, o com as cartas que eu tenho* e o baralho que eu posso levar para a partida*.

Ex: Supondo que existam 150 cartas ao todo, eu tenho 100 cartas dessas 150, porém a partida o máximo permitido é  50.

Então preciso escolher dentro das 100, 50 que eu usarei na partida e preciso salva-las tipo num save, pensei em fazer uma combinação de DS_LIST e ARRAY.


Alguém pode me dar uma ajuda por favor. UM TUTORIAL ou AINDA MELHOR UMA ENGINE DE LISTA QUE EU POSSA ESCOLHER 50 ITENS(ENTRE 100) DE MINHA ESCOLHA E SALVAR E DEPOIS, EDITAR(TROCAR OS ITENS DA LISTA) e ETC.

Vale um joinha, minha eterna gratidão e seu nome como colaborador no jogo.

PS: E TBM COMO USAR SAVES EXTERNOS COMO EX: .INI!
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Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list Empty Re: Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list

Mensagem por makgamer Ter 28 Jan 2014, 13:17

tem um tutorial muito antigo sobre isso aq no forum
aq o link: https://gmbr.forumeiros.com/t7016-data-structures-list
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Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list Empty Re: Ajuda engine ou tutorial de como usar ds_list

Mensagem por saim Ter 28 Jan 2014, 13:49

O tutorial não é perfeito. Por exemplo, tem uma confusão na hora de explicar ds_list_create (o autor explica bem, mas escreve "instance_create" no código de exemplo).

O que achei mais falho é que ele não cita "ds_list_write" e "ds_list_read", ideais pra situação apresentada, onde o programador quer gravar algumas lists. Elas escrevem/lêem as lists em formato de texto (que pode ser gravado num arquivo .txt ou numa posição de um .ini). Isso não apenas permite gravar seu baralho, mas faz isso de uma forma que seria necessário um certo conhecimento pra alterar manualmente o conteúdo da lista.
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Mensagem por RickySigma Qua 29 Jan 2014, 15:33

o galera dei uma lida e ta faltando alguns comando alguém tem outro tutorial completo ou ainda melhor uma engine pra upar pra mim pode ser simples mesmo.
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Mensagem por Eudes - Hyo Qui 30 Jan 2014, 03:27

fala mano, blz?
Quanto a questão dos  3 Tipos de baralhos, vc vai precisar criar 3 Listas globais, no inicio do jogo. Mas acho bom vc fazer essa Combinação com Arrays, pq com os objetos 'carta' dentro de uma Lista fica mais complicado exibir uma variável deles(como nome) no meio de um draw_text.
Quando for exibir as lista de Cartas na tela,  usa o Array, e pra embaralhar, usa a Lista.

Quanto as funções que faltam no Tutorial, não são muitas. Vou listar aqui:
Funções ds_list:
Se quiser usar arquivos .ini para salvar as listas, vc pode fazer assim:
Suponha que vc crie sua lista de cartas no início do jogo
Código:
globalvar lstCartasPartida;
lstCartasPartida = ds_list_create();

ds_list_add(lstCartasPartida,0);// coloque o objeto Carta ou o nome da Carta
ds_list_add(lstCartasPartida,1);
ds_list_add(lstCartasPartida,2);
Quando for Salvar o jogo, vc usa isso:
Código:
ini_open("saves.ini"); //cria ou abre o arquivo com esse nome
ini_write_string("Baralho","baralhoJogo",ds_list_write(lstCartasPartida)); //escreve a 'string' da lista dentro do arquivo. Esse "Baralho" é o nome da seção e o "baralhoJogo" é a chave que ficam dentro do arquivo .ini.
ini_close();
Então, quando for dar um Load no jogo, vc usa isso:
Código:
ds_list_destroy(lstCartasPartida); //destroi a lista atual
ini_open("saves.ini"); //abre o arquivo
stringLista = ini_read_string("Baralho","baralhoJogo",0); //salva a 'string' da lista em uma var, usando a Seção e a Chave que vc escolheu.
ini_close();
globalvar lstCartasPartida;
lstCartasPartida = ds_list_create(); //recria a lista
ds_list_read(lstCartasPartida,stringLista); //gera os itens da lista de acordo com a 'string' recuperada que está na variável

Tem um tutorial do Willy sobre arquivos .ini, caso queira dar uma clareada. Eu uso ele :
https://gmbr.forumeiros.com/t19445-aula-03-manipulando-o-arquivoini
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